Carregando...
21/11/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Dicas para viajar com conforto no avião #Help! Bomde

Um passo a passo para sua viagem de avião ficar mais feliz

Entre você e o tão desejado destino existe uma viagem pela frente. E dependendo o número de horas que você terá que encarar, voar pode ser uma experiência não tão agradável assim.

Por isso, além de todo o planejamento para aproveitar a trip e voltar pra casa com as melhores lembranças, vale tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para que o seu voo seja um sucesso também.

Afinal, voar faz parte do pacote e desembarcar sem estresses também depende de você. Quer saber como melhorar seu bem-estar durante a viagem de avião?

Vem, que fizemos um passo a passo, com dicas que vão deixar sua viagem bem mais confortável. ‍✈️

Dicas de ouro para tornar a sua viagem de avião mais confortável

Escolhendo o melhor assento do avião

A primeira dica para facilitar (e muuuito) a sua viagem de avião, principalmente para longas distâncias, é fazer a escolha do assento com antecedência, na hora da compra.

Vamos aos detalhes:

– A primeira fila é o melhor lugar do avião para quem busca comodidade. As poltronas que ficam nessa parte têm mais espaço, e esticar as pernas sem precisar levantar não será um problema. Além disso, quem viaja nessa posição, não terá nenhuma cadeira reclinando em sua direção. Normalmente, as companhias cobram uma taxa extra para viajar na primeira fila (mas algumas não cobram nenhum valor, vale mesmo é ficar de olho e ser rápido). Mas pra quem não abre mão de mobilidade e conforto, essa será a melhor escolha.  

– Seja rápido: quanto antes você reservar o assento, melhor. Então, tente garantir o seu lugar já na hora da compra, se já estiver disponível. Algumas empresas cobram pela marcação antecipada (vale ficar atento quando estiver adquirindo a passagem). Ou, faça o check-in o quanto antes, assim que ele estiver liberado.

– Outras vantagens das posições mais à frente da aeronave são: sentir menos turbulência e ouvir um pouco menos o barulho dos motores.

– As fileiras das saídas de emergência também tem um espaço extra em frente. Mas fique atento, nem sempre essas poltronas reclinam! Confira com a empresa aérea.

– Lugares no corredor dão autonomia na hora de levantar, sem precisar passar por outros passageiros.

– Se você é do tipo que dorme bastante, a janela ajuda a apoiar a cabeça, e poderá ser sua aliado durante o voo. Ah, e você não será interrompido, caso alguém precise levantar.

– Caso você tenha alguma dúvida sobre os lugares, ou mesmo algum pedido específico, vale fazer contato com a companhia aérea.

– Sites como  SeatGuru ou Seat Expert mostram o plano de assentos de várias companhias. Eles dão vários detalhamentos sobre cada voo. É bem legal!

– Preste atenção na configuração interna do avião, que pode fazer diferença. É comum no voos nacionais, aviões com a configuração 3-3 (janela, meio e corredor) ou 2-2 (janela e corredor). Já nos voos internacionais de classe econômica, geralmente são assim: 2-4-2, 3-3-3 ou 3-4-3.

– Se a viagem for em dupla, antecipe-se e faça a reserva das poltronas laterais com configuração de duas poltronas, se for o caso. E evite ao máximo os assentos do meio, nas fileiras com quatro poltronas.

– Para garantir os melhores lugares, a dica é fazer o check-in com o máximo de antecedência possível, caso a marcação de assentos não esteja disponível na hora da compra.

Vista do avião 3

Vista do avião 2

Melhor horário para voar de avião

Para viagens de longo percurso, é mais cômodo voar no final do dia ou à noite, porque será mais fácil dormir.

Organize-se e não se atrase

Chegar com folga para o check-in (caso não tenha feito online) e embarque é bem importante para garantir a tranquilidade da viagem. Mudanças de horários e portão de embarque não são tão incomuns. De acordo com ANAC, no Brasil as companhias aéreas são as responsáveis por definir o horário para check-in e para a apresentação do passageiro no portão de embarque. Se o embarque for no exterior, também verifique com a empresa aérea.

Sempre é valido seguir o recomendado pela empresa contratada, para não passar sufoco e evitar estresses desnecessários. 😉

Acomode-se bem no avião

Se posicione de forma confortável na cadeira. De preferência, deixe as pernas descruzadas para relaxar os músculos e melhorar a circulação.

