Carregando...
26/03/2019
Escrito por:Juliana Silveira
O que fazer em Angra dos Reis

Dicas para aproveitar o melhor do litoral Sul do Rio de Janeiro

Angra dos Reis é um destino perfeito para quem ama o pacote sombra, água fresca e paisagens de tirar o fôlego. São 365 ilhas, duas mil praias espalhadas pelo litoral e mais de 500 anos de história, para você turistar do seu jeito.

Passeios ao ar livre, praias, trilhas, monumentos históricos e uma deliciosa gastronomia, Angra tem atrações para todos os tipos de viajantes, tudo isso a apenas 160 km do Rio de Janeiro.

Planejando a próxima viagem dos sonhos?

Preparamos algumas dicas para você aproveitar o melhor desse paraíso tropical!

Angra dos Reis: um paraíso para quem ama natureza e mar!

O que fazer de dia em Angra dos Reis

Passeios e atividades

  • Passeio de escuna
  • Passeio de lancha
  • Mergulho
  • Mountain Bike
  • Trekking
  • Futevôlei, handbeach, vôlei de praia e futebol (ou o seu esporte de praia favorito!)
  • City tour no Centro Histórico

Sol, sombra e água fresca também estão liberados!

 

Ilhas e praias em Angra e região

Ilha de Cataguases

Famoso passeio e bem pertinho de Angra dos Reis, a Ilha de Cataguases é uma das mais belas da Baía da Ilha Grande. Sabe areia branquinha? Por lá, tem de sobra! Para completar o visual impactante, a água cristalina em tons verdes esmeralda deixa tudo com ares de cena de filme! Rodeada de pitangueiras, a praia é perfeita para quem viaja com crianças devido às águas calmas.

Dica do Bomde: para quem não curte multidões, evite o passeio de escuna, principalmente aos finais de semana, quando a Ilha de Cataguases fica lotada.  

ilha cataguases por @patipettene

Ilhas Botinas

Perfeitas para a prática de mergulho, as Ilhas Botinas (também chamadas de Ilhas Irmãs ou Ilhas Gêmeas), são um dos cartões-postais de Angra. Considerada uma das mais lindas da região, suas águas são tão clarinhas que é possível observar o fundo do mar por até 10 metros de profundidade. Não esqueça do snorkel!

Curiosidade: a ilha tem este nome devido ao seu formato.

ilhas botinas por @gabrielribeirov

Ilha Grande

Ilha Grande é a maior ilha da Baía de Angra dos Reis, alcançados após cerca de uma hora de viagem de barco. Entre as principais praias, estão a linda Lopes Mendes, super procurada para mergulho. Para ter uma vista completa da ilha, os passeios de escuna são perfeitos.

ilha grande por @fvatour

Lagoa Azul

Com nome inspirado no clássico filme dos anos 80 Lagoa Azul, a piscina natural fica entre duas ilhotas, na região histórica de Freguesia de Santana, um dos pontos turísticos mais famosos de Ilha Grande.

Lagoa Azul por @daniellasarahyba

Ilha da Gipóia

Uma das mais procuradas pelos visitantes de Angra dos Reis e segunda maior ilha da região, a Ilha da Gipóia tem infraestrutura com excelentes bares, restaurantes e quiosques. Da Praia das Flechas, se tem uma bela vista das Ilhas Botinas, Ilha Grande e Praia do Dentista. Não deixe de conhecer a Praia das Amendoeiras, ótima para mergulho, e a Praia Brava, indicada para surfe, nem a pequena e cristalina Praia do Secreto.

Praia do Dentista

Lanchas, veleiros e iates desfilam aos finais de semana e feriados na badalada Praia do Dentista. É glamour que chama, né? 😉  

Praia do dentista por @andrebaldner

Ilha da Piedade

Com águas tranquilas e um belo visual, que inclui a Igreja da Piedade, a Praia da Piedade é ótima para programas com a família.

Ilha da piedade por @carllafernanda

Trilhas e cachoeiras em Angra dos Reis

Pico do Frade

Segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, é necessário um guia turístico para chegar ao pico dos seus 1.500 metros de altura. Os principais caminhos começam no Frade e Bananal, podendo levar até 7 horas até o topo. Atenção e cuidado com a mata fechada ao longo do caminho, para não se perder na trilha.

Foto por @celolimma

Cachoeira do Bracuí

Uma caminhada de cerca de 1 hora leva ao topo da cachoeira, que somando suas cinco quedas d’água, chega a 1.100 metros. A vista inacreditável no poço de banho, de frente para o mar da Baía da Ilha Grande, é um verdadeiro presente.

Cachoeira do bracuí por @brunomartins246

Trilha Banqueta – Jussaral

Uma caminhada de 2 horas dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com um percurso de dificuldade média, super íngreme, o que exige um certo preparo físico dos visitantes. Mas não desanime, o passeio vale cada esforço.

Trilha Banqueta – Jussaral por @betinhoam

Trilha Perequê – Mambucabinha

Apesar de levar cerca de 2 horas para chegar até Morro da Boa Vista, é uma trilha indicada para iniciantes. Do alto, uma vista de tirar o fôlego da junção da Mata Atlântica com o mar de Angra dos Reis.

mambucambina por @pai_do_bento

Mergulhar em Angra dos Reis

Angra dos Reis é um dos melhores destinos para mergulhar no Brasil. A mistura de águas cristalinas com a diversidade da fauna marinha, faz desse paraíso um dos favoritos de turistas e mergulhadores profissionais.

Mergulho em Angra por @orialbarracin

Passeios históricos em Angra dos Reis

Uma das cidades mais antigas do Brasil, caminhar pelas ruas do Centro de Angra dos Reis é uma viagem no tempo. Relíquias arquitetônicas como a Igreja e Convento do Carmo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (uma das primeiras igrejas do país), preservam a memória dos tempos da colonização portuguesa. Outro ponto histórico importante é a Praça Almirante Tamandaré, onde fica o Mercado Redondo, tradicional local de comércio de peixes e frutos do mar.

Curiosidade: o nome da cidade é de origem portuguesa, sendo que Angra significa baía, e Reis por ter sido criada no dia de Reis, em 06 de Janeiro de 1.502.

Outras atrações em Angra dos Reis

  • Convento São Bernardino de Sena
  • Igreja da Piedade
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
  • Mercado Municipal
  • Praia do Arrecife
  • Praia do Secreto fica (Ilha de Gipóia)
  • Praia da Figueira

O que fazer à noite em Angra dos Reis

A programação noturna em Angra dos Reis é feita de ótimos bares e restaurantes. E para facilitar, selecionamos algumas dicas gastronômicas mais bacanas da cidade.

 

Onde se hospedar em Angra dos Reis

Pra se hospedar, o Mercure Angra dos Reis está entre os melhores da região. Está próximo à entrada da cidade, perto do Shopping Pirata e ao lado da Marina. Os apartamentos têm ar-condicionado, minibar e wi-fi, com alguns quartos com uma vista lindíssima para o mar. E a piscina é espetacular, grande e com borda infinita. É convidativa ou não é?! 😉

E aí, já deu para imaginar que essa viagem vai ser incrível, não é mesmo? <3

A gente tem certeza que sim!