Carregando...
22/08/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro: 13 melhores praias do Rio Grande do Norte

Nossa seleção de praias potiguares para curtir o Nordeste em qualquer estação

Conteúdo atualizado em 26 de julho de 2019.

O Rio Grande do Norte tem um MAR de possibilidades pra quem procura sol, céu azul, calor e diversão o ano todo.

Falésias, golfinhos, areias brancas, águas esverdeadas, cenários paradisíacos, sossego e agito… Tudo o que você imaginar, no litoral potiguar você vai encontrar.

Quer saber mais? Fizemos um roteiro com as 13 melhores praias do Rio Grande do Norte que tá uma beleza só. Vem, temos certeza que você vai (a)mar!

As 13 melhores praias do Rio Grande do Norte para aproveitar dias de sol e mar

É praia o ano inteiro o que você quer? O Rio Grande do Norte tem as melhores opções para quem procura sossego e diversão em todas as estações.

1. Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul

@_zucchi

Já imaginou nadar com golfinhos? ♥ Não é por menos que essa praia MARAVILHOSA é a number one da nossa lista. Favorita desses simpáticos bichinhos (e agora nossa também), a Baía dos Golfinhos tem um mar tranquilo e uma paisagem de cinema, com falésias e árvores que cercam a areia. Esse pedacinho de paraíso também é ótimo para quem pratica caiaque, surfa, curte caminhadas e, por que não, o velho e bom frescobol. \o/

Dica do Bomde

Atenção com a maré! O único acesso ao local é pela praia, vindo da Praia do Madeiro ou Praia do Centro, então é indicado apenas na maré baixa. Por isso, recomendamos conferir a tábua das marés.

Maré baixa, sinal verde para apreciar os golfinhos fazendo piruetas e marcar sua vida com essa trip dos sonhos pra sempre!

2. Praia do Madeiro – Tibau do Sul

@maizabarross

Mar verde-esmeralda, águas quentinhas e tranquilas… Um paredão de falésias, natureza exuberante e ar puro. Esse é o cenário da Praia do Madeiro, nossa segunda selecionada para a lista das melhores praias do Rio Grande do Norte. Queridinha dos gringos, tá na hora dos brazucas também incluírem a Praia do Madeiro na lista de destinos. Surfe e stand-up paddle na companhia de golfinhos será apenas umas das recompensas dessa tour.

#Dicadobomde

A chegada à praia é via escadaria, entre Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos, próximo ao Santuário Ecológico. Pela praia, o acesso só é possível na maré baixa. Se vale o esforço? Oh se vale!

3. Praia de Ponta Negra – Natal

A Praia de Ponta Negra reúne todo o tipo de mordomia que gostamos quando vamos turistar. A orla está repleta de ótimas opções de bares e restaurantes, além de serviços facilidades como guarda-sol, sombreiros, cadeiras e barracas à vontade. Por lá, surfistas e adeptos de outros esportes aquáticos, como windsurf e do kitesurf, dividem a praia com banhistas locais e visitantes.  Todxs juntos e misturados! Como plano de fundo, o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação, completa o cenário perfeito para quem gosta de natureza e vida urbana ao mesmo tempo. Uma delícia!

#Dicadobomde

O melhor ponto para banhos é o canto direito, entre o fim do calçadão e o Morro do Careca. Quer ficar perto dessa maravilha potiguar? Clique aqui e confira uma das melhores opções de hotel em Natal na orla de Ponta Negra.

Quer um roteiro completo em Natal? Temos muito mais dicas pra lhe dar aqui.

4. Praia de Camurupim – Nísia Floresta

@paulohenriquelisboa

@dronerepublic

Conhecida pelos seus arrecifes, cartão postal da Praia de Camurupim, essa é uma das melhores praias próximas à Natal para quem viaja com criança e idosos. Com águas tranquilas, em função das muitas piscinas naturais da região, o mar baixo facilita o banho de quem não tem muita experiência com ondas altas. Outra atração local é a Pedra Oca, uma espécie de gruta que se formou entre os arrecifes, e permite que os visitantes passeiem sobre as pedras.

