Carregando...
18/12/2018
Escrito por:Juliana Silveira
ONGs pelo Brasil: termine o ano fazendo o bem

É só o fim do ano chegar que começam as retrospectivas, os balanços do que foi positivo ou negativo, os planos para o ano seguinte… É verdade ou não é? Mas essa época também é uma excelente oportunidade para pensarmos um pouquinho sobre nossos privilégios e alegrias e, é claro, refletir sobre como podemos levá-los a mais gente também. 🙂

 

Pensando nisso, o que você acha se a gente te convidar a terminar o ano fazendo a diferença e ajudando quem mais precisa? Seja por meio de vários tipos de voluntariado, seja por meio de doações, existem muitas instituições pelo Brasil que precisam da sua ajuda para tornar o fim de ano de muita gente um pouquinho melhor. ❤

 

E aí, você topa?

 

Menino segurando uma caixa de papelão escrita "Fazer o bem faz bem" com brinquedos para doação dentro

 

Uma lista de ONGs brasileiras para você fazer a diferença!

 

 

Ações natalinas

 

Não é só o Papai Noel que pode fazer o bem neste fim de ano. Separamos algumas ONGs e ações que vão rolar nessa época para você ajudar! 🙂

 

• Mutirão de Natal: projeto social criado pela Igreja Adventista, o Mutirão de Natal organiza uma ceia de Natal para pessoas carentes. Além disso, o Mutirão também arrecada roupas, calçados e brinquedos para famílias necessitadas. Saiba como ajudar aqui!

 

• Natal Solidário 2018 dos Voluntários da Caixa: o Natal Solidário foi idealizado pela ONG Heróis da Verdade, que mobiliza funcionários da Caixa, voluntários e a comunidade com um todo para diversas ações beneficentes no mês de dezembro. Há muitas formas de ajudar, seja adotando uma cartinha, doando, sendo voluntário… Você pode escolher a melhor forma para participar desse momento solidário! Mais informações aqui.

 

Mulher voluntária ao lado de uma menina criança segurando a bicicleta que ganhou de presente

Divulgação: Natal Sem Fome

• Natal Sem Fome: essa grande mobilização social tem como objetivo não apenas alimentar famílias carentes no Natal, mas também conscientizar os governantes e a sociedade em relação aos problemas relacionados à fome e à desigualdade. Há diversos pontos de coleta espalhados pelo Brasil para quem quiser ajudar. Ficou com vontade de fazer a diferença? Então confira mais informações aqui.

 

• Cozinheiros do Bemessa iniciativa acontece em Porto Alegre e, aos domingos, oferece refeições para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

 

Para o Natal, os Cozinheiros do Bem estão preparando uma ceia no dia 22 de dezembro, no Viaduto da Conceição, em Porto Alegre. Se você quiser colaborar, pode entrar em contato pelo telefone 51 98448-0325 (falar com Patrícia).

 

• Hamburgada do Bem: o projeto distribui mensalmente hambúrgueres, recreação e informação em comunidades carentes. Você pode participar doando uma quantia financeira ou mesmo seu tempo, sendo voluntário das ações. No mês de dezembro (dia 15) a Hamburgada do Bem está preparando uma edição natalina em Guarulhos. Saiba como ajudar aqui.

 

Grupo de voluntários e crianças dentro de uma escola, alguns estão com pinturas nos rostos e perucas

Divulgação: Hamburgada do Bem

Duas crianças segurando seus presentes ao lado do papai noel

Divulgação: Natal Solidário

Um menino e sua mãe tem frente a sacolas do Natal sem Fome segurando alimentos e sorrindo

Divulgação: Natal Sem Fome


• Arrecadação de alimentos para as famílias Kaingang: em Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e a Faculdade de Educação da UFRGS estão organizando agora em dezembro uma arrecadação de alimentos que serão doados às famílias Kaingang de Porto Alegre. Os pontos de coleta estão centralizados aqui.

 

• Natal na Rua: no Rio de Janeiro, o Jonas Studio Hair e o Studio Hans estão como uma iniciativa super bacana de levar a ceia de Natal a moradores em situação de rua. No momento, eles precisam de doações (que podem ser financeiras, itens de higiene pessoal, roupas, sapatos e roupas de cama). Para ajudar, você pode entrar em contato pelo WhatsApp: (21) 98226-8617.

