Carregando...
03/05/2021
Escrito por:Paula Cardoso
9 pratos que foram criados no Brasil e você não sabia

Palha italiana não vem da Itália e torta holandesa não vem da Holanda. Descubra outras receitas que você achava que eram de fora mas foram criadas aqui mesmo.

Nem só de feijoada vive o brasileiro. Esse é um dos pratos mais famosos do país, mas o Brasil possui uma culinária diversa e criativa, que agrada a todos os gostos e reúne influências de vários lugares do mundo.

Além dos pratos que todos sabem que são daqui, há outros que você provavelmente imagina que vieram de fora, mas são brasileiríssimos. E alguns que você até desconfiava serem brasileiros, mas não tinha certeza.

Alguns desses pratos são mineiros, mas mesmo os que não são podem ser encontrados nos melhores restaurantes de BH. Minas Gerais, inclusive, tem uma das culinárias locais mais saborosas de todo o país. Isso sem falar que qualquer prato fica ainda melhor com um tempero mineiro.

Bife à parmegiana

Parece comida italiana, mas a verdade é que o bife à parmegiana não veio da região de Parma, ele foi inventado em São Paulo. A inspiração, no entanto, pode ter vindo da Itália, onde é comum servir berinjela com molho de tomate e queijo. Mas com carne empanada, só no Brasil mesmo.

Pizza portuguesa

Essa é outra comida cujo nome engana. A pizza com presunto, ovo, cebola, ervilha e mussarela foi inventada no Brasil — e é um dos sabores mais pedidos em todo o país. Dizem que ela foi criada em uma padaria paulistana na qual trabalhavam imigrantes portugueses, por isso o nome.

Frango caipira com açafrão

Não se sabe a origem exata do tradicional frango caipira com açafrão de Minas Gerais e Goiás, mas o mais provável é que essa receita tenha sido inventada por algum mineiro que criava frango e tinha açafrão no quintal, combinação que deu match. O prato fica perfeito com pequi, fruto típico do Cerrado.

Beirute

Você achava que beirute era comida árabe? Pois saiba que o prato, que leva pão sírio e os ingredientes de um bauru, é coisa de brasileiro. Contam que a receita foi inventada em São Paulo, por dois irmãos libaneses. Dizem que eles trabalhavam em uma lanchonete e usaram pão sírio porque o pão tradicional havia acabado.

Pão de queijo

Provavelmente a comida mais vendida em Minas Gerais, o pão de queijo é um prato que foi inventado no estado e é sucesso em todo o país. Dizem que eles foram criados ao acaso por cozinheiras de fazendas no século no século XVIII, que usavam polvilho porque a farinha branca disponível era de baixa qualidade.

Torta holandesa

Apesar do nome, essa também não é uma receita que veio da Holanda. O doce, que leva biscoito, creme de leite e chocolate, foi inventado por uma mulher em Campinas, São Paulo. Parece que ela já havia morado na Europa e trabalhado para uma família holandesa, por isso o nome.

Macarrão à bolonhesa

Do jeito em que é preparado na maioria das casas e restaurantes do Brasil, com carne moída e molho de tomate, essa também não é uma receita italiana. Lá o molho bolonhesa é feito com ragu, um ensopado feito com carne e vinho, coisa de restaurante chique por aqui.

Palha italiana

Outro prato que todo mundo pensa ser italiano, mas não é. O doce, feito com brigadeiro e biscoito, foi inventado no Sul do país. O brigadeiro, inclusive, é uma iguaria inventada aqui, então se a palha italiana tem ele como base, só poderia ser brasileira.

Hot Philadelphia

Os japoneses, provavelmente, ficariam horrorizados ao ver a mistura de cream cheese com salmão, que faz tanto sucesso por aqui. Se soubessem que empanamos e fritamos esse sushi, então, nem se fala. Há quem diga que a receita foi inventada pelos americanos, mas o Brasil reivindica o título.

De abrir o apetite… Concordam?!

Diz pra gente qual desses pratos mais te surpreendeu. Vamos adorar saber 🙂

Até a próxima!