Carregando...
14/10/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro por Mangaratiba

Um pequeno paraíso da Costa Verde, no Rio de Janeiro, perfeito para relaxar

A pequena Mangaratiba reserva aos seus visitantes grandes e incríveis surpresas, principalmente aos adeptos do ecoturismo e amantes da natureza.

Pequeno paraíso integrante da magnífica Costa Verde, a cidade do litoral Sul do Rio de Janeiro tem infinitas belezas entre praias, ilhas, cachoeiras, morros e serras. 

Já ficou curioso e quer saber mais sobre esse destino encantador? Já vai ficando por aqui porque tem roteiro cheio de dicas para você conhecer e curtir todas as atrações de lá. 

Bora, que a viagem vai começar!

Mangaratiba – aventura e lazer em meio às belezas naturais do litoral Sul do RJ.

Mangaratiba – RJ

A pequena e histórica cidade de Mangaratiba oferece excelente infraestrutura para turismo com hotéis, resorts, restaurantes, espaços culturais e ótimas atrações para quem curte natureza.

A apenas duas horas da cidade do Rio de Janeiro, são 136 km via BR-493, tornando o destino perfeito para viagens de férias ou mesmo final de semana.

Porta de entrada da região da Costa Verde, é um lugar perfeito para colocar na rota durante as altas temperaturas!

O que fazer em Mangaratiba

Praias de Mangaratiba

Do bom agito à beira-mar aos esportes aquáticos, para relaxar ou viver dias de muita curtição, Mangaratiba tem lindas praias com atrativos para todos os gostos. 

Praia de Ibicuí – uma das mais procuradas durante a temporada de verão e com visual de tirar o fôlego, a praia é point dos adeptos de esportes como caiaque, ski aquático e stand up paddle, além de ser uma boa escolha para as crianças.

@djnandothebest

Praia de Mangaratiba – a praia que leva o mesmo nome do município fica na região central e recebe muitos moradores e turistas durante a alta temporada. É daqui que saem os barcos que fazem passeios para Ilha Grande.

Prefeitura de Mangaratiba

Praia Brava – cercada de morros, árvores e muito verde, a praia é uma boa opção para quem busca mar com águas calmas.

@bortolottib

Praia de Muriqui – com movimento em qualquer época do ano, a praia tem boa infraestrutura com quiosques, bares e restaurantes.

@bioroots.boaventura

Praia da Junqueira – perfeita para descansar, a pequena praia tem águas claras e tranquilas.

jaqueedinho1

Praia da Ribeira – com mar super tranquilo, a praia é ótima para banhos e faz a alegria dos pequenos.

gal.amaral

Saí e Saizinho ou (Sahy e Sahizinho) – praias extensas, tranquilas e desertas, até a chegada do verão quando os turistas tomam conta de suas areias, abrigam as ruínas de um antigo porto de minério.

@priscilaads

Mais praias em Mangaratiba:

?  Praia Grande
?  Praia do Saco
?  Praia Conceição de Jacareí
?  Praia Santo Antonio
?  Praia da Figueira
?  Praia Cruz
?  Praia São Brás
?  Praia Itaoca

Atrações e ecoturismo em Mangaratiba

Passeios de barco em Mangaratiba

Escunas saem todos os dias do cais de Mangaratiba para as ilhas vizinhas conhecidas como Ilhas Tropicais. São vários roteiros, entre eles estão Itacuruçá e Jaguanum. E para quem quiser visitar a belíssima Ilha Grande, barcas fazem o trajeto em uma viagem que leva em torno de 1h20.

Cachoeiras em Mangaratiba

Trilhas e caminhos pela Serra do Piloto guardam vistas panorâmicas incríveis da região, além de cachoeiras com piscinas naturais e quedas que fazem a alegria de adultos e crianças. Entre as mais conhecidas, a cachoeira de Conceição de Jacareí tem uma pedra lisa usada como escorregador pelos mais aventureiros. Outras opções são a cachoeira Bengala, Poção e a cachoeira Véu de Noiva.

Cachoeira do Poção por @gabrieljacobss

Cachoeira Véu de Noiva por @iaraaline_

Travessia Serra do Piloto x Mazomba

A bela travessia que cruza a Serra do Piloto (entre Rio Claro e Mangaratiba) até a Serra do Mazomba (Itaguaí), tem paisagens que surpreendem e encantam pelos diferentes cenários em plena Mata Atlântica. O trajeto é bastante conhecido por praticantes de trekking e ciclistas. E para quem não conhece a região, é recomendado procurar empresas de turismo esportivo que organizam grupos de pessoas interessados em fazer o percurso com assessoramento e serviço de guia. Aventureiros de plantão, vale a pena!

