Carregando...
17/05/2019
Escrito por:Juliana Silveira
Roteiro por Curitiba
Dicas para turistar e aproveitar o melhor da capital paranaense

É fácil se sentir em casa em Curitiba. Isso porque a capital paranaense é insider em seu DNA, pensada e planejada para o bem-estar dos moradores e turistas. 

Curitiba recebe a todos com ruas e avenidas largas e limpas, ciclovias por todos os lados, transporte público de qualidade (facilitando a mobilidade urbana), em meio à belos parques e muitas atrações locais.

Quer saber o que fazer na terra da capivara?

Segue por aqui que temos um roteiro com dicas imperdíveis.

O que fazer em Curitiba? Dicas para você turistar e aproveitar o melhor da capital paranaense.

O que fazer em Curitiba

Passeios em Curitiba

Linha turismo

Ideal para quem pretende conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba, a Linha Turismo percorre por 24 atrações da cidade. O ônibus circula a cada 30 minutos e a rota completa dura em torno de 3 horas. E para facilitar mais ainda, é permitido o embarque em qualquer um dos pontos do trajeto. Turistar com o ônibus é prático e fácil, perfeito para quem pretende passar um final de semana em Curitiba sem perder nada.

Foto por: urbs.curitiba.pr.gov.br

Walking Tour pelo Centro Histórico de Curitiba

O Curitiba Free Walking é uma caminhada guiada pelo Centro Histórico de Curitiba, com duração aproximada de 2 horas, para conhecer as atrações do coração da cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados (exceto em dias de chuva), com saída às 11h, na escadaria do prédio histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. Turismo insider com guia local para se sentir em casa.

Foto por: curitibafreewalking.com

Turismo de Bike e Patinete

Quem curte andar de bicicleta ou patinete pode alugar um desses veículos e aproveitar a ótima infraestrutura de ciclovias para passear pela capital paranaense. Um das opções é usar o serviço da Kuritbike, que além de alugar os equipamentos, organiza roteiros dos mais diferentes tipos.

Foto por: kuritbike.com

Parques de Curitiba

Os parques são cartões-postais e uma das principais atrações de Curitiba. A capital paranaense oferece aos moradores e visitantes mais de 30 parques e bosques, fazendo jus à fama de cidade verde. Quem aí, mesmo sem nunca ter visitado Curitiba, já não viu alguma imagem do belo Jardim Botânico? O parque, com lindos jardins e uma enorme estufa de vidro, ainda tem um espaço cultural com atividades focadas em educação ambiental. Imperdível!

Quem curte fazer passeios e atividades ao ar livre como caminhadas ou piqueniques, vai adorar as possibilidades local. Entre eles:

Parque Barigui

Parque Tanguá: com um lindo jardim francês, vale aproveitar a vista do mirante e da cascata.

Parque Tingui: indicado para fazer esportes como corridas, bike e futebol. É aqui onde está localizado o Memorial Ucraniano, em homenagem à influência dos ucranianos na cultura de Curitiba.

Parque Barigui: além da área verde, o parque tem pavilhão de exposições, parque de diversões, bares e restaurantes, pista de patinação, heliponto e abriga o Museu do Automóvel.

A lista de parques e bosques é grande e a Linha Turismo é um dos jeitos mais fáceis e rápidos para conhecer vários deles em um único passeio.

Passeio de trem até a cidade de Morretes

O passeio de Curitiba a Morretes, que entrou para a lista da revista The Guardian como uma das 10 viagens ferroviárias mais espetaculares do mundo, tem uma vista incrível da Serra do Mar. Além da charmosa viagem de trem, conhecer a cidadezinha de Morretes vale muito pela gastronomia e encantos locais. O ideal é reservar um dia inteiro só para esse passeio. Vale a pena!

Foto por: serraverdeexpress.com.br

Passeios culturais em Curitiba

Curitiba está cheia de atrações culturais bacana. Entre elas, vale a pena anotar:

Museu Oscar Niemeyer (MON) – o moderno Museu Oscar Niemeyer é considerado o maior museu de arte da América Latina. Quem curte artes visuais, arquitetura, urbanismo e design vai amar o MON.

MON por @__dutch

Museu Paranaense – com um acervo de objetos de época, fotografias e exposições permanentes que explicam o desenvolvimento do Estado do Paraná, além de promover atividades culturais.

Museu Paranaense @let.morais1

Museu de Arte Indígena de Curitiba – primeiro museu particular do Brasil dedicado totalmente à produção artística dos indígenas brasileiros. O local tem um dos maiores acervos do mundo nesta área.

Museu do Holocausto de Curitiba – o museu, único do gênero no Brasil, conta com um acervo de fotos e objetos do período do Holocausto, que retratam pequenas histórias de sobrevivência e relembram as vítimas. Um dos objetivos é alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio, da intolerância e do racismo.

