Carregando...
15/02/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Bate-volta de Maceió

Praias, riquezas naturais, cultura e muita diversão perto da capital alagoana

Água do mar em tons de azul e verde impressionantes, areias branquinhas, piscinas naturais que são um verdadeiro espetáculo e os belos coqueirais fazem de Maceió um dos lugares mais paradisíacos e desejados do Brasil.

E pra quem está planejando visitar o Caribe brasileiro, fizemos um roteiro com dicas de lugares próximos à capital alagoana para você incluir nos seus passeios em Maceió. Destinos cheios de encantos e belezas naturais que vão deixar a sua trip ainda mais incrível.

Partiu aproveitar as maravilhas de Alagoas!

Lugares incríveis e cheios de belezas naturais bem pertinho de Maceió, perfeitos para passeios de bate-volta

Piscinas naturais de Pajuçara

Distância de Maceió: 2 km de jangada

Tempo aproximado: 15 minutos

Da Praia de Pajuçara em Maceió saem jangadas para as piscinas naturais que ficam aproximadamente a 2 Km da orla. Bancos de areia cheios de corais formam as belas piscinas de águas clarinhas quando a maré está baixa. A viagem leva em torno de 10 a 15 minutos e proporciona uma linda vista da cidade a partir do mar, além de mergulhos com peixinhos e muita diversão enquanto a maré deixar.

Foto por: @fabiosilvarp

Foto da vista aérea da praia de Pajuçara com barcos e cidade ao fundo com o pôr do sol

Foto por: @kaiofragoso

Foto em mar aberto com barco a vela e duas pessoas nele

Foto por: @ciroamado

 

Praia do Francês

Distância de Maceió: 24,9 km via Av. Assis Chateaubriand e Rod. Dr. Ib Gatto Marinho Falcão

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 35 minutos*

Conhecida por ser uma das praias mais belas de Alagoas, a Praia do Francês fica na cidade de Marechal Deodoro, beeem pertinho de Maceió. E sim, você já pode comemorar e incluir esse paraíso no seu bate-volta!

Queridinha dos turistas que visitam a região, a praia oferece boa infraestrutura com restaurantes, bares, passeios e pousadas. As águas tranquilas e verdinhas do lado direito do Francês são um convite para quem pretende viajar com crianças e quer aproveitar em família. E pra quem busca ondas mais fortes (e adrenalina) para a prática de surfe, basta ficar do lado direito da praia. Perfeição é o que fala? 😉

Foto de mulher com mascara de mergulho embaixo da água com peixes

Foto por: @nelcimoraespo

Foto das pernas de uma mulher deitada na areia da praia de frente para o mar com conchas em cima da perna esquerda

Foto por: @luizamtavares

Foto por: @brunacvercosa

Praia do Gunga

Distância de Maceió: 42,4 km via AL-101

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 50 minutos*

Prepare-se para vistas impressionantes, graças ao encontro das águas do Oceano Atlântico com as do Rio São Miguel, que fazem da Praia do Gunga uma das incríveis do Brasil.

Para visitar esse pedaço de paraíso na cidadezinha de Roteiro a dica é ir de escuna, saindo da Praia do Niquim, em Barra de São Miguel. Durante o trajeto, os barqueiros costumam parar em um gigantesco recife de corais para alegria dos viajantes. No Gunga, falésias, areias branquinhas e muitos coqueiros faz tudo parecer cena de filme. Tá valendo incluir um passeio de bugue para explorar melhor as belezas locais. Outra dica: não deixe de conhecer o Mirante do Gunga. De lá é possível ter uma vista panorâmica e privilegiada do mar verdinho da praia e seus recifes, da Lagoa do Roteiro e de um coqueiral imenso e inesquecível, já famoso na região.

Foto por: @euviajosozinha

Imagem em mar aberto de um barco de pequeno porte com algumas pessoas dentro em movimento durante o dia

Foto por: @denise764

Homem com chapéu pendurado no pescoço com uma corda olhando de cima de uma pedra uma montanha de pedras com alguns quadriciclos e ao fundo o mar

Foto por: @eudanielproenca

Marechal Deodoro

Distância de Maceió: 24,1 km via Rod. Dr. Ib Gatto Marinho Falcão

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 34 minutos*

Coladinha em Maceió, Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e carrega o título de Patrimônio Histórico Nacional dado pelo Iphan em 2006. Prédios históricos, igrejas, museus  e artesanatos como cestaria e rendas do Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul são algumas das atrações. Não deixe de levar pra casa as deliciosas e diversificadas cocadas vendidas ao longo da rodovia AL-101. Uma das delícias irresistíveis e que fazem a gente querer voltar.

