Carregando...
10/07/2017
Escrito por:Juliana Silveira
A festa da pizza pelo Brasil!

O clássico italiano que conquistou o mundo inteiro

Conteúdo atualizado em 09 de julho de 2020.

 

‘Jamme, jamme ‘ncoppa, jamme jà,
Jamme, jamme ‘ncoppa, jamme jà,
funiculì, funiculà!
funiculì, funiculà!
‘ncoppa, jamme jà,
funiculì, funiculà!’

A gente tá tão feliz com essa pauta que evocamos o clássico do cantor e poeta Giuseppe ‘Peppino’ Turco para saudar a Itália e dar o tom que esse roteiro merece. E do que vamos falar, afinal? Pizza, bellos! Pizza!

Um dos maiores clássicos italianos (que todo o mundo ama) está em festa e a gente tem que comemorar. 

Avanti, persone!

Mangia che te fa bene! Pizzas para saborear por todo o Brasil

 

Alguns dão os créditos aos egípcios, outros aos gregos, mas foi Nápoles, no sul da Itália, a grande responsável por fazer a pizza como conhecemos hoje (redondinha e com deliciosas coberturas) e apresentá-la ao mundo. Viva à mamma Itália!

No dia 10 de julho comemoramos o Dia da Pizza no Brasil e, para celebrarmos em grande estilo, fizemos um roteiro pelas mais saborosas e tradicionais pizzarias em várias cidades do país.

Preparados? Andiamo!

 

São Paulo

 

Paulista adora uma bela pizza, que a gente sabe, e ninguém vai ficar na mão por lá. Confira agora as melhores pizzarias de São Paulo e aproveite este dia. 😀

Casa da Pizza

Casa da Piza por @burutorelli

 

 

Com 8 unidades em diferentes bairros, a Casa da Pizza oferece um dos melhores deliveries dessa maravilha em Sampa. Dá pra escolher a espessura da massa, o recheio favorito e partiu ser feliz.

 

 

 

Piola

Piola Jardins por @jardinslifestyle

 

 

Fundada na Itália em 1986, a Piola tem uma unidade no Jardim Paulista que serve a autêntica e simples pizza italiana, em um ambiente super bacana e contemporâneo, que vai muito além de simplesmente comer.

 

 

 

Além dessas, coloque na lista as tradicionais pizzarias:

Bráz, 1900, Speranza – a primeira a fazer a clássica Marguerita na capital – e a Camelo, com mais 60 anos de história, ou melhor, de pizzas. Tá achando que acabou? Não! Também vale incluir no seu roteiro a Cristal Pizza. O local tem mais de 3 décadas de tradição e serve pizzas de massa fininha e crocante. Os embutidos que servem como recheio também são artesanais, conferindo ainda mais sabor. Por fim, não deixe de dar um pulo na Carlos Pizzaria: sabores diferentes e ingredientes de qualidade fazem parte do menu! Impossível escolher um só.

Rio de Janeiro

 

A pizza chegou para ficar também na Cidade Maravilhosa. Veja agora as melhores pizzarias do Rio de Janeiro.

Pizzaria do Chico

Pra galera que curte um ambiente mais descontraído, a Pizzaria do Chico é uma mistura de pizzaria com boteco carioca. É o clima do Rio com um gostinho da Itália bem no coração de Santa Teresa. Destaque para as pizzas de berinjela e escarola, que são uma delícia.

 

Mamma Jamma

@mammapizzeria

Com unidades no Jardim Botânico e na Barra, a Mamma Jamma tem pin-ups nas paredes e pizzas artesanais preparadas em forno à lenha com farinha italiana e molho de tomate natural feito na própria casa. Precisa mais que isso pra ficar com água na boca? Entre as pedidas estão a Pepe Marmellata, de geleia de pimenta com lâminas de queijo Brie derretidas, e a Mamma Quaresma, com mozzarella especial, molho de tomate, azeitona preta marinada com raspa de limão siciliano, basílico, queijo de cabra e tomate cereja assado com tomilho. U-A-U!

 

 

 

Bráz

@brazpizzaria

 

 

A pizzaria Bráz também tem unidades cariocas, com destaque para a do Jardim Botânico. Pizzas em forno à lenha, com especialidades da casa que valem cada fatia. É amor em formato de pizza.

