Carregando...
10/07/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Destinos gay-friendly no Brasil

Um tour pelas cidades onde todxs são bem-vindos

Temos o orgulho de dizer: o Brasil é uma das estrelas no mapa do turismo LGBTQIA+ mundial.

Não tem nada mais agradável e prazeroso na vida de turista do que ser bem recebido no destino que escolhemos e que será nosso lar por alguns ou muitos dias. Independente de quem somos ou de onde viemos, para a viagem ser sucesso, o que importa é sermos acolhidos e tratados com amor, né não?

Quando saímos para turistar, buscamos as melhores experiências, para que possamos voltar pra casa com o que realmente importa: uma coleção de inesquecíveis momentos. 

Por isso, mapeamos os destinos TOP (pode ler POC, também) no quesito xô preconceito e vem ser feliz todxs.

Bora que a tour pelas principais cidades brasileiras de turismo gay-friendly vai começar!

Turismo LGBTQIA+ no Brasil: destinos feitos para todxs

está definitivamente no mapa do turismo LGBTQIA+ mundial e isso nos enche de orgulho. Então bora conferir as cidades que são maravilhosas no quesito receber bem, sem ver a quem.   

Partiu!

SÃO PAULO GAY FRIENDLY

Sampa é conhecida por fazer a maior Parada LGBT do MUNDO e está na vanguarda quando o assunto é turismo gay-friendly. Além disso, a cidade é pioneira em muitas ações afirmativas, como as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI  que atendem vítimas de homofobia e conscientizam a população divulgando materiais sobre Direitos e Políticas Públicas existentes. Eu ouvi um amém? Amém!

Dito isso, partiu turistar:

Cafeterias, bares e restaurantes, museus, parques… Tá valendo viajar sozinho, com os amigos e até com a família. São Paulo oferece um universo de possibilidades para todos os gostxs.

YUKÉ MAIS

Quer mais uma prova que SP arrasa? No Largo do Arouche, no centro da capital paulista, fica o Museu da Diversidade Sexual – primeiro da América Latina. Um espaço com exposições, atividades culturais e uma programação bem linda.

Museu da Diversidade. Foto: @museudadiversidade

Museu da Diversidade. Foto: @museudadiversidade

Com o lema “unidade sem uniformidade e diversidade sem fragmentação”, a hamburgueria Castro Burger tem como inspiração o bairro Castro, em São Francisco, nos EUA, que leva o título de bairro mais gay do planeta. Além de comer muito bem, a igualdade entre todos é uma das bandeiras desse lugar incrível. \o/

Castro Burger. Foto: @castro.burger

Castro Burger. Foto: @castro.burger

Os fãs de futebol podem colocar na agenda a 3° Edição da Champions Ligay, que vai rolar em novembro de 2018 em São Paulo. A última edição aconteceu em Porto Alegre, contou com a participação de doze times e 260 atletas. Golaço de evento!

RIO DE JANEIRO GAY FRIENDLY  ‍

O Rio de Janeiro está na lista dos melhores destinos de turismo gay around the world. Beijo, Rio!

Então pode colocar a Cidade Maravilhosa – ou já podemos falar Maravigold? – na rota, que hospitalidade e animação são com os cariocas mesmo.  

Tá pensando que aqui é só Parada e Carnaval? Na-na-ni-na-não. Pra quem curte ecoturismo e natureza, a cidade é um oásis colorido.

Pra começar, um dia de sol no Posto 8 em Ipanema vai ser lacre certo. Esse trecho tão querido, também conhecido como Farme Gay, tem bandeiras do arco-íris para marcar o local friendly. Frequentado por famosos, famílias e descolados, o lugar é point para conhecer pessoas de todxs os jeitos. 

Posto 8. Foto: visit.rio

Posto 8. Foto: visit.rio

Pra passear livre, leve e soltx, a  Rua Farme de Amoedo, também em Ipanema, é mais uma ótima opção. A rua tem muitos bares, restaurantes e lojas. E sabe o melhor? Todas gay-friendly.

Rua Farme de Amoedo. Foto: guiagayrio.com.br

Rua Farme de Amoedo. Foto: guiagayrio.com.br

Quem prefere um refúgio pra chamar de seu, pode colocar a Praia da Reserva na lista. Entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, a praia é super tranquila, sem prédios e uma boa escolha pra quem surfa.  .

Praia da Reserva Foto: timeout.com.br

Praia da Reserva Foto: timeout.com.br

Dica do Bomde: leve seu lanchinho e bebidas, o local não tem muitos vendedores ambulantes ou quiosques.

Trilhas e trekking por cenários paradisíacos, nudismo e muita aventura não faltarão na Cidade Maravilhosa. 

Tem baladinha? Com certeza. O Rio ferve, né amores. Então fica ligadxs na galera do V de Viadão para saber o que tá acontecendo de bom na cidade. Que maixs? Confere aqui.

Festa V de Viadão. Foto: facebook.com/festavdv

Festa V de Viadão. Foto: facebook.com/festavdv

FLORIANÓPOLIS GAY FRIENDLY 

Exploradores, amantes da natureza, praieiros e baladeiros de plantão vão encontrar tudo o que precisam na fantástica Ilha da Magia. Florianópolis é um dos principais destinos gay do Brasil (e do mundo) e tem a boa fama de acolher como ninguém.

Céu azul, muito sol, clima caliente e mais de 100 praias rodeadas de belos morros com mata nativa será o cenário dessa tour incrível. Além das praias, dunas, cachoeiras e florestas de Mata Atlântica, a rica cena multicultural local também é uma das atrações.

