Carregando...
13/04/2021
Escrito por:Paula Cardoso
Cafés pelo Mundo: 11 países e seus tradicionais cafés

Uma seleção incrível da bebida mais aconchegante que existe

 

Que friooo… Acho que vou fazer um café!

Hoje tá calor, né? Acho que vou fazer um café!

Para começar bem o dia, para ajudar na digestão, para recarregar as energias, para bater um papo no corredor do escritório… Temos sempre uma desculpa para tomar aquele cafezinho.

Chega de desculpas!

Nós somos amantes de um bom café mesmo ❤️

E é claro que a bebida mais querida do mundo teria uma data especialmente dedicada a ela. Para comemorar o Dia Mundial do Café, 14/04, trouxemos uma lista com os cafés mais tradicionais em diferentes nacionalidades.

Já está sentindo o cheirinho mais embriagante e delicioso que existe? Então vem com a gente!

Brasil

Faça chuva ou faça sol, o brasileiro não dispensa a boa e velha cafeína. E o grande clássico nacional é o famoso café com leite, que combinado ao pãozinho com manteiga na chapa não tem pra ninguém. Casal perfeito!

Outra escolha aclamada, principalmente para quem gosta de grandes quantidades da bebida, é o café passado. Coado na hora, forte ou fraco, é um super sucesso.

O expresso também tem seu lugar em nossos corações. Com as máquinas e a praticidade das cápsulas, é mais um queridinho incorporado na nossa rotina.

Colômbia 

Com sabores suaves e equilibrados, os cafés colombianos tem lugar cativo entre as listas premium da bebida. O que já vai deixando na gente a vontade de por a água pra ferver!

O país é um dos grandes produtores de café do mundo e não dispensa o tradicional cortado, preparado com água de panela. Seguido de outro campeão de bilheteria, o chaqueta, uma mistura de leite morno com café preto.

Não podemos deixar de mencionar o clássico café tinto, que conta com a ampla variação de grãos que a região apresenta. Sensacional!

Espanha 

Quando você ouvir alguém dizer: “Esse café é para os fortes!” Tenha certeza de que estão se referindo ao tradicional espanhol carajillo. A receita consiste em café preto combinado com alguma bebida destilada, como conhaque, uísque ou rum. Ótimo após a janta 😉

Outro clássico do país é o Café Bombón, uma mistura de leite condensado com café preto. Além de delicioso é super bonito, servido em cálices de vidro para deixar as camadas aparentes.

Nossa única dúvida é: Nesse momento eu deveria tomar um café com toque de happy hour ou um com vibe de sobremesa? Fica o questionamento …

Estados Unidos 

Os norte-americanos amam tomar café em larga escala e essa rotina já virou life style. É comum vê-los andando com sua bebida a qualquer hora do dia. Beem glamuroso!

O tradicional café americano é semelhante ao café carioca, só que muito mais fraco.

Bastante popular no país também são os cafés e frappuccinos da Starbucks. Com sabores e temperaturas para todos os gostos, a bebida é servida em grandes copos que são marca registrada da empresa.

Turquia 

Misture grão moído a água fervente e.. tcharamm! Você acabou de preparar um típico café turco.

Tradicionalmente feito em uma cafeteira de cobre (coisa mais linda), a receita é para quem gosta de café bem forte. Depois de fazer sua mistura não esqueça de esperar poucos minutos antes da degustação, assim os grãos vão para o fundo da xícara chávena e você pode aproveitar tranquilamente sua bebida.

Ah! Anota aí: Na Turquia é comum moer os grãos de café junto com sementes de cardamomo, adicionando um sabor todo especial. Você vai querer experimentar!

Por fim, não deixe de verificar seu futuro fazendo a leitura da borra. Vai que …

Tailândia 

Os tailandeses são adeptos do café gelado e o clássico nativo é o thai iced coffee. Seu preparo leva café passado, cubos de gelo, leite e leite condensado. Uma delícia super refrescante.

E para quem gosta de novas experiências o país produz um dos cafés mais caros do mundo, o black ivory coffee. Isso porque os grandes responsáveis por seu sabor são os elefantes, muito amooor! O fruto é esmagado e ingerido pelo animal que, depois de ser expelido nas fezes ( 👀 ) e concluir o processo de torra do grão, passa a apresentar notas de gramas, ervas e notas de chocolate com canela. Uma produção muito especial. Bateu vontade?

França

Os franceses começam o dia com o especial café au lait. Um pouco mais elaborado que o nosso famoso “pingado”, ao café preto é adicionado uma espuma de leite.

E para deixar o coração bem quentinho a dica é combinar esse clássico com um irresistível croissant. Bonjour!

Etiópia 

A Etiópia tem um lugar muito especial em nossa lista, considerada o berço dessa bebida tão requisitada, o café é parte importante da cultura e seu cultivo é motivo de grande orgulho entre os habitantes s2

Para deixar a história ainda mais encantadora, o país possuí uma tradicional Cerimônia do Café. A cerimônia é linda e conta com várias etapas, que vão desde a seleção dos grãos até o momento em que é servido.

Dona e proprietária de um dos melhores cafés do mundo, em algumas regiões é comum adicionar um pouco de manteiga clarificada e sal. Bacana, né?!

Marrocos

O tradicional café marroquino, como vocês já devem imaginar, costuma levar bastante ouro condimento. Por ter uma terra riquíssima em especiarias os marroquinos tem o hábito de acrescentá-las à bebida, como pimenta preta, cardamomo, gengibre, canela, cravo ou noz-moscada.

Definitivamente um café rico em sabores e aromas. Inshalá!

Alemanha 

No inverno o café expresso é a grande pedida na Alemanha, país que é o segundo maior importador de café do mundo.

Para os dias quentes você vai querer dar preferência ao eiskaffee, o detentor de todas as gostosuras do mundo. Leva café gelado, sorvete de creme, chantilly e raspas de chocolate.

Outro clássico super apreciado é o pharisaeer kaffee. Um aconchego em forma de café torrado, rum, açúcar e chantilly no topo. Nada de mexer a bebida, combinado? Aproveite o creme 😉

México

O café de olla é um típico exemplo de tradição mexicana e foi incorporado até nas festividades natalinas. Preparado em panelas de barro, a receita consiste em café torrado e moído, paus de canela e piloncillo (doce elaborado com cana-de-açúcar).

Consegue imaginar um aroma perfeito? Com certeza é esse!

Além de desejar um bom café, esse tour despertou na gente uma vontade enorme de ganhar esse mundão!

Qual país e cafezinho você ficou louco para conhecer? Deixe abaixo nos comentários. Vamos adorar saber s2

Até a próxima!