Carregando...
20/08/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Comparativo de destinos: Curitiba x Porto Alegre

Vem descobrir qual capital tem mais a ver com você!

Sabemos como é boa aquela ansiedade de planejar a próxima trip! Seja durante as férias, durante um feriadão ou apenas porque sim, esse momento é sempre muuuito esperado por todo travellover.

Porém, e quando bate a indecisão? Dois destinos incríveis em vista, mas você só pode escolher um: S.O.S.!!!

Para te ajudar nessa missão, o Bomde e a Avianca Brasil se uniram para contar pra você os diferenciais de dois destinos brasileiros incríveis. A Avianca Brasil é uma super parceira do Bomde e tem tudo aquilo que a gente mais gosta: voos pra diversos destinos, serviço de qualidade pra você viajar bem tranquilo e, é claro, passagens aéreas que cabem no seu bolso pra dar aquela incentivada na trip. ?

Mas, vamos lá! Curitiba e Porto Alegre são duas capitais muito parecidas: ficam no Sul do país, têm clima frio, são totalmente urbanas e oferecem muitas opções gastronômicas e culturais. Além disso, é muito fácil chegar a qualquer uma das duas capitais com todo o conforto, entretenimento e atendimento da Avianca Brasil.

Então, se você está em dúvida sobre qual delas combina mais com você, a gente te ajuda a decidir. 

Curitiba e Porto Alegre: dois destinos incríveis para você escolher para a sua próxima viagem!

Vamos começar por Curitiba? Vamos!

A capital paranaense é um modelo de organização, limpeza e urbanismo. Ruas e avenidas largas, limpas e arborizadas, parques para aproveitar e transporte público de qualidade. Essas características fazem de Curitiba a cidade ideal para quem quer curtir uma vibe mais urbana, mas ainda assim muito organizada.

Venha conferir as nossas dicas para aproveitar o melhor da capital mais fria do Brasil.

Não faltam bons restaurantes e opções para quem quer comer bem em Curitiba. O bairro Santa Felicidade é um belo exemplo disso. De origem italiana, a região tem as melhores opções de cantinas e restaurantes que trazem o melhor da culinária típica da terra da nonna. A gente tem até um post falando só sobre isso, que é pra deixar qualquer viajante de coração e estômago quentinhos. ??

Famiglia Fadanelli

A variedade de museus em Curitiba é enorme e, com certeza, vale a pena incluir alguns deles no seu roteiro. O clássico Museu Oscar Niemeyer (um dos maiores da América Latina) é uma parada obrigatória durante a trip. Além do grande espaço para exposições, sua arquitetura característica também merece destaque. O Museu Egípcio e Rosacruz também é uma boa pedida, e o foco de seu acervo está na cultura egípcia. Outro clássico da cidade é o Museu do Expedicionário, cujo objetivo é mostrar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ele está localizado na Praça do Expedicionário onde estão dispostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt e outros itens bélicos. Esses são só alguns dos vários museus que Curitiba tem a oferecer. ❤ Já deu pra sacar que tem muita coisa pra fazer em Curitiba, né? Para terminar o rolê cultural, uma volta pelo centro histórico da cidade é uma ótima pedida!

Museu Oscar Niemeyer por @marcosmga

Museu Egípcio por @o.thiago.pinheiro

As várias ciclovias de Curitiba são a opção ideal se você quer aproveitar a cidade ao ar livre. Além disso, as inúmeras opções de parques são um convite a caminhadas e passeios sem pressa. <3 O principal destaque da cidade é o Jardim Botânico, um dos cartões-postais mais famosos da capital paranaense. Além das belezas naturais, a grande estufa de metal e vidro (localizada no centro do parque) proporciona fotos incríveis. Parques como o Barigui, o Tingui e o Tanguá também são ótimas opções.

Jardim Botânico por @jeffersonmatias

Jardim Botânico por @_grrotter

Parque Barigui por @visit.curitiba

Para os viajantes que adoram temperaturas mais frias para o turismo, Curitiba é um paraíso! No inverno, a temperatura média é de cerca de 13ºC, mas em dias mais frios é comum encontrar temperaturas mais próximas de 2ºC – inclusive com geadas! O verão por lá atinge uma temperatura média de 21ºC, podendo passar dos 30ºC.

Apesar do frio, nossa dica é viajar entre julho e agosto. É durante esses meses que ocorrem menos chuvas no destino, permitindo mais passeios pelos inúmeros museus e parques da capital paranaense. O outono é uma época um pouco mais chuvosa, mas também vale a pena, em função das temperaturas mais agradáveis. Além disso, o tom avermelhado das árvores deixa a cidade mais charmosa. ❤ O verão é a época mais chuvosa de Curitiba, o que pode ser um inconveniente, dependendo da sua programação.

Quer passagens aéreas com os melhores preços? Eles estão aqui no site da Avianca!

