Carregando...

Política de Privacidade

O Bom de Viajar reconhece a importância da privacidade e tem como missão estabelecer uma relação de transparência com seus usuários a respeito do tratamento de dados pessoais.

Esta Política de Privacidade (“Política”) contém informações sobre o tratamento e proteção dos dados pessoais dos usuários e visitantes do site. Este documento tem o objetivo de esclarecer a todos os interessados sobre os tipos de dados coletados, os motivos da coleta, as principais finalidades de uso e a forma como os usuários podem exercer os seus direitos de titular.

Esta Política de Privacidade destina-se a todos os clientes, potenciais clientes, usuários e visitantes do https://www.obomdeviajar.com.br/ e confere transparência a todos os terceiros interessados, como órgãos e autoridades competentes, organismos de defesa da privacidade, órgãos de defesa do consumidor, investidores, imprensa, dentre outros.

Em caso de dúvidas em relação ao tratamento de seus dados pessoais ou qualquer outra disposição desta Política, disponibilizamos abaixo o canal de comunicação com nosso DPO para mais informações.

Para outras dúvidas ou reclamações relacionadas aos nossos produtos e serviços você pode entrar em contato conosco pelo e-mail [email protected].

 

 

Conceitos básicos para compreensão desta política

Agentes de Tratamento: controlador (pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. E operador (pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador).

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão da administração pública federal responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional.

Banco de Dados: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

Dados Pessoais: Informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável. Em outras palavras, é qualquer informação que possa lhe identificar direta ou indiretamente, por isso precisamos tratá-la com segurança.

Dados Anonimizados: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

Dados Sensíveis: todo dado pessoal sobre origem racial ou ética, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual e dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

LGPD: A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal 13.709/18).

Titular: pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais que são objeto de tratamento.

Tratamento: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Encarregado de Dados (DPO): Pessoa indicada para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

Como seus dados pessoais são coletado?

Os tipos de Dados Pessoais e a forma como O Bom de Viajar os coleta dependem de como você se relaciona com a gente e por quê.

 

Formas de coleta

Em geral, coletamos dados pessoais das seguintes formas:

  • Dados pessoais fornecidos diretamente por você: dados pessoais inseridos ou encaminhados por meio de nosso site.
  • Dados pessoais fornecidos por terceiros: recebimento por parceiros ou prestadores de serviços que possuam algum relacionamento com você. É possível ainda a coleta dos seus dados provenientes de bases públicas.
  • Dados pessoais coletados de outra forma: dados pessoais coletados por meio de algumas tecnologias de mercado, como, cookies, com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.

Para toda coleta de dados pessoais, sempre serão observadas as seguintes regras essenciais:

  • Apenas serão coletadas informações e dados necessários para a adequada prestação dos serviços oferecidos;
  • Se necessário, pediremos sua autorização ou avisaremos sobre a coleta de novos dados, acompanhada da devida justificativa;
  • Os dados pessoais coletados somente serão utilizados para cumprir com as finalidades informadas a você.

 

Tipos de dados coletados

Os Dados Pessoais que tratamos variam de acordo as finalidades de uso, inclusive as indicadas nessa Política, e com as atividades que realizamos. Esses Dados Pessoais incluem mas não se limitam, em geral, ao seguinte:

  • Dados Pessoais necessários para a cobrança de comissões: Nome Completo
  • Dados Pessoais necessários para Gestão de canais e presença de marca on e offline: Nome complete,  CPF, Data de Nascimento | Data de Aniversário, E-mail, Endereço, Geolocalização, Histórico de Compras, Histórico Empregatício, Histórico de Localização, Informações da Família, Informações de Filhos, Profissão, RG, Telefone de Contato (celular e/ou telefone fixo)
  • Dados necessários para pagamento: Dados bancários e/ou dados sobre situação financeira.
  • Informações sobre hábitos de navegação: páginas e funcionalidades acessadas em nosso Site, quantidade de cliques, páginas e aplicativos que originaram o acesso ao nosso Site (por exemplo, se você acessar um site que possuir um link para o nosso Site, ou se você acessar páginas de terceiros a partir de links no nosso Site).
  • Dados de mídias e plataformas sociais: interações que você possa ter com nossas páginas em redes sociais, tais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.
  • Dados Pessoais que coletamos de terceiros: basicamente, dados fornecidos por nossos parceiros, nacionais e internacionais, no contexto de nossos serviços.

