Carregando...
17/04/2019
Escrito por:Juliana Silveira
22 livros que deixam com vontade de viajar

Obras para inspirar você a ganhar o mundo

Viajar pela leitura sempre nos leva além!

Passamos de Nova Iorque a Paris, ou de Roma a Lisboa em um piscar de páginas… E cá entre nós, isso não é maravilhoso?  + 

Livros são incríveis por muitos motivos. Inclusive por nos inspirar a viajar mais, e querer ver de pertinho lugares já visitados pelos personagens. Ou simplesmente desejar viver alguma experiência, em algum destino, de uma história que lemos e adoramos.

Por isso, fizemos uma seleção de 22 obras para você ganhar o mundo pela leitura, e, quem sabe, carimbar o passaporte pelos lugares lidos depois.

Inspire-se com os livros!

Uma seleção de livros que inspiram a viajar mais

Para deixar todo mundo com vontade de viajar e, também, para celebrar o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, fizemos uma lista de livros que são pura inspiração.

Vem viajar pela leitura com a gente!

1. A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera

O livro tem como enfoque os dramas dos personagens Tereza, Tomas, Sabina e Franz, e suas crises existenciais. A narrativa tem como plano de fundo a cidade de Praga, República Tcheca, com riqueza de detalhes sobre a cidade.

2. Trem Noturno para Lisboa, Pascal Mercier

A história é centrada no professor de línguas Raimundo Gregorius, que reside na Suíça. Após uma situação inusitada, o personagem ouve uma palavra em português, e decide abandonar tudo para pegar um trem rumo a Lisboa. Já em Portugal, Gregorius conhece a história do país e luta contra a ditadura de Salazar. Um romance de amor e cultura.

3. Comer, Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert

O best-seller é uma emocionante viagem de autodescoberta da autora, que após um divórcio complicado, cai na estrada para iniciar uma bela jornada de transformação. Liz Gilbert inspira por sua coragem e lindas experiências que passam pela Itália, Índia e Bali. O romance ganhou mais fama após estrear nas telonas, onde a personagem foi vivida por ninguém menos que Julia Roberts. Uma trip cheia de sabores, culturas, cores, espiritualidade e amor.

4. Na natureza selvagem – Jon Krakauer

Clássico dos mochileiros, Jon Krakauer retrata a história de Chris McCandless (que depois passa a se chamar Alexander Supertramp), jovem americano de 22 anos que foi encontrado morto dentro de um ônibus, sozinho no Alasca. A obra relata os passos do jovem, os caminhos percorridos e suas dificuldades. Apesar da carga dramática, o livro revela um outro lado vivido pelos aventureiros em pequenas cidades nos Estados Unidos.

5. On The Road: Pé na estrada – Jack Kerouac

Esse clássico de 1957 narra as aventuras de dois jovens, Sal Paradise e Dean Moriarty, por incríveis rotas pelos Estados Unidos. De Nova Iorque a Denver, de São Francisco a Los Angeles, o romance, inspirado por viagens feitas por amigos do autor, mostra o desejo dos garotos de ganhar o mundo. Em sua jornada cruzando o país, embalados por muito jazz e poesia, os personagens vivem as mais variadas experiências, o que faz da viagem uma trajetória de autoconhecimento. A obra é considerada um manifesto da geração beatnik.

6. Pelas Trilhas de Compostela: o Relato de Uma Viagem Laica – Jean-Christophe Rufin

O médico e escritor francês Jean-Christophe Rufin traz no livro suas experiências ao longo das trilhas do místico caminho de Santiago de Compostela, um dos percursos de peregrinação mais famosos e cheios de mistérios do mundo. O autor retrata as paisagens e acontecimento, narrando suas noites em mosteiros e acampamentos de um jeito bem descontraído.

7. Cem dias entre o céu e mar – Amyr Klink

Um diário de viagem de um dos maiores navegadores brasileiros, Amyr Klink narra suas aventuras pelo Atlântico, do sul da África à Bahia. Cem dias a bordo de pequeno barco a remo, em uma época sem internet ou uso de GPS, marcados por intensas e belas emoções.

8. Mas Você Vai Sozinha? – Gaía Passarelli

A jornalista Gaía Passarelli já viajou por muitos países sozinha, colecionando momentos, souvenirs e histórias. Histórias que ela reuniu no livro Mas você vai sozinha?, onde fala de suas experiências. A obra nasceu com intuito de contar sobre os desafios de ser mulher, viajar sozinha, sem medo e preconceitos. Já falamos dessa lindeza aqui no blog à época do seu lançamento, e Gaía nos revelou um pouco sobre os bastidores do livro e outras curiosidades. Quer saber mais? Confere a entrevista aqui que tá pura inspiração! 

