Carregando...
15/07/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro de inverno em Monte Verde

Um destino mineiro cheio de charme que está conquistando os brasileiros na temporada de inverno

Monte Verde é um lugarzinho na região serrana de Minas Gerais cheio de charme, que chegou devagarzinho (bem à moda mineira), virou tendência e vem conquistando o coração dos viajantes brasileiros a cada nova temporada de inverno.

Adoramos uma boa tendência e, claro, não poderíamos deixar vocês sem dicas para um roteiro completo por esse destino encantador que, sabemos, veio pra ficar.

Já quer saber mais? Então vem, que tem dicas quentinhas e bacanas para você aproveitar o melhor da temporada de inverno em Monte Verde

Embarque com a gente, vocês vão adorar! 😉

Monte Verde-MG: um destino de inverno cheio de encantos que chegou para ficar

Bem-vindo a Monte Verde

A charmosa vila serrana em Minas Gerais

Monte Verde é um pequeno distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, que a cada nova temporada de inverno está fazendo mais sucesso entre os viajantes que amam curtir as delícias das baixas temperaturas.

@emiily_goncalves

Prepare-se para o melhor da culinária serrana mineira, vistas das montanhas de tirar o fôlego e, aos adeptos do ecoturismo, muita aventura em meio à natureza.

Prontos? Partiu curtir o friozinho em um dos destinos mais encantadores do Brasil.

COMO CHEGAR A MONTE VERDE

Monte Verde fica no sudoeste de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, quase a mesma distância até Campos do Jordão para quem viaja de São Paulo capital, a cerca de 164 km, em uma viagem que leva menos de 3 horas. Ou seja, os turistas paulistas já descobriram a pequena vila e a elegeram como um dos seus lugares favoritos durante o inverno.

Foto das árvores da cidade à luz do pôr-do-sol

@bruna.olvr_

E se você não é de Sampa, fique de olho nas distâncias de outras capitais do Sudeste até Monte Verde de carro:

Rio de Janeiro: 534 km via BR-116.
Belo Horizonte: 484 km via BR-381.

Um destino perfeito tanto para curtir as férias quanto para aproveitar uma viagem rápida e revigorante durante o final de semana.

Principais atrações e passeios em Monte Verde

CAMINHE PELA AVENIDA MONTE VERDE

Caminhar sem pressa pela Avenida Monte Verde é um dos melhores passeios para conhecer várias atrações locais ao mesmo tempo. Entre elas, bares, restaurantes e lojas fazem a alegria dos turistas entre as charmosas construções em estilo europeu.

Rua da cidade com pôr-do-sol ao fundo

@alexandrelevis

As galerias, que são os shoppings de Monte Verde, dão a dose extra de beleza, graças à arquitetura romântica e única. Tudo muito amor!

PATINAÇÃO MONTE VERDE

Nem precisa viajar pra gringa para patinar no gelo, viu? Monte Verde tem pista de patinação no gelo para todas as idades com instrutores à disposição.

AVENTURA NA FAZENDA RADICAL

A Fazenda Radical reúne em um único local várias atividades para quem não dispensa uma boa dose de adrenalina no roteiro. Entre as opções de lazer estão arvorismo, passeio a cavalo, passeio com quadriciclo, escalada, slackline e parede de escalada.

Homem com equipamento de segurança descendo uma tirolesa com árvores ao fundo

@fazendaradical

Achou pouco? 😀

Pra quem busca algo bem diferente, tem duas atividades bacanas da fazenda que não vemos todos os dias por aí:

Tirolesas – uma das grandes atrações de Monte Verde, as duas tirolesas (uma com 500 metros e outra de 550 metros) garantem a dose de emoção a 75 metros de altura. O local também tem opção de tirolesa infantil, para quem estiver acompanhado dos pequenos.

Arco e flecha – atividade divertida para treinar força, concentração e pontaria, claro.

ESCOLA DE FALCOARIA

Um passeio super especial para fazer em Monte Verde é visitar a Escola de Falcoaria e ter a oportunidade de vivenciar e conhecer a arte milenar da falcoaria e aves de rapina. 😉

ORQUIDÁRIO MV

Para quem curte plantas, o local tem um acervo com aproximadamente 1.500 espécies diferentes de orquídeas. O orquidário também possui uma diversidade de suculentas, bromélias, cactus e plantas carnívoras, além de oferecer workshops e cursos.

Mulher com muitos de flores e plantas em volta da mesma no Orquidário

@_catoledo

HARAS MV ENCANTO HOUSE

Apaixonados por montaria podem incluir no roteiro os passeios do haras que acontecem tanto de dia quanto à noite. ?

PASSEIO DE JIPE

City tour que se preze em Monte Verde tem que ser feito em um carro 4X4. Um jeito bacana de turistar pela área urbana e rural. Várias empresas locais oferecem o serviço.

@_anttoniiaa

@_anttoniiaa

ARTE EM MONTE VERDE

A Unger’s Pottery House é uma mistura de galeria, ateliê e loja das peças de cerâmica da artista plástica Paula Unger. Por lá, estão expostas esculturas e peças da artista residente e de convidados. Tudo muito lindo! ?

