Carregando...
30/11/2017
Escrito por:Juliana Silveira
24 horas em Porto Alegre, tchê

Diversão, gastronomia e cultura em um dia na capital gaúcha

“Alegre é que tem um jeito legal, é lá que as gurias etc… e tal”. ?

E não falta coisa legal pra fazer nessa cidade com sotaque gostoso, inúmeras opções culturais, muita comida boa e atividades bacanas à disposição. Duvida? Então vem com o nosso roteiro 24h que a gente te mostra! \o/

Já pode preparar o chimarrão pra curtir um roteiro tri legal em Porto Alegre

Pra começar a explorar a cidade com muita energia, o primeiro passo é um café da manhã bem caprichado. Se for aquele de hotel, cheio de variedade e coisas gostosas, melhor ainda, né? 😉

Onde se hospedar em Porto Alegre

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Agora, se você estiver “nas pilhas” (como diz a gauchada) de experimentar um café da manhã farto e diferente, temos duas dicas de ouro: curtir um brunch na Pink Velvet Bakery ou na Priscilla’s Bakery. A primeira padaria fica na Cidade Baixa, pertinho do Centro, e tem uma decoração bem fofa e querida. A segunda é mais tradicional, estilo padaria americana mesmo, e fica no bairro Bom Fim. Seja qual for a sua escolha, temos certeza que seu paladar vai ficar bem contente.

 

POA

Fotos: destemperados.com.br e facebook.com/pinkvelvetpoa

Partiu explorar? O bacana de Porto Alegre é que a cidade tem opções pra todos os gostos. Parques? Tem! Museus? Tem também. Restaurantes e bares? Vááários. Vida boêmia? “Afu”! Então dá pra conhecer um pouquinho de cada vibe ao longo do dia.

Se você estiver pelo Centro, dá para começar a turistar por ali mesmo.

A Casa de Cultura Mario Quintana é um prédio histórico que homenageia o poeta local. No coração do Centro Histórico, a casa tem acesso gratuito e diversas exposições e ambientes interessantes para conhecer.

Também tem um café, localizado no 7º andar, caso você queira fazer um lanchinho enquanto aprecia a vista.

Ainda no Centro de Porto Alegre é possível visitar diversos ícones arquitetônicos bacanas, pra quem se interessa pelo assunto: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Palácio Piratini são ótimos exemplos. Ah! Não deixe de visitar o belíssimo Theatro São Pedro, um marco cultural porto-alegrense.

É possível assistir a algum espetáculo que esteja em cartaz ou mesmo fazer a visita guiada.

POA

Foto: Gabriela Fritsch em ccmq.com.br

POA

Foto: margs.rs.gov.br

POA

Foto: facebook.com/TeatroSaoPedro

Por fim, dê uma passadinha no Mercado Público. O lugar fervilha o tempo todo, com pessoas passeando e comprando. Preços bacanas e itens diversificados você encontra por lá. #DicaDoBomde: o sorvete da tradicional Banca 40 é uma d-e-l-í-c-i-a! <3 Tem que experimentar!

Depois de tantas andanças, tá na hora de comer alguma coisa, né? Um clássico gaúcho é almoçar na Lancheria do Parque, no Bom Fim. O melhor suco da cidade fica lá! As frutas são batidas no liquidificador na hora e servidas na própria jarra, com precinho justo. Os lanches também são muito bons, e a dica aqui é pedir um xis (uma versão gaudéria do hambúrguer, digamos assim, com o pão é prensado na chapa) ou um bom farroupilha (pão francês – aka cacetinho, prensado com presunto e queijo).

Se você estiver com vontade de um hambúrguer mais diferentão, Porto Alegre tem muitas opções de hamburguerias gourmet, que estão super em alta. The Chefs, Le Grand Burger, Mark Hamburgueria são algumas das mais famosas, mas não são as únicas. Vale a pena conferir (e se esbaldar!). 😛

POA

Lancheria do Parque. Foto: destemperados.com.br

POA

Le Grand Burger. Foto: facebook.com/LeGrandBurger

POA

Mark Hamburgueria. Foto: facebook.com/MarkHamburgueria

Quer um almoço bem local, com um belo churrasco e muita carne? As dicas são as tradicionais churrascarias Barranco, Freio de Ouro e Komka.

Bora caminhar mais um pouco? Porto Alegre tem praças e parques lindos pra conhecer e, é claro, lagartear. Dicionário gaúcho: lagartear = “ato de deitar-se ou sentar-se ao sol”. Coisa boa, né?

