04/11/2021
Escrito por:Paula Cardoso
5 lugares imperdíveis em Belo Horizonte

Dicas para conhecer o melhor da capital mineira 

Se você não conhece Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, já vai planejando sua visita porque a cidade conquista o coração de qualquer pessoa. A famosa “BEAGA” transborda cultura, arrasa na gastronomia e é dona de um dos sotaques mais gostosos do Brasil. E, para quem, assim como o Bomde, adora um boteco, o destino é esse.

Ficou interessado? Então liga o forno, o pão de queijo vem!

Uma viagem perfeita sempre conheça com uma boa hospedagem e o Caesar Business Belo Horizonte Belvedere é o ponto de partida ideal. O hotel tem ótima localização, próximo ao BH Shopping e a várias atrações turísticas da região, e oferece acomodações amplas, climatizadas, com camas confortáveis e espaçosas. Tudo pensado para proporcionar uma ótima noite de sono! O Caesar Business também conta com piscina, sauna, salão de massagem e de beleza, e academia. É para curtir BH em grande estilo 😉

Antes de iniciar nossa aventura aproveite para fazer sua reserva no Caesar Business Belo Horizonte Belvedere de forma rápida e segura clicando aqui.

Agora que estamos bem acomodados é hora de explorar a cidade!

1- Circuito Cultural da Praça Liberdade

Não podíamos deixar de mencionar em primeiro lugar o Circuito Cultural da Praça Liberdade, o maior complexo cultural do País. É a programação clássica para quem está na cidade! Não deixe de reservar, pelo menos, um dia para esse rolé 😉

A Praça da Liberdade fica no centro de Belo Horizonte e abriga diversas instituições e espaços culturais. Os espaços ficam bem próximos uns dos outros e a ideia é fazer uma visita autoguiada pela praça para ir conferindo, no seu tempo, a programação de cada local. Você pode encontrar exposições de arte, fotografia, concertos musicais, mostras de cinema, museus históricos, biblioteca, entre outros. É um passeio incrível!

Ficou interessado? Deixamos aqui as 22 instituições que compõe esse complexo de arte e cultura:

. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
. Palácio da Liberdade
. Arquivo Público Mineiro
. Museu Mineiro
. Museu dos Militares Mineiros
. Centro de Arte Popular
. Cefart Liberdade
. BDMG Cultural
. Espaço Cultural da Escola de Design UEMG
. Câmera Sete
. Palácio das Artes
. Centro do Patrimônio Cultural Cemig
. Sala Minas Gerais – Filarmônica. Espaço do Conhecimento UFMG
. Mineiraria
. MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
. Memorial Minas Gerais Vale
. Centro Cultural Banco do Brasil
. Casa Fiat de Cultura
. Academia Mineira de Letras
. Centro Cultural Unimed-BH
. Casa Funarte Liberdade

2- Cervejaria Hofbräuhaus Belo Horizonte

Diretamente de Munique, a cervejaria Hofbräuhaus criou raízes em Belo Horizonte e quem passa pela capital mineira tem a oportunidade de apreciar uma cerveja tipicamente alemã.

A fábrica, além de produzir suas deliciosas cervejas, conta com um bar que possui decoração temática e um cardápio recheado de pratos da gastronomia alemã, sem deixar de fora alguns clássicos da culinária brasileira. E fique esperto, dependendo do dia, rola atrações musicais para animar a noite. Vale a pena conhecer!

Para os cervejeiros de carteirinha e para quem quer aprofundar seus conhecimentos, é possível fazer uma visita guiada pela fábrica! Nesse tour é apresentado todo o processo de fabricação da bebida com direito a bate papo, café da manhã bávaro e degustação. As datas das visitas são divulgadas no perfil da Hofbräuhaus BH e os ingressos são adquiridos no local, a dica é fazer a compra com antecedência 😉

Funcionamento bar:
Terça-feira à Quinta-feira: 18h à 0h / Sexta-feira: 12h às 14h30/ 18h à 0h 
Sábado: 12h à 0h / Domingo: 12h às 17h

Endereço: Av. do Contorno, 7613 – Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

3- Estádio Governador Magalhães Pinto (O Mineirão)

Os apaixonados por futebol têm vez e destino certo por aqui, afinal, a cidade abriga o “Gigante da Pampulha”, mais conhecido como Mineirão. Inaugurado em 1965, o 5º maior estádio do Brasil, conta com grandes partidas e shows (internacionais e nacionais) em sua história.

Caso não esteja rolando algum clássico do futebol durante a sua viagem, não fique triste! Você pode fazer uma visita guiada pelo estádio. O tour é superinteressante e, além de conhecer as áreas comuns, garante acesso a locais restritos utilizados pelos jogadores e imprensa. Partiu?

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram,
1001 – São José, Belo Horizonte – MG

4- Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte é um verdadeiro tesouro no centro da cidade, definitivamente uma parada obrigatória! Com mais de 400 lojas, o lugar é perfeito para fazer compras e levar um pedacinho de Minas Gerais para a casa. Lá você encontra vários produtos, sendo a maioria produzido no próprio estado, como queijos, doces, temperos, artesanatos, cachaças, flores, frutas… É possível fazer um ótimo lanche ou refeição também, o mercado conta com lanchonetes, restaurantes e bares. Ô TREM BÃO!

Funcionamento:
Segunda a sábado, das 8h às 18h.
Domingo e feriados 8h às 13h.

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744
Centro – Belo Horizonte – MG

5- Igreja da Pampulha | São Francisco de Assis

Com lugar cativo entre os cartões postais mais importantes de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis precisa entrar no seu roteiro e a gente te conta o motivo 😉

O monumento foi projetado por Oscar Niemeyer e teve seus jardins assinados por Burle Marx. Achou pouco? Então prepare-se para apreciar, na fachada e no interior da igreja, obras incríveis de Cândido Portinari. É simplesmente um sonho! Tudo isso as margens da Lagoa da Pampulha, que aliás, é um lugar delicioso para passar o dia.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima,
3000 – Pampulha, Belo Horizonte

Bônus: A Igreja de São Francisco de Assis faz parte do famoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Vale conferir, aos arredores da lagoa, as outras obras de Oscar Niemeyer  que compõe o conjunto. São elas: O Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa do Baile, o Centro Cultural e o Iate Clube.


Veja Também

Roteiro de bares e restaurantes em Belo Horizonte

Bate-volta em Belo Horizonte

Belo Horizonte por insiders

Descobrindo Belo Horizonte


 

#Dicadobomde

Depois de passar o dia conhecendo “Beagá”, nada melhor que desfrutar de um bom jantar e uma boa noite de sono para renovar as energias. Esse combo você encontra no mesmo hotel que indicamos para se hospedar na cidade. Perfeito, né?

O Caesar Business Belo Horizonte Belvedere abriga o renomado restaurante Udon, especializado em culinária japonesa. A decoração é impecável e além dos pratos tradicionais da gastronomia oriental, você pode conferir combinações exclusivas criadas pelos chefs casa. Ah! Em 2019 o Udon foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor restaurante japonês de Minas Gerais pela Encontro Gastrô. Se você ama um japa de qualidade, já adiciona esse achado na sua programação 😉

Curtiram as dicas?

Agora é mala na mão e boa viagem!