Carregando...
11/11/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Ecoturismo no Brasil

Para quem adora viajar para lugares rodeados de paisagens incríveis e ficar totalmente conectado com a natureza, o Brasil é um dos melhores lugares do mundo. Que sorte a nossa, não é mesmo? 

Florestas, vales, montanhas, cachoeiras, praias… São inúmeras as possibilidades para quem deseja renovar as energias e aproveitar todos os benefícios de estar pertinho do meio ambiente. Quer saber onde? Mapeamos os destinos de ecoturismo mais top no país pra você se jogar.

Bora, a aventura vai começar!  

Ecoturismo: os melhores lugares para quem ama aproveitar as riquezas naturais do país.

Ecoturismo no Rio de Janeiro

Praias, florestas rodeadas por Mata Atlântica, cachoeiras, rios, grutas, montanhas, trilhas, ilhas e belezas naturais infinitas fazem do Rio de Janeiro um dos destinos mais queridos do Brasil e perfeito para o ecoturismo. E para quem ama uma boa aventura em meio à natureza e já colocou a Cidade Maravilhosa na lista de viagens, emoção não vai faltar.

Alô, trilheiros! 

Entre as melhores opções de atividades, as trilhas oferecem vistas incríveis e proporcionam contato com um Rio de Janeiro exuberante, sossegado e cheio de boas energias. São inúmeras possibilidades para você escolher conforme o seu estilo e tempo na cidade. 

Trilha da Pedra Bonita: dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, com uma trilha considerada leve, leva em torno de 35 minutos de caminhada para uma das vistas mais lindas do RJ.

@leo.bittencourt

Trilha do Morro Dois Irmãos: entre os bairros Leblon e São Conrado, após uma subida de mais ou menos 40 minutos e você chegará ao mirante com uma vista de tirar o fôlego de toda a Zona Sul carioca.

@valentinabulc

Trilha do Morro da Urca: com mais ou menos 1,5 km de extensão até o topo, alternados entre trechos planos e íngremes, o início da trilha fica na pista de caminhada Claudio Coutinho na famosa Praia Vermelha com vista para o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.

@renanzinth

+ Aventura pelo Rio

Barra da Tijuca: o bairro conhecido por sua badalação e condomínios luxuosos também reserva aos visitantes riquezas naturais únicas e ainda pouco conhecidas como as Ilhas Tijucas, o Parque Natural Municipal da Prainha e as praias selvagens. Um prato cheio para quem tem espírito aventureiro. Contamos tudinho pra você aqui.

Ilhas Tijucas por @claudinhomatos

Parque da Prainha por @pri_fitnessandmake

Angra dos Reis: mergulho, mountain bike, trekking, passeio de escuna e passeio de lancha são só uma pequena amostra das muitas possibilidades nesse paraíso no Sul fluminense.

@dufechine_photo

@thiago.lopez

Mangaratiba: só a 2 horas da capital carioca, Mangaratiba tem trilhas, cachoeiras, praias e tudo o que você precisa para uma viagem totalmente conectada com a natureza. Quer se jogar? Antes de partir confira as nossas dicas para você se aventurar por lá.

@gabrielacassiolatofotografia

Macaé: a 190 Km do RJ, Macaé é mais um lugar cheio de atrações no ainda pouco explorado litoral Norte fluminense. Praias incríveis, ilhas paradisíacas, reservas ecológicas para desbravar e se encantar.

@bruna_freitasp__

Itaguaí: um dos destinos favoritos dos fãs de esportes radicais, a cidade tem florestas, cachoeiras, vales e montanhas, a cidade é perfeita para atividades como montanhismo, trekking, corridas, rapel e voos livres.

Cachoeira Itimirim por @graca.b

Travessia Petrópolis x Teresópolis: nosso parceiro de roteiros com fortes emoções Pepe Fiamoncini dá dicas para quem quiser se aventurar na travessia Petrópolis x Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), na maior rede de trilhas do Brasil.

Parque Nacional Serra dos Ossos por @kleberalvesjr

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Os melhores hotéis do Rio de Janeiro para você relaxar e curtir todos os momentos da sua viagem.

Hotéis no Rio de Janeiro

Hotéis em Angra dos Reis

Hotéis em Mangaratiba

Hotéis em Macaé

Hotéis em Itaguaí

Ecoturismo em Minas Gerais

Sete Lagoas

Sete Lagoas é parada obrigatória para quem curte ecoturismo e busca uma boa e nova aventura em Minas Gerais. Pertinho de Belo Horizonte, a cidade fica a mais ou menos 1 hora de viagem de carro da capital mineira. 

Cavernas e muito verde, aí vamos nós!

