Carregando...
07/03/2022
Escrito por:Paula Cardoso
Mulheres viajantes: 10 dicas para viajar sozinha

Para botar o pé na estrada com segurança

Para a mulher, pensar em uma viagem solo pode ser bastante assustador, mas já imaginou como seria montar um roteiro que agrade exclusivamente a você?! Conhecer o destino dos sonhos, visitar os pontos turísticos que te interessam, agendar passeios diferentões, fazer novas amizades, conferir a gastromania local ou simplesmente desistir de toda programação do dia para tomar uma cervejinha estupidamente gelada no bar que encontrou pelo caminho… Parece o rolê perfeito, né? E é sim!

Ter essa experiencia é mais fácil do que você imagina! É preciso ter um pouco de coragem, planejamento e tomar algumas precauções para se manter segura e confiante nessa caminhada. Para garantir que você viva intensamente e desfrute da companhia mais especial desse mundo, a sua, o Bomde listou dicas preciosas. Vem com a gente!

Partiu dominar conhecer o mundo?
Partiu!

1. Estude bem o destino

Em uma viagem solo é importante fazer uma boa pesquisa sobre os países e cidades que pretende visitar.

Nesse estudo você vai compreender qual é o tipo de roteiro ideal para cada destino. Alguns lugares são bastantes seguros e te permitem explorar o local com tranquilidade, utilizar transporte público, conhecer a vida noturna e ter a possibilidade, se desejar, de optar por hotéis mais econômicos. Por outro lado existem locais, que valem a pena conhecer, em que será mais seguro agendar passeios em grupo, reservar hotéis mais criteriosos e retornar a sua hospedagem antes de anoitecer.

A dica aqui é se manter muito bem informada!


Veja também

13 melhores lugares para viajar sozinho pelo Brasil
Roteiro em Fortaleza – Especial Mês das Mulheres
Praias para curtir o verão no Brasil
Os 20 melhores hotéis para se hospedar no Rio
5 lugares imperdíveis em Belo Horizonte
Quais cidades de Santa Catarina você precisa conhecer e por quê
Roteiro por Gramado e Canela
Dicas para curtir o melhor de Natal
Roteiro por Bonito


 

2. Programe viagens e chegadas durante o dia

Caso você não conheça o destino e o mesmo não tenha fama de proporcionar meios de transporte extremamente seguros, evite seu deslocamento e chegada durante a noite. O dia é sempre mais movimentado e facilita o reconhecimento do local.

3. Nada de ostentación fashion

Uma trip solo, que te tira da zona de conforto e ajuda no autoconhecimento, não pede excesso de bagagem. Aposte em uma mala compacta, com peças chaves e uteis que combinem entre si. Além de ser muito mais prático na hora de escolher o look (opção demais atrapalha qualquer decisão =p), é você quem vai carregá-la.

4. Use mapas e verifique sua localização

Não existe nada mais empolgante que finalmente iniciar a viagem tão esperada. E qual é a primeira coisa que queremos fazer depois de deixarmos a bagagem no hotel? Explorar a cidade! Mas calma… É importante entender um pouco do local que está visitando, por isso, antes de sair por aí olhando para todos os lados, estude um pouco o mapa das redondezas, escolha pontos de referência, como metrô e praças, e veja as possíveis rotas para retornar ao seu hotel ou chegar ao local desejado.

E claro, mantenha aplicativos ou mapas em mãos para refrescar a memória. Algumas opções bacanas são Google Maps ou o app HERE WeGo , que permitem baixar o mapa da sua viagem evitando transtornos caso fique sem internet, e o aplicativo MAPS.ME, que possui mapas inteiramente offline com navegação ponto a ponto.

Dica bônus: Nada de pagar de perdida! Na hora de consultar sua localização faça de maneira natural, exemplo: Antes de se levantar do restaurante em que fez sua refeição, em um estabelecimento enquanto bebe uma água ou dentro de alguma loja.

5. Caderninho de anotações

ATENÇÃO! Essa informação pode causar dor e sofrimento: Mesmo com carregador portátil, a bateria do seu celular não dura para sempre.

É muito importante manter com você um caderninho ou folha com algumas informações, caso a bateria do seu celular não aguente o ritmo do seu dia! Faça uma lista com:

  • Endereço e telefone do hotel
  • Ponto de referência próximo ao hotel
  • Telefone de um ponto de táxi indicado pelo hotel
  • Contato de emergência

6. Mande notícias

Sempre informe seus planos e roteiros a uma pessoa de confiança. Mantenha-se em contato com alguém, mesmo que esteja longe, informando os locais de hospedagem com telefone, o momento em que irá embarcar para um novo destino, o momento da sua chegada e, se possível, os passeios que fará durante aquele dia. Ah! Não esqueça de informar que chegou bem no hotel ao final do dia, quando não pretender sair mais. É rapidinho e faz muita diferença!

7. Não passe informações desnecessárias

Não entenda mal! A gente torce para que você tenha uma troca incrível e faça muitas amizades em sua viagem, mas não diga em todos os lugares, e em qualquer conversa, que você não conhece o local ou que está nessa jornada sozinha.

Ande com confiança e, se você não dominar o idioma local, pesquise e treine algumas frases que vão te ajudar na hora de pedir uma informação ou fazer uma refeição.

8. Cuidado com os pertences

Outra dica importante é ter muita atenção na hora de manusear equipamentos e apetrechos de valor, como celular, câmera fotográfica e até mesmo a sua carteira. Infelizmente, mulheres são consideradas alvos mais fáceis para furtos e roubos.

Por isso, evite mexer nesses itens em lugares cheios e sempre deixe separado previamente a quantia necessária que deve gastar em cada ocasião, evitando examinar bolos de dinheiro por aí.

9. Aproveite passeios em grupo

Em algum momento da viagem, talvez, você sinta vontade de companhia e de socializar mais intensamente, os tours em grupo pela cidade são uma ótima opção para quem está viajando sozinha. Neles você garante transporte seguro, explicações sobre a cultura e pontos turísticos do local e, de quebra, faz muitas amizades pelo caminho.

10. Seja feliz!

Lembre-se que essa viagem é por você e para você! Com as medidas de segurança em mente, siga seus instintos e faça coisas que te agradem, mesmo que isso saia um pouco do seu roteiro. Conheça pessoas e a cultural local, confira paisagens de tirar o fôlego, experimente novos pratos e atividades inusitadas, tire fotos e também registre tudo no coração.

#Dicadobomde

Para dar aquela forcinha na sua trip, o Bomde preparou uma promo incrível para o mês de março em homenagem ao Dia das Mulheres! É só clicar aqui, escolher seu próximo destino, usar o código promocional GIRL20 e garantir até 20% de desconto para reservar o seu hotel pelo Brasil viajando até Junho desse ano.
Corre! Não dá para perder essa, né?!

You Go Girl! O mundo é todinho seu ❤️

Feliz viagem!

Feliz Dia das Mulheres!