Carregando...
27/01/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro cervejeiro pelo Brasil

 

Roteiro cervejeiro pelo Brasil

 

Agora que já falamos um pouquinho sobre as diferenças entre Lager, Ale e Geuze/Lambic, é hora de pegar a estrada para conhecermos um pouco mais sobre os redutos da boa cerveja no Brasil.

 

 

Com o crescimento e profissionalização das cervejarias especiais e artesanais por aqui, não é necessário ir até a gringa para ter uma excelente experiência etílica. Mas também ficar nos bares e pubs perto de casa não é mais suficiente para os verdadeiros amantes da gelada. Turistar é preciso!

 

 

Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul são alguns dos estados que possuem importantes marcas e movimentam o mundo cervejeiro.

 

 

E para dar continuidade a nossa saborosa viagem, vamos começar desbravando alguns roteiros pelo Sudeste brasileiro. Cheers!

 

 

Roteiro cervejeiro pelo Brasil

 

Um roteiro super legal pela região Sudeste vai matar a sede dos amantes da boa cerveja

 

RIBEIRÃO PRETO DA TRADIÇÃO

 

 

Você já imaginou passar 9 horas do seu dia apreciando as melhores cervejas de produtores locais? Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, uma rota turística permite que os amantes do malte e lúpulo façam um tour cultural pelo polo cervejeiro, regado a muita degustação.

 

 

A ideia do Tour Cervejeiro é proporcionar aos participantes aprendizado e conhecimento, enquanto degustam os 18 rótulos diferentes oferecidos, das 7 cervejarias visitadas. Tudo isso acompanhado de um exclusivo beer guide. Demais, né?

 

 

Mas para quem prefere se aventurar por conta própria, a cidade oferece muitas opções bacanas.

 

 

Uma delas é o Weird Barrel, um brewpub (quando o bar tem produção de cerveja), com temática pirata.  Lá, os tripulantes poderão experimentar a Naughty Grog, uma Black IPA envelhecida em barris de Rum. Imaginem a delícia?! Além disso, eles promovem o Pirate Day, no qual o bar recebe food trucks, DJs e muito Rock ‘n’ Roll.  A próxima edição está chegando, fique de olho!

 

 

Ainda no circuito de Ribeirão, a Vila Dionísio é um pub super alto-astral, com muitas torneiras, sendo uma delas com cerveja exclusiva da casa, feita pela cervejaria Invicta. Além de pub, é também casa de shows. Muito Rock e Blues promete divertir os frequentadores.

 

#partiu balada com cerveja da boa!

 

 

Não é à toa que a tradicional Ribeirão Preto, que já fez história com antiga fábrica da Antárctica, é considerada a capital do chope.

 

 

Roteiro cervejeiro pelo Brasil

 

MINAS DA CERVEJA

 

 

O segundo estado em produção de rótulos especiais, Minas Gerais já é considerada a Bélgica brasileira, pela diversidade de estilos da região. Turismo cada vez mais especializado tem aproximado o público da indústria.

 

 

A Cervejaria Wäls tem um espaço chamado Tasting Room, para quem quiser visitar a fábrica e saborear os seus produtos. Com uma moeda própria chamada “Lúpulo Wäls” e self-service no balcão, a ideia é deixar os visitantes muito a vontade. Tudo bem divertido!

 

 

A Krug Bier tem fábrica com visitação e também choperia, para quem prefere curtir o bar. Funcionam em endereços diferentes. A Krug é a primeira cervejaria artesanal de Minas e já tem várias cervejas premiadas.

 

 

A Cervejaria Küd tem um brewpub com cervejas da casa e convidadas, além de pratos para a harmonização. Witbier de tangerina e uma típica Pale Ale estão à disposição dos fregueses. 😉

 

 

RIO COM TRADIÇÃO

 

 

A região serrana do Rio de Janeiro é o oásis das cervejarias. É lá onde fica a maior concentração de produção do estado. Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena fazem parte do roteiro.

 

 

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro organizou junto com todos os produtores (pequenos e grandes), além dos brewpubs, uma iniciativa muito legal para fomentar o turismo da região. O propósito é imergir os visitantes na cultura da cerveja, com gastronomia de alta qualidade, incluindo passeio nos principais pontos turísticos das cidades.

 

 

O projeto inclui 10 cervejarias e agências de viagens que organizam tudinho. Assim fica fácil, né?! Muita mordomia!

 

 

E aí, ficou louco para colocar o pé na estrada para viver essa experiência maravilhosa? Nós também! 😉

 

 

Logo voltamos com mais dicas do mundo das geladas. Porque #obomdeviajar é sempre ter mais opções de viagens em busca dos melhores destinos e momentos.

 

 

Roteiro cervejeiro pelo Brasil