Gruta Rei do Mato: com 24 grutas catalogadas, a Gruta Rei do Mato é uma das principais atrações da região e não é à toa. Com 220 metros de extensão, o local é aberto para visitação e acessível através de passarelas e escadas.

@claraandressa

@nossaminas

Serra de Santa Helena: a cerca de mil metros em relação ao mar, diversidade de fauna, flora e grande área de mata nativa, o local é ótimo para trilhas, passeios de bike, caminhadas e esportes de aventura como parapente.

@dan_fv

Onde se hospedar em Sete Lagoas

E para quem colocar Sete Lagoas na rota, vale ficar em um dos melhores hotéis da cidade para uma experiência de viagem completa.

Capitólio

Capitólio é o novo destino queridinho de ecoturismo no Brasil. Banhos relaxantes de cachoeira, trekking por belas trilhas, mirantes e cânions são só algumas das muitas atrações da região. E para você não perder nada, fizemos um roteiro para quem ama natureza e não vê a hora de explorar todas as belezas desse pequeno paraíso na Serra da Canastra.

@capitolio_lagodefurnas

@capitolio_lagodefurnas

Ecoturismo em Goiás

Já conhecido entre os amantes das belezas naturais brasileira, a Chapada dos Veadeiros oferece tudo para uma viagem inesquecível. O local tem cataratas e trilhas, exigindo certo preparo dos visitantes. Além disso, a Chapada dos Veadeiros não é um lugar muito apropriado para quem viaja sem carro, já que não há transporte ou passeios frequentes até as cachoeiras. Quer mais dicas como esta? É só acessar nosso roteiro aqui.

@wiarabraga

@ramonsantosoficial

Onde se hospedar

Viajantes de outros estados devem ir até Brasília para chegar à Chapada. E pra aproveitar melhor a trip, vale a pena reservar alguns dias para conhecer a capital do país e relaxar nos melhores hotéis da cidade.

Ecoturismo no Mato Grosso do Sul

Se o assunto é ecoturismo, Bonito não pode estar de fora, né?  Famosa por seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, a cidade é um oásis para quem ama turismo em meio à natureza. Flutuação nos rios Prata e Sucuri, o famoso passeio pelo Abismo Anhumas e as cachoeiras da Estância Mimosa são a prova que atrações incríveis não vão faltar.

@carolinabaretta

@elaesuasviagens

Onde se hospedar

Reserve aqui seu hotel em Bonito de maneira rápida e segura.

Chapada dos Guimarães

Cachoeiras, trilhas, cavernas e belas paisagens fazem da Chapada dos Guimarães mais um destino incrível para os fãs do ecoturismo. E para você ficar por dentro de tudo que rola por lá, confira nosso roteiro completo aqui. 

@stockmannjack

@samuca_llima

Onde se hospedar

A Chapada dos Guimarães fica pertinho de Cuiabá, a 65 km da capital do MT. E para você garantir a sua hospedagem com muito conforto por lá, recomendamos os melhores hotéis da cidade.

Ecoturismo no Tocantins

O Jalapão tem uma combinação exótica, com paisagem árida em meio à chapadões, dunas alaranjadas, piscinas naturais, cachoeiras e os famosos fervedouros, onde os visitantes costumam praticar “flutuação”. Trilhas, mergulho, canoagem, rafting e muito mais esperam você nesse destino exuberante e quase intocado, que nasceu para o turismo de aventura. Quer saber mais? É só conferir as dicas insiders que preparamos pra você.

@mbattistellaa

@caiotravels

Onde se hospedar

Vejas os melhores hotéis em Palmas aqui.

+ Ecoturismo pelo Brasil

Trilhas e cachoeiras

Aos apaixonados por trilhas e cachoeiras, fizemos um roteiro completo com as melhores opções espalhadas pelos quatro cantos do país. Entre os destinos estão a Chapada Diamantina (na Bahia), o Aparados da Serra (entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão) só para começar. \0/

Aventuras Go Outside

Nosso guia especializado em esportes de aventura Pepe Fiamoncini sabe como ninguém unir adrenalina com paisagens de tirar fôlego. E para quem deseja colocar no mapa destinos como Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) ou quem sabe até uma expedição em Abrolhos (BA) ele dá as dicas!

Guia do turista sustentável

Quem ama turistar em meio à natureza sabe da importância da preservação ambiental, certo? Por isso, fizemos um guia com sugestões de turismo sustentável, com pequenas atitudes que farão toda a diferença quando você estiver viajando por aí. O planeta agradece! 

O Brasil é um dos melhores lugares do mundo para quem curte ecoturismo, não temos dúvidas. Agora só falta você escolher o destino e se jogar, destino incrível você já viu, não vai faltar! 

Clique aqui e reserve seu hotel de forma rápida e segura com O Bom de Viajar.

Boa viagem!