 

 

Principais finalidades de tratamento

Os tratamentos de dados pessoais podem ter finalidade diversas. Assim, apresentamos abaixo, de forma exemplificativa, as principais finalidades para as quais trataremos suas informações pessoais:
Para execução dos serviços, produtos e demais contratos ou diligências preliminares;

  • Para o relacionamento e oferecimento de informações relacionadas aos produtos e serviços contratados;
  • Para execução dos serviços contratados: em alguns casos, será necessário utilizar os seus dados pessoais para desempenhar os nossos serviços e cumprir com as nossas obrigações, de acordo com o que for solicitado e com base no nosso relacionamento, cumprindo assim com as nossas obrigações contratuais;
  • Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, tais como, mas não se limitando: (i) resoluções; (ii) circulares; (iii) atos normativos; (iv) comunicados de órgãos competentes (ex: Conselho Monetário Nacional, Bacen, CVM, SUSEP, Conselho nacional de Seguros Privados, Agência Nacional de Saúde, entre outros) os quais definem, por exemplo: (a) medidas de segurança para evitar abusos e fraudes; (b) procedimentos para detecção de transações que desviem de padrões normais; (c) gravação, quando necessários, de telefonemas, e-mails, chats; e (d) prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, (i) na condução dos processos de recebimento de reclamações em ouvidorias; (ii) no recebimento e elaboração de respostas a reclamações apresentadas ao PROCON; e (iii) no armazenamento de informações para defesa em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  • Na persecução do interesse legítimo da empresa, sempre no limite de sua expectativa, e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos e liberdades fundamentais, por exemplo, (i) na construção e avaliação do perfil dos clientes, para oferecimento de produtos personalizados e compatíveis com a sua necessidade (podendo ser alcançado a partir (a) da análise de seus hábitos e preferências nos vários canais de interação com a empresa; (b) do compartilhamento de dados com outras empresas do grupo, principalmente quando você é cliente ou potencial cliente dessa outra entidade; (ii) na implantação e desenvolvimento de nossos produtos e serviços; (iii) no estabelecimento de estatísticas, testes e avaliações para pesquisa e desenvolvimento, visando o gerenciamento e avaliação de riscos do negócio, a melhoria e/ou criação de novos produtos; (iv) em caso de reclamação, quando há citação da empresa em redes sociais ou plataformas específicas, com a finalidade de resolver os pontos reclamados, bem como adotar as medidas necessárias para resolver a situação da melhor maneira possível;
  • Para a condução de atividades que visam prevenir a ocorrência de fraudes;
  • Por meio de autorização concedida por você, como em processos de (i) envio de marketing direito de produtos próprios ou de terceiros; (ii) em processos de relacionamento com os clientes, quando a atividade envolver dados pessoais sensíveis;
  • Ocasionalmente podemos enviar comunicados e pesquisas de satisfação como parte do nosso processo de feedback do cliente. É do nosso legítimo interesse obter tais opiniões para assegurar que os nossos serviços/produtos estão sendo prestados no mais alto nível;
  • Para aprimorar o produto e/ou serviço oferecido, facilitar, agilizar e cumprir os compromissos estabelecidos entre o usuário e a empresa, melhorar a experiência dos usuários e fornecer funcionalidades específicas a depender das características básicas do usuário;
  • Para compreender como o usuário utiliza os serviços da plataforma, para ajudar no desenvolvimento de negócios e técnicas;
  • Para apresentar anúncios personalizados para o usuário com base nos dados fornecidos;
  • Para aprimorar as iniciativas comerciais e promocionais, nos limites permitidos pela lei, e proporcionar experiências personalizadas para você, através do envio de mensagens sobre novos Serviços, publicidade, promoções, marketing por e-mail, definição de perfil de consumo, cruzamento de dados para criação de novas campanhas, ou outras formas de marketing relacionadas ao nosso serviço;
  • Permitir o envio de avisos referentes aos serviços da empresa, bem como nossas políticas internas, a fim de permitir que você explore todas as funcionalidades oferecidos por nós em nossos serviços;
  • Auxiliar na verificação de Contas e atividades, visando proporcionar segurança dentro e fora de nossos serviços, investigando atividades suspeitas ou violações dos contratos ou da Política de Privacidade;
  • Gerar análises estatísticas sobre o uso dos serviços prestados, para que a empresa possa compreender melhor as suas necessidades e interesses e, com isso, oferecer melhores serviços e/ou prover as informações relacionadas;
  • Compartilhar as informações com terceiros na medida do necessário para viabilizar a prestação dos serviços e respeitando os limites impostos pela legislação aplicável

 

 

Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais

Armazenamos as informações pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir o objetivo para o qual foram coletadas, cumprir requisitos legais e/ou regulatórios ou durante o prazo de prescrição legal de possíveis responsabilidades legais e contratuais.

 

Interessado em saber o prazo específico para cada categoria de dados?

Esta informação encontra-se à sua disposição, basta entrar em contato conosco pelo nosso canal de comunicação com o Encarregado, que teremos satisfação em informá-lo.

