Carregando...
30/10/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Guia Barra da Tijuca de boa viagem

As atrações do bairro mais cosmopolita e surpreendente da Zona Oeste do Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca vai muito além dos condomínios luxuosos e shoppings modernos. O bairro conhecido por ser point de celebridades, esportistas e dos mais hypados oferece atrações incríveis para todos os gostos. 

Praias, trilhas, parques, museus, ilhotas… Tudo isso junto e misturado com boa gastronomia, arte e gente bonita. ?

Bora conferir todas as possibilidades de um dos lugares mais sofisticados, versáteis e surpreendentes da Zona Oeste do Rio do Janeiro.

Foto aérea do bairro da Barra da Tijuca com o texto "Guia Barra da Tijuca de boa viagem".

Barra da Tijuca: ecoturismo, arte, gastronomia e badalação em um dos bairros mais modernos da Cidade Maravilhosa. 

Praias na Barra da Tijuca

Praia da Joatinga entre os bairros São Conrado e Barra da Tijuca, com apenas 300 metros de extensão, a pequena Praia da Joatinga é descolada e costuma lotar aos finais de semana, principalmente no verão. 

#Dica do Bomde: antes de se jogar nesse rolê super concorrido e exclusivo, vale conferir as condições da maré. Em caso de maré alta, a praia fica inacessível.?

Praia do Pepê mais frequentada por moradores da Barra, a Praia do Pepê é point de celebridades, esportistas e da galera mais jovem.

Praia da Barra da Tijuca maior praia do Rio de Janeiro em extensão (com 18 km), também é a principal do bairro da Barra (inclusive com o mesmo nome). Com infraestrutura completa para lazer, a Praia da Barra da Tijuca tem bares, restaurantes e quiosques, além de shoppings e até um autódromo. Futebol de areia, futevôlei, windsurf e flysurf são algumas das atividades preferidas dos habitués. Também é aqui que fica o Parque Marapendi, uma área de preservação ambiental linda, cheias de atrações.

Foto da praia da Joatinga

@baldacconi – Praia da Joatinga

Foto do calçadão da Praia do Pepê

@praiadabarra – Praia do Pepê

Foto da beira da praia da Barra da Tijuca

@raoly – Praia da Barra da Tijuca

Recreio dos Bandeirantes frequentada por surfistas, a praia é conhecida por receber muitos torneios internacionais de surfe e bodyboard. No final dela até a Pedra de Itapuã fica a Praia do Pontal. 

Praia de Grumari localizada na reserva ambiental do Grumari, a praia é cercada por morros, costões rochosos e muita natureza. Também é no Grumari onde fica a praia de nudismo Abricó.

Praia da Macumbapopularmente conhecida como Praia da Macumba, a Praia do Pontal de Sernambetiba tem ciclovia, quiosques e um calçadão arborizado, considerada uma das melhores para quem deseja aprender surfe.

Fotos das praias citadas anteriormente

@regis.22.p.antunes – Recreio dos Bandeirantes

Foto aérea da Praia de Grumari

@gustavolucasas – Praia de Grumari

Foto menina surfando na Praia da Macumba

@majufreitass – Praia da Macumba

Prainhacom 700 metros de extensão e belezas naturais, uma caminhada de aproximadamente 20 minutos leva até um mirante com uma vista incrível das praias da Zona Oeste do Rio. O espetáculo fica por conta do pôr do sol atrás das montanhas.

Secreto entre a Praia da Macumba e a Prainha, fica esse pequeno recanto ainda pouco conhecido, inclusive pelos cariocas. Entre a montanha e uma rocha larga e estreita, uma espécie de quebra-mar forma a piscina natural conhecida como Praia do Secreto. O local só pode ser visitado com a maré baixa. O acesso pode ser feito pelas pedras a partir da Praia da Macumba ou subindo a estrada que liga Macumba e Prainha, por uma trilha com descida bem íngreme. Um passeio que requer bastante atenção. ?

Praia da Barra de Guaratiba com mar calmo e ótimo para banho, a praia tem bons restaurantes especializados em frutos do mar.

Foto da beira da Prainha

@_mariosx_2018 – Prainha

Foto aérea da Praia do Secreto

@natan_fjv_ – Praia do Secreto

Foto da beira da Praia da Barra de Guaratiba

@renanlima_out – Praia da Barra de Guaratiba

Praias selvagens – Para quem tem espírito aventureiro, a Barra da Tijuca tem lindas praias selvagens, mais afastadas da orla urbana. As praias do Meio, Funda, Inferno e Perigoso são acessíveis por uma trilha considerada moderada que começa na Rua Parlon Siqueira, uma viela no alto do Morro da Barra de Guaratiba. A recomendação é que o passeio seja feito em grupo e sempre acompanhado de alguém que conheça a região.

