Carregando...
23/11/2018
Escrito por:Juliana Silveira
25 dicas do que fazer em Belém
Um guia para turistar em grande estilo pela capital paraense

Belém do Pará já ficou conhecida pela famosa festa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil e do mundo. A gastronomia paraense também é um show à parte, cheia de sabores, temperos e nuances bem brasileiras.

Mas também existem inúmeras outras coisas bacanas para explorar na capital do Pará! Museus, parques, igrejas e catedrais, exposições culturais, pubs… Ufa! Já deu pra sacar que tem muita diversão e cultura esperando por você em Belém, né? 🙂

Então vem com a gente descobrir o que fazer em Belém do Pará nessas 25 dicas imperdíveis! ?

Um tour pela fé, boa gastronomia e cultura! É assim em Belém do Pará. Partiu?

Pontos turísticos em Belém do Pará

1 – Forte do Presépio

Datado do século XVII, é um dos pontos turísticos mais famosos e procurados na cidade e narra as batalhas da colonização do Brasil.

Forte do castelo. Fonte: Secretaria de cultura

2 – Casa das Onze Janelas

Localizado em frente ao Forte do Presépio, este belo casarão colonial foi transformado em um complexo cultural que reúne uma coleção de arte contemporânea. Fica às margens do rio, tem um jardim para descansar, um café e um bar.

Museu de arte contemporânea. Fonte: Secretaria de cultura

3 – Catedral da Sé

Também conhecida como Catedral Metropolitana de Belém, fica do outro lado da rua da Casa das Onze Janelas. É um ponto muito importante na celebração do Círio de Nazaré, pois é de lá que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parte para a procissão.

Catedral da Sé. Fonte: facebook.com/catedraldebelem

4 – Basílica Nossa Senhora de Nazaré

Próxima do Theatro da Paz, é uma das igrejas mais bonitas de Belém. É também onde termina a procissão do Círio de Nazaré. Os visitantes costumam fazer pedidos e pendurar fitinhas no lado de fora da igreja. Vale muito a visita!

5 – Mercado Ver-o-Peso

Sabe aquele lugar que tem absolutamente de tudo? Esse é o Mercado Ver-o-Peso, que é considerado uma das maiores feiras livres da América Latina! Legumes, frutas, verduras, chás, ervas medicinais, produtos indígenas, peixes, camarão e muito mais, tudo fresquinho. A dica é aproveitar a visita para experimentar alguma comida típica nas bancas do mercado ou saborear um açaí original.

Mercado ver-o-peso. Fonte: azulmagazine.com

6 – Espaço São José Liberto

Espaço turístico e cultural que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade e muito mais. Diversas marcas expõem seus produtos por lá, sendo principalmente jóias, itens de moda e artesanato.


+ Belém

Belém de A a Z

Belém e o Cirio de Nazaré

Uma viagem pela gastronomia Paraense

Onde se hospedar em Belém


Passeios culturais em Belém do Pará

7 – Theatro da Paz

Pra quem adora prédios históricos e arquitetônicos, o Theatro da Paz é parada obrigatória. Além da estrutura ser linda, o espaço conta com visitas guiadas e uma sala de espetáculos impressionante.

Theatro da Paz. Fonte: theatrodapaz.com.br

8 – Estação das Docas

Um dos complexos culturais mais importantes de Belém. Por lá você encontra vários tipos de lojas (de roupas até artesanato), exposições e opções gastronômicas. A Estação das Docas fica às margens da Baía do Guajará e é um espaço pra lá de agradável, então fica a dica: curta uma cervejinha gelada no fim do dia e aproveite o incrível pôr do sol.

Estação das Docas.

9 –  Museu Paraense Emílio Goeldi

Um parque zoobotânico que reúne diversos exemplares de fauna e flora amazônica. É um dos museus mais aclamados de Belém e uma das instituições mais importantes na preservação e na investigação científica da Amazônia.

