Carregando...
25/01/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Porto Alegre é que tem

 

Porto Alegre é que tem

Churrasco, Gre-Nal, o lago Guaíba e o chimarrão não são os únicos amores dos porto-alegrenses.

Desembarcamos em Porto Alegre para descobrir os programas favoritos e imperdíveis na capital dos gaúchos. A Poa da Lancheria do Parque, do bar Ocidente, do Comida de Rua e, é claro, do lindo pôr do sol no Guaíba.

PARA OS QUE GOSTAM DAS RUAS

Sem dúvidas, os foods trucks chegaram pra ficar, também em Porto Alegre. Aliás, os eventos gastronômicos são adorados por lá. Resumindo: a gauchada adooora comer!

Desde 2013, o Comida de Rua promove eventos que reúnem diversos cozinheiros locais e também de fora, ocupando espaços públicos antes ociosos, com o objetivo de democratizar a boa culinária. Ao som de DJs e acompanhado de barracas de cervejarias artesanais, as praças e ruas viram uma festa. 😀

Já a Matinê Cervejeira começou de forma despretensiosa. Alguns cervejeiros, aspirantes e apreciadores, resolveram se encontrar para degustar sem pressa as cevas (apelido carinhoso da cerveja no sul) dos amigos. O boca a boca transformou o pequeno encontro em eventos, que no verão são promovidos até no litoral gaúcho. Muita cerveja boa e DJs hypados fazem sucesso.

Na mesma vibe dos eventos coletivos e ao ar livre, o Me Gusta é um grande bazar que junta designers de moda independentes, brechós, artistas plásticos, venda de LPs, livros e acessórios. Tudo isso regado com comidinhas, cerveja gelada e, claro, música. A iniciativa é da revista J’adore, não tem data fixa, mas geralmente rola uma vez ao mês. Se liga no calendário e aproveite.

Piqueniques e serenatas nos parques, feiras orgânicas, blocos de carnaval e todo tipo de movimento de rua, definitivamente, fazem a cabeça dos porto-alegrenses.

Porto Alegre é que tem

Porto Alegre vai além do chimarrão e do Gre-Nal. Viaje com a gente e conheça os cantinhos favoritos dos gaúchos na capital Farroupilha

GAÚCHO DA GEMA

Se você está indo para a cidade, com certeza vai ouvir falar sobre os bairros mais famosos, seja pela rota gastronômica ou pela vida noturna.

O Centro Histórico

No Centro, o passeio obrigatório é visitar o Mercado Público. É lá que fica a Banca 40, mega conhecida pelos sorvetes e picolés maravilhosos. Outro lugar que vale a pena conhecer é o Café do Mercado. Loja de cafés especiais, onde você vai saborear o melhor café expresso das redondezas.

Para ter uma ótima experiência na região central, o restaurante Del Barbiere é a recomendação dos gaúchos. Com um cardápio flutuante todos os meses, o moderno restô é comandado pelo jovem chef Marcelo Schambeck.

A multicultural Cidade Baixa

A Cidade Baixa é o bairro mais boêmio e democrático de Porto Alegre. Tem um número grande de bares, lanchonetes, restaurantes, casas noturnas e gente, muita gente circulando. Durante a Copa, era o ponto de encontro dos gringos. No Carnaval vira palco dos blocos de rua, atraindo foliões dos quatro cantos da cidade.

É neste bairro onde fica a à la minuta mais famosa da capital gaúcha (uma espécie de prato feito com arroz, batata frita, salada, ovo frito e bife). O restaurante Tudo pelo Social serve porções gigantes, tornando possível dividir a iguaria com os amigos ou mesmo família. A simplicidade do local não corresponde à qualidade da comida, que é muito boa. Filas de espera são a prova do sucesso. O restô tá sempre lotado, a dica é chegar cedo.

E para perder as calorias com muita diversão, quem curte balada pode dar uma passada no tradicional Bar Opinião, que é bem pertinho do Tudo pelo Social. A casa de espetáculos recebe shows nacionais e internacionais há mais de 30 anos. É tipo o antigo Canecão do Rio, na versão gaúcha. Além dos shows, festas para todos os gostos rolam semanalmente por lá. 😀

No fim da noite, não deixe de passar no Pampa Burger, para repor as energias perdidas na balada. É lá que todos se encontram para saborear os burgers com nomes de personalidades como Piratini, Anita (Garibaldi), Garibaldi e por aí vai. É o McDonald’s gaudério!

