Carregando...
02/08/2019
Escrito por:Juliana Silveira
O que fazer em Capitólio

Roteiro pelo mais novo destino de ecoturismo em Minas Gerais

Passeios de barco e lancha, banhos relaxantes de cachoeira, trekking por belas trilhas, mirantes e cânions que oferecem vistas de tirar o fôlego. Tudo isso e muito mais fazem de Capitólio, em Minas Gerais, o mais novo queridinho destino de ecoturismo no Brasil.

Fizemos um roteiro para quem ama natureza e não vê a hora de explorar todas as belezas desse pequeno paraíso na Serra da Canastra.

Bora lá? \0/ 

As atrações e belezas naturais desse incrível destino de ecoturismo brasileiro

Capitólio está em alta e não é por menos. A cidadezinha banhada pelo Lago de Furnas oferece aos seus visitantes diferentes e incríveis atrações para quem curte turismo em meio à natureza. 

A região tem belíssimas cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e cânions, para a sorte dos aventureiros de plantão. Por isso, fizemos um roteiro cheio de dicas e com os principais atrativos para quem vai colocar a cidade na rota já.

Partiu! 

Como chegar em Capitólio-MG

Capitólio fica a 281 km de Belo Horizonte. Para quem vem de outras localidades brasileiras, BH tem os principais aeroportos de Minas Gerais e recebe voos diários de várias cidades do país. 

De carro: Para viajar de carro de Belo Horizonte até o Capitólio, o acesso é feito via MG-050 em um percurso que leva em torno de 4 horas. A estrada apresenta boas condições e possui pedágios no trajeto.

De ônibus: A empresa Viação Gardenia faz a rota Belo Horizonte X Capitólio diariamente.

Principais atrações e passeios em Capitólio

Lago de Furnas

O Lago de Furnas, um dos maiores do mundo, reúne as principais atrações turísticas do Capitólio, ao longo dos seus 1.440km², que abrangem 34 municípios da região. 

Conhecido como o “mar de Minas”, o lago é cercado de impressionantes belezas naturais como balneários, cachoeiras e piscinas naturais, muito procurados para passeios de barco, pesca esportiva e ecoturismo.

Durante os passeios de chalana, lancha e catamarã – que são as opções de embarcações para percorrer o lago – cânions de 20 metros de altura surgem e surpreendem com quedas d’águas em meio aos seus imensos paredões.

@capitolio_lagodefurnas

@capitolio_lagodefurnas

Passeio de barcos no Lago das Furnas

Partindo a maioria da Ponte do Rio Turvo, perto do Km 306 na MG-050, os passeios pelo lago de Furnas podem ser feitos de chalana, catamarã ou lancha.

  • Chalana – uma embarcação grande com capacidade para 110 pessoas, o passeio de chalana dura em média 3 horas, passando pelos cânions e com duas paradas de 30 minutos, uma delas na famosa Lagoa Azul.
  • Catamarã – outra opção para passeios em grandes grupos, com paradas ao longo do lago e duração média de 3 a 4 horas.
  • Lancha – várias empresas oferecem o serviço, com diferentes horários, duração, número de pessoas e rotas que podem ser personalizadas.

Trilhas e cachoeiras no Capitólio

Entre as principais atividades, Capitólio é um oásis para os fãs de trekking e banhos de cachoeira. 

Cachoeira Lago Azul – primeira parada durante os passeios pelo lago de Furnas, a famosa Lagoa Azul é um poço com águas transparentes, com bar flutuante e incrível para banho. A outra opção de acesso é por uma trilha de 400 metros, às margens da MG-050, no km 311.

@miguel_vtor

Cascatinha (Diquadinha) – com águas cristalinas e tranquilas, a cachoeira fica próximo ao Mirante dos Canyons, em uma trilha de aproximadamente 200 metros e de fácil acesso.

@wildlifesessions

Cachoeira Poço Dourado – essa cachoeira tem três lindos poços bem verdinhos, a 400 metros do estacionamento local, também pertinho do mirante.

@mi_magri

Trilha do Sol – organizada pela pousada Trilha do Sol, o percurso tem cerca de 3 quilômetros, com cachoeiras e piscinas naturais. A cachoeira do Grito e o Poço Dourado são as mais disputadas e são ótimas para banho.

@guiadoiselle_

Cachoeira da Filó – um poço grande de água cristalina, com acesso bem rápido por uma trilha de 100 metros, perto do acesso ao Mirante de Furnas.

@k.k.foto

Cachoeira do Lobo – a cachoeira do Lobo fica na cidade de Guapé, a mais ou menos 16 km do centro de Capitólio.

@yanntavares

Cachoeira da Capivara e da Pedra Ancorada – com ofurôs e pequenas piscininhas de hidromassagem, a cachoeira da Pedra Ancorada é uma excelente opção para crianças. E a cachoeira da Capivara tem um grande poço, com partes rasas e mais profundas. As duas ficam no mesmo complexo, com acesso via estrada de terra. Não se esqueça de levar água e lanches, pois não tem bar ou restaurante no local.