 

 

 

Domenica

A Domenica fica em um belo casarão em Botafogo e tem no cardápio deliciosas pizzas em tamanho único, com massa de fermentação natural, assadas em forno à lenha. Vale experimentar a Clemenza: peperone, tomate cereja, alho e manjericão e a Diavola, que é coberta por uma linguiça artesanal, levemente picante. Uma maravilha!

Vezpa Pizzas

@vezpapizzas

 

Feita pra comer com a mão, de preparação artesanal e com possibilidade de ser adquirida em fatias. Assim é a Vezpa Pizzas, que já conquistou o coração dos cariocas e tem várias franquias pela cidade. O DNA carioca, de muita descontração, se mistura ao jeitinho napolitano de preparação das pizzas e também à velocidade nova-iorquina. Cosmopolita, né? É possível experimentar essas delícias comer no local ou pedir um delivery: você escolhe!

 

 

 

Quer mais dicas? A gente tem! A Ferro e Farinha é um daqueles locais que valem toda a experiência. A vibe hipster da pizzaria é percebida no ambiente pequeno (um único ambiente com balcão), e também no cardápio feito à mão. Também é possível observar os pizzaiolos prepararem a sua (deliciosa!) pizza. A Birreria Escondido,CA, também merece estar no seu roteiro pelas pizzarias do Rio. Com 18 torneiras de chope, pizza de massa fininha em diversos sabores e ambiente descolado, o lugar é perfeito para um happy hour bem saboroso.

 

Porto Alegre

 

Nem só de churrasco vivem os gaúchos! Tem muita pizza boa na capital do Rio Grande do Sul. 

 

Ciao Pizzeria Napoletana

@pizzeriaciao

 

Ao melhor estilo de pizza de Nápoles, a Ciao oferece aos porto-alegrenses uma pizza de massa fininha e sabores clássicos, como Margherita, Pesto e Formaggio e Marinara. Com mesinhas do lado de fora, você pode apreciar a sua pizza (que é perfeita para comer com as mãos) ao ar livre. Também é possível levar seu próprio vinho e taças, pois a pizzaria não cobra taxa de rolha. Buon appetito!

 

 

 

Briza Forneria

Em um estilo bem semelhante ao da Ciao Pizzeria Napoletana, a Briza Forneria tem clima leve e descontraído, com sabores de pizza que vão fazer você suspirar. O local se propõe a utilizar ingredientes do Sul nas preparações. Um exemplo disso é a pizza Sgt Pepperoni, que substitui o molho de tomate por creme de moranga. Vale experimentar!

Nono Ludovico

@nonoludovico

 

Um dos mais famosos rodízios de pizza de Porto Alegre, a Nono Ludovico tem sabores inusitados e refinados: tem pizza de pato ao molho de laranja, de javali com cebola caramelizada e também de creme de avelã. Além dos clássicos, é claro: calabresa, lombo canadense, filé, quatro queijos… Já deu água na boca? Por aqui, sim!

 

 

 

 

Para mais opções de pizzas deliciosas, vale dar um pulinho no Bistrô da Travessa. Localizada em uma rua clássica da Cidade Baixa (o bairro boêmio da capital gaúcha), o espaço é intimista, rústico e retrô. As pizzas, é claro, são uma delícia! A Fornellone Ristorante é a opção ideal para aproveitar o inverno gaúcho: as cadeiras com pelegos aquecem os clientes, que saboreiam pizzas bem recheadas e incríveis. Ambiente romântico e acolhedor, perfeito para encontros a dois!

Porto Alegre também tem uma casa com pizzas 100% sem glúten: estamos falando da Pizza Jack! Os sabores são criativos e deliciosos, vale a pena experimentar. A localização também é ótima, no bairro Bom Fim, um dos mais queridinhos da capital.

 

 

Belo Horizonte

 

Se tem uma coisa que não falta em Beagá é comida de qualidade. Pizzas inclusas, é claro! Vem conferir as nossas recomendações de pizzarias em BH. \o/

Santa Pizza

A Santa Pizza é parada obrigatória para quem quer comer bem em Belo Horizonte. Localizada em um antigo armazém, o toque rústico da decoração deixa o espaço ainda mais charmoso. As pizzas, preparadas em forno à lenha, contam com mais de 30 sabores para você escolher. É para sair muito feliz da refeição!