Museu do Holocausto por @ericanascimentocaca

Teatro Fernanda Montenegro – teatro que recebe, principalmente, espetáculos do Brasil e tem seu nome em homenagem à atriz brasileira Fernanda Montenegro.

Teatro Regina Vogue– grande teatro recebe espetáculos nacionais e internacionais.

Centro Cultural Teatro Guaíra – com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais.

Ópera de Arame– um dos pontos turísticos mais visitados em Curitiba, o teatro fica no Parque das Pedreiras e é conhecido por sua arquitetura com tubos de aço e estruturas metálicas.  Uma lindeza!

Opera de Arame. Foto por: parquedaspedreiras.com.br

Gastronomia em Curitiba

Tour Comida de Boteco

Um tour todinho pensado para você se perder nas delícias que só os botecos têm! A Tour Comida de Boteco percorre por quatro bares de Curitiba para que, além das comidas, as pessoas conheçam a cidade de um jeito divertido e descontraído. As visitas rolam de quinta-feira a sábado, com a necessidade de inscrição até dois dias antes da data desejada. Nham nham!

Foto por: tourcomidadeboteco.com

Curitidoce

A vida é doce em Curitiba e fica melhor ainda com o Curitidoce. Um roteiro gostoso de visitação à saborosas docerias da cidade. O tour acontece aos sábados, com duração em torno de 3 horas, para degustação e comprinhas.

Foto por: curitidoce.com.br

Tour Cervejeiro

Apreciadores de cervejas especiais e artesanais podem celebrar, Curitiba tem uma boa oferta de cervejarias e variados programas de turismo cervejeiro. Entre eles o Beer Night, um roteiro de visitação a três cervejarias locais, com saborosas delícias maltadas e lupuladas.

Foto por: curitiba-travel.com.br

Santa Felicidade em Curitiba

Já deu pra entender que os curitibanos são organizados e adoram um tour, não é mesmo? 😉 Mas se você for do tipo que prefere explorar bares e restaurantes por conta própria, sem problemas, as opções gastronômicas em Curitiba são muitas. E para quem adora comida italiana, a dica é visitar o bairro Santa Felicidade, território das delícias e tradições da nonna. São tantas as possibilidades que fizemos um roteiro especial por lá.

Curtir a noite de Curitiba

Dos bares às baladas, Curitiba tem muita oferta de lazer à noite. Os bares estão espalhados por toda a cidade e fazer um happy hour é sempre uma ótima pedida. Se a ideia for prolongar a diversão, pode circular pelo bairro Batel, onde ficam parte das baladas mais tops de Curitiba, do rock ao sertanejo. No bairro São Francisco é onde ficam as baladas mais alternativas e no Centro, tem boas opções de bares e festas.

Bares e baladas em Curitiba, aí vamos nós:

Bar Cana Benta – boteco tradicional especializado em cachaças.

Mustang Sally – o bar mistura da culinária mexicana com a americana em um saboroso cardápio.

Lounge Batel – o descolado complexo reúne diferentes atrações como restaurante e balada.

James Bar

Sheridan’s Irish Pub – conhecido bar com choppeiras, sofás confortáveis e ambiente aconchegante.

Santa Marta Bar – local para curtir uma moda sertaneja.

James Bar – tradicional bar do Centro que vai do rock a música eletrônica.

Compras em Curitiba

Os curitibanos adoram passear nos shoppings e as opções são muitas!

Além das compras, os centros comerciais acabam sendo alternativa de lazer com seus cinemas, restaurantes e até teatros, em função das mudanças climáticas repentinas, típicas de Curitiba. Um dia ensolarado pode se transformar em um dia chuvoso rapidamente, e os shoppings salvam nas duas situações. Fica a dica!

Pátio Batel – no bairro Batel.

Shopping Crystal – no bairro Batel.

Shopping Estação – no bairro Rebouças.

Shopping Mueller – no Centro.

Park Shopping Barigüi – no bairro Mossunguê.

Foto por: www.parkshoppingbarigui.com.br

Circular pelas ruas do Centro de Curitiba também é uma ótima escolha quando o assunto for compras, sem falar nas muitas cafeterias, bares e restaurantes que completam o passeio. A principal rua de compras é a Rua das Flores, oficialmente chamada de Rua XV. Pra quem curte objetos vintages, a dica é visitar a Feira do Largo da Ordem, que todos os domingos, das 9h às 14h. E outra opção bacana para fazer compras é o Mercado Municipal.

Clique aqui e confira os hotéis em Curitiba recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Esperamos que sua estada e viagem a Curitiba sejam demais! ❤