Carregando...
04/04/2019
Escrito por:Juliana Silveira
O que fazer em Brasília

Um destino surpreendente e cheio de atrações no coração do Brasil

Brasília é uma cidade única e totalmente surpreendente!

Uma verdadeira obra de arte (pensada e desenhada por nomes como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx, gênios da arquitetura brasileira), com monumentos e prédios modernos, avenidas e ruas largas, museus, parques, praças e muita diversão.

Infraestrutura bacana, com muitas opções de lazer, faz de Brasília um destino perfeito para viagens de bate-volta e de finais de semana. Quer saber por quê?

Então vem com a gente e descubra as belezas da capital do Brasil.

Gif com texto "O que fazer em Brasília" e um movimento de cores ao fundo com a silhueta da cidade em frente.

O Distrito Federal é uma cidade que vai além das viagens a negócios!

O que fazer de dia em Brasília

Pontos turísticos e principais atrações

As principais atrações e pontos turísticos da capital do Brasil ficam na região do Eixo Monumental (popularmente conhecido como o corpo do avião, no desenho do Plano Piloto de Brasília).

Cartões-postais de Brasília como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Museu da República, o Memorial JK e a Ponte JK são só o começo da viagem!

Turismo Cívico

Congresso Nacional 

Prédio do Congresso Nacional ao fundo com uma extensa grama em sua frente com dois cachorros olhando para a câmera durante o dia e o céu azul.

Foto por: @leonardosussuarana

O moderno complexo projetado por Niemeyer é sede do Poder Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados), mas também oferece tours e exposições aos visitantes. No interior, estão obras de artistas como Di Cavalcante, Marianne Peretti e Fayga Ostrower.

Dica do Bomde:

– Cada casa tem o seu roteiro de visitas, que depende do número de pessoas, da agenda do Plenário e das condições de segurança. Em casos especiais, poderão sofrer alterações ou serem interrompidas.

– Trajes proibidos para a entrada no interior: bermudas, shorts e chinelos, de segunda a sexta-feira.  

– Dias de tour: todos os dias.

Palácio do Planalto 

Prédio do Palácio do planalto com céu azul e algumas nuvens durante o dia.

Foto por: @joaomauricio_sc

A bela construção é onde fica o escritório presidencial. Aos domingos, as portas do Palácio se abrem para os visitantes possam conhecer as principais instalações, entre elas o gabinete presidencial.

Memorial JK

Imagem do Memorial JK em Brasília.

Foto por: @lucasbersan

Museu construído por Oscar Niemeyer a pedido de dona Sarah Kubitschek, para guardar a história da família Kubitschek e do seu mais ilustre membro, o presidente Juscelino Kubitschek, idealizador de Brasília.

Praça dos Três Poderes

Um dos prédios da Praça dos Três Poderes

Foto por: @raih2000

Um grande espaço, sem árvores, feita com o propósito de permitir ao povo manifestações. Da praça é possível avistar o principal prédio de cada um dos Três Poderes: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). O Pavilhão Nacional, ou Badeirão (bandeira do Brasil), que fica permanente hasteada na Praça dos Três Poderes, é a maior bandeira hasteada do mundo, com 280 metros quadrados de tamanho, elevada em um mastro de 100 metros de altura.

Palácio da Alvorada 

Foto distante do Palácio da Alvorada, a residência do presidente do Brasil.

Foto por: @opedroesteban

Mais uma obra projetada por Oscar Niemeyer, é a residência do presidente do Brasil em exercício. É um passeio bem concorrido e acontece somente às quartas-feiras, e depende de o presidente estar ou não no local.

Palácio Itamaraty

Foto do palácio a noite, iluminados por lámpadas de baixo para cima nas colunas da entrada.

Foto por: @eduardoaruiz

O elegante palácio tem ares de uma grande galeria de arte, com o projeto paisagístico de Burle Marx e painéis de Athos Bulcão. É no seu interior onde está o maior hall sem colunas do mundo, com 2.800 metros quadrados. Um tour moderno e sofisticado.