Para o pescoço, vale usar um travesseiro de viagem para apoiá-lo. São vários tipos disponíveis no mercado, desde os tradicionais em formato U, até travesseiros com massageadores (verdadeiras engenhocas!). Outro item de luxo, mas necessário, é a máscara para os olhos para dormir. Esses são acessórios indispensáveis para o conforto dos travellovers de carteirinha.

Travesseiro de viagem

Travesseiro com Massageador

Máscara para os olhos

Se você tem problema na coluna, peça ao serviço de bordo um travesseiro para apoiar a lombar.

Meias de compressão (as famosas meias elásticas) também podem ser uma boa dica para auxiliar na circulação e evitar o inchaço das pernas e pés, já que provavelmente você vai ficar várias horas sentado em uma mesma posição.

Roupas e calçado adequados para a viagem de avião

Roupas leves e sapatos confortáveis são o outfit perfeitos. Em viagens longas, o ideal é estar com braços e pernas cobertos, pois o ar-condicionado é bem gelado. Nesse caso, vale levar um casaco para não passar frio.

Entretenimento a bordo

Dependendo o número de horas de voo, as revistas e outras mídias normalmente disponíveis a bordo podem não serão suficientes para a distração. Livros, músicas e até filmes baixados em tablets ou celulares vão ajudar muito.

Alimentação e bebidas durante os voos

Antes da viagem, não faça refeições pesadas, para não correr o risco de passar mal durante o voo. Antes e durante o voo, beba água com frequência e mantenha a refeição leve.  

Bebidas alcoólicas e energéticas (como café e chá mate) devem ser consumidas com moderação, ou evitadas, principalmente para quem já não passa muito bem com elas no dia a dia. Essas bebidas podem ter efeitos mais fortes, em função da altitude e pressão a bordo.

Medicamentos e artigos de higiene pessoal no avião

Leve os seus medicamentos na bagagem de mão para facilitar o uso, se necessário. Leve também um kit ou nécessaire com cremes faciais e para as mãos, hidratante labial, escova e pasta de dente. Não pense que isso é supérfluo. Durante o voo, o ar interno do avião fica bem mais seco e, após algumas horas, a pele já começa a sentir os efeitos da baixa umidade. Esses itens poderão fazer bastante diferença para o seu bem-estar. Vale lembrar que cada item não pode exceder 100 ml, para não ser barrado no embarque.

Lembre-se de levar também um saquinho plástico transparente, daqueles com fecho no estilo zip lock, pois diversas companhias só permitem que você embarque na cabine com líquidos de até 100 ml guardados neste tipo de embalagem. Isso inclui: frascos de remédios, pequenos perfumes, enxaguantes bucais, desodorantes e demais líquidos.

Movimente-se durante o voo

Levantar a cada 1 hora durante o voo é super importante, especialmente para quem viaja na econômica. Isso vai ajudar na circulação e alongamento. Fique ao menos 10 minutos andando no corredor. Aproveite esse momento para ir beber água, ir ao banheiro…

Fazer exercícios sentado ajuda alongar o corpo e você se sentirá melhor:

– Movimente o pescoço pra cima e pra baixo.
– Alongue as pernas, dobrando os pés para cima, e depois abraçando um joelho por vez.
– Alongue os braços para o alto e laterais (cuidado com o passageiro do lado).

Sentindo a altitude

É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo” quando o avião está subindo ou descendo. Para tentar aliviar essa sensação, tente simular um bocejos ou masque um chiclete – o movimento de mastigar ajuda a aliviar essa sensação.

Jet Lag pós voo

Caso você sofra muito com o Jet Lag, ou dissincronose, que é um distúrbio temporário do sono devido a uma viagem por vários fusos horários, vale tomar algumas prevenções. Algumas pessoas sentem mais que outras quando viajam de avião. Então, anote algumas dicas:

– Descanse bem antes e durante o voo.
– Beba muita água ou sucos de fruta durante a viagem.
– Prefira refeições leves e não beba álcool durante o percurso.
– Após a chegada, se possível, tente expor o corpo à luz solar.

Com essas dicas, temos certeza que sua viagem de avião será só conforto!

E se der medo, vá com medo mesmo! 😀


+ Help! Bomde

Help! Bomde: 15 dicas para viajar sozinho

Help! Bomde: Viagem com Pets

Help! Bomde: febre amarela e outras vacinas