Carregando...
21/06/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Destinos para curtir as festas juninas e julinas

Prepara a bota, lenço, chapéu de palha, vestido florido e camisa xadrez. Vai ter quadrilha, rapadura, cachacinha e forró! \0/

 

Afinal, junho já chegou (e julho está quase aí), e nós brasileiros adoramos um agito do bom, não é mesmo?

 

Por isso, preparamos um agendão das festas juninas e julinas nas principais cidades do Norte e Nordeste do país, para quem está com a viagem marcada nessa época não perder nenhuma atração.

 

Viajantes com destino às festas de São João pelo Brasil, partiu arraiá!

 

 

 

 

Roteiro para curtir as festas juninas e julinas nas principais cidades do Norte e Nordeste brasileiro

 

 

Festas juninas em Maceió-AL

 

 

Maceió está entre os principais destinos do Nordeste para quem quer curtir as festas de São João. Seguindo a tradição dos grandes arraiais, a capital alagoana tem muita música, danças, comida típica e muito folclore.

 

E para quem estiver na cidade entre os meses de junho e julho pode comemorar, vai ter “arraiar”.

 

 

Confira a agenda de festas juninas e julinas em Maceió e região

 

 

Com o tema São João em Maceió de Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró bom é em Maceió, a celebração organizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) tem na programação shows gratuitos de Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Batista Lima & Eliane, Forró do Muído, Noda de Caju e Flávio José. Serão 47 arraiais, 50 trios de forró e 15 bandas em festas espalhadas em diversos bairros da capital.

Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

 


Programa-se:

 

 

– Tradicional concurso de quadrilhas juninas Forró & Folia 2019, no ginásio do SESI, entre 16 e 20 de junho, no bairro Trapiche. A entrada será 2 kg de alimentos não perecíveis.

 


– A abertura oficial das festas de São João da cidade será no dia 19 de junho, com o Trem do Forró saindo da estação Central até o Fernão Velho, com show da cantora Elba Ramalho.

 

– O Arraial do Forró Pé de Serra, que celebra a tradicional música nordestina, vai rolar entre os dias 20 a 29 de junho.

 

– Palco dos grandes shows de Maceió, o Arraial Central acontece no bairro Jaraguá nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho. Confira as principais atrações:

 

22/06 – Noda de Caju.
23/06 – Forro do Muído.
24/06 – Alcymar Monteiro.
28/06 – Flávio José.
29/06 – Batista Lima e Eliane.

 

 

E para descansar da folia junina, você pode ficar em um dos melhores hotéis de Maceió clicando aqui.

 

 

 

Festas juninas em Natal-RN

 

 

Foto: Papo Cultura

Natal vai bombar durante as festas juninas com apresentações musicais e culturais divididos em vários palcos, arenas e arraiais de rua por toda cidade, além festivais gastronômicos, cheio de comidas típicas. Confere abaixo nossas dicas e boa festa!

 

 

Locais dos palcos
Os palcos estão localizados na Cidade da Esperança (Zona Oeste), Pátio da Funcarte e Palco Rocas (Zona Leste), Arena Itapetinga e Ginásio Nélio Dias (Zona Norte) e Arena das Dunas (Zona Sul).

 

 

Programação em Natal:

 

 

Zona Leste:

 

– As festividades na Zona Leste começam dia 21 de junho. Na abertura, arraiais de rua nas Rocas e shows de Vagner Buchecha e banda Nana Neném. No dia 22 de junho, Fabiano Barbosa e Banda e Luizinho Nobre agitam o local.

 

 

Zona Sul:

 

– O São João de Natal, que acontece na parte externa da Arena das Dunas, já está rolando e vai até o dia 24 de junho. Coreto do Festival Gastronômico de Natal, Mostra Cultural de Natal e o Festival de Quadrilhas Juninas estão na programação.

 

 

– No dia 20 de junho, também na Arena das Dunas, Messias Paraguai se apresenta e terá como convidado o cantor Carlos Alexandre Jr. E para fechar a agenda do dia, o palco terá a banda Cebola Ralada.

 

 

– O Quarteto Linha no Forró e Gisele Alves fazem a festas no dia 21 de junho. E no dia 22 de junho é a vez de Leão Neto e Jaina Elne animar o evento.

 

 

– Dia 23 de junho, também na Arena das Dunas, é a vez do São João das Crianças com shows de Nara Costa e Forró Estribado a partir das 17h.

 

 

– E no dia 24 de junho, dia de São João, o Trio Trancelim e a cantora Mônica Jucá tocam forró das antigas.

 

 

Quer ficar bem localizado em Natal? Confira um dos melhores hotéis da cidade aqui.

 

 

Festas juninas e julinas em Fortaleza-CE

 

 

Foto: Tribuna do Ceará

 

As festividades de São João em Fortaleza terão uma bela programação com bandas, brincadeiras, comidinhas típicas e as tradicionais quadrilhas, claro. Tudo de bom que esperamos de uma boa festa junina.

