Carregando...
13/08/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Ciclismo noturno

 

CICLISMO NOTURNO

 

Pedalar é mais que um esporte, é um estilo de vida. Andar de bicicleta, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, se tornou uma maneira de descarregar o estresse acumulado durante a rotina de trabalhos, viagens e estudos. Atualmente, existem grupos que praticam o esporte de forma unificada e organizada, promovendo pedaladas em horários e roteiros previamente estabelecidos. Confira algumas modalidades que estão rodando as ruas das capitais brasileiras.

 

 

 

CICLISMO NOTURNO

 

Passeios noturnos de bicicleta já são tendência no Brasil inteiro. Conheça e participe!

Oito da noite: enquanto o trânsito se acalma, as pessoas retornam para suas casas e a cidade escurece. É quando grupos de ciclistas se preparam para encarar a estrada. Os ciclistas preferem a noite por diversos motivos, entre eles está a menor quantidade de carros nas ruas, o que garante maior segurança e liberdade nas pedaladas.

 

 

SÃO PAULO

 

O primeiro grupo paulista de ciclistas noturnos do qual se tem notícia é o Night Bikers, fundado por Renata Falzoni. Renata foi uma das primeiras organizadoras de pedaladas noturnas em grupos, na década de 80. De lá para cá, o grupo já tem mais de seis mil integrantes cadastrados, que saem às ruas todas as terças-feiras, às 20h45min, partindo da sede do grupo, na Rua Pacheco de Miranda, Jardim Paulista.

 

 

Outro grupo bem conhecido são os TuttoBiker’s. Ideal para os inciantes no pedal, esse pessoal faz trajetos de 30 a 40km nas terças, com ritmo moderado a forte, e às quintas, no ritmo moderado a leve, com eventuais subidas em um trecho menor de 20 a 30 km. O ponto de partida é sempre na Avenida Pompeia, às 20h30.

 

 

Indicado para quem já tem mais experiência e condicionamento físico, o tradicional passeio do Blue Bike acontece todas as quintas, com saída às 20h30min e retorno às 22h30min. O ponto de partida é a loja Blue Bike, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 340, no Alto da Lapa. São, em média, 30km, e o roteiro varia entre o centro velho da cidade, a região da Avenida Paulista, a USP e o bairro do Morumbi.

 

 

RIO DE JANEIRO

 

O pessoal da Via Pedal organiza um passeio durante os finais de semana, de nível leve, com saída às 20h do Forte de Copacabana, próximo ao Posto 6, tendo como destino final o Aterro do Flamengo, aproximadamente às 23h. O trajeto é feito sempre com muita segurança, sendo praticamente todo o percurso pela ciclovia.

 

 

A loja Kraft Bikes também promove passeios eventuais, com saída de Laranjeiras ou do Leblon. Os roteiros são variados e incluem a Vista Chinesa e até uma subida noturna ao Cristo Redentor.

 

 

 

CICLISMO NOTURNO

 

BRASÍLIA

 

No Distrito Federal, o pessoal do Pedal Noturno DF promove pedaladas terças, quartas e sextas para inciantes e, nos demais dias, percursos mais longos, indicados para os mais experientes. A concentração incia às 20h e a largada acontece sempre às 20h30min em frente ao Restaurante Gibão, no Parque da Cidade.

 

 

PORTO ALEGRE

 

O Grupo de ciclismo PedAlegre realiza diferentes tipos de pedaladas noturnas. O PEDALIGHT sai todas as terças e quintas às 20h30min do Gasômetro; o PEDALTREINO, acontece nas sextas, com velocidade e distância maior, não sendo muito recomendado para iniciantes; já aos aos sábados e domingos, o passeio acontece às 17h30min, saindo do Gasomêtro sentido Zona Sul, em velocidade lenta, porém, percorrendo uma distância maior que o Pedalight.

 

 

Já o Pedal Zero, que acontece todas as quartas-feiras, é perfeito para iniciantes, ainda sem muito preparo físico. Com ritmo muito leve e velocidade média de 15km/h, o grupo percurre distâncias entre 15 e 25km em roteiros sem muita subidas. O local de encontro é no posto BR ao lado do Shopping Bourbon Country, com saída às 20h30min.

 

 

O pessoal do Pedal Zona Norte se encontra terças e quintas-feiras para realizar passeios ciclísticos pelos belos roteiros da Zona Norte de Porto Alegre. Com ritmo moderado e velocidade média de 20km/h, o grupo percorre distâncias médias de 30km por passeio. O encontro é a partir das 20h30min no viaduto Jayme Caetano Braum, na esquina da Nilo Peçanha com a Carlos Gomes.

 

 

Todos os grupos de ciclistas noturnos são muito democráticos, dando chance a diferentes os níveis de condicionamento físico, em todas as regiões das cidades. No meio de tanta liberdade, existe apenas uma regra: leve seu equipamento de segurança, que consiste em capacete e luzes de sinalização na bicicleta e aproveite, afinal, O Bom de Viajar é conhecer pessoas com interesses em comum e fazer amigos pra vida toda!