Carregando...
10/10/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Viajando com crianças #Help! Bomde

15 dicas para uma viagem segura, tranquila e feliz com os pequenos

Pegar a estrada com as crianças é uma delícia!

Quem já viveu essa aventura sabe bem disso… Mas também sabe que ganhar o mundo acompanhado dos pequenos exige cuidados e atenção especial.

Por isso listamos 15 dicas super bacanas que vão te ajudar na organização dessa trip e garantir que sua viagem com os menores seja pura diversão.

Na estrada com as crianças: dicas para um viagem que é pura diversão!

1) Não escolha o destino por impulso

Comprar passagens áreas ou fazer reservas por impulso por causa de uma promoção pode ser arriscado caso o destino não seja tão legal assim para as crianças. Comece escolhendo o lugar, pesquisando sobre as atrações e se realmente vale a pena para os pequenos… A partir daí sim corra atrás de ofertas e os melhores preços para economizar na viagem, inclusive pesquisando sobre tarifas especiais e facilidades para os menores.

 

2) Melhor horário para viajar com crianças

Sabemos que uma viagem longa pode ser estressante e cansativa para toda a família. Por isso, se o voo tiver muitas horas prefira viajar à noite, para que o seu(s) filho(s) e/ou filha(s) possam descansar durante a maior parte do percurso possível.

 

3) Conforto no avião deve ser uma prioridade

Também leve em consideração a comodidade da família na aeronave. A escolha correta dos assentos e o uso de acessórios para melhorar a comodidade pode fazer toda a diferença. Temos lista com dicas valiosas para uma viagem de avião mais confortável e tranquila. Vale a pena conferir! 😉

 

4) Idade mínima para viajar com recém-nascido

Quem pretende embarcar com recém-nascido, em geral as companhias áreas exigem a idade mínima de 7 a 10 dias de vida.

Importante: antes de comprar as passagens, contate a empresa área que você pretende viajar para confirmar a norma da companhia sobre a idade mínima. Também vale consultar o pediatra para saber as recomendações médicas para o seu bebê, inclusive sobre vacinas, imunidades e sobre os riscos que a pressão da aeronave pode causar.

5) Preveja paradas quando a viagem for de carro

Se a ideia for viajar de carro durante o dia, inclua no roteiro paradas estratégicas durante o caminho para que os pequenos não cansem tanto e seja divertido também. Pensar no bem-estar deles é fundamental para o sucesso da trip.

6) Documentação para viajar com crianças

Sim, mesmo acompanhada dos pais e/ou responsáveis, crianças precisam de documentação para viajar. Para viagens nacionais é preciso que o menor tenha a Certidão de Nascimento ou RG. Se a viagem for para o exterior, confira as exigências  e a necessidade de vistos e/ou passaporte para a entrada no país em questão. Informe-se e organize tudo de acordo com o destino da viagem.

Dica do Bomde: para viagens para fora do Brasil na companhia de apenas um dos genitores ou responsáveis, o menor precisará de uma autorização especial. A Polícia Federal orienta como proceder para obter o documento.

7) Autorizações para viajar sem os pais e/ou responsáveis

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, estabelece as normas para que crianças e adolescentes possam viajar desacompanhados dos pais.

Confira as regras atuais, atualizadas em março de 2019:

* Casos que exigem autorização

Crianças e adolescentes menores de 16 anos estão proibidos de viajar para fora da Comarca onde residem desacompanhados dos pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial.

Como fazer para solicitar autorização judicial?

Para viagens nacionais, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a Vara da Infância e da Juventude da Comarca onde residem para verificar sobre os procedimentos necessários para solicitar a autorização judicial. E para viagens internacionais, se a criança estiver acompanhada de terceiros, ambos os genitores devem autorizar. A Polícia Federal fornece todas as orientações.

* Casos que não exigem autorização

Não haverá necessidade de autorização caso as crianças e adolescentes estiverem acompanhados de parente próximo (como avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos) até o terceiro grau. A autorização também não será exigida quando a Comarca do destino for contígua à da residência (ou seja, mesmo estado ou região metropolitana).

Atenção: no caso de menor viajando com pessoa sem parentesco, deve haver autorização dos pais, que necessitam preencher um formulário com firma reconhecida em cartório.

E lembre-se: verifique e organize todas as documentações com antecedência. Trâmites burocráticos podem demorar e atrasar a viagem.

8) Vacinas exigidas no exterior

Em caso de viagem para o exterior é importante conferir as exigências de vacinas, entre elas contra a febre amarela. Nesse caso, deve ser providenciado o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (ou CIVP) para você e sua família.

Confira as exigências para o documento e mais informações aqui.

9) Desmistifique viagens com os pequenos

Deixe de lado preconceitos e desmistifique viagens com os pequenos. Pra quem acredita que uma viagem internacional com os baixinhos só vale a pena se for para a Disney, dá só uma olhada nas trips incríveis que as famílias Martins e Rothen fizeram paraAmsterdame Buenos Aires.
Uma experiência linda e inesquecível para inspirar!

10) Não passe perrengue à toa

Pesquise tudo sobre o destino. Saiba as condições climáticas, período de alta temporada, transportes, segurança, atrações para as crianças, serviços de emergência e tudo o que você considerar para uma viagem com os pequenos.

11) Bagagem leve, viagem mais tranquila

Não exagere na bagagem para não sofrer com excessos desnecessários. Viajar com crianças já exige cuidados extras. E ter malas pesadas ou a mais pode ser um problema e ainda deixar sua viagem mais cara.

Quer aprender a fazer uma mala funcional e prática? Pegue as dicas de uma especialista e dê adeus as complicações.

12) Filmes, e-books e joguinhos para as crianças

Filmes, seriados, e-books e joguinhos são boas alternativas para o lazer individual dos baixinhos, especialmente em viagens mais longas, quando o tédio e o cansaço podem bater. Porém lembre-se, viajar em família é uma das melhores oportunidades para curtir tudo (ou quase tudo) juntinhos. É uma experiência feita de paisagens, conversas e brincadeiras que devem incluir todo mundo sempre que possível.

13 – Diversão em família

Não deixe que as crianças fiquem presas aos eletrônicos o tempo todo. Proponha brincadeiras em grupo (pode ser uma ótima oportunidade para resgatar algum passatempo da sua infância), leve jogos de cartas ou tabuleiro, conversem sobre o destino, contem histórias… Momentos assim ficarão registrados para sempre na memória de vocês! <3 

14 – Etiquetas de identificação para as crianças

Fazer uma pulseira ou etiqueta com o seu nome e telefone para colocar no pulso, roupa e objetos da criança é um velho e bom jeito de identificação. Uma outra dica bacana de segurança é que existem no mercado vários modelos de dispositivos de rastreamento via GPS para crianças.

15) Destinos incríveis para crianças no Brasil

Procurando dicas de lugares perfeitos para viajar com as crianças aqui no Brasil? Preparamos uma lista com os melhores destinos para turistar em família que os pequenos vão amar.

Crianças são tudo de bom e viajar com elas com certeza é uma experiência divertida, gratificante e especial para toda a família. <3