Carregando...
10/04/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro Maceió por insiders

Dicas pra você aproveitar o melhor do Caribe brasileiro

Maceió é uma beleza só!

Praias com águas verde-claras, gastronomia típica delícia, orla charmosa cheia de coqueiros, muita cultura e história… Tudo isso faz dessa cidade – conhecida como Caribe brasileiro – um daqueles lugares que você pre-ci-sa incluir nos seus planos de viagem.

E pra você curtir cada cantinho de Maceió como um verdadeiro alagoano bem sabido, a gente preparou um roteiro cheio de dicas insiders pra você aproveitar. Vem que não tem nada de dica paia não, hein?

Roteiro com dicas locais do que fazer em Maceió? É claro que temos!

É impossível não falar da capital alagoana sem falar das praias incríveis.

Pra começar a explorar o destino com o pé direito, a Praia de Pajuçara é uma ótima pedida. Com faixa de areia clarinha e mar de vários tons de azul e verde, a praia é um convite a aproveitar o sol e o calçadão à beira-mar. Mas a dica de ouro é fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara!

Além da possibilidade de nadar com os peixes, você vai ter uma visão incrível da capital alagoana lá em alto-mar. 😀 Só fique ligado na tábua das marés. O ideal é fazer esse passeio durante os períodos de lua cheia ou nova, pois é quando o mar seca bastante e permite passeios no período da manhã. 🙂 Ou seja, dá pra curtir as piscinas naturais e, depois, aproveitar Maceió ao longo do resto do dia!

Na Praia de Jatiúca, aproveite para explorar as ótimas opções gastronômicas. São vários restaurantes especializados em comida nordestina, nacional e internacional pra você conhecer. Na orla, barracas oferecem petiscos e bons drinks pra você aproveitar o dia na praia sem se preocupar com nada. Só sucesso!

Outra praia maravilhosa que precisa estar na sua trip é a charmosa Praia de Ponta Verde, superbadalada e popular entre os turistas. A orla é bem urbanizada, então rola passear de bike, caminhar, andar de patins e fazer exercícios curtindo a vista de um mar que mais parece pintura. Além disso, a Ponta Verde tem uma infraestrutura excelente pra aproveitar a gastronomia local, com ótimos bares, restaurantes e quiosques.

maceio

Jangadas na Praia de Pajuçara.

maceió

Praia de Ponta Verde.

A dica é se hospedar num hotel em Maceió bem pertinho da praia pra poder aproveitar tudo isso na maior tranquilidade. Já dê uma olhadas nos melhores hotéis da região, além da excelente localização, tem estrutura que vai deixar você ainda mais apaixonado pela capital alagoana.

Saindo de Maceió, a mais ou menos 30 km da capital, está Marechal Deodoro. A cidade tem algumas das praias mais famosas do estado, como a Barra de São Miguel, a Praia do Francês e a Praia do Gunga.

Barra de São Miguel é um dos destinos favoritos dos alagoanos (e, ultimamente, dos famosos) para o veraneio, e lá também é possível fazer um passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais. A Praia do Francês é um dos points mais famosos do litoral de Alagoas, cartão-postal do Estado e uma das praias mais bonitas. O movimento é bem intenso, então é válido chegar cedo e garantir o seu lugar para curtir a praia bem tranquilamente. 🙂 Na Praia do Gunga, o passeio de buggy nas falésias é uma ótima pedida. É uma oportunidade de conhecer a praia e visitar o mirante do Gunga. Uma vista indescritível vai ser a recompensa!

maceió

Praia do Francês. Foto: Camille Panzera

Pra fechar os rolês pelas melhores praias de Maceió com chave de ouro, Maragogi não poderia ficar de fora. Um verdadeiro paraíso de águas clarinhas e belezas naturais, Maragogi é uma praia linda cheia de opções de passeios pra você curtir ao longo do dia. A primeira dica é curtir um mergulho nas Galés de Maragogi, que são as maiores piscinas naturais de Alagoas. É impossível não se encantar pela água cristalina e pela biodiversidade. Além disso, atividades como Stand-Up Paddle e passeios de barco também são uma boa pedida para aproveitar a região.

maceió

Praia de Maragogi.

O melhor da comida nordestina

Na orla de Maceió, você encontra muitas opções de petiscos e drinks deliciosos. Além disso, a água de coco custa SÓ R$ 2! ❤ Não tem desculpa pra não se manter bem hidratado durante os passeios, hein?

