Carregando...
19/08/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Dicas para aprender um novo idioma

Ganhar o mundo fica bem mais fácil quando dominamos o idioma ou quando conseguimos ao menos nos “virar” na língua estrangeira local. 

 

Sem dúvidas, falar inglês, espanhol, italiano, francês, japonês, ou qualquer idioma diferente do nosso vai possibilitar a abertura de um novo mundo a você. Viagens internacionais ficam mais fáceis, enriquecemos culturalmente e até novas oportunidades de trabalho podem surgir. Ou seja, só coisas boas!

 

Don’t you know what we are talking about?

 

¿No sabes de qué estamos hablando?

 

Não se preocupe, fizemos uma listinha com super dicas para você aprender um novo idioma de uma vez!

 

Come on!

 

 

 

Desenho de menina falando a frase do título "Dicas para aprender um novo idioma".

 

Veja as dicas para aprender um novo idioma e ganhe o mundo em várias línguas!

 

 

 

1 – Aprenda um novo idioma viajando

 

 

Seja a lazer ou a negócios, viajar, além de todas as coisas boas que nos proporciona, ainda nos ajuda a praticar uma nova língua do melhor jeito – com falantes nativos. 

 

E isso, por si só, já não é um ótimo motivo para vivermos na estrada? 

Gif de diferentes aeronaves, por exemplo, aviões e helicópteros.

Quando estiver no destino sonhado, não hesite, aproveite todas as chances para colocar em prática o idioma em questão. Do aeroporto ao pedido de informação nas ruas, todas as chances de hablar valem ouro.

 

Mesmo que não seja uma viagem de intercâmbio, vale pensar na próxima trip como um “intensivo” prático de tudo o que você já estudou. Já parou para pensar nisso?

 

Então agora, pensa aí: qual idioma você está precisando dar aquele up? Ou melhor, qual o seu próximo destino para exercitar a língua nova? Confere abaixo quantos lugares incríveis para visitar e, de quebra, deixar o novo idioma afiado.

 

 

 

 

 

Planejei uma viagem a Londres a lazer e para colocar em prática os anos de estudo de inglês no Brasil. Estudei por duas semanas em uma escola em Camden Town, fiz amigos de diferentes nacionalidades e consegui praticar o idioma em todos os momentos. Essa experiência elevou o meu nível no idioma e foi uma das melhores viagens de férias da minha vida! – Vanessa Fernandes, jornalista.

 




2 – Intercâmbio Internacional

 

 

Gif com diversos carimbos de diferentes lugares do mundo.

 

Super conhecido e popular entre os adolescentes, o intercâmbio é uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma em um país estrangeiro, vivenciando a cultura e praticando tudo no dia a dia. 

 

Existem várias modalidades de viagens, sempre com o foco no idioma a ser aprendido, e o serviço é contratado através de agências especializadas. 

 

Você voltará dessa viagem quase um gringo! Vale a pena!

 

 

 

3 – Amigo gringo nas viagens

 

 

Se a sua habilidade natural para fazer amizades durante as viagens falhar e você não tiver companhia para falar inglês, espanhol, italiano ou idioma que for, não se preocupe. 

 

A dica aqui é alugar um amigo gringo para chamar de seu. Isso mesmo, você não leu errado! 😀

 

A plataforma global Rent a Local Friend permite que você se conecte diretamente com pessoas do destino escolhido para ser uma espécie de guia ou companhia local. Demais, né?

 

Quer entender melhor sobre o serviço? É só conferir todos os detalhes aqui.

Gif de uma menina turista com uma mala e câmera fotográfica e ao lado surge outra menina com roupa típica local.

 

 

 

 

4 – Pratique o idioma estrangeiro na sua cidade

 

 

Gif da cidade surgindo os prédios.

 

 

Além dos tradicionais cursinhos de idiomas, procure alternativas para ter o máximo de contato e experiência com a língua desejada na sua cidade.

 

– Uma das formas bacanas são os cursos de imersão. São aulas de dois dias ou mais, geralmente aos finais de semana, para uma vivência full time com a língua. São Paulo, Rio de Janeiro e o Rio Grande Sul são alguns dos destinos com essa modalidade. Uma alternativa diferente e mais barata que uma viagem de intercâmbio.

