Carregando...
28/07/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Belém e o Círio de Nazaré

Um roteiro pra quem não abre mão do turismo e da fé

Uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por um caboclo às margens de um igarapé na cidade de Belém (PA) por volta de 1700, deu origem ao Círio de Nazaré. Tradição há mais de dois séculos, o evento atrai cerca de 2 milhões de pessoas para a região todos os anos durante o mês de outubro, o que faz das comemorações para a padroeira dos paraenses uma das maiores festividades religiosas do mundo.

A cerimônia, que acontece todos os anos sempre no segundo domingo de outubro, tem uma programação intensa para os devotos. Missas, procissões, romarias e eventos beneficentes são algumas das atividades que fazem parte do calendário dos fieis. Belém se transforma no destino da espiritualidade e fé pra muitos brasileiros.

E pra quem vai estar na cidade nesse período, preparamos algumas dicas preciosas para aproveitar todas as belezas desse pequeno pedaço de paraíso no norte do país.

Riquezas arquitetônicas, natureza e fé em um só destino. Viva Belém intensamente!

Primeiramente, não se esqueça que você vai estar na terra do açaí. Então, aproveite pra comer à vontade! Tem de todos os jeitos, para todos os gostos: sorvete, suco, doces, na tigela e até cerveja. Curtir o pôr do sol às margens da baía do Guajará também é um espetáculo da natureza que não dá pra perder. E mesmo quem tem como principal objetivo aproveitar as festividades religiosas do Círio de Nazaré, também vai adorar as tantas outras atrações. Vai com fé! Belém é um lugar ótimo pra turistar!

Arraial de Nazaré

Durante o Círio, uma área com parque de diversões, lanchonetes e restaurantes tomam conta da Praça Santuário. É o Arraial de Nazaré, com comidas típicas, jogos, bazar e até sorteios para diversão dos devotos. É tão tradicional quanto a procissão e acontece desde 1793. Uau!

Brinquedos de Miriti

Andando por Belém, não vai ser difícil se deparar com os brinquedos feitos com madeira de miriti. São miniaturas, pequenas obras de arte, que reproduzem a fauna, a flora e elementos da cultura amazônica. O que é bacana é que são brinquedos artesanais, confeccionados especialmente pelos artesãos de Abaetetuba, Pará. Além de ser um souvenir super exclusivo, também é um jeito legal de valorizar a cultura regional. 😀

Pra ver e comer

A gastronomia local de Belém é única. São sabores e pratos típicos que não se acham em qualquer lugar. E pra começar bem a viagem, dê uma passada na Estação das Docas e peça pato no tucupi, no restaurante Lá em Casa. Visitar esse incrível complexo cultural e comer essa delícia paraense vai ser um ótimo início de viagem. Vale muito conhecer: o Complexo Ver-o-Rio e a Praça República.

O Ver-o-Rio tem o Memorial dos Povos Indígenas, lago com pedalinho e um restaurante que fica dentro de um barco, tudo isto com vista para a baía do Guajará. Já a Praça República, antigamente era usada como cemitério de escravos. Após a construção de um monumento que faz alusão à Proclamação da República e à democracia, o lugar histórico virou um belo espaço público, cheio de história e que ainda abriga o Parque João Coelho, a Praça da Sereia e o Teatro da Paz. Recomendamos a visita!

Riqueza natural

Com mais de 80 mil espécies de flora e fauna, o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves é um lugar histórico e muito bonito. Inaugurado em 1883, conserva até hoje estruturas originais como o quiosque chinês, o chalé de ferro e a Gruta de Pedra-Sabão. São 15 hectares destinados à preservação ambiental, onde animais em extinção, como a arara azul, podem ser vistos. É demais! 😉

Passeios ao ar livre

Pra curtir um pôr do sol, fazer caminhadas e renovar as energias com um visual incrível, sem dúvidas você deve conhecer o Portal da Amazônia. São mais de 2 quilômetros ao longo do rio Guamá. Tem área específica para atividades físicas e estacionamento também. Uma super orla pra curtir em família. 🙂

Jardins e arquitetura

E pra quem estiver na orla do rio Guamá e quiser conhecer a Praça Batista Campos, considerada uma das mais bonitas do país, poderá curtir os jardins, pontes e árvores nativas. É natureza exuberante ao seu dispor, bem no estilo do século XIX. 😉

E quem tiver dias prolongados de folga e quiser curtir ainda mais a cidade, já falamos a respeito de outras coisas bacanas pra fazer por lá, que você pode conferir no roteiro Belém de A a Z.

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

E aí, alguma dúvida que sua viagem pela Cidade das Mangueiras vai ser demais? Aproveite para reunir os festejos, procissões e comemorações do Círio de Nazaré com esses passeios. Garantimos que você não vai se arrepender.