Carregando...
24/10/2018
Escrito por:Juliana Silveira
Help! Bomde: 15 dicas para viajar sozinho

 

Viajar sozinho não é tão difícil como você pode estar imaginando, viu? O mundo é grande, a vida é curta e destinos incríveis estão esperando por você. Então supere os medos e permita-se viver uma das experiências mais enriquecedoras da vida: viajar sozinho!

A gente te dá essa força e, claro, todas as dicas necessárias para você cair na estrada quando bem entender.

Partiu viajar na melhor companhia: a sua!

Você dono do próprio roteiro, das histórias, das memórias, da viagem!

Partiu viajar sozinho?

1 – Se der medo, vá com medo mesmo

Você dono do seu próprio roteiro, das histórias, das memórias… Dono do mundo! Isso soa tão bem, né? A experiência de viajar sozinho é ÚNICA. Provavelmente, você já deve ter lido isso em alguns lugares – e sabe de uma coisa – é a pura verdade! E como saber disso? Indo!

Então encha a alma de coragem e vá!

 

 

 

Bom, se você chegou até aqui deve ser porque está com o pé (e a cabeça) na estrada, certo?

Mas se bater uma pontinha de dúvida, pense nessas vantagens aqui:

– Ter liberdade de seguir o seu próprio roteiro e fazer a viagem no seu ritmo é bom demais. Acredite!

– Pra quem curte novas amizades, olha aí mais uma oportunidade. Ter um amigo local é sempre uma boa desculpa para voltar ao destino, né não?

– Sair da zona de conforto abre muitas possibilidades. Não deixe o medo do desconhecido atrapalhar o seu sonho de conquistar o planeta.

Inspirações de pessoas que já pegaram o gostinho por viagens solo não faltam. Quer ver?

A jornalista e escritora Gaía Passarelli, no seu livro Mas você vai sozinha?, conta suas aventuras mundão afora (sozinha), incentivando, em especial às mulheres, a fazerem o mesmo.

Já batemos um papo incrível com ela, que vocês podem conferir bem aqui.

“A nossa própria companhia, na maior parte das vezes, é mais do que suficiente: é o ideal” – Gaía Passarelli

Quer mais dicas e bons motivos para fazer igual? Pode clicar aqui.

2 – Informe-se sobre o destino

Agora é o momento de planejar. As possibilidades são muitas e quanto mais informações você souber sobre o tão sonhado destino, melhor. Questões sobre segurança, atrativos a visitar, transporte, hábitos e etc.

E pra te ajudar na tarefa, fizemos uma lista com os 13 melhores lugares para viajar sozinho pelo Brasil. Sim, somos muito legais! 😁

+ Roteiros para desejar aqui.

Depois de escolher o destino, vale sempre ficar de olho nas melhores ofertas de viagem.

Você pode usar aplicativos como Google Flights e Skyscanner para receber alertas de tarifas mais baixas e não perder a chance de marcar a data de cair na estrada. Os sites Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis também vão te ajudar nessa missão. Planejar a viagem com antecedência poderá baixar seus custos consideravelmente. \0/

3 – Viagens internacionais

Se a ideia for sair do país, você também deve ficar atento aos itens:

Passaporte – conferir se o país em questão exige passaporte e a validade mínima exigida para entrar.

Visto – ver se precisa e quais providências para obtenção de visto.

Seguro viagem – alguns países exigem a contratação de seguro viagem.

Moeda – fazer câmbio para a moeda local. Para viagens ao exterior, também existe a opção de levar um cartão pré-pago internacional, para não ter que andar somente com dinheiro vivo, em espécie.

Vacinas – ver se o país em questão exige alguma vacina específica. No Brasil, alguns estados recomendam fazer a vacinação contra a febre amarela.

4 – Hospedagem segura

Se a ideia for se aventurar por terras brasileiras, também pode conferir as melhores opções de hospedagem aqui.Considere questões como serviços confiáveis, segurança e facilidade de deslocamento quando for escolher a hospedagem. Um jeito bacana de ter uma prévia a respeito do local é lendo avaliações de quem já foi.

