15/04/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Fim de semana em Vitória e Vila Velha

Um roteiro com dicas exclusivas e bem capixabas pra você

Conteúdo atualizado em 27 de fevereiro de 2020.

Fica no Sudeste, tem muitas praias, mas não é o Rio, nem São Paulo?

Fácil, né? 😀

Achamos que chegou a hora de você viajar com a gente para Vitória e sua inseparável vizinha Vila Velha, no Espírito Santo. Sol quase todos os dias do ano, muitas riquezas culturais e uma torta capixaba (com recheio de frutos de mar e palmito) pra deixar qualquer um apaixonado.

Preparamos um roteiro super bacana, com dicas insiders pra lá de especiais, para você curtir um final de semana nesses destinos cheios de diversão.

Dicas de ouro, direto da fonte. Vem ver!

Fim de semana em Vitória e Vila Velha

Vitória e Vila Velha: dois paraísos quase inexplorados que vale conhecer

O que fazer em Vitória e Vila Velha

A primeira dica do nosso roteiro começa com um passeio pelo famoso Galpão das Paneleiras de Goiabeiras. É lá que encontramos as tradicionais panelas de barro, confeccionadas artesanalmente. Você poderá acompanhar todo o processo de fabricação, da moldagem à queima. 🙂

É muito legal! E, de quebra, você garante um souvenir exclusivo da terrinha.

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras por: @paula.laiber

Que tal incluir uma visita ao Convento da Penha? É o ponto turístico mais visitado do Estado. Além da história, proporciona uma das melhores vistas!

Outro ponto super famoso da cidade é a Praça do Papa. O local tem vista para o Convento da Penha e para a cidade de Vila Velha, e por lá estão três monumentos da cidade: Cruz Reverente, Memorial da Paz e Rosa dos Ventos. A partir da Praça do Papa também é possível fazer uma trilha que leva a um mirante na Reserva Ecológica Ilha do Papagaio. Vale conhecer!

Gosta de arquitetura? Então reserve um momento para visitar o Palácio Anchieta. Por lá rolam exposições de arte, cultura e ciência e a entrada é gratuita. 

Para entrar em contato com a natureza, reserve um tempinho para visitar o Parque Botânico. São 33 hectares dedicados à preservação da Mata Atlântica.

Em Vila Velha, nossa dica é passear pelo Farol de Santa Luzia. A vista de lá é linda e o lugar rende fotos incríveis.

Convento da Penha por: @solmartinns_

Praça do Papa por: @willianpcosta

Reserva Ecológica Ilha do Papagaio por: @baccarinnh

Palácio Anchieta por: @walmorfermino

Parque Botânico por: @raffa_masse

Farol de Santa Luzia por: @gustavopiazzarollo

 

Praias em Vitória e em Vila Velha

Curtir as praias capixabas é parada obrigatória, combinado?

Praia Grande, na Ilha do Boi, um dos bairros mais nobres de Vitória, é a nossa primeira sugestão. Ela é pequena, muito aconchegante, querida pelos seus moradores e pela galera descolada da cidade. Se puder, aproveite para ir durante a semana, pois normalmente lota de sexta a domingo e fica um pouco difícil estacionar (pra quem for de carro, claro). Lá não tem quiosque, então vale levar um lanchinho na bolsa mesmo, ou aproveitar as opções dos bons vendedores ambulantes. 😉

Outra praia que certamente vale a visita é a Praia de Camburi. A orla é incrível para a prática de exercícios físicos ao ar livre, e uma das vias fica fechada aos domingos para caminhadas, corridas, andar de skate, patins e bike.

Não deixe de dar um pulinho na Praia do Canto e na Praça dos Namorados. Elas fazem parte de um projeto de urbanismo e têm excelente infraestrutura. A praia tem mar calmo e a praça é uma ótima opção pra quem viaja com crianças, já que tem parquinho, pista de skate e muito mais.

Em Vila Velha, a Praia da Costa é uma das melhores. Tem longa faixa de areia e muitas ondas. E ó: não é só Ipanema (RJ) que tem um Posto 9 pra chamar de seu. No Posto 9 daqui, tem cerveja gelada, música e gente bacana. A Praia da Sereia tem infraestrutura para deficientes físicos e é muito organizada. Passeios de caiaque e uma academia ao ar livre são algumas das atividades por lá.

Praia Grande por: @gomesdrii__

Praia de Camburi por: @ivonegiuberti

Praia do Canto por: @pepesilva_

Praça dos Namorados por: @thepetbrothers

Praia da Costa por: @fabicandfx

Praia da Sereia por: @jullynadine


+ Vitória e Vila Velha

Roteiro de bares e restaurantes em Vitória

O que fazer depois do trabalho em Vitória

Roteiro por Vitória e Vila Velha

Onde se hospedar em Vitória


Onde comer em Vitória

Quer uma opção saudável e saborosa? Corre no Bully’s, que serve do açaí ao arroz à piamontese. A Casa Graviola também oferece opções saudáveis, inclusive com opções veganas.

Depois da praia, comer caranguejo é tradição, principalmente no domingo. Então partiu para o Caranguejo do Assis ou Ilha do Caranguejo!

O Kiosque do Alemão é uma excelente escolha pra apreciar a verdadeira moqueca capixaba. O Restaurante Pirão também serve a iguaria, além de outras variedades de pratos com frutos do mar.

Bully’s por: @procurando_onde_ir

Casa Graviola por: @casagraviola

Caranguejo do Assis por: @gordicepelomundo

Ilha do Caranguejo por: @finebrew

Kiosque do Alemão por: @kiosquealemao

Restaurante Pirão por: @mapagastronomicovix

 

 

 

 

 

 

 

Tá com fome de pizza? Você vai amar a Figata então. São pizzas, risotos e muitas delícias da Terra da Bota pra você comer sem culpa.

Antes de terminar o dia, para curtir um pôr do sol de boa, vale uma caminhada na orla de Camburi e, se não achar exagero, um belo açaí cai muito bem. 

Pensando em jantar? A Cantina do Bacco tem excelente gastronomia italiana e vários endereços: bairro Jardim da Penha, Camburi e Shopping Vitória.

Para quem procura um restaurante mais calmo, com uma pegada mais família, nossas dicas são o Timoneiro e o Atlântica.

Figata por: @figatapizza

Cantina do Bacco por: @ykab

Timoneiro por: @restaurante.otimoneiro

Atlântica por: @revistaclass

 

Para curtir a noite em Vitória

Se a ideia for curtir a noite capixaba, dê um pulo até a região conhecida como Triângulo das Bermudas. Fica próximo às Ruas João da Cruz e Joaquim Lírio, na Praia do Canto.

Triângulo das Bermudas por: @forrodorooftop copiar

Lá é onde rola a agitação. É o ponto de encontro para os “rocks”. Não tá entendendo nada? Rocks é uma gíria usada pra quase tudo por lá, desde micareta, boate, barzinho, até o sagrado churrasco. Ou seja, qualquer agito é rock. 😉

Outra opção de concentração de bares é na Rua da Lama, em Jardim da Penha. Lá é o local favorito dos universitários da UFES e LGBTQI+.

Esse roteiro teve uma super colaboração da Laís Miranda, amiga do Bomde, que tem sangue e coração capixabas. Obrigado pelas dicas, Laís. ❤

Agora só falta garantir o melhor lugar pra descansar depois de tanta coisa legal. Vem conhecer a nossa dica para sua hospedagem em Vitória.

E aí, já colocou Vitória (e Vila Velha) na sua lista de viagens?

Vai ser demais!