Carregando...
22/03/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Todas as maravilhas de Maceió
Um roteiro de tirar o fôlego pelo Caribe brasileiro

“Nada melhor na vida que um MAR correspondido.”

Se identificou? 😉

Se essa frase é o lema da sua vida, se tem tudo a ver com você, se o litoral é sempre (ou quase sempre) o seu destino favorito em todas as oportunidades, se não se imagina passar uma temporada longe das ondas, da brisa e do mar, seja bem-vindo: este roteiro é pra você.

Nossa próxima parada: Maceió, Alagoas.

Areias branquíssimas, água do mar em tons de azul e verde inimagináveis, piscinas naturais de cinema e coqueiros que deixam a paisagem ainda mais paradisíaca.

Adoradores de belezas naturais e vida boa, partiu Caribe brasileiro. Bora lá?

Milhares de coqueiros em área ecológica se estendem até o mar.

Areias brancas, lindos coqueiros, águas cristalinas, peixinhos coloridos:
o Caribe brasileiro é aqui em Maceió!

Aqui é assim, bastou alguém da família do O Bom de Viajar pegar a estrada pra gente pegar carona e também todas dicas pra curtir no destino. O motivo: dividir com vocês! Afinal, entre nós não há segredos, não é mesmo? 😀

Mariana Teixeira, do time de loucos por viagem da rede de hotéis BHG, escolheu Maceió como rota das suas últimas (e merecidas) férias. Ponto pra Mari! Voltou com as energias renovadas e com dicas super bacanas sobre o que fazer em Maceió pra quem quiser passar dias no paraíso. Arrasou! 😉

Vem com a gente e descubra todas as maravilhas desse pedacinho tropical dos sonhos.

Caribe Brasileiro

@mari_sophia

Linda vista do hotel por @mari_sophia

A combinação de natureza exuberante + clima perfeito fazem de Alagoas o nosso Caribe. São tantas praias incríveis, com areias brancas, coqueiros e águas transparentes que impressionam. E pra completar o visual, as piscinas naturais permitem contato com a vida marinha num inesquecível mergulho de snorkel. Simplicidade e felicidade num único pacote.

Mari, nossa desbravadora de paraísos, escolheu Maceió e arredores pra fazer um roteiro pra lá de lindo.

1ª Parada – Maceió

A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do país, pode acreditar.

As famosas praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca têm a beleza característica do litoral de Alagoas (coqueiros, piscinas naturais e água do mar cristalino), com o acréscimo da animação tanto de dia quanto à noite. Restaurantes, bares, barracas e artesanatos, tudo junto e misturado pra garantir o melhor aos visitantes.

Procurando mordomia de frente para o mar? Então acertou o destino em cheio.

Bandeira do Bomde em Maceió

Bandeira do Bomde por @mari_sophia

 

 

 

 

Praia da Pajuçara

Essa foi a praia escolhida pela Mari para relaxar e curtir Maceió. Ponto pra ela novamente!

Mar com poucas ondas, os passeios de catamarã e jangadas são um dos favoritos para explorar as piscinas naturais. Esportes como Stand Up Paddle também são comuns por lá. No calcação, tá valendo andar de roller e bike. Tem até uma pista de skate para quem curte street sport.

Pra ter vida boa à beira-mar, as barracas e restaurantes são ótimas opções. O Lopana Bar de Praia (também presente na praia de Ponta Verde) é super badalada e oferece um serviço mais do que completo. A barraca é uma mistura de restaurante com casa de eventos: tem um cardápio cheio de delícias, eventos, baladas e até um catamarã pra chamar de seu. \o/

Falando em gastronomia da boa, num clima mais boteco, o Terraço é a pedida pra tomar um chope gelado e curtir música ao vivo em plena orla.

Quiosque do Lopana, na beira-mar.

Lopana por @mari_sophia

Hora de saborear um chopp gelado.

@mari_sophia

Piscinas Naturais de Pajuçara por @mari_sophia

Praia de Ponta Verde

De mar super tranquilo, a praia de Ponta Verde é perfeita para as práticas de caiaque e windsurf. E pra não fazer muito esforço e curtir pela orla mesmo, a barraca Kanoa é um dos points. Fica a dica!

Impossível estar no Nordeste e não comer a tradicional tapioca, né? E pra não ir embora sem a famosa tapioca de carne de sol ou a tentadora tapioca de morango com Nutella, é só dar uma passada na Tapioca Maria Bonita, bem no calçadão. Felicidade é pouco!