10 – Mangal das Garças

Mais uma opção verde em Belém! O parque tem diversos espaços verdes incríveis, borboletário, viveiro de aves e diversos exemplares de flora amazônica.

11 – Bosque Rodrigues Alves

Também conhecido como Jardim Zoobotânico da Amazônia, é um dos principais cartões-postais de Belém. É um pedaço da Amazônia preservada no coração da cidade, abrigando mais de 10 mil árvores e mais de 400 animais.

Bosque Rodrigues Alves. Fonte: www.belem.pa.gov.br/semma/bosque/

12 – Cinema Olympia

Seu passeio cult precisa incluir um dos cinemas mais antigos em funcionamento no Brasil! O Cine Olympia foi fundado em 1912 e hoje é palco de festivais e exibições de clássicos do cinema.

Cinema Olympia. Fonte: www.cinemaolympia.com.br/

13 – Museu do Círio

Como o próprio nome indica, o espaço homenageia a procissão do Círio de Nazaré. Por meio da coleção (de aproximadamente 2 mil peças) é possível conhecer a história da procissão.

14 – Museu de Arte Sacra

Localizado no antigo Palácio Episcopal, o museu tem cerca de 400 peças sacras (datadas dos séculos XVII ao XX) no acervo e conta com visita guiada gratuita.

Museu de Arte Sacra. Fonte: www.secult.pa.gov.br/content/museu-de-arte-sacra-mas

Restaurantes em Belém do Pará

15 – Famiglia Sicilia

Ótima opção de gastronomia italiana na capital paraense.

Famiglia Sicilia. Fonte: famigliasicilia.com

16 – Remanso do Bosque

Utilizando ingredientes da Amazônia, o restaurante, comandado pelos chefs Felipe e Thiago Castanho, tem ambiente elegante e é uma referência de gastronomia em Belém.

17 – Point do Açaí

Para ter uma experiência bem paraense com o que eles chamam de açaí de verdade! Lá você pode comer a fruta como os locais comem, acompanhando pratos salgados.

Point do açaí. Fonte: pointdoacai.net

18 – Sorveteria Cairu

Aquela dica incrível para a sobremesa! O local tem sabores exóticos de frutas da Amazônia (como açaí, cupuaçu, cajá, taperebá) e delícias como tapioca.

Sorveteria Cairu. Fonte: @sorveteriacairu

Bares e pubs em Belém do Pará

19 – Palafita

Ao lado da Igreja da Sé, é uma opção bem legal pra reunir os amigos no deck e curtir o som das bandas que se apresentam por ali.

20 – Amazon Beer

Localizada na Estação das Docas, é o lugar ideal pra curtir uma boa cerveja artesanal (eles até já ganharam prêmio como a melhor cerveja artesanal do Brasil em 2014!).

Amazon beer. Fonte: @vpcorrea69⠀

21 – Boteco das Onze Janelas

Localizado na Casa das Onze Janelas, o bar tem uma programação musical bem variada durante a semana (com rock, jazz, blues, MPB e muito mais).

22 – Studio Pub

Ótima opção pra quem não abre mão de bons drinks.

Studio Pub. Fonte: @studiopubbelem

23 – Villa Aurora

Pra quem quer pagode e cerveja gelada!

Vila Aurora. Fonte: facebook.com/ovillaeovilla

24 – Old School Gastropub

Se você não abre mão de rock, blues, indie, punk e outros estilos de rock n’ roll, este é o seu lugar. Drinks, cervejas e petiscos completam a experiência.

25 – Roxy Bar

Ambiente cool, com decoração que faz referência ao cinema e à televisão. Entre um drink e outro, dá para curtir clipes que passam no telão.

Roxy Bar. Fonte:
roxybaroficial

Para completar a experiência, opções de hospedagem muito bem localizadas e cheias de conforto você já tem. Acabaram as desculpas para não explorar cada cantinho de Belém! ?