 

 

Como cuidamos de suas informações

Prezamos pela segurança das informações, por isso garantimos a implementação de medidas técnicas e organizacionais para aprimorar a proteção dos dados pessoais que coletamos. Medidas estas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, baseadas nas boas práticas de mercado.
Seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores ou agentes autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações e dependendo dos propósitos específicos para os quais seus Dados Pessoais tenham sido coletados.

Mantemos proteções físicas, eletrônicas e procedimentais relativas à coleta, armazenamento e fornecimento de informações pessoais. Em razão disso, nossos procedimentos de segurança implicam que podemos ocasionalmente solicitar comprovação da identidade antes da divulgação de qualquer informação.

Você também pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar senhas com terceiros) e, caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco.

 

 

Com quem compartilhamos seus dados?

O BOM DE VIAJAR somente compartilha suas informações quando necessário ou pertinente, para as finalidades previstas nos contratos com os nossos clientes e nessa Política de Privacidade, dentro de padrões rígidos de segurança, sempre visando a confidencialidade das suas informações e seguindo as normas de sigilo bancário e demais normas de proteção de dados e da privacidade.

Exemplos de situações de compartilhamento incluem:

  • Com parceiros estratégicos, inclusive para oferta, contratação e uso de produtos e serviços destes, ou ainda desenvolvidos em conjunto ou que possam ter um benefício para você;
  • Com prestadores de serviços, fornecedores, corretoras, inclusive de valores e seguros, e correspondentes contratados pela empresa para o desenvolvimento de nossas atividades;
  • Com órgãos reguladores, outras entidades públicas, instituições do sistema financeiro e terceiros, inclusive para cumprimento e execução de obrigações legais, regulatórias e contratuais e para a proteção e o exercício regular de direitos;
  • Para cumprimento de requisições, solicitações e decisões de autoridades judiciais, administrativas ou arbitrais;
  • Para identificação, prevenção e investigação de possíveis infrações ou atos ilícitos (inclusive fraude, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo);
  • Para prevenir riscos, fraudes e garantir a segurança, inclusive com utilização de sua biometria (facial, digital ou outra) em processos de identificação e/ou autenticação em sistemas eletrônicos próprios ou de terceiros, que também são Controladores de Dados Pessoais;
  • Situações em que o compartilhamento seja relevante ou necessário para criação, oferta, manutenção, funcionamento e melhoria dos nossos Sites e Aplicativos, bem como das atividades, das iniciativas e dos nossos produtos e serviços e de parceiros estratégicos;
  • Com bureaus de crédito, inclusive de acordo com o disposto na legislação aplicável, para cumprimento da legislação do cadastro positivo, nos casos de negativação, entre outros;
  • Com instituições financeiras, inclusive quando necessário, para o processamento de alguma transação ou outras atividades para execução de contrato;
  • Compartilhamento de informações anonimizadas, agrupadas, de cookies ou de outras informações ou formas que não possibilitem a identificação pessoal dos Titulares de Dados;
    Nos casos de aquisição, fusão ou outras reorganizações societárias;
  • Situações em que o seu consentimento pode ser necessário e, caso seja, solicitaremos o seu consentimento oportunamente.

As entidades terceiras para as quais são compartilhadas informações pessoais de forma a desempenhar os serviços contratados devem executar o processamento de forma a garantir o cumprimento com as obrigações legais. Ainda assim, exigimos que as organizações que tratam ou obtém esses dados pessoais reconheçam a criticidade desta informação, assumam a obrigação de respeitar todos os direitos individuais de privacidade e de cumprir com todas as leis relevantes de proteção de dados.

 

 

Transferência internacional de dados pessoais

As atividades desempenhadas pelo O BOM DE VIAJAR requerem o suporte de uma infraestrutura tecnológica, como servidores e serviços em nuvem, que podem ser próprios ou fornecidos por terceiros.

Parte dessa infraestrutura pode ser estabelecida fora do Brasil. Além disso, pode acontecer de os destinatários indicados no tópico anterior estarem em um país diferente.

Nesses casos, nós adotaremos todas as medidas necessárias para proteger os seus dados pessoais, a exemplo da adoção de cláusulas contratuais que imponham aos terceiros com quem compartilhamos os dados as mesmas medidas de proteção adotadas por nós.

Priorizamos, é claro, países que já possuam reconhecido nível adequado de proteção de dados para proporcionar maior segurança e transparência a vocês.

 

 

Direitos do titular, quais são eles?