#Dicadobomde

Só é possível curtir a Pedra Oca na maré baixa. Então, se a ideia for conhecer a praia em um dia, informe-se sobre as condições.

5. Praia Barra de Tabatinga – Nísia Floresta

@robsonbustamante

@robsonbustamante

Favorita dos mais jovens, a Praia Barra de Tabatinga é frequentada por surfistas e descolados locais. Com uma longa barreira de corais ao longo da orla, uma das melhores atrações é o Mirante dos Golfinhos, onde é possível (com sorte) ver esses simpáticos bichinhos.

6. Praia do Cotovelo – Parnamirim

@gabrielduarte89

Bem pertinho de Natal, a Praia do Cotovelo é pequena e aconchegante. Com belas falésias, típicas da região, o mar é tranquilo e próprio pra quem busca só sossego em meio à natureza. Coqueiros criam espaços reservados, próprios para aproveitar com a família sem estresse.

#Dicadobomde

Apesar de pequena, a praia tem bons restaurantes para se jogar com tudo nas delícias da gastronomia típica do Rio Grande do Norte.

7. Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso

@gustavoepfonseca

@aalcantara04

Tranquilidade, um pôr-do-sol divino e um cenário paradisíaco e único graças à presença de dunas petrificadas, formada por rochas. Ondas calmas, recifes e areia fofinha fazem da Praia de Tourinhos um refúgio perfeito para quem quer fugir das multidões.  

#Dicadobomde

A praia não tem vendedores ambulantes, por isso, lembre-se de levar tudo o que você precisa para curtir um dia sossegado de praia.

Vai ficar mais tempo em São Miguel do Gostoso? Ótimo! Pode pegar outras dicas com a gente aqui

8. Praia de Maracajaú – Maxaranguape

@alexsandro.mendesdasilva.3

Também próxima de Natal, a Praia de Maracajaú tem uma das mais belas formações de corais pertinho da costa. Quando a maré está baixa, é possível mergulhar em piscinas de águas mornas, conhecidas como parrachos, na companhia de peixinhos.

#Dicadobomde

Tá valendo levar um kit de snorkel para aproveitar ao máximo a paisagem no mar. Os nativos costumam chamar a praia de Caribe do RN.

9. Praia do Amor – Tibau do Sul

@wlelinha

Não é à toa que essa praia se chama Praia do Amor… O desenho das pedras das piscinas naturais tem o formato do coração. Não é muito amor?  Super frequentada pela galera do surfe, devido às ondas mais fortes, a praia também tem uma boa infra com barracas e artesãos.

#Dicadobomde

Coladinha na Praia do Amor está a Praia dos Afogados, tão próximas que muitas vezes a galera confunde uma com a outra. O local possui um mirante que se ergue em suas falésias, ótimo para bons cliques. Se for pra lá, aproveita para marcar seus cliques com a hashtag #obomdeviajar. Vamos amar acompanhar essa trip. ?

10. Praia Barra do Cunhaú – Barra do Cunhaú

@reginatavarees

Paz, sombra e água fresca são as marcas da Barra do Cunhaú. Praia de água doce e salgada, essa maravilha brasileira tem piscinas naturais e é frequentada pelos adeptos de kitesurf e windsurf. Areia fofinha e recifes da foz do Rio Curimataú deixam tudo ainda mais charmoso.

11. Praia da Baía Formosa – Baía Formosa

Barcos de pescadores ancorados, lindas falésias avermelhadas e dunas perfeitas para passeios e aventuras, são algumas das atrações da exótica Baía Formosa. No mirante, localizado na região central, você poderá ter a melhor vista das belezas locais.

12. Praia de Sagi – Baía Formosa

Imagem: Instagram / @juliosagi

Achou que não ia ter passeio de buggy?  A Praia de Sagi tem dunas incríveis, perfeitas para passeios de buggy. Outra vantagem local é a tranquilidade. Pra quem ama se desconectar de tudo e ficar de boa quando está viajando, pode colocar Sagi no roteiro. Ainda pouco conhecida, a costa é um verdadeiro tesouro quase deserto. 

