Carregando...
28/09/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Gastronomia de Curitiba: conheça Santa Felicidade

O bairro de Curitiba que é uma autêntica festa pela gastronomia italiana

Conteúdo atualizado em 10 de setembro de 2018.

Vem cá, conta pra gente: o que é felicidade pra você? Boas companhias? Amor? Família? Viagens? Dos pequenos aos grandes prazeres da vida, hoje, para nós, felicidade é um prato cheio.

Risotos, lasanhas, bruschettas, massas e todas as suculentas receitas italianas, para sermos bem específicos. O Bom de Viajar foi visitar uns dos bairros mais charmosos e apetitosos de Curitiba: Santa Felicidade

Com tradições italianas desde sempre (da arquitetura à mesa), turistar por lá é só alegria. Vem com a gente e descubra por que o bairro é famoso por sua gastronomia. Bravo!

Santa Felicidade: o bairro que é uma legítima cantina italiana

Uma passada rápida por Santa Felicidade e logo você vai perceber que o bairro é um pedacinho da Itália em Curitiba. E não é à toa! Colonizada por imigrantes italianos em 1878, a região preserva as tradições da terra nostra até hoje. Tradições estas levadas a sério, principalmente à mesa: ristorantes, trattorias, pizzarias e cantinas fazem a festa de todo mundo que passa por lá. Andiamo!


+ Curitiba

Para se dar bem em curitiba

Comparativo de destinos: Curitiba x Porto Alegre


OS MELHORES RESTAURANTES EM SANTA FELICIDADE

Quer entender a importância da gastronomia em Santa Felicidade no mapa mundial? 

Um único restaurante da região tem capacidade para atender, simultaneamente, 4.645 pessoas, numa área de 7.671 m². Difícil até imaginar, não é? Esses números deram ao famoso Madalosso o título de “Maior das Américas” pelo Guinness Book. ? Se os pratos também fazem sucesso? Com certeza. No menu, delícias como polenta, frango, risotos e massas deixam os visitantes com água na boca. Milano, Torino, Firenze, Napoli, Roma são alguns dos salões do restaurante, que levam o nome de importantes cidades italianas, deixando tudo ainda mais charmoso. ? Quer levar uma lembrancinha pra casa? Pra completar a experiência, uma lojinha de souvenirs em frente ao salão principal faz a alegria da gente.

Madalosso

Pra quem gosta de uma vibe mais intimista, outra opção é o Velho Madalosso. O cardápio é cheio de maravilhas da cozinha da nonna, e todos os domingos rola apresentação ao vivo de músicas típicas.

Velho Madalosso

E para comer uma deliciosa perna de cabrito, não pense duas vezes: corra para o romântico Famiglia Fadanelli. Frios, bruschettas, massas e risotos fazem parte do saboroso cardápio. Outro pedacinho da Itália à mesa em Santa Felicidade é o restaurante Dom Antonio. Delícias sem fim em um ambiente bem sofisticado. 😉

Famiglia Fadanelli

Ainda no clima de delícias italianas de dar água na boca, a dica é conhecer o Restaurante Veneza, que desde 1965 traz rodízios deliciosos à base de massa e frango. Não deixe de experimentar a lasanha na manteiga, um dos pratos favoritos dos visitantes!

Restaurante Veneza

Para os amantes do vinho, a Vinícola Durigan recebe todo mundo para degustar os rótulos da casa, produzidos na região. Já o aconchegante restaurante Casa dos Arcos serve uma incrível paleta de carneiro acompanhado de talharim na manteiga, batatas coradas e brócolis. Poderíamos descrever outros pratos, mas acho que esse já te convenceu, né?

Vinícola Durigan

Casa dos Arcos

Fome de pizza? Abaré, Carolla, Pizzarella e Tortelli vão saciar o seu desejo. A Pastel de Vento, além da pizza, oferece também diversos sabores de pastéis. E o gelato? Jamais iríamos nos esquecer desse amor em forma de doce. Onde? Na sorveteria Vêneto tem a opção de buffet para você se esbaldar. Quer também uma padaria bem típica cheia de quitutes incríveis? Corre pra PaniCiello que não tem erro!

Vêneto

PaniCiello

Santa Felicidade é um bairro carregado de tradição italiana, mas vai além. Quer mais opções gastronômicas pela região?

OAnello tem no cardápio especialidades brasileiras como moqueca, rabada, peixes e um arroz e feijão que vão encher a gente de orgulho de ser canarinho. Frutos do mar? Corre no Petiscaria do Victor. Comida coreana? Vá ao Korean House. ? E se a vibe for botecar, o Dom Rodrigo  Bar e Petiscaria é o seu lugar! O bar já foi vencedor do Comida di Buteco e é um dos favoritos da região.

Anello

Korean House

E pra quem gosta de fondue e quer aproveitar o clima mais friozinho de Curitiba, o famoso restaurante suíço Chalet Suisse, do chef Arthur Saredi, é a dica. Mas se a sua vibe for comida beeem brasileira, a feijoada do Puina’s Bar é imperdível.

Chalet Suisse

O bairro é uma festa gastronômica para todos os gostos!

+ LUGARES PARA CONHECER EM SANTA FELICIDADE

Entre uma refeição e outra, um rolezinho vai bem, não é verdade? No Bosque Italiano você pode caminhar e apreciar a paisagem linda e verdinha. Festas típicas como a Festa da Uva e a Festa do Vinho acontecem lá. No bosque também está o Memorial da Imigração Italiana, que homenageia os primeiros imigrantes chegados ao bairro.

Bosque São Cristóvão por @gartenfotografia

Que Curitiba é um destino cheio de parques lindos você já sabe. E depois de comer bem, nada melhor que curtir um solzinho ao ar livre, né? Para visitar um desses espaços cheios de verde, o Parque Barigui é uma ótima opção. Uma infra que inclui pista de patinação, pista de aeromodelismo, restaurante, lanchonetes, trilhas, ciclovias e até heliporto. Tá bom pra você? 

Parque Barigui por @parquebarigui

E pra matar a curiosidade de tomar chimarrão (mais típico no Rio Grande do Sul, mas também presente na cultura dessa região), é só dar uma passada na Chimarrão Shop e provar a famosa bebida.

Quem curte apreciar a arquitetura das igrejas e catedrais pode visitar a Paróquia São José e Santa Felicidade, que lembra as igrejas italianas. E, no clima de passeios pelo bairro, recomendamos visitar a Antique Car, especialmente se você for um amante de automóveis. É um local com exposição permanente de carros antigos de várias épocas.

Antique Car

Paróquia São José e Santa Felicidade

Curitiba tem muitas atrações, e um jeito super prático (e rápido) de conhecer tudo e voltar para o bairro é usando a Linha Turismo. Em 2 horas você fecha a conta!

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Agora pega essas dicas e corre para Santa Felicidade. Vai ser um tour delícia, nós garantimos!