O que fazer em Brasília ao ar livre

Atividades ao ar livre

No Lago Paranoá

Foto do Lago Paranoá com uma ponte ao fundo e uma canoa com algumas pessoas remando dentro a luz do dia.

Foto por: @visantarosa

Famoso ponto turístico de Brasília, o charmoso lago artificial oferece aos visitantes várias possibilidades de passeios. Nadar, pescar ou praticar esportes aquáticos são ótimas opções. Por lá tem um deck onde é possível alugar caiaques, pedalinhos ou pranchas de stand up paddle.

Pôr do sol e Happy Hour no Pontão do Lago Sul 

Foto do pôr do sol ao fundo tendo em primeiro plano o Lago

Foto por: @fedrigophotography

Um dos lugares mais bacanas às margens do Paranoá, com alamedas de palmeiras, cafés e vistas para a ponte JK. Tá valendo caminhar pelo calçadão, curtir o pôr do sol ou fazer um happy hour nos muitos bons bares e restaurantes do parque.

Andar de bike no Eixo Monumental 

Foto da ciclovia em primeiro plano com a silhueta de uma árvore em frente a um pôr do sol ao fundo alaranjado.

Foto por: @pontooficial

Um jeito legal de apreciar e conhecer a cidade é andar de bicicleta pela ciclovia que percorre todo o Eixo Monumental. Há vários pontos com estações de bikes compartilhadas, que podem ser alugadas através de aplicativo. À noite, a iluminação do Eixo é um espetáculo à parte.

Vista de tirar o fôlego na Torre de TV de Brasília 

Foto da Antena de Tv e ao fundo o céu azul com algumas nuvens.

Foto por: @douglasgoncalves1994

O mirante da Torre de TV é um passeio obrigatório aos visitantes de primeira viagem à capital federal. Ela fica no coração do Plano Piloto e proporciona um visual de 360 graus da cidade lá do alto. Aproveite para passar na feirinha que funciona ao pé da torre para comprar artesanato local e apreciar a boa comida de boteco com pratos típicos brasileiros.

Diversão com as crianças no Nova Nicolândia 

Vista aérea de um parque de diversões com vários brinquedos do parque ao final da tarde.

Foto por: @breno_fortes

Quem viaja com crianças ou curte fortes emoções, pode incluir no roteiro o parque de diversões Nova Nicolândia.

Complexo Cultural da República 

Foto do complexo ao final da tarde, com o céu alaranjado.

Foto por: @giscardstephanou

Ponto de encontro de skatistas e local de eventos.

Passeios verdes nos parques de Brasília 

– Parque Nacional de Brasília:parque para ver a natureza e nadar.

– Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek: parque multiuso, maior que o Central Park de Nova York, com uma pista para pedestres e uma para ciclistas com aproximadamente 10 km de extensão.

– Parque Olhos D’Água: com trilhas para caminhadas e corridas, o parque tem lago, áreas de lazer e para observação de pássaros.

– Praça dos Cristais: pouco conhecido até mesmo pelos moradores, a bela arquitetura e paisagismo são de autoria do urbanista Roberto Burle Marx. Com mais de 100 mil metros quadrados, conta com jardins e um espelho d’água, onde pedras imensas imitam o formato de cristais.

– Parque Ecológico Dom Bosco: à beira do Lago Paranoá, com trilhas dentro do cerrado nativo e paisagens exuberantes. Aqui você poderá fazer suas fotos bem turísticas no painel “Eu <3 Brasília”.

– Jardim Botânico de Brasília: primeiro Jardim Botânico do Brasil.

Foto do Jardim Botânico, com um lago e uma pequena ponte e ao fundo árvores altas de dia.

Foto por: @jardimbotanicodebrasilia // Local: Jardim Botânico de Brasília

Foto do Lago que há no Parque Nacional. Imitando um lago natural com formato irregular e pedras entorno e também no fundo do mesmo.

Foto por: @marcoantoniony // Local: Parque Nacional de Brasília

Foto de um lago com muitas árvores em torno e cachoeira ao fundo.

Foto por: @marcalvieirajunior // Local: Parque Olhos D’Água

Arte e cultura em Brasília 

– Catetinho: museu localizado na antiga casa do presidente Juscelino Kubitschek. Uma casa de madeira com móveis e fotos originais de JK.