Dos points, já vale anotar:

Lagoa da Conceição – a região é conhecida por seus bares, restaurantes e baladinhas de todos os estilos. Na orla, ao longo da Avenida das Rendeiras, vale fazer caminhadas e apreciar a vista de tirar o ar. Também pode incluir passeio de barco, windsurfe e até piquenique.  A Lagoa é de todxs para todos os gostos e com um cenário de cinema.

Lagoa da Conceição. Foto: @palhoca.sc

Lagoa da Conceição. Foto: @palhoca.sc

Praia Mole – essa é a praia perfeita para quem quer paquerar e fazer festa. É aqui onde fica o famoso Bar do Deca, conhecido por suas maravilhosas baladas de frente pro mar.

Bar do Deca. Foto: facebook.com/floripabardodeca

Bar do Deca. Foto: facebook.com/floripabardodeca

Galheta – ao lado da Mole está essa paradisíaca praia de nudismo (opcional) super frequentada pelo público LGBT. Para chegar até é necessário fazer uma pequena trilha entre pedras, mas vale a pena.

Praia da Galheta. Foto: @camicumi

Praia da Galheta. Foto: @camicumi

Jurerê Internacional – pra quem gosta de luxo e muita sofisticação, não tem melhor do que a praia de Jurerê Internacional. Seus beach clubs são puro glamour.

Jurerê Internacional. Foto: @embarcai

Jurerê Internacional. Foto: @embarcai

Lagoinha do Leste – um refúgio ao Sul da Ilha, com areias claras e mar verdinho. Guarde as selfies para compartilhar mais tarde, porque aqui o sinal de celular é quase inexistente. É sossego o que você busca?

Lagoinha do Leste. Foto: @gabeghost

Lagoinha do Leste. Foto: @gabeghost

Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa – para apreciar a memória e cultura açoriana dos imigrantes da região. Casas e prédios históricos, restaurantes especializados em frutos do mar e muita tradição em meio à natureza exuberante.

Santo Antônio de Lisboa. Foto: Heverson Santos

Santo Antônio de Lisboa. Foto: Heverson Santos

RECIFE GAY FRIENDLY 

Tá liberado chamar Recife de “Veneza Brasileira”, não é exagero nem clichê, viu?

Recife é um destino culturalmente estonteante, quente e apaixonante. Quer saber onde a galera se encontra por lá? Um dos pontos de encontro da cidade é a Galeria Joana D’Arc. Só pelo nome já dá vontade de conhecer, né?

Galeria Joana D'Arc. Foto: @galeriajoanadarc_

Galeria Joana D’Arc. Foto: @galeriajoanadarc_

Há quem diga que a cidade ama um fervo na calçada, então não se surpreenda ao encontrar vários points LGBTQI+ ao ar livre, como a Praia da Boa Viagem e a Praça do Arsenal, que são queridinhxs dos locais. 

Praia de Boa Viagem. Foto: wikipedia.org

Praia de Boa Viagem. Foto: wikipedia.org

PORTO ALEGRE GAY FRIENDLY 

Gaúchos costumam dizer que Porto Alegre  é demais… A gente concorda, tá bom? Parques, eventos gastronômicos e feiras de rua, museus, arte e bares movimentam a cidade. 

O famoso pôr do sol do Guaíba ganhou recentemente um aliado, um parque urbano na nova orla, na Usina do Gasômetro. Ótima opção para quem curte atividades ao ar livre como bike, caminhadas e skate, e ainda colocar o papo em dia. 

À noite, Porto Alegre se transforma e os unicórnios saem para animar quem não tem medo de ser feliz. Bares temáticos e muita diversão não faltarão.

Arte, diversidade e representatividade são o foco do coletivo teatral Pretagô. Vale ficar de olho na agenda dessa gurizada que inova a cena cultural de POA.

Pretagô. Foto: facebook.com/grupopretago

Pretagô. Foto: facebook.com/grupopretago

INICIATIVAS GAY FRIENDLY PELO BRASIL 

Eventos pelo Brasil e mais dicas para ficar de olho.

Gay Surf Brazil – evento anual de surfe que acontece na Praia do Rosa, em Santa Catarina. Gringos e brazucas amam! 

Love Fest – festival badalado que rola uma vez por ano no paraíso Fernando de Noronha, também reconhecido internacionalmente como destino gay. Alegria, diversidade e muita festa são algumas das marcas desse evento que já tem data para 2018 – vai rolar de 02 a 5 de agosto. Imperdível! 

Love Fest. Foto: Amanda Dias Bú

Love Fest. Foto: Amanda Dias Bú

Hell & Heaven  – consagrado festival de música que leva milhares de pessoas ao delírio, sempre em algum paraíso brasileiro. Esse ano o festerê será em Porto de Galinhas, Pernambuco, de 15 a 18 de novembro. 

Hell & Heaven. Foto: facebook.com/planetahh por Mateus Monteiro

Hell & Heaven. Foto: facebook.com/planetahh por Mateus Monteiro

San Island Weekend – na lista de eventos mais concorrido do Brasil, em parceria da balada LGBT de Salvador, San Sebastian, o festival conta com a presença de grandes atrações nacionais.

San Sebastian. Foto: sanislandweekend.com

San Sebastian. Foto: sanislandweekend.com

Rainbow Fest Brasil – em sua 21º edição, o Rainbow Fest Brasil acontece em Juiz de Fora, Minas Gerais, com uma programação que mistura cinema, arte, shows e onde também vai integrar o 38º Miss Brasil Gay

Quer ficar por dentro de outros eventos LGBTs que rolam Brasil e mundo afora? Clique aqui

O Bom de Viajar acredita num mundo onde todas as pessoas possam viajar livremente, independentes de quem sejam. Partiu todxs ser feliz! ?️‍?