Carregando...
18/04/2018
Escrito por:Juliana Silveira
24 horas em Goiânia com o Bomde

Um roteiro “bão demais da conta” pra você curtir a capital de Goiás

Goiânia é uma cidade cheia de atrativos. Gastronomia delícia, vários acervos arquitetônicos e muita gente boa conquistam quem visita a cidade com mais metros quadrados de área verde por habitante do Brasil. ?

Vem com o Bomde aproveitar 24 horas de experiências incríveis em Goiânia, vem! ?

Foto de Goiânia

“Ei, Goiânia! Não deu pra segurar a barra, então eu voltei!” 

Leandro & Leonardo

Tem alguém que não goste de um café da manhã caprichado pra começar o dia? O humor fica até renovado, né não?

Se você estiver querendo muito conforto e variedade, a dica de ouro é saborear as delícias variadas e fresquinhas servidas no café da manhã do Golden Tulip Goiânia Address, um hotel super bem localizado em uma região nobre da capital. ? Pães , bolos, sucos, café e muito mais vão dar ainda mais sabor ao seu dia.

Porém, se seu espírito desbravador já estiver acordado, vale dar um pulo no Mercado Central de Goiânia. São mais de 100 feirantes vendendo produtos bem locais pra você aproveitar. Lá é vendida a tradicional empada goiana. ❤ A Empada do Alberto é famosa, e dizem que visitar Goiânia e não experimentar suas empadas é como visitar São Paulo e não comer sanduíche de mortadela. Já sabe, hein? A parada por lá tem que ser mais que certa. ?

Empada do Alberto

@empadadoalberto

Uma das vantagens de Goiânia é que diversos pontos turísticos ficam pertinho uns dos outros. Por isso, vale muito a pena fazer um roteiro cultural pela cidade utilizando as bicicletas compartilhadas. Comece pela Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira (considerada o marco inicial da construção da cidade). Palco de diversas festividades de aniversário de Goiânia, a praça também é cenário de manifestações culturais, religiosas e políticas na capital desde sua fundação. É um lugar rico em história e cultura! ?

Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira

Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira. Foto: @circuitopracacivica

Aproveitando a visita à Praça Cívica, dê um pulinho no Museu Goiano Zoroastro Artiaga, o primeiro museu da cidade. Criado em 1946, o museu é referência da história de Goiás, com um acervo que inclui arquivos e documentos relacionados à cultura indígena e à mineralogia, trazendo toda a diversidade da cultura do Estado.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga

Museu Goiano Zoroastro Artiaga. Foto: @seducegoias

Descendo a Avenida Goiás (uma das primeiras avenidas a serem construídas), você encontra mais alguns pontos que devem fazer parte do seu rolê cultural, com destaque para o Grande Hotel, o Coreto e o Monumento ao Bandeirante (no cruzamento com a Avenida Anhanguera). Pegando a sua bike e indo embora descendo a Avenida Anhanguera, você chega ao Beco do Codorna. O espaço é uma galeria a céu aberto cheia de cores e inspiração, sendo também a sede da Associação dos Grafiteiros de Goiás. Além da arte, que já é um encanto por si só, no Beco do Codorna rolam várias atividades artísticas e culturais. Vale a visita! ❤

Beco do Codorna

@femendesvinhal | Beco do Codorna

Monumento ao Bandeirante

Monumento ao Bandeirante. Foto: Wikimedia Commons

12h - Hora do Almoço

Depois de pedalar por aí para conhecer cantinhos incríveis de Goiânia, chegou a hora de experimentar as delícias gastronômicas da capital de Goiás.

O restaurante Chão Nativo é uma excelente pedida se você quer experimentar os sabores locais. A ambientação remete o visitante às tradicionais fazendas, com uma vibe bem rural. Entre os pratos (são mais de 50 opções!) não faltam delícias como o empadão goiano, o feijão tropeiro, o leitão à pururuca e muito mais. É uma experiência pra sentir o gostinho de interior mesmo! ?

Restaurante Chão Nativo

O Carne de Sol 1001 – Bar e Restaurante também é uma excelente opção para o seu almoço. Comida tradicional, preço justo e muita fartura são alguns dos atrativos do restaurante.

