Carregando...
05/10/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Viva Outubro, o mês da Oktoberfest!

.

Acreditem! A cerveja nasceu antes mesmo
da escrita e da roda.

.
.

.
.

Essa maravilha foi descoberta ao acaso pelos sumérios durante a produção de pão lá por 6.000 a.C. Séculos mais tarde, foi usada como moeda de troca pelos egípcios e daí iniciou a sua expansão mundial. Seus métodos e fórmulas foram aperfeiçoadas por monges europeus por volta de 700 d.C, e assim, através dos tempos e história, a santa bebida conquistou os continentes e tem uma legião de adoradores e apaixonados em todos os cantos do mundo.

.
.

Tá, mas espera aí, a gente veio aqui pra beber ou pra ficar de papo? Com certeza pra beber! \o/

 

Mas um pouco de cultura cervejeira sempre vai bem também. 😉

 

E para brindar outubro, o mês mais cervejeiro de todos os tempos, fizemos uma agenda com eventos mais bacanas, pra quem tem sede de festa. Prost!

.
.
.

.

Outubro &
Água &
Malte &
Lúpulo&
Cerveja

 

 

A tradição das festas em outubro começou com os alemães, lá em 1810, em Munique e, exceto nas 24 vezes que não aconteceu em função de guerras e doenças, a Oktoberfest se repete todos os anos desde então. E como tudo que é bom se espalha, a festa também ganhou versões tupiniquins, graças aos descendentes e adeptos da boa gelada.

 

E pra nossa alegria, além da Oktober, outros eventos cervejeiros ganharam força e espaço também nesse período do ano, mobilizando os amantes do lúpulo em vários cantos do Brasil. Então chega de papo, caneca na mão e bora bebemorar!

 

 

Oktoberfest Blumenau

 

 

Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã brasileira, que começou lá em 1984. Folclore, gastronomia, música e tradições são vividos intensamente durante 19 dias na sossegada Blumenau, em Santa Catarina. Desfiles, chopp em metro, grupos folclóricos e músicas típicas animam a galera. As cervejarias são as estrelas da festa e fazem todos sentir um pedacinho da Alemanha aqui.

 

Quer seguir a risca a tradição e entrar no clima? Não se esqueça de usar o dirndl ou lederhosen (trajes típicos de mulheres e homens, respectivamente). Ein Prosit Blumenau!

Fotos: Divulgação

 

 

Oktoberfest Santa Cruz do Sul

 

 

Fotos por @oktoberfestsantacruz

São 12 dias de festas e muita cerveja em Santa Cruz do Sul, onde cerca de 400 mil pessoas invadem a cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul para curtir a Oktoberfest.

 

A programação inclui bandinhas típicas, culinária alemã, danças, jogos germânicos e muitas celebridades nacionais. Nessa edição de 2017, Ivete Sangalo, Simone e Simaria, Tiago Iorc, Anitta, entre outros artistas dão o tom brazuca ao evento.

 

Tá valendo muito colocar na sua lista de festas típicas sim! <3

 

 

 

Oktoberfest Igrejinha

 

A festa em Igrejinha, cidade próxima à Serra Gaúcha, chega a sua 30ª edição neste ano. São 10 dias de cerveja, comilança, brincadeiras típicas, shows de artistas brasileiros e diversão para todas as idades. A Oktoberfest de Igrejinha é reconhecida como patrimônio cultura do Rio Grande do Sul. 😀

 

 

Foto por @oktoberfest_igrejinha

Foto por @oktoberfest_igrejinha

Foto por @oktoberfest_igrejinha

 

 

 

+ Festas Cervejeiras

 

Em Porto alegre

 

Quem vai a Santa Cruz do Sul e Igrejinha pode passar por Porto Alegre e incluir na agenda outras festividades na capital brasileira com o maior número de cervejarias artesanais do país.

 

 

Oktoberfest 4º Distrito

 

Aqui o foco é cerveja artesanal. Serão quatro dias de evento com um Baile da Cuca e Linguiça, espaço kids, delícias com food truck, música e muuuuita cerveja artesanal – não necessariamente nessa ordem. A entrada é gratuita. Pura alegria e felicidade, meus queridos!

 

 

Oktoberfest do Cuca Haus

 

Imagina uma festa com chopp artesanal, cuca e linguiça free? Isso mesmo, o consumo é liberado! É tipo o paraíso, né? Em sua 4ª edição, bandinha típica e brincadeiras vão divertir ainda mais quem garantir o ingresso do evento. Serão nove cervejarias presentes pra garantir o caneco cheio. Saúde!