@viagemnatural

Sossegada Complexo Turístico – o complexo tem três cachoeiras: a cachoeira da Seriema, a cachoeira Duas Quedas e a cachoeira Sossegada, além de um mirante com vista para o lago de Furnas. O local é de fácil acesso e fica pertinho da cidade.

@sossegadacomplexoturistico

Cachoeira Quebra Anzol – em uma área com banheiros, churrasqueiras e boa infraestrutura para quiser ficar acampando no local, as quedas e piscinas naturais são amplas e ficam próximas do rio.

@alessandrafelix16144

 


Mais cachoeiras para colocar na rota:

Cachoeira do Grotão

Cachoeira do Abismo

 Cachoeira Paraíso Achado

Cachoeira Pé da Serra

Cachoeira Fecho da Serra

Cachoeira da Coca


Morro do Chapéu

Um dos picos mais altos em Capitólio, a 1.293 metros de altura, o Morro do Chapéu oferece uma vista incrível do lago de Furnas, para os cânions e cidades vizinhas. Flores silvestres, nascentes e cachoeiras completam a lindeza que é esse lugar.

@eliana.malizia

Mirante dos Canyons

Para garantir fotos lindas e curtir um visual de tirar o fôlego, a dica é ir até o Mirante dos Canyons, que fica a cerca de 30 km do Centro de Capitólio, próximo ao Km 312 na MG-050. De acesso fácil, uma caminhada de 500 metros leva até a pedra com vista incrível para os cânions da região. O local tem horário de funcionamento e cobrança de taxa para visitação.

@snviajeros

Mirante da Usina de Furnas

O mirante da Usina de Furnas fica próximo a Cachoeira Quebra Anzol, no km 316 da rodovia MG-050. Para chegar lá, são só 2 quilômetros de estrada asfaltada.

Parque Ecológico Canyon Cascata Eco Parque

Margeado pelo lago de Furnas, este cânion tem 2 quilômetros de extensão, chegando até 70 metros de altitude. O local em área de mata nativa tem piscinas naturais, cachoeiras, mirante, trilhas e área para camping com boa infraestrutura. O acesso é fácil e tem uma taxa de visitação.

@eumigueeel

Paraíso Perdido

Uma das atrações mais procuradas de Capitólio, o Paraíso Perdido é uma área com 18 piscinas naturais e 8 quedas d’águas, em meio à vegetação típica da Serra da Canastra. O local tem monitores, restaurante, banheiros e área para camping.

@sreiht

Pedreira Lagoa Azul

Para turistar na Pedreira Lagoa Azul, uma das atrações mais bacanas de Capitólio, é necessário contratar o passeio de carro 4X4 oferecido por agências locais. Isso porque a estrada não apresenta boas condições, com trechos esburacados e com pedras. Quem curte aventura vai adorar esse rolê.

@brunasantiago.rj

Balneário Furnastur / Escarpas do Lago

O Balneário Furnastur e Escarpas do Lago, oferece várias atrações aos moradores e turistas o ano todo, em um condomínio de luxo, que tem uma das maiores marinas de Minas Gerais.

Festas e eventos no Capitólio

Capitólio tem festas que movimentam o lago de Furnas o ano todo. E quem quiser curtir um agito por lá, pode ficar de olho no calendário de eventos do Clube Náutico

Onde comer em Capitólio

Restaurante do Turvo – famoso na cidade, o restaurante fica em frente à ponte do Rio Turvo, de onde saem os passeios de lancha pelo lago de Furnas. Peixes e frutos do mar são as especialidades.

Restaurante Tropeiro – opção de comidinha mineira no centro de Capitólio.

Kanto da Ilha – bem na beira do lago, com decks e vários ambientes, o restaurante também é opção de diversão com DJs e festas animadas.

Beat Burger – hambúrguer artesanal cheio de sabor, com opções de cervejas especiais, no centro da cidade.

Salvatore Carnes Especiais – parada obrigatória para quem gosta de carnes, massas e pizzas. Além de restaurante, o local é uma boutique de carnes especiais com venda de cortes de angus e nelore, bebidas e temperos.

Hud’s Lounge – com uma bela vista para o lago e para o Morro do Chapéu, ele é um misto de restô e bar com deliciosos pratos e drinks.

Via Capitólio – o restaurante tem buffet e pratos à la carte com delícias mineiras feitas no fogão à lenha.

Compras em Capitólio 

Queijos Califórnia – para quem adora queijos, doces e cachaças. Não saia da loja sem as delícias típicas mineiras como doce de leite, goiabada e cocadas. 

Casa do Artesanato – artesanatos e mimos de Capitólio para levar uma lembrancinha dessa viagem linda.

Cachaçaria Sossegada – na cidade desde 1922, a cachaçaria já está na terceira geração. Vale degustar os diferentes tipos de cachaças e levar pra casa essa bebidinha que é pura tradição.

Onde se hospedar em Capitólio

Toninho Hospedagem Capitolio

Balneário do lago Hotel

Obbá Coema Village Hotel

Viram quantas atrações maravilhosas Capitólio tem a oferecer? Roteiro e dicas na mão, agora chegou a hora da diversão!

Boa viagem! 😉