Fotos das praias selvagens

Ecoturismo e passeios imperdíveis na Barra da Tijuca

Lagoa de Marapendi

O projeto Expedição Barra realiza passeios pela Lagoa de Marapendi. O tour de balsa tem duração média de duas horas com paisagens encantadoras em meio à natureza.

Reserva de Marapendi

Área de preservação ambiental, o Parque Natural Municipal de Marapendi tem trilhas, a Lagoa de Marapendi, playgrounds e áreas para piquenique, além de vegetação de restinga, manguezal e muitos animais. 

Sítio Burle Marx

Antiga residência de Roberto Burle Marx na Barra de Guaratiba, por lá você pode conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do paisagista, arquiteto e artista plástico. Espaços como o ateliê de pintura, o salão de pedras e suas coleções de plantas são algumas das atrações. Para conhecer o Sítio Burle Marx é necessário agendar a visita.

Foto da lagoa ao pôr-do-sol

@reinaldo_lavi – Lagoa de Marapendi

Foto de uma trilha com árvores da Reserva de Marapendi

@claudiarj – Reserva de Marapendi

Foto da fachada do Sítio Burle Marx

@kocaciklioglu – Sítio Burle Marx

Ilha da Gigóia

Quem quiser fazer um passeio diferente e cheio de charme, pode incluir na rota a Ilha da Gigóia. Escondidinha no meio da Barra da Tijuca, a ilha tem lojinhas, bares e restaurantes. A região faz parte do arquipélago de 10 ilhotas entre as lagoas Marapendi, Tijuca e Jacarepaguá. O acesso à Gigóia é feito de chalana, que sai próximo da estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Ilhas Tijucas

Ainda desconhecida da maioria dos turistas e moradores do Rio, o arquipélago é um verdadeiro refúgio em plena Cidade Maravilhosa. Entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a cerca de 2 km do canal de Joatinga, as Ilhas Tijucas têm um visual incrível e são um dos points favoritos dos praticantes de stand up. Passeios de barcos e mergulho também são algumas das atividades entre águas cristalinas e paredões rochosos. Três ilhas fazem parte do arquipélago das Tijucas: a Ilha do Meio, Alfavaca e Pontuda. Um passeio e tanto!

Bosque da Barra

Um refúgio verde de 50 hectares, o Parque Natural Municipal Bosque da Barra é perfeito para relaxar e curtir com as crianças. Com pista para esportes ao ar livre como caminhadas e corridas, o local também é ótimo para fazer piquenique.

@goulartnath – Ilha da Gigóia

@luizgama_ – Ilhas Tijucas

Foto de um caminho entre as árvores do Bosque da Barra

@fmiranda75 – Bosque da Barra

Parque Natural Municipal da Prainha

Belezas e encantos da Mata Atlântica, o parque tem fauna diversificada, trilhas, mirantes (entre eles o do Caeté) e paisagens selvagens maravilhosas em área de 147 hectares. 

Casa do Remo

Parada obrigatória aos amantes e praticantes de stand up paddle, a Casa do Remo fica na beira do canal do mangue na Barra da Guaratiba. O local oferece serviço de aluguel de pranchas e também para guardar equipamentos, além de um bar e lounge para relaxar entre os passeios. Passeio que mistura praia, restinga, mangues e muitos encantos naturais. 

Pedra Bonita

Local de pura emoção e adrenalina, a Pedra Bonita é o local onde os pilotos de asa delta saltam com seus passageiros para um voo com vista de tirar o fôlego até a Praia do Pepino, ponto de aterrissagem. A rampa fica localizada 520 metros de altitude, voltada para o bairro São Conrado. Prepare-se para as selfies mais incríveis da viagem.

@marillise_ribeiro – Parque Natural Municipal da Prainha

@tiffanycristia – Casa do Remo

@rodrigorogick – Pedra bonita

Parque Nacional da Tijuca

O Parque da Tijuca recebe por ano mais de dois milhões de visitantes de todas as partes do mundo. Montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas são as atrações do local. Entre as trilhas mais concorridas, o caminho para a Pedra da Gávea leva a um dos mirantes mais lindos da cidade, com uma vista inesquecível do Rio de Janeiro.