O cult Bom Fim

Nos anos 80 o bairro Bom Fim ou Bonfa (para os íntimos) foi QG de importantes manifestações culturais. É o favorito dos artistas locais do teatro, cinema e música. Descolados gostam de passear pela charmosa Avenida Osvaldo Aranha e suas ruas vizinhas. A Lancheria do Parque é parada obrigatória aqui. O melhor suco natural de Porto é feito nesta lanchonete. Além do suco e do Farroupilha, a torrada (leia-se misto quente) com ovo já virou um clássico, entre outras gostosuras. 😉

Bem perto dali fica o Bar Ocidente. Um casarão antigo onde acontecem as baladas mais modernas de Poa. Também é a casa do Sarau Elétrico. Um encontro temático onde escritores e público fazem leituras das obras recomendadas, com pocket show nos intervalos, em um ambiente super cool.

A querida Ipanema

Sim, Porto Alegre tem uma Ipanema para chamar de sua. O bairro, que fica na Zona Sul, tem um lifestyle próprio. Com uma orla movimentada nos finais de semana, as pessoas aproveitam o calçadão de frente ao Guaíba para tomar chimarrão, curtir o pôr do sol e praticar esportes (corridas, caminhas, pedaladas, skate etc). Lá tem até água de coco 😉

Para comer, o restaurante La Piedra é o único literalmente na beira do lago. Uma vista incrível, num casarão rústico e aconchegante, sob o comandado do chef Manolo Doyle. Imperdível!

A cidade tem muitas opções de xis ou x-burguers. Um dos melhores é do Gelson Lanches. Mas não é só o sabor o segredo. Ele impressiona mesmo pelo tamanho. Quatro pessoas podem tranquilamente dividir um único lanche. O xis é quase lenda e virou até desafio comer dois inteiros. Proposto pelo próprio local, quem comer tudo não paga nada. Que tal?

Porto Alegre é que tem

ADORADORES DO SOL

Basta um final de semana para entender que os porto-alegrenses amam sol. A Usina do Gasômetro e parque Marinha do Brasil estão sempre lotados em dias ensolarados. O primeiro é um centro cultural ligado à orla, onde também é possível passear de barco e apreciar uma das vistas mais bonitas no fim do dia.

O Parque Marinha do Brasil possui infraestrutura com pistas de skates, faixa para ciclistas e roller. O parque fica ao lado do Gasômetro, o que facilita o acesso de um lugar para o outro.

É PRA VER, COMER E BEBER

Pra degustar, o Bier Markt Vom Fass tem uma das melhores cartas de cerveja de Porto Alegre. Ambiente bacana e tudo de muita qualidade. É fã de torneiras? Então corre pra lá.

Outra opção para quem curte beber é o charmoso Hidden BrewPub. Fazendo jus ao nome, o pub fica escondidinho mesmo. Em um bairro residencial, fora do eixo gastronômico e badalado da cidade, o pub é, principalmente, frequentado pelos entendidos e apreciadores da boa cerveja. Os chopes artesanais da casa, os petiscos deliciosos e o atendimento personalizado (leia-se a atenção e carinho do Ido, proprietário do local) é puro amor.

Falar de Porto Alegre e não falar de churrasco não pode. Mas, nesse caso, vamos falar de churrasquinho mesmo. O D’Gato é um famoso e respeitável churrasquinho de carne macia, suculenta, de sabor único. O aroma toma conta da rua e filas se formam para garantir o lanche.

Para os fãs da culinária espanhola, o Lola Bar de Tapas é a dica. O ambiente agradável e o charme do pátio externo são um convite para ficar horas por lá.

A vantagem de fazer vizinhança com os países hermanos possibilita o intercâmbio cultural e também gastronômico. Para experimentar umas das melhores parrillas uruguaias em Porto Alegre, recomendamos o bacana Parrilla Del Sur. É o paraíso para quem gosta de carnes. Impossível resistir a tantas delícias.

Onde se hospedar em Porto Alegre?

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

E aí, ficou surpreso com tantas coisas bacanas para fazer na terra do Inter e do Grêmio?!

Essa é vantagem de morar num país multicultural e imenso como Brasil.

Porque #obomdeviajar é poder explorar muitos lugares e sempre ter para onde viajar. 😀

Porto Alegre é que tem