#Dicadobomde

De buggy, é possível chegar até a divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. A divisa dos estados é delimitada pelo rio Guajú, onde dá para fazer passeio de jangada e relaxar nas águas mornas do encontro do rio com o mar.

13. Península de Galinhos – Galinhos

Imagem: natalpraias.com.br/galinhos-rn

Um lugar rústico e pouco conhecido, Galinhos fica no Norte do estado e vem fazendo sucesso no turismo regional. Cenário pacato com dunas, praias de água doce e salgada, perfeito para sentir o tempo passar lentamente. A praia conta com excelentes restaurantes, pousadas e fama de uma vida noturna agitada, apesar da tranquilidade durante o dia. Bora explorar os encantos de mais um paraíso potiguar?

Imagem: natalpraias.com.br/galinhos-rn

Imagem: Susane Medeiros

+ Praias paradisíacas no Rio Grande do Norte! 

Para quem ficou com gostinho de quero mais, listamos mais algumas opções de praias paradisíacas no Rio Grande do Norte para que não faltem alternativas na sua viagem. 😀

⛱ Praias de Touros: as praias Carnaubinha, da Gameleira e das Garças, no município de Touros, têm mar calmo, recifes e muitos coqueiros, além das jangadas coloridas e casinhas rústicas para completar o visual incrível. A praia de Perobas está cheia de parrachos, ideal para a prática de mergulho. Na praia do Calcanhar, o belo farol construído em 1943, considerado o mais alto da América Latina. E para os adeptos do surfe, vale colocar no roteiro a praia de Cajueiro.

⛱ Praia de Pititinga: os mangues são uma das principais atrações de Pititinga, fazendo do local um dos melhores para ecoturismo na região. O Morro do Urubu é um dos principais pontos turístico, assim como os parranchos e dunas.

⛱ Praias de Ceará-Mirim: as sossegadas praias de Muriú e Jacumã são as favoritas de muitos potiguares durante a temporada de verão. Jacumã tem ótima infraestrutura de lazer e atividades bem locais como o aerobunda (travessia e queda livre feita entre as extremidades da lagoa Jacumã através de um cabo de aço).  A praia de Muriú é conhecida pela pesca da lagosta, tem orla com calçadão e restaurantes. A praia é a continuação do passeio pelas dunas de Genipabu.

⛱ Praias de Macau: a cidade de Macau tem belas praias e ótimas opções de lazer que vão de passeio com buggy a ultraleve. Pra que gosta de ecoturismo, as praias de Diogo Lopes, Barreiras e Soledade são excelentes. Já a Praia de Camapum é mais urbana com calçadão, barracas, bares, restaurantes e pousadas.

⛱ Barra do Rio Punaú: um lugar único, onde o rio Punaú encontra o mar, formando um belo espetáculo natural. Por lá, banho de mar, rio, passeios de caiaques e a cavalo, além do famoso esquibunda fazem a alegria dos turistas.

⛱ Praia do Zumbi: um refúgio com águas tranquilas e clarinhas, ainda pouco conhecido dos turistas, perfeita para quem busca um destino sossegado para descansar.

⛱ Praia Barra de Cunhaú: a praia, que fica em Canguaretama, é a única da cidade com manguezais e um polo para a criação de camarões em cativeiro. Kitesurf e o Windsurf são os principais atrativos aos adeptos do esporte.

⛱ Praia da Barra de Maxaranguape: com uma das mais belas paisagens do litoral Norte potiguar, os arrecifes presentes por toda a costa formam piscinas naturais pela orla. Além disso, essa praia também tem o encontro do mar com o rio. Uma lindeza!

⛱ Praia Areias Alvas: areias branquinhas, dunas e águas transparentes para fugir do agito.

E aí, já deu pra sentir que opções INCRÍVEIS de praias no Rio Grande do Norte não vão faltar.  

Boa viagem!