Carregando...
07/03/2018
Escrito por:Juliana Silveira
BuzzBomde: 10 regras de etiqueta ao redor do mundo

Viajar around the world é uma delícia! Conhecer culturas diferentes, experimentar sabores novos, ter contato com outros tipos de pensamentos… tudo isso é enriquecedor! ❤

 

Porém, para não fazer feio por aí, é bem importante conhecer os costumes e as regras de etiqueta do lugar pra onde você está indo. E pra te ajudar nessa missão, o Bomde preparou uma lista bem divertida com curiosidades sobre regras de etiqueta, hábitos e costumes de diversos países. Bora?

.!

 

 

.!

10 dicas pra você não errar nos bons costumes mundo afora

 

 

 

.

 

É um sinal de educação fazer bastante barulho ao comer noodles ou tomar sopa nas terras nipônicas. Isso quer dizer que você aprecia a comida do chef!

 

 

naruto
 

 

.

 

 

.

 

Na Índia, no Oriente Médio e em algumas partes da África, é extremamente rude comer ou cumprimentar as pessoas usando a mão esquerda. É que eles usam a mão esquerda para responder ao chamado da natureza e fazer as necessidades.

 

 

índia
 

.

 

 

.

 

Na China, é de bom tom você deixar comida no prato ao final da refeição. Isso quer dizer que o anfitrião preparou o suficiente. Na Índia, porém, o costume é justamente o oposto: você deve comer tudo, pois, do contrário, eles ficam bastante ofendidos. Outro país que pensa da mesma forma é a Dinamarca. Então lembre-se de comer tudo!

 

 

china

 

 

 

 

etiqueta

.

 

Em Portugal, é uma atitude extremamente rude pedir sal e pimenta ao garçom, porque significa que você não confia no tempero do chef. Na Itália, tá proibido pedir queijo se ele não for oferecido a você! Queijo ralado por cima da pizza ou do macarrão? Jamais!

 

 

portugal

 

 

 

 

 

etiqueta

.

 

No México, o hábito é comer tudo com as mãos. Eles consideram até um tanto esnobe quem não come dessa forma. Já na Espanha, a galera usa talheres pra comer qualquer coisa, inclusive lanches.

 

 

méxico
 

 

 

 

.

 

Os franceses consideram uma grosseria alguém oferecer que a conta seja dividida. Ou a pessoa que convidou para o almoço ou jantar paga a conta, ou outra pessoa se oferece para pagá-la integralmente.

 

 

frança

.

.

 

.

 

Sim, os ingleses são muito pontuais, e esperam que você também seja! Além disso, são um povo discreto: não é legal falar muito alto por lá, e um aperto de mão é suficiente na hora de cumprimentar alguém.

 

 

reino unido
 

 

 

 

.

 

Na Índia, no Oriente Médio e na África também cumprimenta-se apenas com um aperto de mão. Demonstrações de afeto, como beijos e abraços, são bem mal vistas por esses povos. Os franceses também são moderados: um aperto de mão basta, e você não deve se referir a estranhos pelo primeiro nome.

 

 

áfrica
 

 

 

 

.

 

Na Itália, espera-se uma gorjeta de 5 a 10% nos restaurantes, para mostrar que você está grato pelo bom atendimento recebido (quando for o caso, claro). No Japão, entretanto, a gorjeta é considerada um insulto!

.!

 

itália
 

 

 

.!

.

 

Na Rússia, é muito deselegante misturar qualquer coisa com vodca. Os famosos combos aqui do Brasil (vodca com energético, normalmente) são atrocidades para os russos, que acreditam que a bebida deve ser apreciada pura.

 

 

rússia
 

 

 

Conhecer novas culturas é uma das partes mais legais de viajar por aí. Pesquisar sobre os hábitos do destino para onde você vai, além de ser educado e demonstrar consideração pelos costumes de outro povo, também vai proporcionar uma experiência muito mais insider na sua trip. 

 

.!

E depois dessa lista ficou mais fácil se jogar no mundo sem medo de errar, né? 😉