Carregando...
21/06/2018
Escrito por:Juliana Silveira
13 destinos para aproveitar o inverno no Brasil

Dicas para curtir a estação mais aconchegante do ano

Durante as temperaturas mais frias, sabemos que a vontade é ficar embaixo das cobertas, tomando um cafezinho, um chá ou chocolate quente. Mas essa estação charmosa e aconchegante também é deliciosa para viajar!

Existem vários destinos pelo Brasil que ficam ainda mais bonitos e interessantes no inverno. Além de destinos clássicos que combinam com a estação (como fazer passeios em Gramado ou curtir Paraty, por exemplo), há muitos cantinhos incríveis que valem sua visita durante as temperaturas mais frias.

Se você quer descobrir para onde viajar durante as férias de inverno, e está em busca de destinos frios para curtir a trip, esse post é pra você! ❄

Uma lista de destinos espetaculares e aconchegantes para você curtir o inverno e os dias mais frios pelo Brasil

1) Cambará do Sul – RS

Cambará do Sul é uma cidade tranquila, com menos de 7 mil habitantes, localizada na Serra Gaúcha. O destino é uma parada obrigatória para os apaixonados pela natureza, pois é lá que se encontram os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza (no Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral, respectivamente). Os paredões imponentes encantam os visitantes e garantem fotos incríveis! ?

A dica é acordar cedinho e fazer as trilhas para chegar até os cânions. O início da manhã é o melhor horário para garantir boa visibilidade, e também há menos fluxo de pessoas no local. Há opções de trilhas mais tranquilas e também mais avançadas em Cambará, para agradar a todos os tipos de aventureiros. Além das caminhadas, é possível fazer passeios radicais pela região dos cânions: passeio de 4×4, quadriciclo e bike são algumas das opções. Se quiser mais adrenalina, o rapel é pra você!

@julianakribas

2) Bento Gonçalves – RS

Também localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves é um charme só, atraindo visitantes que buscam conhecer os famosos vinhos da região. As vinícolas, portanto, são uma parada obrigatória para quem visita Bento Gonçalves. Beber e comer bem são atividades garantidas por aqui!

A maioria das vinícolas está localizada no Vale dos Vinhedos, que ainda se estende por cidades próximas. Há diversos roteiros que incluem degustação de vinhos, além da possibilidade de conhecer os parreirais e visitar as instalações das empresas que produzem alguns dos vinhos mais famosos do Brasil (como a Aurora, a Miolo e a Casa Valduga). Uma verdadeira experiência imersiva pelo paladar!

Vale dos Vinhedos. @veridianaguarnieri

Vale dos Vinhedos. @veridianaguarnieri

 

3) Nova Petrópolis – RS

Sim, a Serra Gaúcha é um verdadeiro paraíso para os viajantes apaixonados pelo inverno. Afinal, são muitos destinos que ficam ainda mais encantadores nessa época do ano. É o caso de Nova Petrópolis, uma charmosa cidade próxima de Gramado e Canela.

A Praça das Flores é uma das principais atrações de Nova Petrópolis. É lá que está localizado o Labirinto Verde, um labirinto feito com arbustos que diverte os turistas e garante fotos muito bacanas. É também na cidade que também acontece o Festimalha, um evento que reúne as principais malharias com preços especiais e muitas atrações. O evento rola durante o mês de maio e é a oportunidade ideal para quem quiser renovar o guarda-roupa para o inverno!

Labirinto Verde. @gramadoblog

@fabicoradin

4) Urubici – SC

A Serra Catarinense também tem seus encantos. Urubici é uma cidade tranquila e charmosa, que se mistura com a paisagem cheia de morros e muito verde. ? O destino é ideal para quem adora turismo de aventura e ecoturismo, pois conta com várias atrações ao ar livre. No inverno, as temperaturas são muito frias, então, a dica é levar muitos agasalhos na mala!

Algumas das atrações que você deve incluir no seu roteiro são o Morro da Igreja (o ponto mais alto habitado no Sul do país, com uma vista panorâmica de cair o queixo), a Cascata Véu de Noiva e a Cascata do Avencal. Esta, inclusive, é uma das mais conhecidas cachoeiras da região, com uma queda d’água de mais de 100 metros de altura.