Depois de curtir esse rolê por uma das praias mais charmosas de Maceió, partiu para o descanso merecido no conforto do Hotel Soft Inn Maceió Ponta Verde. Hotel novinho, do ladinho da praia e próximo de excelentes bares e restaurantes. Que combinação, hein? 😀 Pra quem quer turistar ou vem à capital alagoana a negócios, não tem erro, o Hotel Soft Inn Maceió Ponta Verde é a escolha certa. \o/

Barraca Kanoa

Barraca Kanoa em Ponta Verde @KanoaBeachBar

Praia de Jatiúca

Mesmo depois de já ter visto tantas belezas em Maceió, você pode ficar ainda mais impressionado com o verde intenso das águas de Jatiúca. Ficar na orla admirando o mar com certeza é um super programa.

Com ondas mais fortes que as outras praias, é a preferida dos surfistas. Gosta de corrida ou andar de bike? Ao lado do calçadão tem pista para quem não dispensa as atividades físicas, mesmo nas férias.

Bateu a fome? As barracas estão ao longo da orla pra facilitar a sua vida.

Quem quiser saborear as maravilhas da culinária afro-baiana, o restaurante Akuaba é lindo e oferece pratos com frutos do mar pra ninguém nunca mais esquecer. A nossa viajante recomenda!

Prefere pratos variados da culinária brasileira? O Divina Gula tem opções pra agradar todos os paladares: massas, carnes, saladas, frutos dos mar, churrasco, pastéis, queijos… Aqui a dica é ir sem pressa, ok?

O charmoso Bodega do Sertão tem um ambiente rústico, com decoração típica das casas nordestinas. É pra saborear pratos típicos da região com muito aconchego.

E pra não voltar pra casa sem dançar um bom forró ou outras brasilidades, o Maikai tem programação de segunda a domingo. É só conferir a agenda da casa e boa festa!

@ale_borba

Praia de Jatiúca por @ale_borba

Turistando por Maceió e arredores

Com certeza o álbum dessa trip vai ser demais!

E um dos lugares pra fazer fotão é o Mirante São Gonçalo, bem no centro de Maceió. Então, bora garantir a selfie com vista panorâmica da cidade e do mar verdinho que banha o litoral.

Pertinho dali, vale visitar a Catedral Metropolitana de Maceió. Uma construção de 1840 e super tradicional para os moradores.

Quer mais?

A Mari deu um pulo até Barra de São Miguel, cidadezinha bem perto de Maceió (menos de 1 hora), com lindas praias, piscinas naturais e diversão. Então, anota o roteiro:

Frame 1: Inúmeros coqueiros vistos do mirante em direção ao mar. Frame 2: Mari na praia do Gunga.

Mirante e Praia do Gunga por @mari_sophia.

Praia do Gunga + Mirante do Gunga

Águas tranquilas, areia branca às margens da Lagoa do Roteiro, além de lindos coqueirais e falésias coloridas. Aqui vale um belo passeio de buggy.

Praêro

É tipo um clube de mordomias à beira-mar. Tem comidas saborosas, drinks, espreguiçadeira, guarda-sol, Djs, shows… Pra quem gosta de privacidade.

@praeromaceio

Praêro Beach Club por @praeromaceio

Praia do Francês

A famosa praia fica em Marechal Deodoro, a mais ou menos 20 km de Maceió. A beleza segue o padrão das praias alagoanas, valendo fazer passeios de barco ou jangadas até os recifes. A galera costuma alugar caiaques e equipamentos para snorkeling (mergulho).

Por @praiadofrances

Praia do Francês por @praiadofrances

Praia do Saco

Ao lado da Praia do Francês, a praia é bem tranquila (quase deserta), com algumas barracas pra facilitar a vida boa.

Bar do Pato

Variados pratos com frutos do mar, caldinhos e, claro, patos, é ótima opção em Marechal Deodoro. Dica da Mari, viu!

@bardopato

Peixe frito ao molho de camarão do Bar do Pato por @bardopato

Depois de explorar a animada Maceió, partimos para as vistas de tirar o fôlego e sossego do Litoral Norte de Alagoas.