Praia Ponta Verde. Foto: Vanessa Costa

Na Ponta Verde, as barracas Kanoa e Lopana estão entre as mais populares de Maceió. A Kanoa tem pratos muito elogiados (vale a pena experimentar o camarão crocante), e a Lopana é um dos points da cidade. A casa oferece um ambiente privativo, cardápio gourmet, happy hour e muito mais. Peça o camarão de parma (empanado de queijo parmesão e molho de limão), um dos carros-chefe do menu. Se a sua vibe for curtir um pub, nossa dica é visitar o El Lugar Resto Pub. Drinks incríveis, boa música e ambiente rústico e acolhedor prometem deixar o happy hour bem melhor. 🙂

Outro restaurante que vale visitar é o Picuí. Localizado no bairro histórico do Jaraguá, o restaurante serve a carne de sol mais famosa da região, sendo a especialidade da casa. Também vale experimentar o quadradinho de tapioca com queijo coalho. É muito gostoso. 😉

O Sur Arte Gastronômica também é uma excelente opção pra quem quer comer bem. O restaurante reinventa a culinária nordestina e propõe receitas surrealistas, combinando os ingredientes locais com técnicas gastronômicas modernas. Agora, se você não resiste a frutos do mar, nossa indicação é visitar o Janga. Ambiente incrível, pratos bem servidos e deliciosas opções de frutos do mar em um cardápio original são algumas das coisas que esperam por você. 😉

E se você procura um lugar com precinho amigo, a escolha certa é o Sanduba do Careca. Experimente o sanduíche de carne de sol, vale a pena! 🙂 Pra quem quiser experimentar a verdadeira tapioca nordestina, a dica é visitar a Tapioca Maria Bonita, em Ponta Verde. Comida regional com precinho justo e muuuito sabor. Tem combinação melhor? Outra opção é o restaurante Mariah Comedoria, um self-service que traz os sabores da comida nordestina com muita variedade de opções. As sobremesas também são uma delícia! Existem opções a quilo também, pros viajantes que gostam de comer bem e economizar.

Lopana. Foto: facebook.com/lopanamaceio

Sur Arte Gastronômica. Foto: @restaurantesur

Mariah Comedoria. Foto: @mariah.comedoria

O Anamá e o Bodega do Sertão são dois restaurantes da região que funcionam todos os dias da semana e trazem inúmeras opções deliciosas da gastronomia nordestina. O Anamá tem um ambiente incrível, de frente para a praia, e o Bodega do Sertão é muito aconchegante, com decoração típica. Ah! E se for hóspede do hotel Soft Inn Maceió Ponta Verde, você ganha 7% de desconto para se deliciar no Bodegão. Basta informar na recepção do hotel que você viu essa vantagem aqui no O Bom de Viajar para resgatar seu voucher. 😉

Bodega do Sertão. Fotos: Vanessa Costa

Diversão e cultura em Maceió

Se as praias de Maceió são incríveis? Com certeza. Mas não são apenas as praias que encantam os visitantes. A cidade também tem muitas opções de lazer pra quem quer se divertir, fazer compras e conhecer a história da região.

Para os baladeiros de plantão, o Maikai Show é um espaço que se divide entre choperia e Show Bar. Com programação diversificada, é possível conferir a agenda com a programação e planejar uma noite cheia de diversão.  Agora, se a sua vibe é relaxar na beira da praia com toda a mordomia, o Hibiscus Beach Club oferece gastronomia e lazer, com atividades que incluem massagens relaxantes, passeios náuticos e muito mais. Vale a pena, viu?

Pra quem não dispensa os souvenirs de viagem e pretende levar uma lembrancinha pra família e pros amigos, a Feira de Artesanato de Pajuçara é um prato cheio! Localizada à beira-mar, a feira traz 200 barracas com diversos itens cheios feitos pelos artesãos locais. No fim do dia ainda rola um forró pra animar!

Outra opção é o Mercado Central de Maceió, onde você encontra produtos de maior porte (como sapatos e bolsas em couro, cerâmicas, lustres de palha, entre outros itens). Tudo com preços bem atrativos. 🙂

Hibiscus Beach Club. Foto: @hibiscusal

Feira de Artesanato de Pajuçara. Foto: viajarhei.com

No centro histórico da cidade, vale conhecer alguns pontos turísticos. A riqueza histórica e a beleza arquitetônica valem a visita. 🙂 O Museu Pierre Chalita, o Museu da Arte Sacra e o Museu Théo Brandão são algumas das opções culturais que você pode incluir no seu roteiro por Maceió. A ênfase na cultura nordestina e no folclore brasileiro são alguns dos enfoques dos museus. Para finalizar o passeio, vale conhecer a Assembleia Legislativa. No fim do dia as luzes se acendem, deixando tudo mais bonito.

Museu Pierre Chalita. Foto: minube.com.br

Museu Théo Brandão. Foto: olhares.com

Já deu pra sentir o gostinho das inúmeras possibilidades que o Caribe brasileiro tem a oferecer, né? Belezas naturais, cultura, diversão, boa gastronomia e muito mais fazem parte dos encantos de Maceió. ❤

Vista do Soft Inn Maceió Ponta Verde.

E você, já está preparando as malas pra conhecer esse pedacinho do paraíso? Já reserve o seu hotel preferido para dias incríveis. Então bora! 😉