Foto por @cucahaus

 

 

7º Festival de Cervejas Artesanais

 

Foto por @festivaldecervejas

O Festival de Cervejas Artesanais vai reunir mais de 80 rótulos nas torneiras e garrafas na Fenac, em Novo Hamburgo, pertinho de Porto Alegre (mais ou menos 40 min de carro). E pra harmonizar com as cervejas, food trucks prometem matar a fome da galera. Shows ao vivo e outras atrações estão na programação dos 10 dias do evento.

 

 

 

No Rio de Janeiro

 

O já consagrado e concorrido Mondial de la Bière é um festival internacional de degustação que reúne fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium na Cidade Maravilhosa desde 2013. O Pier Mauá, na região central do Rio, fica lotado de loucos pela bebida durante os cinco dias do evento, que rola em outubro, todos os anos.

 

Pra entender um pouquinho sobre a grandeza do festival, alguns números da última edição:

 

+ de 48 mil visitantes
135 cervejarias participantes
+ de 1000 rótulos

 

Fotos por @mondialdelabiererio

 

Além das degustações – muitas vezes de cervejas produzidas exclusivamente para o Mondial – também acontece durante o evento o MBeer Contest Brazil, uma competição das melhores cervejas expostas, avaliadas por jurados nacionais, internacionais e pelo público.

 

Alguns dizem que é tipo a Disney dos cervejeiros brasileiros. Agora deu pra entender porque o Mondial de la Biére virou o queridinho no Rio, né?

 

Foto por @pordosolproducoes.rj

Lagoa Bier Fest

 

Ao ar livre e com entrada gratuita, o Lagoa Bier Fest terá duração de três dias pra apreciar cerveja artesanal, gastronomia de rua e aquele clima descontraído que o carioca tanto adora. É um rolê ótimo para fazer com toda a família. <3

 

 

 

Em São Paulo

 

 

Pra colocar Sampa no tour cervejeiro de vez, a primeira edição paulistana da festa alemã Oktoberfest chegou com tudo! São 36 cervejarias, área de alimentação e atrações divididas em três palcos: Biertent, Biergarten e o Cerveja Artesanal.  A expectativa é que a São Paulo Oktoberfest receba 100 mil pessoas. Alles Blau em Sampa!

 

Slow Brew Brasil

 

São Paulo vai receber o Slow Brew Brasil, festival cervejeiro itinerante, com mais de 160 rótulos, no sistema open bar. Além de saborear livremente as cervejas artesanais, vai rolar concurso de cervejeiros caseiros, muito blues e rock’n roll. \m/

 

 

 

Em Sete Lagoas

 

Oktobersete é o festival de cerveja e gastronomia que acontece em Sete Lagoas, cerca de 60 km de Belo Horizonte. Em sua segunda edição, a festa tem entrada gratuita e shows ao vivo. São 16 cervejarias mineiras e mais de 80 rótulos para degustação. Que maravilha!

 

 

Nos hotéis BHG

 

Alguns hotéis da rede BHG também entraram na festa e vão celebrar o mês da cerveja com programação especial.

 

 

Oktoberfest no Royal | Royal Tulip Rio São Conrado

 

Durante os dias 6 e 7 de outubro, os hóspedes vão ter a oportunidade de degustar cervejas artesanais em harmonia com petiscos especialmente criados para o evento, preparados pelo chef do hotel.

 

 

3º Festival de Food Truck Golden Tulip – Edição Oktoberfest | Golden Tulip Porto Vitória

.

O pessoal de Vitória – ES também vai poder curtir uma programação especial no dia 19 de outubro, das 19h às 23h, em frente ao hotel Golden Tulip Porto Vitória.

.

Food trucks de cerveja, petiscos e hambúrgueres, além de um produtor local explicando e demonstrando partes do processo de fabricação da cerveja estarão por lá, pra alegria de todos.

 

 

Oktoberfest | Golden Tulip São Paulo Jardins

 

Além de decoração temática em todo o hotel, hóspedes e clientes poderão saborear um menu de petiscos especial no Park Plaza Restaurante até o dia 30 de outubro. Para quem fizer degustação de cervejas, os petiscos terão 10% de desconto.

 

 

Agora é só se programar e escolher o evento cervejeiro mais pertinho de você. Viva a cerveja: uma paixão que atravessou os tempos! Saúde!