9. Sob o Sol da Toscana – Frances Mayes

Outro clássico das livrarias (que também fez sucesso como filme), conta a história de Frances Mayes que junto com seu namorado Ed, investe toda a poupança na compra de uma casa antiga chamada Bramasole na região da Toscana. Um livro leve, emocionante e que nos enche de vontade de desbravar a Itália, em uma viagem sabática.

10. Sidarta – Herman Hesse

Vencedor do Nobel de literatura de 1949, o autor alemão Herman Hesse conta suas experiências vividas durante passagem pela Índia em 1911. A busca pela elevação espiritual descrita na obra é uma representação autêntica do país e sua cultura. Uma bela inspiração para quem quer embarcar em uma rica viagem turística e espiritual.

11. Livre – Cheryl Strayed

O livro conta a jornada da escritora Cheryl Strayed, que caminhou 1.800 km durante três meses pela chamada Pacific Crest Trail, que vai da Califórnia até o estado de Washington, hoje em dia uma das trilhas mais conhecidas do mundo. Um livro tocante, cheio de emocionantes aventuras e superação.

12. Trilhando Sonhos: 365 de bicicleta pela América do Sul – Thiago Fantinatti

Thiago Fantinatti sonhava desbravar o continente Sul-Americano de bike e sem pressa. O sonho virou realidade, e após um ano pedalando mais de 15 mil km, suas aventuras, desventuras e memórias viraram um emocionante e inspirador livro.

13. Luzes da África: Pai e Filho em Busca da Alma de um Continente – Haroldo Castro

Fugindo dos clichês da miséria e da guerra na África, o jornalista e fotógrafo conta suas aventuras sob uma percepção peculiar em um continente de surpresas. A incrível jornada de 40 mil km por terra, levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.

14. 100 viagens inspiradoras – Publifolha

Um livro com uma fotografia de tirar o fôlego e que faz qualquer pessoa querer fazer uma viagem de volta ao mundo. O guia mostra lugares incríveis, com relatos e dicas de destinos inacreditáveis. Prepara-se para cair na estrada depois da leitura!

 


Livros indicados pelos seguidores do Bomde

 

15. Um Ano de Viagens – Frances Mayes
Dica por @mazzespelomundo

Para inspirar viagens para Espanha, Portugal, França, Ilhas Britânicas, Turquia, Grécia, sul da Itália e norte da África.

16. Grandes Viagens – Col. Lonely Planet
Dica por @Rubia Berti

São mais de 70 rotas mundo afora. De trilhas antigas como Machu Picchu, às mais clássicas e modernas como a Rota 66, nos Estados Unidos.

17. Laowai: Histórias de Uma Repórter Brasileira na China – Sonia Bridi
Dica por @Glauber Rosa

Em 2005 e 2006, Sônia Bridi e Paulo Zero, correspondentes internacionais da TV Globo, foram pioneiros na cobertura latino-americana na China. Neste livro, Sônia conta a vida do casal na China com o filho Pedro, que na época  tinha apenas três anos. Uma imersão em formato de diário, com muitas informações sobre a cultura e tradições do país.

18. Travessuras da Menina Má – Mario Vargas Llosa
Dica por @Alessandra Mello

A história do jovem Ricardo Somocurcio é uma viagem ao passado pelo bairro Miraflores, em Lima.

19. O Chamado do Cuco – Robert Galbraith
Dica por @Priscilla Frasnelli

Nesse livro policial, escrito sob pseudônimo por J. K. Rowling (autora de Harry Potter), um detetive particular investiga um assassinato explorando as ruas de Londres. Passando por vários lugares da cidade a pé, faz o leitor também querer passear sem rumo pela capital inglesa.

20. Fortaleza Digital – Dan Brown
Dica por @Rachel Clemente

Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional Americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Uma viagem de muito suspense pelos Estados Unidos.

21. Paris Para Um e Outros Contos – Jojo Moyes
Dica por @Paola Rocha

No conto, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado. Após saber da desistência dele, já na estação rumo à Cidade Luz, ela segue viagem sozinha. 

22. Família Schurmann: Um Mundo De Aventuras –  Heloisa Schurmann
Dica por @Daniel Liguori

Neste livro, a Família Schurmann, narra sua experiência de refazer a perigosa rota de um dos mais famosos navegadores da História, Fernão Magalhães. Dois anos e meio – e muitas aventuras depois – a Família Schurmann ancorou em águas brasileiras no dia 22 de abril, em Porto Seguro, data dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Foram 15 países, em oito territórios, e quase 55 mil quilômetros de muita aventura.

Pelos livros, o mundo é nosso! Aventure-se pelas palavras!

Boa leitura, boa viagem!