Abaixo relacionamos quais são os direitos que você pode exercer em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD:

  • Confirmação sobre tratamento de seus dados pessoais: Este direito permite que você possa requisitar e receber uma confirmação sobre a existência de tratamento de seus dados pessoais.
  • Acesso aos dados pessoais: Este direito possibilita que você solicite e seja informado sobre os seus dados pessoais que são tratados pelo O BOM DE VIAJAR.
  • Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados: Este direito proporciona a correção e/ou retificação dos dados pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos ou desatualizados.
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta: Este direito permite que você solicite a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos dados pessoais de nossa base de dados. Os seus dados poderão ser anonimizados, bloqueados ou eliminados quando assim requisitado ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para a prestação de serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual necessidade de retenção dos dados pessoais para o cumprimento de uma obrigação legal ou para resguardo de direitos da empresa e de terceiros.
  • Portabilidade dos dados pessoais: Será viabilizada a portabilidade dos dados quando essa opção tiver sido regulamentada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e for aplicável à realidade da organização.
  • Não fornecer ou revogar o consentimento a qualquer tempo: Nos casos em que requerermos o seu consentimento para coleta de algum dado, você poderá pedir informação sobre a possibilidade de não o oferecer, e as consequências dessa negativa, caso concedido, permite que, posteriormente, você possa revogar o consentimento, bem como requerer a eliminação desses dados.
  • Se opor determinado tratamento de dados a pessoais: Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de tratamento. Em certos casos, a VB Alimentos pode demonstrar que tem motivos legítimos, seus ou de parceiros, para tratar os dados pessoais em questão, se, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos nossos serviços.
  • Solicitação de revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que o afetem, como decisões de crédito, cálculo de risco ou de probabilidade, ou outro semelhante, realizado pelo tratamento de dados pessoais utilizando regras, cálculos, instruções, algoritmos, análises estatísticas, inteligência artificial, aprendizado de máquina ou outra técnica computacional.

Todas as solicitações de atendimento a esses direitos serão tratadas de forma gratuita, e serão submetidas a uma prévia avaliação da sua identidade e da viabilidade do atendimento, a fim de cumprir com eventuais obrigações que impeçam o completo atendimento das requisições dos titulares.

 

 

Cookies ou dados de navegação

Utilizamos cookies para facilitar o uso e melhor adaptar nosso website e aplicações aos interesses e necessidades dos usuários, bem como para auxiliar e melhorar sua estrutura e conteúdo. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar o carregamento de partes específicas do website ou suas atividades e também para personalizar e melhorar experiências futuras em nossos serviços.

Por meio de cookies, o site armazena informações sobre as atividades do navegador, incluindo endereço IP e a página acessada. Esses registros de atividades (logs), que poderão compreender dados como as ações efetuadas no site, as páginas acessadas, as datas e horários de cada ação, as informações sobre o dispositivo utilizado, versão de sistema operacional, navegador, dentre outros aplicativos instalados, serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados, para a investigação de fraudes ou de alterações indevidas em sistemas e cadastros, não tendo como finalidade o fornecimento dos dados a terceiros sem autorização expressa e destacada do usuário.

Cookies necessários: Os cookies são essenciais para que o website da empresa permita que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis.

Cookies de desempenho: Os cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com a página da empresa, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro.

Cookies funcionais: Os cookies permitem que a página da empresa se lembre de suas escolhas, para proporcionar uma experiência personalizada, além disso, possibilitam que os usuários assistam vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, fóruns, dentre outros.

Cookies de marketing: Os cookies são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse do usuário. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada nas páginas da empresa. Além de permitir a medição da eficácia de uma campanha publicitária lançada.

Como recusar ou desabilitar cookies?

Todos os browsers permitem ao usuário aceitar, recusar ou desabilitar cookies, especificamente através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador. Configure os cookies no menu “opções” ou “preferências” do seu browser ou instale um plug-in que realize essa funcionalidade.

Assim, o usuário pode escolher recusar ou desabilitar todos ou tipos específicos de cookies configurados ao clicar nas “preferências” de cookies do website.

Importante pontuar que a maioria dos navegadores aceitam cookies automaticamente, por isso caso não deseje que cookies sejam utilizados, é necessário rejeitar ou desabilitá-los ativamente. Se optar por recusar a utilização de cookies, avisamos que alguns recursos da nossa plataforma podem não funcionar adequadamente.

 

 

Como falar conosco sobre dados pessoais?

Se você acredita que seus dados pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais e deseja exercer seus direitos previstos na LGPD, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco:

Canal de comunicação: [email protected].

 

 

DPO – Data Protection Offficer (encarregado de dados)

Para os fins do disposto no art. 41 da LGPD, indicamos como nosso Encarregado de Dados (DPO):

DPO (Encarregado): FTR Advogados

Endereço para correspondências: Rua Voluntários da Pátria, 89 – Sala 601 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22031-012

E-mail para contato: [email protected].