Foto por: @peregrinofotografo

Foto de uma igreja histórica branca e antiga do centro da cidade

Foto por: @henrique.silvestre_

Foto de um homem com roupa de banho e chapéu de palha em uma canoa segurando um remo dentro de um lago cristalino com vegetação ao fundo

Foto por: @luancassadanta

Praia da Barra de São Miguel

Distância de Maceió: 33,1 km via AL-101

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 45 minutos*

Uma praia cheia de charme localizado em Barra de São Miguel com uma vista deslumbrante para do mar azul alagoano com os seus típicos coqueiros. Quando a maré está baixa, piscinas naturais se formam graças à barreira de recife no mar, transformando-se em uma atração a mais.

Foto por: @renato_camoes

Foto da vista da praia com o mar a direita e palmeiras à esquerda

Foto por: @aniltonbarbosa

Imagem de um cachorro deitado na água do mar com barcos ao fundo

Foto por: @federa_al

Dunas de Marapé

Distância de Maceió: 77,3 km via AL-220

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 1h20 minutos*

Aproveitar as águas cristalinas da praia de Dunas de Marapé é um dos passeios bate-volta mais procurados para quem vai a Maceió. Passeios de caiaque e stand up paddle são os favoritos dos turistas. Um lugar rodeado de muita natureza e tranquilidade. 😀

Foto de uma duna de areia durante o dia

Foto por: @fernando_schile

Foto da praia com palmeiras e um barco parado na areia

Foto por: @profmarianamelo

Foto por: @vamosviajar_a_m

Costa dos Corais

Distância de Maceió: de 35 a 150 km

Alagoas tem a segunda maior barreira de corais do mundo (a primeira fica na Austrália). A famosa rota das Costa dos Corais abrange oito maravilhosas praias do litoral Norte em 130 km, cada uma com suas belezas e particularidades. Para colocar a Costa dos Corais no roteiro de bate e volta, pode começar pela cidade de Paripueira, a cerca de 30 km de Maceió. Uma praia tranquila e de areias brancas, perfeita para fazer passeio de jangada até as piscinas naturais.

As demais praias ficam mais afastadas, podendo não se adequar a um bate e volta. Mesmo assim, vamos deixar aqui o tempo médio e quilometragem a partir da capital alagoana. Assim você pode avaliar se poderá incluir mais alguma praia na mesma viagem:

Barra de Santo Antônio: 44 km via AL-101 / (56 minutos)
Passo de Camaragibe: 71,2 km via AL-101 via AL-101 / (1h22 minutos)
São Miguel dos Milagres: 92,5 km via AL-101 / (1h49 minutos)
Porto de Pedras: 119 km via AL-101 e AL-105 / (2h03 minutos)
Porto Calvo: 96,8 km via AL-101 e AL-105 / (1h42min)
Japaratinga: 116 km via AL-101 e AL-105 / (2h)

A Costa dos Corais termina na famosa praia de Maragogi (a 128 km de Maceió via AL-105 e AL-101), na divisa com Pernambuco. Um dos destinos mais visitados em Alagoas também pede um tempo maior de estada. 😉

Foto por: @psolemar

Foto por: @viajando_sem_parar

Foto de uma menina descansando em uma rede presa a estacas de madeira dentro do mar

Foto por: @alinnedoinsta

União dos Palmares

Distância de Maceió: 77,8 km via BR-104

Tempo aproximado indicado pelo Google Maps: 1h20 minutos*

Uma viagem de bate e volta e você fará um mergulho cultural importantíssimo na história do Brasil. É na pequena cidade União dos Palmares, na bela Serra da Barriga, onde fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, local onde por quase 100 anos os negros do Quilombo dos Palmares se refugiaram e formaram o maior grupo de resistência à escravidão do país.

O local é uma reprodução da República dos Palmares, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas, liderado por Zumbi. Casas de pau-a-pique e cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá (idiomas da família linguística nígero-congolesa) mostram a vida local da época como o Onjó de farinha (Casa de farinha), o Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo) e o Oxile das ervas (Terreiro das ervas). Além de contar o cotidiano do quilombo e da cultura negra, o memorial possui mirantes onde se avistam paisagens únicas da Serra da Barriga.

Menina de bikini branco sentada em uma pedra em frente a uma cachoeira com vegetações em volta

Foto por: @jennhughes_

Foto de uma cachoeira com vegetações em primeiro plano

Foto por: @iagowho

* O tempo médio de viagem depende do trânsito do dia.


+ Maceió

Roteiro Maceió por insiders

Roteiro de bares e restaurantes em Maceió

Onde se hospedar em Maceió


Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Agora é só escolher qual passeio de bate e volta fazer para curtir ao máximo sua viagem ao Caribe brasileiro.