Carregando...
05/07/2021
Escrito por:Will Mattos
5 fábricas de chocolate no Brasil para visitar

As fábricas de chocolate retratadas em filmes e novelas são sempre lugares mágicos, cheio de delícias por todos os lados e um lugar que já desejamos espiar. Quem nunca sonhou em fazer uma visitinha e passar o dia experimentando chocolates? A verdade é que todos nós temos um Willy Wonka interior pulando, dançando e querendo um chocolate para alegrar o dia.

Ele pode ser preto, branco, amargo, ao leite ou com qualquer combinação, sendo com chocolate tudo fica maravilhoso. Se você faz parte do clã dos chocólatras, seu sonho acaba de virar realidade! Separamos cinco fábricas de chocolate pelo Brasil para que você tenha uma experiência doce do incio ao fim.

 

1. Cacau Show – Itapevi, SP

Com 55 mil m², na cidade de Itapevi, bem próxima à capital São Paulo, a fábrica de chocolates da Cacau Show abriga um setor exclusivamente voltado à visitação, além do escritório da empresa, inspirado no Vale do Silício. Localizado na rodovia Castelo Branco, o complexo não passa batido por quem passa por ali. Na fachada do prédio há um enorme painel do artista Eduardo Kobra, considerado o maior grafite do mundo.

Além de um leque imenso de produtos, o local disponibiliza aos visitantes um miniparque temático com um carrossel de 7 metros de altura, além de uma árvore e um urso falante que recepcionam os visitantes. Há também um vagão de trem convertido em cinema para grupos de até 16 pessoas, com direito a cadeira que se mexem.  A ideia é gerar um novo tipo de experiência ao público, um espaço de lazer e, de certa forma, um ponto turístico.

Ao visitar a fábrica Bendito Cacao Bean To Bar da Cacau Show, é possível ver de perto, por uma parede de vidro, o processo de produção do chocolate, desde a torra da amêndoa do cacau até a embalagem. Ah, é provar os sabores recém-preparados na  fábrica da Cacau Show.

Onde se hospedar? Hotéis em São Paulo

2. Chocolate artesanal – Ilhéus, BA

Ilhéus é considerada capital do cacau e destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o produto pronto para consumo. Por lá, viajantes podem visitar fazendas da fruta e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.  O Chocolate Caseiro de Ilhéus vem conquistando indicações para prêmios nacionais e internacionais de Qualidade, chegando a ser comparado por professores das Universidades de Versailles (França) e Coimbra (Portugal), como um chocolate mais saboroso do que o europeu, superando assim, o suíço e o belga.

A fábrica é hoje um complexo turístico formado pela fábrica propriamente dita, loja e a fazendinha “Renascer” em tamanho reduzido.Através de janelões envidraçados é possível visualizar parte das etapas de produção e de embalagem dos chocolates. Esse complexo turístico é uma das atrações turísticas de Ilhéus mais visitadas na alta temporada. Para mais informações, acesse o site da fábrica.

Onde se hospedar? Hotéis em Ilhéus

3. Chocolate Araucária – Campos do Jordão, SP

Com certeza, quem vai à Campos do Jordão, não sai de lá sem sacolas de chocolate. A Fábrica dos Chocolates Araucária tem seu interior feito de vidro, o que proporciona acompanhar a produção bem de perto. A visita não é monitorada ou assistida, pois é didática e não há necessidade de ajuda de guias.

Só é necessário agendar, se for uma visitação em grupo de mais de 15 pessoas. A visitação funciona de segunda a domingo das 10h às 18h e é gratuita, com exceção dos finais de semana no qual a produção encerra suas Atividades às 17h aos sábados e às 16h aos domingos. Caso necessite de outras informações, verifique disponibilidade no site da fábrica.

Onde se hospedar? Hotéis em Campos do Jordão

4. Garoto – Vila Velha, ES

A Fábrica de Chocolates Garoto fica em Vila Velha e lá, turistas podem visitar a Fábrica, o Museu Garoto e uma loja enorme com produtos da marca. É a oportunidade de conhecer a história de uma das 10 maiores fábricas de chocolate do mundo em operação desde 1929.

O chocotour dentro da fábrica dura em torno de 1 hora, com todo o processo de fabricação dos chocolates da marca. Há também a possibilidade de degustação. Para verificar a disponibilidade da visitação, além de agendamento, é necessário acessar aqui. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h30. Aos sábados, das 9h às 13h30. Historias, tradições e muito sabor envolvidos.

Onde se hospedar? Hotéis em Vitória e Hotéis em Vila Velha

5. Lugano – Gramado, RS

Lugano é uma das marcas de chocolates mais famosas de Gramado, no Rio Grande do Sul, com lojas ficam espalhadas pela cidade.Em 2015 eles lançaram o primeiro e único parque de chocolate das Américas, um convite para dar uma volta ao mundo, conhecendo os mais belos pontos turísticos, todos desenvolvidos em chocolate maciço.

São mais de 200 peças, em 3 mil m², que juntas somam 30 toneladas de chocolate.O destaque fica para a Torre Eiffel com 4,22 metros de altura, a mais alta do parque. Funciona todos os dias das 09h30 às 18h00. Para saber sobre as diversas experiências incríveis aos visitantes, confira aqui.

Onde se hospedar? Hotéis em Gramado.

 

Por conta da pandemia da COVID-19, algumas fábricas e atrações estão suspensas ou com horário reduzido até o dia dessa publicação. Consultar mais informações nos sites oficiais.