– Museu Nacional: projetado Niemeyer, tem mostras de arte e eventos culturais.  

– CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil: museu de arte contemporânea, com cinema e café.

– Planetário de Brasília: outro passeio bacana para fazer com as crianças, o planetário apresenta projeções da galáxia, além de exposições, eventos e palestras.

– Memorial dos Povos Indígenas: museu é dedicado à cultura indígena brasileira.

– Santuário Dom Bosco: igreja famosa pelo interior azul feito com vitrais do chão ao teto e um imenso lustre de vidro Murano.

– Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: 

Uma das belas e modernas obras de Oscar Niemeyer em Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida impressiona pela arquitetura, pinturas e esculturas. Destaque para os painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti, para os azulejos do batistério e as pinturas com cenas da vida de Nossa Senhora realizados pelo artista Athos Bulcão, e a para a réplica da Pietà de Michelangelo no interior da catedral. 

Os dois mil metros quadrados de vitrais, de autoria da artista franco-brasileira Marianne Peretti e única mulher a fazer parte da equipe de Niemeyer em Brasília, são mais uma das atrações para admirar por lá.

Foto do Corredor do planetário onde tem muitas imagens de planetas espalhadas e o chão é aceso.

Foto por: @cindyanne8 / Local: Planetário de Brasília

Foto por: @denisebarbosa2
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Foto aérea do entorno do Centro Cultural com uma escultura abstrata no meio e pessoas a observando no fundo.

Foto por: @fatima_bonifacio
Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Outros passeios em Brasília

Trilhas e cachoeiras perto de Brasília

– Chapada Imperial: A Chapada Imperial é um santuário ecológico bem pertinho de Brasília, só a 50 km do Plano Piloto, localizado em uma área particular. Conhecido por seus projetos pedagógicos e modelo de desenvolvimento sustentável de reintrodução de animais silvestre na natureza, o local oferece diversas trilhas, mais de 30 cachoeiras e a todas as belezas do bioma do cerrado. Ideal para visitar no final de semana.

Queda da cachoeira em um lago cristalino.

Foto por: @omnis_potestas_a_lege // Local: Chapada Imperial

– Cachoeira Poço Azul: Cachoeira com piscina natural, a cachoeira lota aos finais semanas. Boa para banhos e piqueniques.

Em primeiro plano há uma menina co um chapéu pendurado nas costas olhando para a cachoeira que está ao fundo com muitas árvores no entorno.

Foto por: @patriciafama_ // Local: Cachoeira Poço Azul

– Salto do Itiquira: Uma queda de água de 168 metros de altura, localizada no município de Formosa em Goiás, a mais ou menos a 113 km do Distrito Federal.  

Cachoeira ao fundo com muitas árvores no entorno.

Foto por: @letinardelli // Local: Salto do Itiquira

– Cachoeira do Tororó: Boa para rapel, a Cachoeira do Tororó fica na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal.

Mulher sorrindo e descendo de rapel uma cachoeira.

Foto por: @_privalverde // Local: Cachoeira do Tororó

O que fazer à noite em Brasília

Brasília tem muitas possibilidades de lazer à noite. Teatros, cinemas, shoppings, baladas, bares e restaurantes são as principais atrações, como nas grandes metrópoles.

Quer conferir nossas dicas de diversão noturna em Brasília? Acesse aqui.

Brasília no fim de semana

Brasília é um destino perfeito para planejar uma viagem de final de semana e feriados, devido às ofertas de passagens aéreas mais em conta em função do contrafluxo dos políticos e executivos, que geralmente estão fora da cidade aos sábados e domingos.

Além disso, a maioria das atrações (mesmo os prédios cívicos) fica aberta à visitação.

Vale a pena!


+ Brasília

24 horas em Brasília com o Bomde

Staycation Brasília

Brasília e exercícios físicos no hotel

O que fazer depois do trabalho em Brasília


Roteiro pronto, agora prepare-se para as melhores experiências em Brasília na próxima viagem.

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Boa trip!