Carregando...
07/07/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Destinos para curtir o inverno no Brasil

Vinho & lareira, feijoada & amigos, séries & edredom, chocolate quente & bate-papo, fondue & romance. Pequenas felicidades que fazem a gente contar os dias para a chegada do inverno.

 

E para ficar tudo mais quentinho, que tal incluir na sua wishlist de viagens alguns destinos brasileiros que nos aquecem e deixam tudo mais gostoso nas baixas temperaturas?

 

Pegue a toca, o cachecol e o casaco e venha aproveitar as delícias da estação mais aconchegante do ano com a gente!

 

 

‘Quero que você me aqueça nesse inverno’

 

Quando o inverno chega, o que mais queremos é nos sentirmos aquecidos, concordam?

 

Aproveitamos o friozinho e nos jogamos com tudo nas coisas boas que a estação tem a oferecer. Da gastronomia aos passeios ao ar livre, vale tudo para ficarmos quentinhos, inclusive turistar.

 

Prontos para espantar a frente fria? O Brasil tem lugares perfeitos para isso. 🙂

 

Destinos de inverno, aí vamos nós!

 

 

 

O Rio Grande do Sul é um dos destinos mais procurados quando as baixas temperaturas chegam ao país. Da capital à Serra Gaúcha, as opções de lazer são as mais variadas durante o inverno.

 

Louco pra estrear aquele casaco quentinho? Corre pra lá.

 

Porto Alegre

 

Não tem jeito: quem passa por Porto Alegre vai logo perceber que uma das grandes paixões dos gaúchos é lagartear. Espera aí, não entendeu nada? Explicamos.

 

Lagartear = no dicionário gauchês, nada mais é do que o ato do serumaninho/pessoa/cidadão/cachorro/gato deitar-se ao sol em dia de frio para aquecer o corpo.

 

É comum as pessoas lagartearem nos parques das cidades tomando um chimarrão, comendo bergamota (fruta típica da época), colocando a conversa em dia com os amigos ou curtindo seus pets.

 

Vale também fazer um piquenique e ficar admirando o movimento, enquanto o sol faz a sua parte. 😀

 

Principais parques de Porto Alegre:

 

Parque Farroupilha (conhecido como Redenção), Parque Marinha do Brasil, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Germânia e Praça do DMAE.

 

 

Parque Germânia por Emanuele Spies (Flickr)

 

Redenção por Eliezer Pedroso (Flickr)

Praça do DMAE

 

Cada um deles tem atrações próprias e locais para práticas esportivas.

 

Dica: para lagartear feito um local, não se esqueça da canga. 😀

 

Food truck é outro programa favorito na cidade e que tem tudo a ver com a estação. Dá para curtir o sol e ainda ficar aquecido do melhor jeito: comendo & bebendo.

 

 

Feira Me Gusta: Divulgação

Tá em Poa? Confere se está rolando alguns dos eventos da galera do Comida de Rua. Rolezinho com food truck é a cara da capital gaúcha.

 

Também vale conferir a programação da Feira Me Gusta. Evento itinerante que une gastronomia, programação cultural e designers locais com muito alto-astral e diversão, inclusive nos dias mais frios. É pra se divertir e garantir um souvenir.

 

Para entrar no clima de vez, vale ir aos restaurantes com lareira. E são muitos.

 

Com uma proposta diferente e bacana, o Cozy Gastronomia funciona em uma casa de um bairro residencial super charmoso. Para jantar, é só escolher um dos ambientes (de preferência a sala com lareira) e saborear uma das delícias da casa.

 

Quem procura um local com clima intimista e romântico, o restaurante Lorita é uma ótima opção. Especializado na cozinha francesa, o ambiente é muito acolhedor, sofisticado e, claro, quentinho.