A terra do churrasco, do pôr do sol no Guaíba tomando chimarrão, da boemia da Cidade Baixa e do Parque Farroupilha! Porto Alegre é uma ótima opção para quem quer aproveitar opções diversificadas de lazer e, quem sabe, até dar uma esticadinha até a Serra Gaúcha. 😉

Estando em Porto Alegre, é imprescindível experimentar o tradicional churrasco gaúcho. Existem churrascarias super tradicionais por lá, como a Barranco e a Freio de Ouro. A cidade também tem boas cafeterias, hamburguerias gourmet, restaurantes, pizzarias e barzinhos. É para nenhum viajante ir embora com fome, hein? ?

Churrascaria Barranco

A capital gaúcha está muito bem servida de museus e atrações culturais. Vale fazer uma visita à Fundação Iberê Camargo, tomar um café e apreciar o pôr do sol com uma vista indescritível. A Casa de Cultura Mario Quintana, localizada no centro histórico da cidade, também é um clássico porto-alegrense. Vale dizer que a vida noturna de Porto Alegre é um dos maiores atrativos da cidade. O bairro Cidade Baixa é conhecido pela boemia, e concentra o maior número de pubs, casas noturnas e barzinhos da cidade. Se você quer agito e curtição, é pra lá que você tem que ir! A rua Padre Chagas também merece estar no seu roteiro se a ideia é curtir a noite gaúcha. Em Porto Alegre, o futebol é uma parte importante da cultura local, há dois grandes estádios na cidade: a Arena (do Grêmio) e o Beira-Rio (do Internacional).

Fundação Iberê Camargo por @greicycomy

Fundação Iberê Camargo por @canseideserfofa

Casa de Cultura Mario Quintana por @carolinnepaz

Pôr do sol na orla do Guaíba por @jucianelolattoflores

Apesar da quantidade de parques ser menor quando comparada a Curitiba, Porto Alegre tem algumas opções muito bacanas de passeios ao ar livre. Uma das mais clássicas é curtir o pôr do sol na orla do Guaíba. O local foi totalmente revitalizado, atraindo ainda mais moradores e turistas. ? O Parque Farroupilha (Redenção) e o Parque Moinhos de Vento (Parcão) são ideais para quem quer passear, pegar um solzinho, comer pipoca ou simplesmente deitar na grama. Não deixe de aproveitar a oportunidade de pegar a estrada e subir a Serra em direção a duas cidades famosas do Rio Grande do Sul: Gramado e Canela. Carros-chefe do turismo da Serra Gaúcha, ambas as cidades possuem paisagens incríveis, tendo Gramado um aspecto mais europeu e Canela sendo mais interessante para quem aprecia belezas naturais.

Parque Farroupilha por @portoalegrequetem

Parque Farroupilha por @edermnunes

Porto Alegre é uma cidade subtropical úmida, com uma temperatura média anual de 19,5ºC. No inverno, as temperaturas podem chegar aos 2ºC, assim como Curitiba, enquanto no verão é bem comum que as temperaturas ultrapassem a faixa de 30-35ºC. A época mais abafada é durante o verão, o que pode causar uma sensação térmica mais quente.

Durante o outono, chove menos em Porto Alegre, e as temperaturas estão mais amenas. A primavera também é uma estação bem agradável, apesar de mais chuvosa, especialmente porque a cidade fica linda e florida graças aos jacarandás. ? É bem comum ver flores rosas, roxas, amarelas e de cores diversas por lá, o que deixa a paisagem incrível. Em novembro, rola a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, um atrativo a mais para você visitar a cidade. Durante o inverno, você pode subir a Serra Gaúcha e aproveitar os encantos de Gramado e Canela. Ou seja, Porto Alegre é uma cidade bacana o ano todo!

Confira as melhores passagens aéreas para a capital gaúcha no site da Avianca.

Deu pra perceber que Curitiba e Porto Alegre possuem várias coisas em comum, né? Mas, olhando mais atentamente, a gente percebe os pontos fortes de cada cidade, o que ajuda a decidir.

Escolha Curitiba se você for fã de frio, curtir museus dos mais variados tipos e adorar belos parques bem arborizados e limpos. A capital paranaense também é uma ótima opção para quem pretende usar o transporte público ou andar de bike, pois tem uma boa infraestrutura.

Porto Alegre é a opção ideal para quem quer curtir a boemia da cidade, conhecer o famoso churrasco gaúcho, dar um rolê pelas opções culturais e ao ar livre da cidade e, de quebra, dar aquela esticadinha até a Serra Gaúcha. Portanto, se você escolher a capital gaúcha, reserve alguns dias da sua trip para visitar Gramado e Canela, ou a região do Vale dos Vinhedos. Você não vai se arrepender. 😉

O melhor de tudo é que é super fácil de chegar em ambos os destinos. A Avianca Brasil tem opções de voos diretos para Curitiba ou Porto Alegre, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Não tem mais desculpas pra você não conhecer essas capitais tão charmosas no Sul do Brasil, hein? Várias opções de passagens aéreas pela Avianca, hospedagem de qualidade, várias coisas para fazer e conhecer em ambos os destinos. Temos certeza de que essa trip vai ser só sucesso, independentemente da capital que você escolher! ?

Post patrocinado por Avianca Brasil.