O Parque Farroupilha, ou Redenção, é um dos maiores e mais famosos da cidade. Tem pedalinho, muito movimento de diferentes tribos e espaços legais pra estender uma canga e curtir o sol. Vale dar um pulinho no Brique da Redenção, aos domingos, e conferir os itens que estão disponíveis à venda, grande parte feitos à mão.

Pro lado do bairro Moinhos de Vento, duas dicas de ouro pra você conhecer: o Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, é lindíssimo e um verdadeiro refúgio em meio à agitação urbana. Lagos e trilhas deixam o ambiente ainda mais incrível para explorar e conhecer. Pertinho dali, tem também o Jardim do DMAE, um espaço tão bonito que é frequentemente usado como cenário para sessões de foto. É um pedacinho do paraíso no coração do Moinhos. <3

Ainda nessa vibe mais natural e verde, nossa dica é conhecer a rua Gonçalo de Carvalho, eleita a “rua mais bonita do mundo”. Composta por um túnel verde de árvores, o ambiente é encantador.  

POA

Redenção. Foto: facebook.com/briquedaredencao

POA

Brique da Redenção. Foto: facebook.com/briquedaredencao

POA

Jardim do DMAE. Foto: facebook.com/DmaePortoAlegre

Porto Alegre tem uma cultura bem forte no que diz respeito ao futebol. A rivalidade entre Internacional e Grêmio faz parte do dia a dia local, e ambos os times possuem estádios muito legais. O Inter tem o Beira-Rio, recentemente reformado e palco de diversos espetáculos, com uma localização incrível, à beira do Lago Guaíba. Já o Grêmio tem a Arena, que é mais recente e também tem sido a escolha para diversos shows internacionais. Se você é amante do esporte, vale a pena incluir uma visita a esses dois locais no seu roteiro.

Outro lugar bem legal pra quem é fã de futebol é o Brechó do Futebol. O bar oferece boas cervejas, TV pra curtir uma partidinha ao vivo e camisetas usadas de times do mundo todo para troca, compra e venda. 😉

POA

Beira-Rio. Foto: internacional.com.br

POA

Arena do Grêmio. foto: facebook.com/todosnaarena

POA

Brechó do Futebol. Foto: facebook.com/brechodofutebol

Se você perguntar a qualquer gaúcho, pode ter certeza que a resposta vai ser unânime: o pôr-do-sol no Guaíba é inigualável. Cartão-postal de Porto Alegre, esse momento é a paixão dos locais. Você pode assisti-lo na Usina do Gasômetro, mas é preciso chegar cedo, porque o lugar costuma lotar (principalmente aos finais de semana). Outro lugar bacana pra assistir ao espetáculo do pôr-do-sol é a Fundação Iberê Camargo, que fica em frente ao Guaíba, na zona Sul da cidade (e também vale muito a visita). Dá para aproveitar um cafezinho na própria Fundação durante o fim da tarde, ou sentar no gramado do outro lado da rua, na orla do Guaíba mesmo. 😉.

POA

Usina do Gasômetro. Foto: facebook.com/Usina-do-Gasômetro-346315032168777

POA

Fundação Iberê Camargo. Foto: facebook.com/fundacaoiberecamargo

Pra terminar o dia, bora pra CB! Não sabe o que é CB? Estando em Porto Alegre você descobre rapidinho. 😉 É o apelido da Cidade Baixa, o bairro mais boêmio da cidade. É lá que o fervo acontece: tem bares e baladas a cada esquina.

Pra quem curte bons drinks, o Spoiler é um bar bem bacana com pratos e bebidas temáticos. Mas cuidado, porque realmente tem spoiler por tudo! Vai encarar? O Dirty Old Man, que homenageia Bukowski, também é uma boa pedida. Drinks gostosos com preço camarada pra começar o esquenta.

POA

Spoiler. Foto: facebook.com/spoilerpoa

POA

Dirty Old Man. Foto: facebook.com/dirtyoldmanpub

Depois é hora de curtir uma baladinha. Há várias casas noturnas na CB, e as festas prometem agradar a gregos e troianos. Tem muita festa LGBT, tem casas que tocam mais rock n’ roll, tem festa pop… tem muuuita coisa! Vale a pena conferir as baladas que vão rolar naquele dia nas diversas casas noturnas e escolher a que tiver mais a sua cara. Só não vale ficar parado, hein? \o/.

Depois de zanzar o dia todo explorando cada canto da cidade, é hora do descanso (justo, né?). Já escolheu a sua hospedagem aqui? .

Com esse roteiro tri legal, não tem desculpas pra você não curtir cada minuto do seu dia em Porto Alegre, hein? 😉 Então já pode preparar o chimarrão, incluir o “tri” no vocabulário e sair explorando essa capital que tem tudo pra te conquistar!