 

Para tomar uma das melhores sopas de capeletti de Porto Alegre, vá ao tradicionalíssimo restaurante Van Gogh. O restaurante fica em um dos bairros mais boêmios, a Cidade Baixa. Vale também passear pelo bairro para conhecer a movimentada vida noturna dos gaúchos.

 

Não dá pra falar de gastronomia de inverno sem citar o fondue. Quer comida com mais cara de inverno do que essa?

 

No Fornellone Restaurante & Pizzaria dá pra ficar algumas horas mergulhando frutinhas no chocolate quente. Sabe alegria em forma de comida? É isso. 😉

 

Alguns podem dizer que a pizza não tem estação certa (somos desses). Mas saborear uma das maravilhas saída do forno à lenha da Ciao Pizzeria Napoletana tem sido um dos programas de inverno favoritos da gauchada. A pizzaria limita a quantidade de produção por dia, e promete seguir os padrões das autênticas pizzas napolitanas. Então, vale chegar cedo para não perder a viagem. 😉

 

 

Cozy Gastronomia

 

Fornellone Restaurante & Pizzaria

Lorita

 

Ciao Pizzeria Napoletana

 

 

Começar o dia com pães artesanais, cappuccinos e sanduíches especiais na Barbarella Bakery vai te deixar feliz e aquecido. Outra alternativa bacana é a Pink Velvet Bakery, uma doceria que também oferece o serviço de brunch aos finais de semana.

 

 

Pink Velvet

Barbarella Bakery

 

 

Ficar curtindo um bom edredom é ótimo programa de inverno, sim senhor. E no hotel Tulip Inn Porto Alegre dá para aproveitar a vida boa do quarto, enquanto curte o pôr do sol mais famoso da cidade, de frente para o Lago Guaíba. Sem falar na excelente localização e no super café da manhã.

 

 

Ah, e Porto Alegre fica a cerca de duas horas de carro das cidades e atrações que são sucesso durante a temporada de frio no Sul: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos, Parque Nacional de Aparados da Serra entre outros.

 

 

Em Gramado

 

A cidade gaúcha é super famosa por ter grandes programações durante os dias gelados do ano. Quem sonha em esquiar, pode aproveitar a viagem para praticar o esporte, mesmo quando não neva. O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. \o/

 

Os cinéfilos piram com o Festival de Cinema de Gramado. O evento ocorre no auge da estação, em agosto. Curtir a mostra de filmes brasileiros e estrangeiros, tietar artistas nacionais e gringos no tapete vermelho, tudo isso regado a chocolate quente, tem o seu valor. <3

 

 

 

A cidade oferece inúmeros restaurantes, casas de chocolate e mil possibilidades pra todo mundo se manter aquecido com pinta de cidade europeia.

 

 

 

No topo da lista dos destinos para curtir durante o friozinho, a capital e a Serra Paranaense têm muito para oferecer, digamos, aquecer.

 

Curitiba

 

A charmosa Curitiba das delícias de inverno.

 

 

Imagina um lugar onde, ao mesmo tempo, tem os melhores sabores de café e seus acompanhamentos incríveis e também tem uma adega e pratos quentes para harmonizar? Esse é clima do Rause Café e Vinho que funciona das 9h às 23h. Frio? Passa longe de lá. 😀

 

Quem gosta de mesa farta, a pedida é se perder no café colonial da Confeitaria Coeur Douce. São mais de 150 itens entre pães, tortas, frios, salgados, sobremesas e as bebidas. O clima mais frio pede alegrias como esta. 🙂

 

O tradicional Château de Gazon é especializado em sequência de fondues, além de ter pratos franceses e italianos.

 

Para ficar tudo mais doce, vale passar no Mary Ann Apple Factory, que faz maçã do amor parecer obra de arte.

 

 

Rause Café e Vinho

 

Confeitaria Coeur Douce

Mary Ann Apple Factory

 

Château de Gazon

 

Com mais de 30 parques, Curitiba oferece uma estrutura super completa para atividades ao ar livre e passeios com sol. Do Jardim Botânico ao Parque Tingui, vale pegar a linha turismo, que faz a rota toda, podendo descer do bus e ficar o tempo que quiser em cada um dos pontos. Já demos essas e várias outras dicas aqui neste outro post, vale conferir!