@beethovennorberto – Parque Nacional da Tijuca


+ Rio de Janeiro

Guia Leblon de boa viagem

Guia Copacabana de boa viagem

Trilhas do Rio de Janeiro

Lugares mais fotogênicos do Rio

Mapa das melhores feiras livres

Guia de gastronomia de rua do Rio

Onde se hospedar na Zona Sul do Rio


Atrações culturais na Barra da Tijuca

Fundação Cidade das Artes

A Cidade das Artes é um complexo cultural em um belíssimo prédio, um dos mais importantes e completos espaços de arte no Rio de Janeiro. Teatro, dança, música, artes plástica e outras manifestações artísticas estão na programação da casa.

Museu Casa do Pontal

O acervo do Museu Casa do Pontal é o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque no Brasil. Localizado em um sítio com cinco mil metros quadrados, o local tem obras que representam diferentes culturas brasileiras. 

TNT Arte Galeria

A galeria possui grande acervo com mostra permanente, além de promover exposições temporárias e leilões de arte.

Menino interagindo com luzes de uma arte da exposição

@bu_andrade – Fundação Cidade das Artes

Menino olhando artes pelo vidro do Museu

@museucasadopontal – Museu Casa do Pontal

Quadros expostos nas paredes da Galeria

@thaisalexandre – TNT Arte Galeria

Onde comer (e beber) na Barra da Tijuca

Para os viajantes que curtem boa gastronomia, a Avenida Érico Veríssimo é o paraíso dos restaurantes mais renomados da Barra da Tijuca. E para quem busca dicas do que fazer à noite, os bares mais descolados do bairro ficam na Rua Olegário Maciel.

Gastronomia na Érico Veríssimo

Paris 6 – famoso restaurante temático com bistrô inspirado em Paris.

Mr Lenha Pizzaria e Restaurante – pra quem é de pizza.

Gero+Trattoria – comida italiana para os fãs da culinária da nonna.

Green Station Barra da Tijuca – comidinhas saudáveis e cheias de sabor.

Gif de fotos dos restaurantes citados anteriormente

Gastronomia na Olegário Maciel

.Org Bistrô – deliciosos e descolados pratos orgânicos e vegetarianos.

R21 Bar & Restaurante – gastrobar com comida brasileira e ótimas carnes.

Guacamole Cocina Mexicana – comida mexicana e bons drinks.

Bar do Elias – petiscos e pratos árabes.

Brewteco Barra – velho e bom boteco não pode faltar, né não? comidinha carioca e cervejas artesanais.

Gif de pratos dos restaurantes citados

Gastronomia na praia

E para almoçar com o pé na areia, a orla da Praia do Pepê é perfeita. E entre as opções, o Clássico Beach Club, K08 Club e a famosa Barraca do Pepê.

@avnerposner – Clássico Beach Club

Foto de uma menina com o prato de salada do bar

@nanatiteixeira – K08 Club

Foto da cerveja servida no bar

@nilson_frasson_junior – Barraca do Pepê

Baladas na Barra da Tijuca

Vitrinni Lounge Beer – eletrônica e sertanejo.

All In – funk e pop.

Bla Blá Champanheria – pop e eletrônica.

Foto da pista de dança com banda tocando ao vivo

@vitrinni_oficial – Vitrinni Lounge Beer

Foto da pista de dança com dj toicando

@boate_allin – All In

Taças e Champagne da marca

@blablachampanheria – Bla Blá Champanheria

Onde comprar na Barra da Tijuca

Shopping Downtown

Com vibe de cidade turística, o Downtown é um grande shopping a céu aberto, com lojas entre calçadas arborizadas. O local tem excelentes opções gastronômicas entre bares e restaurantes, além de cinema.

Foto da fachada do shopping e também da feira

Feira da Praça do Ó

Tradicional feira livre da Barra da Tijuca, todos os domingos próximo ao Posto 3 na Praça São Perpétuo, reúne artesanatos e barracas com as mais diversos produtos e gastronomia.


+ Shoppings 

VillageMall

Barra Garden Shopping

– New York City Center


Onde se hospedar no Rio de Janeiro

O LSH Lifestyle Hotel está localizado em dos melhores pontos da Barra da Tijuca, de frente para o mar e com vista para a famosa Pedra da Gávea. Com excelente estrutura e alto padrão, o hotel oferece muito conforto e sofisticação para dias incríveis na Cidade Maravilhosa. Spa, piscinas particulares disponível em algumas categorias de quarto, estacionamento com manobrista e gastronomia do conceituado Esplanada Grill são alguns dos serviços do hotel. Sem dúvidas, uma das melhores opções de hospedagem na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fotos do quarto do hotel

E para quem quiser mais opções de hotéis no Rio, pode conferir aqui.

Pronto! Agora você já tem um guia completo para aproveitar o melhor da Barra da Tijuca. ?

O Rio de Janeiro te espera para uma viagem inesquecível. ?