 

– CouchSurfing é uma plataforma utilizada no  mundo inteiro cujo principal objetivo é oferecer hospedagem gratuita. Porém, comunidades locais promovem encontros de conversão, que são ótimas oportunidades para praticar com nativos na sua cidade. 

 

Outra plataforma que pode auxiliar na corrida rumo ao sucesso de aprender um novo idioma é o Meetup. O site promove encontro entre pessoas com interesses em comum, fomentando comunidades locais. Você mesmo pode criar um grupo de estudos através do site. Vale conferir a programação existente na sua região!

 

Happy hour ou festas em hostels sempre são boas oportunidades de conhecer turistas internacionais e praticar a língua nova com eles. 

 

 Deixe a vergonha de lado and go ahead!

 

Busque formas diferentes de aprender. Iniciativas como o Bonne Chance, por exemplo, dão a chance aos imigrantes falantes de francês a tornarem-se professores da língua, enquanto oferecem educação de qualidade com nativos, em Porto Alegre. Outro projeto bacana e que também serve como atividade extra para melhorar o inglês é o São Paulo Free Walking Tour, que promove turismo guiado em SP em english. No Rio de Janeiro, o Jungle Garden Pub é o único lugar no Brasil a sediar o Mundo Lingo, um projeto de intercâmbio linguístico que foi criado em 2011, na Argentina. Os encontros rolam todas as terça-feiras, às 19 horas (horário de Brasília). 

 

Caso você não esteja em Porto Alegre, São Paulo ou Rio de Janeiro, inspire-se com as ideias e encontre alternativas semelhantes onde você estiver.

 

 

 

 

5 – Recursos na Internet

 

 

A Internet é um mundo à parte e oferece infinitas possibilidades de aprendizado de idiomas.

 

Inúmeros canais no Youtube, sites especializados, livros online, revistas, jornais, filmes, músicas, jogos… Ou seja, não tem desculpa para não ter contato diário, em qualquer hora do dia (ou noite) para aprender uma nova língua, né não?

 

Dá um Google aí e comece agora mesmo! Estamos com você nessa missão! ❤️

Gif de um computador abrindo duas telas, uma de cada vez.

 

 

 

 

6 – Aplicativos de Idiomas

 

 

Gif do telefone com alguns emojis aparecendo em volta, como por exemplo, coração e sorrisinhos.

Assim como na Internet, o universo de aplicativos especializados em ensino de idiomas também é gigante! Vamos listar os mais tops para você não ter mais desculpas para aprender. Anota aí:

 

Voxy: app popular, já contando com milhões de usuários ao redor do mundo, que adapta seus exercícios de acordo com o seu nível de conhecimento e interesses. Também oferece aulas com pessoas nativas do idioma que você estiver aprendendo. 

 

Busuu: esse aplicativo tem disponíveis 12 idiomas diferentes e permite conversação com nativos da língua escolhida para aprender mais rápido.

 

Duolingo: o app oferece uma variedade boa de idiomas que você pode aprender de uma maneira bem divertida. 

 

Babbel: também bem conhecido no universo do aprendizado de idiomas, o Babbel funciona de maneira similar ao Duolingo, mas oferece mais opções de idiomas.

 

Italki: esse app permite que você aprenda idiomas com falantes nativos em aulas particulares individuais ou ganhe dinheiro ensinando sua língua com a comunidade global. 

 

Memrise: um pouco diferente dos demais, esse app foca na memorização de palavras em vez de exercícios comuns. 

 

BBC Learning English: opção mais indicada para quem já tem algum conhecimento em inglês e quer ampliar o vocabulário. Com ele você consegue ler notícias e traduzir cada uma das palavras, além de ter uma opção para escutar o texto em inglês. 

 

Google Tradutor: talvez a ferramenta mais usada e conhecida, o Google Tradutor é capaz de traduzir 103 idiomas, funciona na versão offline para 50 línguas, traduz palavras usando a câmera do celular (placas ou livros, por exemplo) para 38 idiomas, além de 37 línguas se for tradução de foto. Um app e tanto!

 

 

 

Pronto!

 

Chegou a hora de colocar em prática as nossas dicas e aprender de vez uma nova língua. 

 

Um novo idioma abre muitas portas e um mundo de possibilidades! \0/

Gif de um balão de fala que diz "Até logo, gente!" em diversos idiomas.