Morro da Igreja. @anacarolgalves

Cascata do Avencal. @felipmuller

5) São Joaquim – SC

Considerada uma das cidades mais frias do país, chega a nevar em São Joaquim! Os amantes do inverno vão se deliciar com as temperaturas registradas na cidade, perfeitas para tomar um bom vinho. A dica é conhecer a Vinícola Villa Francioni, cuja visita inclui um guia pela vinícola e uma degustação de seis tipos diferentes de vinho produzidos por eles. Se você estiver em busca de aventura, pode ainda vale dar um pulinho no Snow Valley, um parque que oferece atividades ao ar livre como arvorismo, tirolesa, escalada e trilhas.

Vinícola Villa Francioni. @serrasulecoturismo

Snow Valley Experience Park. @snowvalleyexperiencepark

6) Curitiba – PR

Organizada, limpa e focada no bem-estar dos moradores e visitantes, Curitiba é um destino imperdível, principalmente para os fãs do inverno. Já contamos aqui no Bomde os motivos pelos quais você deve visitar a capital do Paraná, mas essa cidade também atrai visitantes durante a estação mais fria do ano.

Uma das melhores coisas do inverno é comer as delícias que combinam com a estação, não é mesmo? Então não deixe de aproveitar as sopas e os fondues durante sua estada em Curitiba. São de dar água na boca! Também vale experimentar o pinhão, uma iguaria clássica da região. Os cafés coloniais e as casas de chá também são atrativos que combinam com o inverno, perfeitos para aquecer o corpo (e o estômago, é claro!). ? Aos domingos também rola na cidade a Feira do Largo da Ordem, localizada no centro histórico. Além de artesanato e muitas opções gastronômicas, o local vende roupas e acessórios para o inverno. Vale conferir!

Bosque do Papa. @porondeandei76

Feira do Largo da Ordem. turismo.curitiba.pr.gov.br

7) São Roque – SP

Pertinho de São Paulo, a mais ou menos 60 km da capital paulista, São Roque é uma ótima opção e refúgio para os dias de inverno, com muita natureza e bons vinhos. O Roteiro do Vinho é famoso na cidade: um passeio de 1h30 que termina com uma deliciosa degustação! Mas não é só o vinho que atrai os turistas a São Roque. A vibe tranquila e o panorama arborizado e cercado pela natureza da Mata Atlântica preservada conquistam os visitantes.

Próximo do centro da cidade está o Morro do Cruzeiro, que permite uma vista panorâmica da cidade. O Morro do Saboó também é uma ótima opção para quem quer ver a paisagem de cima, já que é um dos locais mais altos da cidade. Também inclua no roteiro uma visitinha ao Ski Mountain Park. Isso mesmo, é possível esquiar em São Roque! Diversão garantida para adultos e crianças.

Roteiro do Vinho. @RoteiroDoVinho.SP

Ski Mountain Park. @justbiih

8) Itatiaia – RJ

Um dos maiores atrativos de Itatiaia (especialmente para quem é apaixonado por ecoturismo) é o Parque Nacional do Itatiaia, a mais antiga reserva ecológica do país. Fundada em 1937, o parque tem cerca de 300 mil metros quadrados de preservação e, durante o inverno, as temperaturas por lá chegam a graus negativos durante a madrugada.

Algumas das atrações mais famosas do parque são as cascatas e cachoeiras (como a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira Itaporani, a Cachoeira Lago Azul, entre outras), que encantam o visitante mesmo nas temporadas mais frias. Outra dica é visitar o Mirante do Último Adeus, cuja vista dá para a Serra do Mar. O lugar é lindo e certamente vai garantir momentos (e cliques!) incríveis. ?

Parque Nacional do Itatiaia. @parnaitatiaia

Mirante do Último Adeus. @lujobim_pessoal

9) Visconde de Mauá – RJ

Uma cidade repleta de vilas charmosas, boa gastronomia e natureza exuberante. É uma mistura de paz, sossego, harmonia e liberdade. Só aí já dá vontade de conhecer Visconde de Mauá, não é mesmo? O clima aconchegante fica ainda melhor no inverno, e a dica é aproveitar as temperaturas mais baixas para comer bem: não deixe de saborear o pinhão e a truta, duas iguarias muito apreciadas pelos locais. Em maio rola por lá a Festa do Pinhão, e nessa época os restaurantes oferecem os mais variados pratos usando o ingrediente.

