Carregando...
20/12/2018
Escrito por:Juliana Silveira
10 passos de como economizar para viajar mais

Se sua meta de vida é:

“Vou viajar tanto que quando alguém falar:
‘Nossa, você só viaja!’
Eu  nem vou conseguir responder, porque estarei viajando.”

Então vem com a gente, que vamos mostrar como pequenas mudanças de hábitos de consumo do dia a dia podem lhe ajudar a viajar mais vezes do que você imagina.

 

Então, partiu saber como economizar para viajar mais?

Dicas para organizar o orçamento, poupar e viajar mais!

 

Se colecionar destinos mundo afora é sua prioridade, mas ainda assim você não viaja tanto quanto gostaria, esse post é pra você.

Comece se questionando:

Será mesmo que você não consegue viajar mais vezes ao ano por falta de grana ou planejamento? Vai pensando aí…

Será mesmo que todas as pessoas que você conhece que vivem na estrada estão “nadando no dinheiro”?  Pois é, desconfiamos que não. 😉

E para mostrar que existem muitas maneiras de poupar dinheiro no dia a dia, sem necessariamente se privar de tudo, e direcionar o orçamento para as suas trips, que estamos aqui.

Porque investir em viagens é o que importa!

 

1 – Entenda os seus gastos

Para mudar os hábitos de consumo e colocar suas viagens em primeiríssimo lugar, é fundamental entender onde você está gastando o seu dinheiro. Como? Registrando todas as despesas: do cafezinho ao aluguel. Os japoneses usam o método kakeibo, que nada mais é do um diário doméstico, onde devemos anotar em um caderno quanto ganhamos, quanto gastamos e quanto queremos poupar. Se você prefere algo mais high-tech, existem vários aplicativos que ajudam no controle e auxiliam no orçamento pessoal.

Olhar para os seus gastos mensais lhe dará ideia exata onde você já pode começar a poupar.

2 – Redefina seu orçamento

Com o controle de gastos nas mãos, fica muito mais fácil entender os excessos e redirecioná-los para sua poupança de viagens. Será mesmo que você precisa jantar em restaurantes caros ou fazer happy hour três vezes por semana? Cuidado com as tentações, elas podem te privar do que você mais gosta de fazer: VIAJAR!

3 – Defina um valor para guardar por mês

Estipule um valor mínimo para guardar todos os meses. Parece difícil no começo, mas ter uma meta mensal é bem importante para criar o hábito de poupar. Pode começar com um valor menor e aos poucos, com as mudanças de hábitos de consumo, aumentar a quantia. Sabe aquele famoso quadro cofre com a frase “Para grandes viagens”? Então, é hora dele entrar em ação! Foco e disciplina são as palavras-chave. A sua próxima viagem agradece. 😉

 

4 – Olá, novos hábitos

Viver viajando é um estilo de vida que vale a pena. É cultura, diversão, memórias e transformação. E mudar alguns hábitos do dia a dia pode fazer com que você tenha esse lifestyle dos sonhos:

 Transporte – pense aí, será mesmo que está valendo a pena sair de carro todos os dias? Combustível e estacionamento são custos altíssimos. Opções como transporte público, compartilhamento de viagens com o Uber Pool e usar bike poupam $$$ e ainda são ecologicamente corretas. Ponto pra você!

 Alimentação – parece bobagem, mas levar o seu almoço de vez em quando (ou sempre) para o trabalho vai render uma bela economia.

 Cuidados estéticos – barba, cabelo, bigode, unha, pintura de cabelo… A lista de cuidados pessoais é grande e a conta também. Então escolha alguns para fazer em casa e poupe muito no fim do mês.

 Atividades físicas – caminhadas, corridas, bike, patins, alongamentos, ioga são alguns dos exercícios que podem perfeitamente ser feitos ao ar livre.

 Brechó – você pode tanto vender o que está sobrando no armário quanto comprar roupas que esteja precisando. Vale a pena!

 Faça você mesmo ou Do it yourself (DIY) – construa, modifique ou repare suas coisas. Da moda a decoração, o método “faça você mesmo” é prazeroso e, de quebra, gera muita economia. Não tem ideia por onde começar? Existem muitos tutoriais na internet que vão te ajudar a colocar a mão na “massa”.

Essas são apenas algumas ideias do que podemos mudar na rotina para economizar dinheiro. O importante é você estar atento e identificar oportunidades para adequar de um jeito que faça sentido para você.  

 

5 – Xô tentação

Na hora de fazer uma compra pare e pense: será mesmo que estou precisando disso? Mesmo que algo esteja em promoção, não significa que você precisa comprar, não é mesmo?  Mesmo aquela “brusinha”, hein. 😉

 

6 – Peça desconto

Pedir desconto não é feio, viu? Aliás, pessoas ricas também fazem isso. E uma delas é a atriz Sarah Michelle, a eterna ‘Buffy: A Caça-Vampiros’, que tem o hábito de pechinchar tudo. Está errada? Claro que não! E pode ter certeza que nessa lista tem mais celebridades.

7 – Defina as viagens que deseja fazer

Ter um planejamento de viagens vai ajudar a você organizar as finanças para chegar lá. E não importa se a ideia for um bate-volta de final de semana ou férias no Caribe, todas as viagens devem ser organizadas com um mínimo de antecedência. Dessa forma, você vai entender qual o orçamento necessário para cada trip, pesquisando bastante e considerando tudo: transporte, hospedagem, temporada, tempo de viagem, passeios e todos os custos.

8 – Fique de olho nas promoções

Ter um planejamento de viagens vai permitir que você busque promoções para o destino que tanto deseja e deixar a trip mais em conta. E ao contrário também… Com o orçamento em dia, você também pode organizar uma viagem, até então não prevista, quando surgir promoção incrível.

9 – Desmistificando as viagens

Pare de pensar que as viagens só acontecem com muita grana. Tem promoção de hotéis incríveis pelo Brasil com diárias a partir R$135,00. E a velha e boa receita de comprar passagens com milhas sempre é válida.

Viajar pode sair bem mais barato do que você imagina! E se você faz parte do time do “não tenho tempo para ficar pesquisando”, uma dica é se cadastrar em empresas de confiança para receber  promoções exclusivas por e-mail, principalmente na Black Friday. Não há mais desculpas, não é mesmo?!

10 – Foca e vai!

A partir de agora, a palavra é foco! Ter um orçamento inteligente vai proporcionar que você viaje muito mais e tenha as melhores experiências da sua vida. E isso não tem preço! 😀

Esperamos que as nossas dicas ajudem vocês a colecionarem todos os destinos possíveis. Porque para nós viajar é prioridade e sempre o melhor investimento! 😀