Carregando...
09/10/2015
Escrito por:Juliana Silveira
Curta um roteiro por Santa Teresa

 

Curta um roteiro por Santa Teresa

 

Santa Teresa, o bairro bucólico dos bondinhos e da boemia carioca, é um passeio imperdível para quem visita o Rio de Janeiro. Com um clima leve, reduto de artistas e pessoas de alto astral, o local atrai turistas de todos os lugares e é adorado pelos moradores. Em Santa Teresa é possível curtir uma cervejinha com os amigos em um clima descontraído, conhecer locais históricos e apreciar muita arte local. Confira um roteiro incrível pra você aproveitar o melhor da carioquice de Santa Teresa!

 

Curta um roteiro por Santa Teresa

 

Saborear uma feijoada, subir pela Escadaria Selarón e andar de bondinho: Santa Teresa e seus encantos esperam por você em um roteiro imperdível!

 

 

Bondinho

 

O tão amado bondinho está de volta! Desde sua reabertura, em julho, o bondinho de Santa Teresa está em pleno funcionamento e tem atraído não só turistas, mas também os moradores da região, que encontram nele um meio de transporte super útil. O trecho percorrido vai do Largo da Carioca ao Largo do Curvelo, com operação de segunda a sábado, das 11h às 16h, em intervalos de 20 minutos.

 

 

Escadaria Selarón

 

Originalmente Escadaria do Convento de Santa Teresa, a Escadaria Selarón tem o visual atual graças ao pintor e ceramista Jorge Selarón. Ele iniciou sozinho a obra, contando com o dinheiro da venda de seus quadros e de doações dos moradores e fãs do mundo inteiro, concluindo os 215 degraus e 125 metros da escadaria, que conta com mais de 2000 azulejos diferentes, provenientes de mais de 60 países. A obra já foi matéria de muitas revistas, jornais, documentários, comerciais de TV e serviu de cenário para clipes de U2 e Snoop Dogg. O bacana é ir subindo aos poucos e conferindo a arte de cada degrau, tirando muitas fotos pelo caminho!

 

 

Parque das Ruínas

 

Casarão onde morou Laurinda dos Santos Lobo, grande personalidade da sociedade carioca, e onde ocorreram eventos que contavam com a presença de nomes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. Com entrada gratuita e funcionamento de terça a domingo, das 8h às 18h, o local oferece uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara e para o centro da cidade, sendo possível apreciar o Pão de Açúcar, parte da Orla e os Arcos da Lapa.

 

 

Museu da Chácara do Céu

 

Ao lado do Parque das Ruínas, existe um verdadeiro oásis da arte brasileira: o Museu da Chácara do Céu, antiga casa modernista que pertenceu ao colecionador de arte Castro Maya. Além das exposições e da arquitetura, o local atrai os turistas graças a sua vista e o seu jardim de tirar o fôlego.

 

Curta um roteiro por Santa Teresa

 

Arte local

 

Um dos maiores atrativos de Santa Teresa é a quantidade de lojinhas de artesanato e ateliês. Se você tiver tempo, vale conferir o que cada lojinha tem a oferecer, mas uma dica super bacana é a loja de artesanato La Vereda, na rua Almirante Alexandrino, 428. A Tucum é outra loja incrível pra você visitar. Focada em artigos indígenas, a marca aposta na resposabilidade socioambiental e busca uma mediação entre o artesão e o público, com informações sobre a etnia, o artista, o tipo de matéria-prima utilizada, as técnicas e os conhecimentos associados. Além disso, em Santa Teresa é possível conferir artistas pintando seus quadros na rua, uma cena bem comum no bairro. A arte é tão presente em Santa Teresa que lá acontece o evento Arte de Portas Abertas, realizado em julho. O projeto tem o objetivo de mostrar aos visitantes a tradição do bairro em acolher a arte, e o público tem a chance de conhecer os artistas e o processo de criação de suas obras em seu próprio universo de trabalho. Imperdível!

 

 

Largo dos Guimarães

 

Point gastronômico do bairro, o Largo dos Guimarães é repleto de restaurantes e bares pra quem quer conhecer os quitutes locais. Vale muito a pena conhecer a famosa feijoada do Bar do Mineiro, servida aos sábados. Não deixe de experimentar também os pastéis de feijão casa, que são considerados patrimônio carioca e são a pedida obrigatória pra quem visita o bar, junto com a cachaça de gengibre. Depois do almoço, é possível dar um esticadinha e caminhar até a Lapa (20 minutos a pé) para tirar fotos nos Arcos. Pra quem quer aproveitar uma refeição ao ar livre, o Cafecito serve o melhor café da manhã do bairro. O Rústico, que fica no mesmo casarão do Cafecito, é outro ponto excelente para o seu jantar, com uma cozinha latinoamericana da melhor qualidade e um azeite defumado com carvão simplesmente delicioso! O espaço ainda é dividido com uma loja de móveis e artesanato brasileiro, perfeito pra quem quer dar uma olhadinha e fazer compras.

 

 

 

 

 

 

 

A região é repleta de pontos turísticos, belezas naturais e muita personalidade carioca, sendo um passeio imperdível pra quem visita o Rio de Janeiro. Depois de curtir tudo isso, relaxar com todo o conforto em um hotel é o que a gente mais precisa, né? Com infraestrutura incrível e localização privilegiada, melhor ainda. ? Vem escolher a melhor opção para relaxar na Cidade Maravilhosa e partiu viajar! 

 

 

Afinal, O Bom de Viajar é conhecer lugares maravilhosos, aproveitar do descanso tão esperado e criar memórias inesquecíveis!

 

Curta um roteiro por Santa Teresa