 

 

Confira algumas das atrações juninas em Fortaleza:

 

 

– Entre os dias 21 e 23 de junho, artistas nacionais e locais animam o São João do Ceará. Evento gratuito e para todos os públicos com apresentações de danças típicas e muita diversão.

 

 

– O 22º Festival Junino do Parque Costa Oeste vai rolar nos dias 20 e 21 de junho em Pirambu.

 

 

– O III Festival Arrasta Pé de Paz e Fé está marcado para acontecer nos dias 21 e 22 de junho, no bairro Autran Nunes.

 

 

– Nos dias 29 e 30 de junho rola o XIX Festival de Quadrilhas Flor da Bela em Lagoa Redonda.

 

 

– O Arraiá Vila Junina vai acontecer entre 29 e 30 de junho, no bairro Messejana.

 

 

– Em julho, o 26º Festival de Quadrilhas do Sítio Córrego está marcado para os dias 03 e 04 de julho em Sítio Córrego.

 

 

Fortaleza está recheada de festas para curtir o São João e você pode saber mais aqui.

 

 

E para se hospedar em uma das melhores opções de hotel de Fortaleza é só clicar aqui.

 

 

Festas juninas e julinas em Recife-PE

 

 

Uma das melhores e mais animadas cidades para curtir as festas juninas, Recife tem uma programação intensa para os festejos de São João. São 37 arraiais e mais de 700 artistas para ninguém ficar de fora. Também faz parte das comemorações procissões, celebrações da tradição de matriz africana e festa de pescadores.

 

 

O Sítio Trindade será o coração dos festejos. E a novidade deste ano é o polo junino montado no Poço da Panela e o Arraial Frei Caneca, localizado na Praça do Arsenal, com festa agendada para o dia 29 de junho.

Foto: Folha PE

 

 

Confira mais algumas das atrações na capital pernambucana:

 

 

– O grande concurso de quadrilhas juninas no Sítio da Trindade começou dia 15 e vai até 30 de junho.

 

 

– A festa de São Pedro está marcada para rolar nos dias 23, 24, 27, 28, 29 e 30 de junho, no Pátio de São Pedro, na área central do Recife.

 

 

– A festa para as crianças vai ser no dia 23 de junho, com o Tio Bruninho como atração principal, no Polo Infantil do Sítio da Trindade.

 

 

A programação de Recife é extensa e você pode conferir a agenda completa aqui.

 



E para quem ainda não escolheu a hospedagem, temos uma das melhores opções de hotéis de Recife para você aqui.

 

 

Festas juninas em Salvador-BA

 

 

Foto: Alô Alô Bahia

Viajantes com destino a Salvador podem colocar o chapéu de palha na mala.

 

Com apresentações que acontecem nos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo e no Cruzeiro de São Francisco, Salvador vai ferver nas festas juninas a partir do dia 20 de junho. Já queremos!

 


– No dia 20 de junho, Filomena Bagaceira, A Patroa, Norberto Curvelo e Tio Barnabé abrem a noite da festa de São João no palco do Largo Tereza Batista.

 

 

Elba Ramalho se apresenta no dia 21 de junho, no Largo do Pelourinho, com show em homenagem às mulheres e o tema Respeita as Mina. A programação desse dia será só com atrações femininas.

 

 

Alceu Valença toca no dia 22 de junho, no Largo do Pelourinho.

 

 

– Também no dia 22 de junho, na Sala de Reboco no Largo do Cruzeiro de São Francisco, será animado por Lore Improta, Gabriela Freire, Ellen Wilson, Bella Flor, Fernanda Portirio e Alessandra.

 

 

 

 

Quer ficar hospedado em um dos melhores hotéis de Salvador? É só clicar aqui.

 

 

Festas juninas em Belém-PA

 

 

Foto: Alessandra Serrão/Ag. Pará

 

 

Belém do Pará já está em festa! E para quem não quer perder as festividades juninas, pode conferir aqui a agenda do Arraiá da Capitá e proximidades.

 

 

– O Concurso de quadrilhas de Belém vai de 20 a 28 de junho com apresentações na Aldeia Amazônia. O resultado será anunciado dia 29.

 

 

– 100 quadrilhas juninas estão participando do Concurso Estadual de Quadrilhas da Fundação Cultural do Pará, que começou no dia 15 e vai até o dia 30 de junho, na Praça do Povo, no salão aberto do Centur.

 

 

– Desde 14 de junho, grupos artísticos e culturais estão agitando a Praça dos Estivadores, point dos festejos juninos em Belém.

 

 

– A programação do Instituto Arraial do Pavulagem também já começou e tem apresentações todos os domingos até 07 de julho, no Centro Histórico.

 

 

Sem hospedagem para curtir as festas em Belém? As melhores opções de hotéis da cidade estão aqui.

 

 

 

 

E pra todo entrar no clima festivo de São João, fizemos uma playlist para ninguém ficar parado. É o Arraiá do Bomde na área!

 

 

 

E aí, já deu para escolher em qual destino você vai curtir as festas juninas? 😉

 

 

Aproveitem as festas (e as nossas dicas) e viva São João!