Serra do Piloto por @casalmultistrada

Serra do Piloto por @peenaestrada

Atrações culturais em Mangaratiba

Ruínas do povoado do Saco de Cima

Para quem curte passeios históricos, vale uma visita às ruínas do povoado do Saco de Cima, construções do século 19 (muitas delas antigos armazéns de café), tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). As edificações antigas ficam às margens da Estrada de São João Marcos, no Bairro Nova Mangaratiba.

@vickyfechine

@allandana

Solar do Barão de Sahy

O belo casarão com arquitetura neoclássica do século 19 foi restaurado e transformado em espaço cultural, hoje o mais importante da cidade. O local oferece várias atividades como palestras e cursos, além de abrigar o Museu Municipal de Mangaratiba (MMM) e o Museu das Conchas, com mostras itinerantes e exposições permanentes.

O casarão pelo Mapa de Cultura do RJ

MMM por @emporiosantageleia

Igreja Nossa Senhora da Guia

Construída em estilo barroco e rococó, a igreja erguida no final do século 18 tem uma bela fachada com revestimento de azulejos portugueses. E no seu interior, feita em madeira, a imagem original de Nossa Senhora da Guia pode ser observada no altar.

Onde comer em Mangaratiba

Restaurante Mirante– restaurante especializado em frutos do mar, com uma vista incrível, em meio à Mata Atlântica.

restaurantemirante.com.br

Restaurante Oceano – no menu, opções com peixes, frutos do mar e pratos bem brasileiros.

@oceanomangaratiba

Aconchego D’Corina – a casa é especializada em cozinha brasileira e tem uma varanda linda com vista para a praia.

@aconchegodcorina

Restaurante Gabirol –saborosas opções servidas em buffet e sobremesas divinas como churros com sorvete e doce de leite.

@restaurantegabirolgrill

Hungry Burger artesanal – dica para quem não abre mão de comer hambúrguer nas viagens.

@hungryburgerdelivery

Gi Sushi– sushi e outras delícias das culinária japonesa.

@Restaurante.GiSushi

Sobre a Costa Verde

A Costa Verde tem um dos cenários maravilhosos da costa brasileira, formada pelas cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro.

São mais de duas mil praias e inúmeras ilhas, protegidas pela Restinga de Marambaia e por grandes paredões cobertos pela Mata Atlântica. As águas, em várias tonalidades de verde, são ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático.

Em 2015 a região entrou para o seleto ranking dos 10 melhores lugares do planeta para viajar pela publicação britânica Lonely Planet, graças às suas belezas e natureza praticamente inalterada.

Angra dos Reis por @dufechine_photo

Paraty por @mercedesulnits

Onde se hospedar em Mangaratiba

De frente para a baía da Ilha Grande, rodeado de montanhas e outras tantas paisagens incríveis, o hotel Portobello Resort & Safári é o único resort no Brasil com estrutura para lazer na praia e serra em um mesmo complexo, oferecendo uma experiência inesquecível aos seus hóspedes.

Construído em estilo polinésio e com decoração em completa harmonia com a natureza, o Portobello Resort tem serviços exclusivos e amplos espaços para entretenimento e conforto para toda a família. O complexo reúne praia, piscinas, restaurantes, bares, sushi bar, pizzaria e mais de 150 apartamentos de frente para o mar. Um luxo só!

Primeiro resort no país com safári, a atração fica em uma área de 300 mil metros quadrados, com 500 animais das faunas brasileira, europeia e africana vivendo em um zoológico ao ar livre. Lá você poderá ver bem pertinho cervos, antílopes, lhamas, zebras, camelos e dromedários, entre outros. Um atrativo mais do que especial e que faz muito sucesso, principalmente com as crianças.

A praia com acesso privado tem areias branquinhas e mar calmo, perfeita para relaxar ou praticar esportes náuticos como stand up paddle, caiaques, jet ski, banana boat e windsurfe. Adora uma pescaria? O Portobello disponibiliza barcos e material específico para pesca nos canais e rios em torno do resort. E para completar, o local também conta com quadras de tênis, beach tennis e vôlei. Viu só, atrações incríveis de lazer não vão faltar!

Quer mais? O Portobello Resort tem uma pista de pouso todinha para chamar de sua, com 1.270 metros de comprimento, que atende a voos particulares de hóspedes e visitantes.

Somos suspeitos, mas podemos dizer que só a hospedagem já vale a viagem inteira! ❤️

E aí, já colocou Mangaratiba no seu mapa de destinos brasileiros imperdíveis?

Temos certeza que você não vai se arrepender! \0/