Outros pontos famosos da cidade são a Cachoeira do Escorrega (que diverte os turistas pelo seu formato que realmente lembra um escorregador) e o Vale do Pavão (um dos pontos mais altos da cidade, rodeado pela natureza e com muitas opções de pousadas bem românticas).

Cachoeira do Escorrega. viscondedemaua.com.br

Vale do Pavão. @dougtupinamba

10) Gonçalves – MG

Localizada na Serra da Mantiqueira, uma das regiões mais bonitas e românticas de Minas Gerais, Gonçalves é uma cidade charmosa e perfeita para curtir o friozinho. O destino também é uma boa opção para quem gosta de turismo de aventura, então vale a pena conferir os passeios de 4×4, trilhas, rapel, mountain bike e canoagem.

As cachoeiras e a natureza preservada também são alguns dos atrativos de Gonçalves. Por meio das trilhas, você acessa lugares como a Cachoeira do Retiro e a Cachoeira do Cruzeiro. Quem é fã de um clima mais bucólico e tranquilo vai se apaixonar pelo destino! Outra dica de ouro é visitar A Senhora das Especiarias, uma loja que vende geleias, conservas, azeites aromáticos e temperos especiais, tudo feito com muito carinho e cuidado.

Serra da Mantiqueira

A Senhora das Especiarias. @a_senhora_das_especiarias

11) Monte Verde – MG

Com arquitetura em estilo europeu e baixas temperaturas, essa cidade te conquista no primeiro olhar. Também localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um paraíso pra quem ama comer bem. Além da gastronomia mineira, que por si só é uma delícia, há também restaurantes de comida italiana, alemã e, é claro, os incríveis fondues. Acompanhados de uma taça de vinho, é impossível resistir.

O centro da cidade também é charmoso e reúne várias lojinhas, cujos artigos incluem chocolates artesanais (não deixe de conferir a Gressoney Chocolates, a mais antiga fábrica de chocolates da cidade), itens para o frio, queijos coloniais, souvenirs e muito mais. Em Monte Verde também é possível fazer patinação no gelo, e a pista funciona o ano todo (mas no inverno a atividade tem ainda mais charme, né não?).

Gressoney Chocolates. monteverde.org.br

Patinação no Gelo. http://monteverde.org.br

12) Caldas Novas – GO

Já pensou que delícia tomar um banho de rio em pleno inverno? Não, não estamos loucos, não. ? Acontece que Caldas Novas é um verdadeiro paraíso de águas termais! Naturalmente quentes, as águas da cidade são uma delícia pra quem quer aproveitar um banho de rio durante o inverno, com temperaturas que superam os 20ºC. É pra relaxar e se deliciar! \o/

Os parques aquáticos da região são uma boa opção para quem viaja em família, principalmente durante as férias de julho. Diversão garantida e águas bem quentinhas pra deixar tudo mais aconchegante! Para entrar em contato com a natureza, dê um pulinho no Parque Estadual da Serra de Caldas, uma reserva natural que preserva o ecossistema do Cerrado.

caldasnovas.go.gov.br

caldasnovas.go.gov.br

13) Guaramiranga – CE

A 110 km de Fortaleza, Guaramiranga é uma cidade localizada na região serrana do Ceará. Por lá, os lindos jardins encantam os turistas, e a natureza é um show à parte. O Parque das Trilhas é o lugar ideal se você quiser conferir paisagens com um visual incrível: há várias espécies nativas de fauna e flora preservadas no parque. Já o Mirante do Pico Alto, a mais de mil metros acima do mar, proporciona uma visão indescritível da Serra de Guaramiranga. A dica de ouro é curtir (e aplaudir!) o pôr do sol por lá.

Parque das Trilhas. parquedastrilhas.com.br

Mirante do Pico Alto. @mari__machado

Quem disse que o inverno não é uma estação incrível para viajar pelo Brasil ainda não conferiu essas dicas. 😉

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

E você, já está se sentindo contagiado pelas belas paisagens e por esses destinos pra lá de aconchegantes? Partiu viajar!