 

68 La Pizzeria

@68lapizzeriabh

 

Com a proposta de servir pizzas tradicionais, estilo às de Nápoles, a 68 La Pizzeria já é uma das mais famosas e populares de BH. O ambiente moderno e elegante deixa a experiência ainda melhor, e é possível harmonizar as pizzas com mais de 600 opções de vinhos e espumantes oferecidos pela casa. Os sabores de pizza são super variados e a massa é crocante.

 

 

 

Também vale conferir os sabores da Pizza no Galpão, da Olegário Pizzaria e da Domenico Pizzeria Trattoria – esta última tendo um clima de cantina italiana, com diversas fotografias de destinos clássicos na Terra da Bota.

 

Salvador

 

Chegamos à Bahia! E para comer pizza no embalo do axé é só seguir as nossas dicas. ☺

 

Rocca Pizzaria

Eleita a melhor pizzaria de Salvador pela “Veja Comer & Beber”, a Rocca Forneria, no bairro Pituba, agrega ambiente descontraído com saborosas pizzas. Charme francês, sabor italiano e bom-humor baiano, como eles mesmos descrevem.

 

Cheiro de Pizza

@cheirodepizza

 

 

Com três unidades na capital baiana, a Cheiro de Pizza  serve essa delícia há mais de 25 anos. Ambiente acolhedor, música ao vivo e pizzas deliciosas. Combinação perfeita!

 

 

 

 

Mas as delícias não param por aí. A Casa de Pedra oferece a opção de rodízio pra quem quer comer muuuito bem. Localizada em um casarão antigo, a pizzaria tem um ambiente aconchegante e muitos sabores no menu. Não deixe de visitar também a Mamma’s Pizza (ou Mamma’s House): jeitão de cantina, super aconchegante e familiar, com sabores próprios e criativos (como o Gorgonjela: gorgonzola + berinjela). Impossível resistir!

 

Recife

 

A capital de Pernambuco não vai decepcionar você. Vem ver!

Dom Ferreira Forneria

@domferreiraforneria

 

Situada no bairro de Boa Viagem, a Dom Ferreira Forneria serve autênticas Pizzas Italianas. São 15 opções além das tradicionais. Destaque especial para os sabores Queijo Prima Donna e de Queijo Brie. Todas com 30 cm de muito recheio e sabor.

 

 

 

Também temos a deliciosa Forneria 1121: localizada em um amplo casarão antigo, a pizzaria é perfeita para quem gosta de massa grossa e com muito recheio. Outra opção imperdível é a Villa Floria, cujas pizzas são pensadas para comer com as mãos, graças à sua massa fininha e crocante.

 

Natal

 

Pizzas e mais pizzas para curtir o Rio Grande do Norte com muito mais sabor. 

 

Pizzaria Cipó Brasil

@cipo_brasilnatal

Localizada no bairro de Ponta Negra, a Pizzaria Cipó Brasil é uma das mais famosas de Natal e já foi eleita a Melhor da Cidade pela Veja Natal – Gastronomia. A decoração em madeira é bem rústica e torna o ambiente acolhedor. As pizzas são, obviamente, o carro-chefe da casa, mas a Cipó também oferece crepes de diversos sabores. Jantar de respeito, hein?

 

 

 

 

Curva do Vento

Descontraído e aconchegante, o Curva do Vento traz em seu cardápio petiscos, drinks, massas e, é claro, pizzas! A massa fininha e o molho de tomate caseiro deixam o sabor da pizza ainda melhor, sendo uma excelente opção para happy hour e agradando a todos os tipos de públicos.

Se puder, também inclua no seu roteiro gastronômico uma visita ao Páprika. Vista para o mar, shows acústicos e pizzas saborosas fazem parte da programação. Dica de ouro!

 

E aí, já escolheram os sabores e o destino favorito? Opções não vão faltar. 

Viva a pizza e viva um pedacinho da Itália no Brasil. Bravo!