Carregando...
31/07/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Onde alugar bicicletas para passear

 

Onde alugar bicicletas para passear

 

Atualmente, a bicicleta corresponde a pelo menos 9,4% dos deslocamentos nas áreas urbanas, se considerarmos que a frota nacional está em cerca de 60 milhões de veículos ao redor do país, de acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos.

 

Além de ajudar a desafogar o trânsito e de ser uma opção infinitamente mais ecológica do que veículos automotores, o uso das bikes como meio de transporte ou a passeio favorece a prática saudável de exercícios e também estimula a sociedade a mudar seus comportamentos coletivos.

 

Pensando nisso, listamos uma série de serviços de aluguel de bicicleta nas principais capitais do país. É para fugir da rotina, conhecer o destino sobre duas rodas e repensar a palavra de ordem: sustentabilidade. Confira a seguir! 😉

 

Onde alugar bicicletas para passear

 

O Bom de Viajar é andar de bike ao ar livre, curtindo o vento no rosto, sem se preocupar com mais nada!

 

 

BikePoa, em Porto Alegre

 

O serviço de aluguel de bicicletas em Porto Alegre foi lançado pela Prefeitura Municipal em 2012. Hoje, a capital dos gaúchos conta com 40 pontos de BikePoa, as quais foram usadas para fazer cerca de 500 mil viagens desde seu ano de lançamento.

 

O cadastro para usar o serviço deve ser feito no portal da Prefeitura e o passe mensal equivale ao valor de 10 reais, enquanto que o passe diário, que não precisa de cadastro prévio e é válido por 24 horas, custa cinco reais. O usuário poderá fazer quantas viagens diárias, de até uma hora, quiser, desde que realizadas com intervalo de, ao menos, 15 minutos entre cada uma.

 

As bikes podem ser devolvidas em qualquer ponto. As estações de compartilhamento funcionam todos os dias, das 6h às 22h e Porto Alegre já conta com diversas áreas com ciclovias e espaços especiais para quem anda sobre duas rodas.

 

 

KuritBike, em Curitiba

 

Além dos passeios voltados ao cicloturismo, a empresa também oferece o serviço de aluguel de bicicletas com capacete e luzes de sinalização. Ou seja, você não precisa se preocupar com equipamentos de segurança.

 

Para usufruir, você deve agendar a data de uso por e-mail, telefone ou mesmo Whatsapp. O valor da reserva é de 25 reais. As opções de horários ainda são restritas: a retirada das bicis deve ser feita entre às 19h e 19h30min e a devolução entre 22h e 22h30min.

 

O usuário precisa levar também documento de identidade com foto e deixar um valor caução de 50 reais para a locação. A devolução da bicicleta deve ser feita na própria empresa pelo usuário.

 

 

BikeBrasília, em Brasília

 

O Bike Brasília é um projeto de sustentabilidade da Capital Federal. As bicicletas do Bike Brasília estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas e auxiliá-las a conhecer o destino sob outro ângulo.

 

Para utilizar as bikes, você faz um credenciamento anual no valor de R$ 10,00. Durante o dia, pode fazer quantas viagens quiser. As estações de compartilhamento funcionam diariamente, das 6h à meia-noite.

 

As viagens de até 1 hora são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas, já as viagens com duração de mais de 1 hora são tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 por cada uma hora de utilização.

 

Onde alugar bicicletas para passear

 

BikeRio, no Rio de Janeiro

 

Na Cidade Maravilhosa as bikes também estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Para fazer o cadastro, deve-se acessar o site MoveSamba.com.br e identificar informações como endereço residencial, CPF e cartão de crédito.

 

O valor do plano mensal é de 10 reais e de cinco reais para o plano diário, que permite que o usuário use a bicicleta por até 24 horas. Viagens com duração de mais de 60 minutos serão tarifadas à parte, no valor de cinco reais por cada hora excedente.

 

 

CicloSampa, em São Paulo

 

Em parceria com o Movimento Conviva, de conscientização de questões da mobilidade urbana, o Bradesco disponibiliza magrelas em cinco estações da capital paulista. São mais de 100 bikes para empréstimo. Chamada de CicloSampa, a iniciativa disponibiliza bicicletas sem correia, além de outras vantagens, como o pneu que não fura e o farol de led.

 

Para alugar, é preciso efetuar um cadastro pelo site CicloSampa com cartão de crédito com chip, que será o identificador do usuário nos pontos. O valor do aluguel é cobrado automaticamente no cartão no momento de devolução do veículo.

 

A primeira meia hora de uso é totalmente gratuita, mas, depois disso, o valor fica em cinco reais a cada meia hora. Além disso, se a bicicleta for devolvida depois das 22h, será cobrada uma taxa de 200 reais. O serviço funciona diariamente, das 6h às 22h.

 

 

Depois de tanto pedalar,a única coisa que você vai querer é recuperar as energias com muito conforto e comodidade. Portanto, após um dia de passeio pelas ciclovias de cada destino, aproveite para descansar em um dos hotéis BHG.

 

Onde alugar bicicletas para passear