MIRANTE DO AEROPORTO

O Mirante do Aeroporto é considerado o mais alto do Brasil. De lá é possível ver todos os picos de Monte Verde. Mais um lugar incrível para fazer muitas fotos e guardar esse pequeno paraíso nas lembranças de viagem.

Casal de costas para a câmera abraçados e de frente para a vista do monte

@katia.torres6

FESTIVAL DE INVERNO DE MONTE VERDE

Todos os anos no mês de julho acontece o Festival de Inverno de Monte Verde com espetáculos dança, música e teatro. A programação de 2019 já rolando e você pode conferir tudo aqui? 

Gastronomia em Monte Verde

Cantina Portale di Napoli: restaurante aconchegante com uma seleção de maravilhas da cozinha italiana para comer sem culpa. A dica aqui é pedir o polpettone, especialidade da casa.

Foto do Polpettone da Cantina Portal di Napoli

@cantinaportaledinapoli

Restaurante Mont Vert: um dos melhores lugares para se jogar e experimentar o fondue local. O restaurante também oferece sopas e pratos da cozinha mineira.

Restaurante Pucci: o pequeno restaurante tem clima romântico e também é uma das opções para quem quer fondue.

Villa Amarela: restaurante tradicional de comida mineira. A dica é pedir o leitão à pururuca, que acompanha ovo, linguiça, torresmo, couve refogada, tutu de feijão e banana à milanesa. Já deu água na boca, né?

Villa Donna Bistrô: um simpático bistrô que serve risotos, massas e polentas, feitinhos na hora pela proprietária e chef Sônia Kohen.

Cervejaria Fritz: cervejaria com fabricação própria, restaurante tradicional alemão e tour pela fábrica. Um passeio gastronômico completo.

Chocolate Montanhês: parada obrigatória para quem não dispensa uma boa sobremesa, o local tem no menu com doces como Apfelstrudel, brownie de chocolate e sorvetes. E para acompanhar, chocolate quente e cafezinho dos deuses.

Foto dos chocolates do Chocolate Montanhes

@chocolatemontanhes

Sabor do Chocolate: no friozinho, chocolate quente vai bem a qualquer hora, não é mesmo? Entre um passeio e outro, vale uma passadinha no quiosque que fica na Galeria Suíça.

Gastronomia para levar pra casa

Chalé do Ito: um dos melhores lugares para comprar queijos e levar o sabor de Minas pra casa. ?

Mistral Verde: aos amantes de vinho,  o local oferece degustação de vinhos e queijos. ?

Compras em Monte Verde

A Avenida Monte Verde reúne as principais lojas da região. O artesanato, principalmente os itens feitos de metal, couro e madeira, é bem variado. Também vale colocar na listinha de compras chocolates, compotas, geleias, queijos e cachaças artesanais.  

E para garantir a sua lembrancinha de viagem, já pode anotar aí:

Galeria Celeiro: perto da entrada da cidade, a galeria é famosa por ter, além das lojas, a Vila dos Esquilos. Os simpáticos roedores são uma das grandes atrações de Monte Verde.

Menina posando para a foto com algumas casas de comércio ao fundo em um dia ensolarado

Vila Germânica por: @a_castros105

Ainda tem:

– Galeria Suíça
– Galeria Girassol
– Vila Germânica
Cachaçaria das Gerais
Geleias Naturais Tia Nata
Atelier Monte Verde
Geleias Edelweiss
Manduca Embutidos Artesanais

Ecoturismo e aventura em Monte Verde

TRILHAS E PASSEIOS EM MEIO À NATUREZA

Monte Verde também pode entrar na lista dos viajantes que curtem ecoturismo e viagem de aventura. Trilhas e caminhadas são uma das atrações durante todo o ano na Serra da Mantiqueira, no Parque Ecológico Verner Grinberg (APA Fernão Dias – área de Proteção Ambiental):

CONFIRA AS PRINCIPAIS TRILHAS EM MONTE VERDE:

Pedra Partida: com grau médio de dificuldade, do pico da Pedra Partida é possível ver até a Pedra do Baú, que fica no Estado de São Paulo.

Menina de costas para a foto em cima de um pico de uma montanha em frente a um pôr-do-sol

Pedra Partida por @vitoriaisabela

Pedra Redonda: uma das trilhas mais fáceis, oferece belos mirantes e o cume plano.

Chapéu do Bispo: a trilha mais fácil e curta de Monte Verde, com um trecho íngreme no início mas que fica fácil depois.

Trilha do Platô: mirante de fácil acesso, na continuação da trilha do Chapéu do Bispo.

Pico do Selado: é o pico mais alto do Sul de Minas Gerais, com uma caminhada longa e difícil. Precisa de guia para auxiliar no trekking e não se perder.

Com essas dicas quentinhas e o inverno no seu auge, queremos ver vocês aproveitando tudo de bom que Monte Verde tem a oferecer. 😀

Boa viagem!