 

Piscina coberta e aquecida? Temos. No hotel Tulip Inn Santa Felicidade, a piscina indoor tem a temperatura ideal para relaxar e curtir os dias mais gelados. Você vai querer ficar o tempo todo por lá.

 

Outras opções aconchegantes de hospedagem são os hotéis Tulip Inn Curitiba Batel, na região central, e o Tulip Inn São José dos Pinhais, bem pertinho do aeroporto.

 

 

Tulip Inn Santa Felicidade

Tulip Inn Curitiba Batel

Tulip Inn São José dos Pinhais

 

Para um passeio inesquecível para a serra, vale muito fazer a rota de trem Serra Verde Express. Com paisagens incríveis e culinária típica, é uma das atrações imperdíveis na cidade e uma das únicas rotas turísticas de trem do Brasil.

 

 

 

São Paulo é um dos estados do Sudeste com diversas atrações entre junho e setembro, época mais gelada do ano. Quer explorar um pouquinho dessas maravilhas? Garantimos que você não vai se arrepender.

 

São Paulo

 

Podemos considerar a capital paulista destino de inverno? Com certeza. 😀

 

E pra sorte de quem passa pela metrópole, São Paulo oferece um universo de possibilidades quentinhas. Cafeterias, restaurantes, parques, shows, pubs e hotéis fazem o pacote do inverno super completo.

 

 

Fizemos roteiros completos para cada ocasião:

 

*Os melhores cafés da cidade – para começar o dia bem.

 

*Explorando a região dos Jardins e Bela Vista – do café da manhã à balada

 

*Roteiro para sair do básico – aqueles segredinhos da cidade que só os locais podem revelar.

 

 

[masterslider id=”31″]

Quero fondue, tem em SP? Pode matar a vontade no Era uma vez um Chalezinho ou no Hannover. Delícia!

 

Gosta de chá quentinho em dias gelados? O Talchá e o Chá Yê são algumas das casas especializadas na cidade. Felicidade pura!

 

A vida boa nos dias frios tá mais do que garantida na Terra da Garoa. E o seu hotel por lá também. 😀

São José dos Campos

 

Parque Burle Marx por Paulo Roberto de Souza (Flickr)

 

Bem pertinho da capital paulista, cerca de uma hora, São José dos Campos pode surpreender pela ótima mistura de jeitinho do interior com as modernidades de ser um polo tecnológico.

 

Partiu curtir as coisas boas da cidade?

 

Temos um roteiro completo e dicas para você turistar, sem passar frio por lá.

 

Outras cidades como Campos dos Jordão, São Roque, Cunha, Holambra e Monte Verde também são rotas bacanas durante o frio.

 

 

 

Belo Horizonte bem que tem seus dias de frio. Uma boa desculpa pra se jogar sem medo de ser feliz no melhor pão de queijo do mundo. Sem falar nos melhores cafés do país. Mas é no interior onde inverno fica ainda mais gostoso. Bora?

 

 

Sete Lagoas e Uberlândia

 

O ecoturismo é uma das marcas mais fortes de Sete Lagoas e Uberlândia. As lagoas e grutas ficam ainda mais espetaculares no inverno.

 

Quer explorar as belezas desses tesouros mineiros? Fizemos um roteiro completo pra você se aquecer se divertindo. 😉

 

 

Gruta Rei do Mato por @felipemarquesmachado

Café da manhã do Tulip Inn Sete Lagoas por @grasielle.silveira

 

 

Prontos para pegar a estrada e curtir os prazeres da estação?

 

Escolha o destino que mais tem a ver com você e seja feliz. 😉

 

Inverno + viagens = combinações que adoramos.