O site TripAdvisor é uma das opções para conhecer o depoimento de quem já foi.Leia sempre as opiniões e reviews de quem já ficou hospedado onde você está planejando ficar.

5 – Mala na medida certa

Se você é do tipo que sempre leva muito mais coisas do que precisaria levar na bagagem, chegou a hora de rever isso. Viajar leve quando se está sozinho faz toda a diferença, principalmente para deslocamentos, afinal, ninguém vai poder dar aquela mãozinha na hora de carregar a bagagem extra.

Tem dificuldades em organizar a mala? Ok, não se desespere, vamos te ajudar! Confira aqui algumas dicas de uma especialista no assunto, para você viajar com uma bagagem prática e funcional.

6 – Cópias dos documentos

Você já deve saber quais documentos exigidos no destino escolhido, certo? Então além de andar com eles, é importante fazer ao menos uma cópia autenticada para possíveis casos de perda ou furto, além de enviá-las para o seu email. Durante a viagem, mantenha as cópias em lugar seguro.

7 – Checklist de viagem

Tenha o hábito de fazer checklist em qualquer viagem. As listas sempre ajudam, tanto no planejamento, quanto quando você já estiver em plena trip. Existem vários aplicativos que poderão facilitar a sua vida nesse sentido.

Se você faz a linha old school, também pode salvar o nosso modelinho, ou até mesmo, imprimir:

8 – Não dependa somente do celular, notebook ou tablet

Estamos sempre tão conectados que acabamos nos esquecendo que nem sempre a tecnologia estará à disposição. Podemos ficar sem bateria, sem sinal no celular, não ter Wi-Fi, ter problemas técnicos etc.

Por isso, além dos documentos, considere sempre ter as seguintes informações também no papel:

– Dados da hospedagem.

– Informações sobre o voo como: dia, hora, número do voo e cartão de embarque.

– Baixar o mapa offline do destino da viagem para não se perder é sempre válido! Pode usar o Google Maps ou o app HERE WeGo.

9 – Contatos de emergência

Em viagens internacionais, é útil ter telefones e endereços do consulado e embaixadas brasileiras. Também vale saber como ligar do exterior para o Brasil.

Se tiver contatos de amigos locais, não se esqueça de levar anotadinho numa agenda. 

10 – Farmacinha

 

Não se esqueça de levar remédios que podem ser úteis para você. A aquisição de alguns são controlados e só podem ser comprados com receitas ou podem ser difíceis de achar no destino. Informe-se!

 

11 – Prefira chegar durante o dia

Se o destino é um local novo para você, dê preferência para chegar durante o dia. Tudo fica mais fácil e é mais tranquilo encontrar endereços comerciais abertos, por exemplo.

12 – Espalhe o dinheiro

Não, não é para você sair por aí fazendo doações. A dica é não andar com toda a grana de uma vez só e toda junta no mesmo lugar (como a bolsa ou a carteira, por exemplo). Tente carregar o necessário e deixar o resto em local seguro. Doleiras e pochetes são excelentes para carregar dinheiro e documentos, principalmente quando se viaja sozinho.

13 – Experiências locais

Um dos melhores jeitos de curtir um destino ao máximo é tendo experiências locais. Ainda mais se você estiver sozinho!

 

14 – Faça novos amigos

Se você cansar de fazer rolês sozinho, pode aproveitar a oportunidade para conhecer pessoas locais. Tem medo ou vergonha? Sabia que você pode “alugar” um amigo em qualquer parte do mundo? A gente te conta como aqui.

E para as meninas que ainda têm algum receio, uma amiga local não seria nada mal, né? Saiba como aqui.

15 – Volunturismo

Uma forma de pegar a estrada sozinho e, de quebra, espalhar o bem é praticando o volunturismo. Um turismo socialmente responsável, num roteiro de muito amor, carinho e dedicação ao próximo. 

Trilha sonora para te fazer companhia não vai faltar. Siga a gente no Spotify e confira todos os hits que fizemos especialmente para você ganhar o mundo.

Playlist Viajando Sozinho

Pronto! Agora você já pode partir SOZINHO sem medo de ser feliz!

Resumão para salvar no celular ou imprimir as dicas: