Carregando...
14/11/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro por Gramado e Canela

Todas as dicas para curtir o melhor na Serra Gaúcha

Imagine um lugar todinho feito para turistar… Prédios e construções com arquitetura charmosa, árvores e flores por todos os lados, ruas bem cuidadas, gastronomia única, atrações exclusivas e uma hospitalidade ímpar. Parece sonho, não é?

Gramado, e sua vizinha Canela, na serra do Rio do Grande do Sul, oferecem isso tudo e muito mais. Famosas pelos atrativos durante a temporada de inverno, quando visitantes tomam conta da região com a expectativa de ver de pertinho a neve, as cidades têm coisas incríveis para fazer em qualquer época do ano. Bora conhecer? Então vem!

banner-principal

Gramado e Canela no RS: destinos perfeitos para visitar em qualquer temporada.

Bem-vindo a Gramado – um destino feito para turistar

Gramado é um destino único para quem busca lazer e diversão de janeiro a janeiro. Famosa por sua gastronomia, hospitalidade e diferentes atrações, a região encanta turistas de todo o Brasil, principalmente durante o inverno, com seus cafés coloniais, fondues, vinhos e chocolates artesanais. Um sonho de destino!

Como chegar em Gramado

Gramado fica na região serrana do Rio Grande do Sul, a 120 km de Porto Alegre, cerca de 2 horas de carro. Serviços de transfer de empresas de turismo, táxi e até Uber saem direto do Aeroporto Internacional Salgado Filho na capital gaúcha para lá. Outra alternativa são as várias linhas de ônibus que saem da Rodoviária de Porto Alegre.

Principais atrações e passeios em Gramado

Os encantos do Lago Negro

Um dos cartões-postais da cidade, o romântico Lago Negro é rodeado de belezas e encantos por todos os lados. Por lá vale fazer um passeio sem pressa, caminhar ou andar de bike ao redor do lago que dá nome ao parque, rodeado de árvores e das famosas hortênsias. Os pedalinhos em forma de cisne fazem sucesso entre os visitantes e são mais uma opção de diversão no local.

lago negro

Lago Negro

Passeio pela Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros em Gramado é uma das principais vias da cidade e um dos melhores lugares para passear a pé. Ao longo da avenida você encontra lojas, restaurantes, hotéis e várias outras atrações. 

Avenida Borges de Medeiros por @mystraspelomundo

 

Conheça a Igreja São Pedro

Em plena Av. Borges de Medeiros, a igreja de pedra e belos vitrais é um dos pontos turísticos mais visitados. Aos apaixonados, ao lado da catedral fica a Fonte do Amor Eterno, onde casais in love deixam cadeados com os seus nomes em um ritual romântico que já virou tradição.

Igreja São Pedro

Igreja São Pedro

A Rua Coberta

A Rua Coberta fica no coração de Gramado, em frente ao Palácio dos Festivais (palco do Festival de Cinema de Gramado) e pertinho da Igreja São Pedro. A rua possui várias lojas, bares e restaurantes, além de receber com frequência shows de artistas locais e eventos.  Um lugar aconchegante e charmoso para visitar várias vezes durante a viagem.

Rua Coberta por @inacio.golden

Rua Coberta por @inacio.golden

O parque de lavandas Le Jardin

O charmoso Le Jardin é um parque de lavandas, com belos jardins, estufas, lojinha temática e um café que serve strudel com receita exclusiva que é uma tentação. Um passeio super relaxante e indicado aos apreciadores da natureza.

Le Jardin. Foto: lavandas.com.br

Le Jardin. Foto: lavandas.com.br

A Praça das Etnias

Representando as diferentes culturas que colonizaram Gramado, a praça fica na região central da cidade. Aproveite para comprar lembrancinhas ou experimentar as delícias da Casa do Colono, que fica no local.

Praça das Etnias por @turistandosim

Praça das Etnias por @turistandosim

A Rua Torta

A Rua Torta vem ganhando fama entre os turistas graças ao seu formato sinuoso que virou cenário para fotos mais descontraídas.

Rua Torta por @karencustodio

Rua Torta por @karencustodio

Aos amantes de carros

Para quem curte carros, o Hollywood Dream Cars reúne uma coleção incrível de carros antigos em uma exposição permanente. Já o Super Carros é um museu de carrões de luxo e super modernos como Porshes e Ferraris. 

Palácio dos Festivais

É aqui onde artistas, diretores e celebridades celebram todos os anos o famoso Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos do cinema brasileiro.

Atrações para as crianças em Gramado

Gramado é um grande parque de diversões para as crianças e toda família. São várias opções de atividades e passeios que fazem a alegria dos turistas em qualquer época do ano. 

Mini Mundo – uma das atrações favoritas dos pequenos, o parque ao ar livre tem réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo. O Neuschwanstein Castle da Alemanha, o Museu Paulista de São Paulo e o Aeroporto de Bariloche da Argentina são só algumas das muitas incríveis miniaturas que você verá por lá. As construções e habitantes das cidadezinhas são 24 vezes menores do que os originais. O Mini Mundo também conta com área de alimentação e lojas de souvenirs. Um amor de lugar!

Gramado Zoo – com animais da fauna brasileira, o zoológico procura recriar um habitat natural para eles. O zoo também faz um importante trabalho de resgate de bichinhos em situação de risco e promove a preservação através de informações aos visitantes.

Snowland – montanha de neve, espetáculos de patinação no gelo, esqui e snowboard são só o começo da diversão no primeiro parque de neve indoor na América Latina e uma das maiores atrações de Gramado para toda a família. As crianças piram!

Museu de Cera Dreamland – o primeiro museu de cera da América Latina apresenta réplicas de personagens famosos do mundo todo.

Museu Medieval Castelo Saint George – o museu tem um verdadeiro acervo de cutelaria medieval de diferentes partes do mundo e até réplicas de armas dos filmes Senhor dos Anéis e Coração Valente.

Principais eventos de Gramado

Gramado oferece todos os anos um calendário fixo de eventos que movimenta toda a região. 

Páscoa em Gramado a terra do chocolate artesanal se transforma em uma grande festa para celebração da Páscoa com desfiles, espetáculos e decoração temática que toma conta da cidade. Entre as atrações mais esperadas estão as Paradas de Páscoa na Avenida Borges de Medeiros e a apresentação da Trupe de Páscoa (show de artistas que interagem com o público). 

Festival de Cinema – todos os anos durante o inverno, o festival recebe personalidades do cinema brasileiro e internacional para a disputa do Kikito, prêmio máximo desse que é um dos mais importantes eventos da sétima arte do Brasil.

Natal Luz de Gramado – no fim do ano Gramado inteirinha vira a casa do Papai Noel, com espetáculos de dança, música e diferentes atrações lúdicas que encantam crianças e adultos. Sem dúvida, um dos maiores eventos natalinos do país.

Gastronomia em Gramado

Para experimentar os famosos fondues…

Belle Du Valais – o restaurante fica em um lindo chalé em estilo suíço e serve um dos melhores fondues da cidade. 

Le Chalet de La Fondue – com ambiente aconchegante, o restaurante oferece, além dos fondues, uma carta especial de vinhos.

El Fuego – a casa tem um menu variado com cortes especiais de carnes típicas,  molhos e fondues.

Maison de La Fondue – restaurante com comida tradicional suíça, com cardápio variado e cheio de delícias. 

Para saborear delícias da cozinha italiana…

Cantina Pastaciutta – massas, filés e frangos em um ambiente que é uma verdadeira festa italiana.

Galeteria Di Paolo – a casa serve a autêntica comida da Serra Gaúcha, incluindo sopas de capeletti, polenta e galetos.

Para se perder em um café colonial…

Café Colonial Bela Vista – clássico buffet com delícias típicas da Serra, o restaurante serve uma infinidade de opções saborosas como bolos, tortas, salgados, tábua de frios, geleias, grelhados, sobremesas e bebidas coloniais.

Para se jogar nos chocolates caseiros…

Caracol Chocolates– tradicional loja de chocolate artesanal.

Lugano – bombons, barras, pastilhas, trufas e muitas outras maravilhas feitas de puro chocolate artesanal.

Casa da Velha Bruxa – o local serve as sobremesas mais famosas de Gramado e um chocolate quente dos deuses.

Compras em Gramado

Caminhando pela Av. Borges de Medeiros você encontra lojas de roupas e sapatos em couro, lojas de chocolates, artesanatos, lojas de vinhos e cervejas.

Shopping Vinhos Finos – para comprar vinhos.

Prawer – para comprar chocolates.

Chocolate Gramadense – outra lojinha delícia de chocolate.

Onde se hospedar em Gramado

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Principais atrações e passeios em Canela

Canela, a bela cidade vizinha de Gramado, oferece diferentes possibilidades do que fazer para quem deseja incluir um bate-volta no roteiro da viagem. Então anote as nossas dicas e programe-se:

Catedral de Pedra

Cartão-postal de Canela, a igreja fica na praça central da cidade e surpreende por sua bonita arquitetura em estilo gótico.

Catedral de Pedra por @gramado_rs

Catedral de Pedra por @gramado_rs

Parque do Caracol

O parque é cheio de belezas naturais, entre elas a Cascata do Caracol com uma queda d’água de 130 metros de altura que desce por um paredão de pedra belíssimo. Mirantes, trilhas e uma escada com 927 degraus que leva ao ponto final da cachoeira fazem parte do passeio.

Parque do Caracol:

Parque do Caracol

Bondinhos aéreos

Pertinho do Parque do Caracol, o Parques da Serra tem bondinhos aéreos que oferecem um passeio com uma vista espetacular da Cascata do Caracol. 

Bondinhos aéreos. Foto: parquesdaserra.com.br

Bondinhos aéreos. Foto: parquesdaserra.com.br

Parque Terra Mágica Florybal

O parque temático dos Chocolates Florybal está cheio de atrações diferentes e bacanas, principalmente para as crianças. Um espaço com apresentações artísticas  réplicas de dinossauros, fadas, gigantes, mini fazenda de cacau até um cinema 7D. 

Parque Terra Mágica Florybal. Foto: parqueterramagicaflorybal.com.br

Parque Terra Mágica Florybal. Foto: parqueterramagicaflorybal.com.br

Alpen Park

O pequeno parque de diversões tem montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, passeio de quadriciclo, escalada, descida em trenó e uma das vistas mais bonitas Serra Gaúcha. 

 

 

 

Alpen Park. Foto: alpenpark.com.br

Alpen Park. Foto: alpenpark.com.br

 

 

 

 

Onde se hospedar em Canela

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Viu quantos bons motivos para você visitar Gramado e região? Aproveite as nossas dicas e boa viagem!