2ª Parada – Rota Ecológica, Litoral / AL

Ainda pouco explorada, a Rota Ecológica, a mais ou menos 100 km de Maceió, entre os povoados da Praia dos Morros e Porto de Pedras, pertence aos municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, com aproximadamente 50 km de praias.

A região tem a segunda maior barreira de corais do mundo. Isso mesmo! São quase 140 km de extensão para mergulhar, apreciar a fauna marinha e viver uma experiência única.

A rota é um verdadeiro oásis pra quem curte natureza.

Praia deserta na rota ecológica pelo litoral de Alagoas.

Rota imperdível para os amantes da natureza.

Dica: Para aproveitar ao máximo e explorar mais a rota, o ideal é estar de carro, pois durante o percurso é preciso atravessar de balsa de Japaratinga a Porto de Pedras.

Praia do Marceneiro

Pra quem gosta de sossego, chegou ao lugar certo. Sabe praia deserta de filme? Pode dar check!

Vista da Praia do Marceneiro

Praia do Marceneiro por @mari_sophia.

Mar sereno e areia bem fofinha (sonho de consumo de quem está viajando com criança), tranquilidade e beleza são as grandes atrações da Praia do Marceneiro. Adeptos dos esportes aquáticos como vela e jet ski também vão curtir esse pequeno paraíso. Vamos!

Praia do Morro

Além dos coqueiros e mar manso, típicos das praias alagoanas, a Praia do Morro tem falésias e estrelas-do-mar. Lembram do Patrick, o amigo do Bob Esponja? Pois então, é a oportunidade perfeita pra ficar cara a cara com ele.

Para chegar lá é preciso atravessar o rio Camaragibe de jangada e depois passar por um coqueiral. Importante: leve água, porque a praia é literalmente deserta.

Jangada navega sobre o mar

Transporte é realizado por jangadas.

Porto de Pedras

Charmosa, a cidade de Porto de Pedras fica entre São Miguel dos Milagres e Japaratinga. As construções antigas e coloridas, além das igrejinhas de São Gonçalo, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Glória deixam tudo com ares de interior.

A praia fica bem pertinho do centro e tem um farol como atração. Aos mais dispostos, uma caminhada um pouco íngreme entre paisagens lindas e lá estará ele. A vista do farol é incrível!

Pra quem curte banho de água doce, no finalzinho da praia o rio deságua no mar. Alegria em dobro. Vale a pena!

Foto de praia com coqueiros ao fundo em Maceió.

Paisagens de encher os olhos.

Praia do Patacho

No sul da praia de Porto de Pedras fica a linda e sossegada Praia do Patacho. Águas transparentes e calmas, numa região super tranquila e muito preservada. Gosta de ficar isolado? Aqui o tempo parece parar.  Para dias sem correria e pressa é um luxo só. \o/

E foi nesse paraíso que a Mari ancorou e passou seus dias de preguiça liberada. A pousada escolhida foi a Reserva do Patacho. Oh vidão!

[masterslider id=”19″]

São Miguel dos Milagres

Um dos povoados mais antigos de Alagoas e da região conhecida como Costa dos Corais (municípios que integram o Litoral Norte alagoano), São Miguel dos Milagres tem uma das melhores gastronomias do Estado. Fãs de lagostins, caranguejo, polvo e outros frutos de mar não podem perder a oportunidade de saborear essas delícias.

Frutos do mar são excelente escolha para consumir na região.

Frutos do mar são atração da região.

E pra turistar e curtir as maravilhas locais, não dispense o velho e bom passeio de jangada. Piscinas naturais, águas verdes e muitos peixinhos te esperam.

É beleza que não tem fim!

Dicas Gastronômicas

A nossa viajante indicou três lugares incríveis na Rota Ecológica para quem não dispensa um jantar bem gostoso e sofisticado:

Restaurante da Aldeia Beijupirá

Restaurante da Aldeia Beijupirá – em Porto de Pedras (Praia do Laje). Foto: Divulgação.

Restaurante da Pousada do Toque

Restaurante da Pousada do Toque – em São Miguel dos Milagres. Foto: Divulgação.

Restaurante da Pousada Xuê

Restaurante da Pousada Xuê – na Praia do Patacho. Foto: Divulgação.

Mas ó, é necessário fazer reserva, ok?

Depois de tudo isso, acho que já podemos colocar Maceió no top 5 da lista de lugares pra conhecermos ontem, né? 😀

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

O paraíso nos espera!