Carne de Sol 1001 - Bar e Restaurante

Carne de Sol 1001 – Bar e Restaurante

Se você quiser uma experiência mais sofisticada, o Coco Bambu Flamboyant é a escolha certa. Ambiente descolado e culinária de dar água na boca, a dica aqui é experimentar o camarão da casa, que é uma das especialidades do restaurante. ?

Coco Bambu Flamboyant

Coco Bambu Flamboyant

14h - Tour pelos parques!

Sendo Goiânia uma cidade super arborizada, é claro que temos dicas especiais pra você curtir os melhor parques, pegar um solzinho e aproveitar a natureza.

O Lago das Rosas é o parque mais antigo de Goiânia. Lá tem lago, pedalinho, pista de cooper, mirante, parque infantil e muito mais. O bacana é que, ao visitar o parque, você pode dar um pulinho no zoológico da cidade, que está localizado no Lago das Rosas. A próxima parada é o Bosque dos Buritis, que abriga o Museu de Arte de Goiânia, o monumento à Liberdade feito pelo artista plástico Siron Franco e também conta com uma vegetação rica e diversificada, além de fauna silvestre. Muito amor!

Parque das Rosas

Parque das Rosas | Foto: @goianianocoracao

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis. Foto: @thiagsousa

Outra visita imperdível que você deve fazer é o Jardim Botânico de Goiânia. É a maior área verde da capital e abriga vegetação variada, fauna silvestre e também um lago, pista para cooper e um borboletário. Ah! E o acesso é livre durante o dia e a noite, sem taxa de entrada. Um piquenique seria a ideia perfeita pra curtir esse pedacinho da natureza no meio da “cidade grande”, né? ?

Jardim Botânico de Goiânia

Jardim Botânico de Goiânia. Foto: @wsmartins

O dia vai terminando e a gente quer o quê? Happy hour, é claro! Goiânia tem várias opções de bares e restaurantes pra curtir o fim do dia. Dá até pra entrar no clima e curtir a música sertaneja, que é muito popular na região.

O Villa Mix e a Woods são casas noturnas famosas em diversas partes do Brasil e são excelentes opções pra quem quer saborear bons drinks e dançar coladinho (alô, crush!). A agenda de shows estão sempre cheias de duplas sertanejas (regionais e nacionais), então não faltam opções de atrações pra quem quer curtir a noite em Goiânia.

Woods

Woods

Agora, se a sua praia não é balada, mas um barzinho mais tranquilo, também temos dicas valiosas. Goiânia tem de tudo: bares descolados, com pegada mais simples, de vibe sertaneja ou rock bar.

O Bahrem Bar & Restaurante é um dos locais mais tradicionais de Goiânia, perfeito pra quem quer aproveitar cerveja gelada e um cardápio incrível. O Barzim Cervejaria e Restaurante é uma ótima pedida pra quem quer saborear tipos diferentes de cerveja, já que o espaço conta com diversos rótulos tradicionais e artesanais.

Bahrem Bar & Restaurante

Bahrem Bar & Restaurante

O Moony Food Drinks & Style é uma casa jovem e descolada. A decoração mescla arte urbana com uma pegada industrial, e o cardápio da casa (assinado por Álvaro Gasparetto) conta com drinks incríveis e pratos deliciosos da culinária contemporânea. Imperdível! Se sua vibe for curtir um bom rock n’ roll, vá direto no Mönch Bier Pub. Rock, blues e clássicos dos anos 80 são a trilha sonora do ambiente. A casa é uma mistura de bar e pub, então dá pra experimentar as ótimas cervejas artesanais acompanhadas de petiscos sem frescura. ?

Mönch Bier Pub

Mönch Bier Pub

23h - Partiu se jogar na cama!

Depois de rodar a cidade inteira, nada melhor do que aproveitar todo o conforto do seu hotel, né? ?

A localização privilegiada e os quartos confortáveis do Golden Tulip Goiânia Address fazem do hotel a opção perfeita pra encerrar seu dia com chave de ouro.

Golden Tulip Goiânia Address

Golden Tulip Goiânia Address

Agora que seu roteiro tá bão demais da conta, bora aproveitar cada cantinho de Goiânia!

Boa viagem! \o/