Carregando...
14/06/2021
Escrito por:Paula Cardoso
Viagem no inverno: 5 locais ótimos para visitar no clima frio

Seja para curtir de casaco, na serra, ou de biquíni, em águas termais, o Brasil tem destinos incríveis.

Viajar no verão é uma delícia, mas no inverno também é. E quem pensa que esses programas são apenas para casais está enganado. Há opções de atrações românticas, mas também para todos os outros públicos, inclusive para quem vai viajar com crianças.

O Brasil tem vários destinos que ficam ainda mais interessantes no inverno, com parques, restaurantes, cervejarias, vinícolas e paisagens exuberantes. Suas próximas férias caem nessa estação? Não tem problema! Escolha um pacote de viagem para algum dos lugares dessa lista e aproveite.

Todas essas cidades também podem ser boas opções para visitar nos meses mais quentes do ano, mas é no inverno que fazem mais sucesso e atraem mais turistas. Não é por acaso. Quando for visitar alguma delas nesta estação, você também vai entender.

Gramado, Rio Grande do Sul

Localizado na Serra Gaúcha, esse é um dos destinos nacionais mais famosos para aproveitar o clima frio. E não é por acaso. A cidade tem estrutura com lugares aquecidos, vinícolas e até um parque onde é sempre inverno e oferece várias atividades na neve (artificial), como esqui e patinação no gelo.

Se for viajar com tempo, não deixe de conhecer a cidade vizinha, Canela. No Parque Estadual do Caracol, você pode passear de bondinho e apreciar a vista da Cascata do Caracol. Com um ventinho frio batendo no rosto, a sensação fica ainda mais inesquecível.

Parque Estadual do Caracol

Rio Quente, Goiás

Quem não gosta muito de programas de inverno e prefere viagens que incluam água, precisa conhecer a cidade de Rio Quente, em Goiás. Por lá, quando o clima está frio, as águas termais dos clubes e parque aquáticos ficam ainda mais atrativas.

Além de passar o dia nas piscinas aquecidas, você pode mergulhar e observar peixes coloridos nas águas cristalinas de um rio que é naturalmente quente. Quem gosta de esportes de aventura também pode aproveitar atividades como passeio de caiaque e tirolesa.

Campos do Jordão, São Paulo

A uma altitude de mais de 1.600 metros e apenas 180 quilômetros de São Paulo, a cidade é uma das mais visitadas da Serra da Mantiqueira e fica ainda mais charmosa nos dias mais frios. Um dos principais programas é visitar os parques, como o Amantikir, que tem jardins de estilo europeu.

A Vila Capivari, no centro da cidade, é famosa por seus fondues, doces e salgados. Os turistas também adoram visitar as lojas e tirar muitas fotos exibindo as construções em estilo germânico. No Parque Capivari, que fica por perto, é possível fazer um passeio de teleférico.

Vila Capivari

Petrópolis, Rio de Janeiro

Museu Imperial

A cidade histórica imperial, que fica na região serrana do Rio, também é muito procurada nos meses mais frios. O Museu Imperial e a casa de Santos Dumont estão entre as atrações culturais mais visitadas da cidade, que, apesar da calmaria do interior, não deixa a desejar em infraestrutura e serviços para os turistas.

A região também tem vistas exuberantes, cercada de natureza bastante preservada, perfeitas para apreciar tomando aquele vinho. Quem prefere cerveja também vai gostar de Petrópolis e até visitar a tradicional cervejaria Bohemia, fazendo um tour pela fábrica, com degustação de cervejas.

Cervejaria Bohemia

 

Curitiba, Paraná

Jardim Botânico de Curitiba

A cidade é conhecida como a capital mais fria do Brasil e também é uma sugestão para quem prefere destinos um pouco mais urbanos. Muito organizada, a capital do Paraná tem ótimos museus e restaurantes para quem prefere aproveitar o friozinho indoor.

Quem prefere se agasalhar e sair para passeios ao ar livre, vai adorar conhecer os parques da cidade, que fazem sucesso entre os turistas brasileiros. O famoso Jardim Botânico, que tem uma estufa de vidro em estilo Art Noveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é parada obrigatória.

Ópera de Arame

Curtiu nossas dicas de inverno? Conta pra gente qual lugar mais combina com você!

Boa viagem e até a próxima!