 

Mãos de criança segurando um coração

• Natal 2018 da LBV: a Legião da Boa Vontade está arrecadando doações para distribuir cestas de alimentos para diversas famílias em situação de pobreza pelo Brasil. Você pode ajudar diretamente pelo site e, se desejar, também pode contribuir mensalmente com a instituição ou, ainda, ser um voluntário. Saiba mais aqui.

 

• Natal Para Todos: a comunidade Restaurando Vidas em Cristo, no Rio de Janeiro, vai promover uma grande ceia natalina pública na praça Afonso Pena (na Tijuca). A celebração acontece dia 22/12, às 14h. Vale dar um pulo lá no dia da ceia para auxiliar no que puder para tornar esse dia melhor a quem precisa. <3



Para colaborar o ano todo

 

 

• Projeto Velho Amigo: o objetivo da ONG é promover – por meio de assistência e desenvolvimento social – a educação, o esporte, o lazer e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, de modo a resgatar sua autoestima, sua vontade de viver e sua dignidade. Há mutirões de beleza, mutirões odontológicos, projetos de cultura e entretenimento, entre outros projetos. Saiba como ajudar aqui.

 

• Proteção Animal: existem diversas ONGs de proteção animal espalhadas pelo Brasil. No Rio Grande do Sul, duas das ONGs mais conhecidas são a 101 Viralatas e a Patas Dadas, que fazem mutirões de adoção, resgate de animais abandonados, entre outras iniciativas de proteção animal.

 

• Amigos do Bem: a ONG tem como objetivo dar assistência a famílias no sertão nordestino, levando até lá roupas, alimentos, assistência médica e odontológica, entre outros. Os projetos sociais da Amigos do Bem hoje auxiliam mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Saiba mais aqui.

Um homem sorrindo abraçado em seu cachorro

 

• Mini Gentilezas: idealizado pela ONG Argilando, o projeto incentiva que viajantes doem as miniaturas não utilizadas de higiene pessoal para projetos que deem assistência a pessoas em situação de rua. Sabe aqueles mini-shampoos, sabonetinhos e afins que são oferecidos nos hotéis? Esses itens podem ajudar a levar um pouco mais de dignidade a uma população tão vulnerável. O Mini Gentilezas organiza essas doações, de modo que elas possam chegar a quem mais precisa. Para contribuir, você pode enviar um e-mail para [email protected] ou acessar o site para saber mais.

 

Dupla de palhaças brincando com criança em hospital

Divulgação: Doutores da Alegria

 

 • Doutores da Alegria: utilizando a figura do palhaço, os Doutores da Alegria têm a missão de levar arte, carinho e entretenimento a crianças, adolescentes e outros públicos vulneráveis em hospital públicos pelo Brasil. Saiba mais sobre o projeto e como colaborar aqui.

 

• Viva Rio: a ONG, que já ficou no Top 100 das Organizações mais influentes do mundo, tem como missão promover paz, justiça, liberdade, voz e inclusão por meio de projetos sociais de conscientização em áreas violentas e de baixa renda no Rio de Janeiro. Entre as iniciativas da ONG, existem projetos voltados à educação, à saúde e à natureza. Saiba mais aqui.

 

• IPAM: se você tem afinidade com projetos de sustentabilidade, vale a pena conhecer o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A organização foi fundada em 1995 e, desde então, trabalha para desenvolver a Amazônia de forma sustentável, promovendo ciência, educação e inovação de maneira ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa. Conheça mais aqui.

 

• ABCD Nossa Casa: a ONG tem como objetivo promover o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes por meio da educação. Contando com casas de acolhimento e projetos educativos, a ONG trabalha para transformar jovens em cidadãos preparados e integrados à sociedade. Conheça e saiba como ajudar aqui.

 

Cinco crianças pulando, uma ao lado da outra

 

• Instituto da Criança: o Instituto da Criança é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como missão promover o desenvolvimento social por meio de ações sociais. Por meio de editais anuais, a organização patrocina projetos em instituições no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de realizar projetos educacionais e comunitários. Conheça e saiba como ajudar aqui.

 

• Cruz Vermelha Brasileira: o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição centenária internacional que conta com milhões de voluntários pelo mundo. No Brasil, a Cruz Vermelha está presente em vários estados, promovendo ações humanitárias a diversas comunidades carentes, além de cursos de primeiros socorros. Para saber mais e ajudar, clique aqui.

 

Existem várias causas que precisam de apoio, e cabe somente a nós escolher fazer a diferença.

Bora? ??


A solidariedade também é uma viagem inesquecível. 🙂