Carregando...
14/08/2017
Escrito por:Juliana Silveira
24 horas em São José dos Pinhais

Conteúdo atualizado em 14 de agosto de 2019.

A dose exata de diversão e sossego bem pertinho de Curitiba

Vinhos, queijos, pães, doces e muitas delícias de tradição italiana. Parques, trilhas, piscinas naturais e cachoeira. Restaurantes, bares, shopping, museus, hotéis, aeroporto e outras tantas atrações fazem a mistura perfeita de rural e urbano que São José dos Pinhais, no Paraná, tanto se orgulha.

Coladinha em Curitiba, a cidade é um daqueles destinos que sabe misturar com propriedade um bom agito com a dose necessária de calmaria.

Sabe sossego e diversão na medida certa? 24 horas por lá e você nem vai ver passar.

Vem com o BOMDE, vem!

Vista da cidade. Ao centro, Igreja Matriz e uma grande árvore araucária.

Muito pinhão, tradições e natureza exuberante fazem de São José dos Pinhais um lugar especial

Cidades vizinhas das grandes metrópoles e capitais brasileiras podem ser a cereja do bolo da sua viagem. De fácil acesso, muita hospitalidade e atrações capazes de surpreender até os mais viajados.

Fazer um roteiro nas regiões metropolitanas é mais do que recomendado [o BOMDE aprova] e vem com doses de felicidade, a gente garante. São José dos Pinhais, no Paraná, é um desses destinos ou, podemos dizer, tesouros, escondidos bem pertinho da cosmopolita Curitiba (mais ou menos 20 minutos de carro).

Colônia de italianos, poloneses e ucranianos, a não tão pequena e aconchegante cidade vizinha à capital paranaense está cheia de diversão.

Fizemos um roteiro 24 horas para você conhecer mais sobre a cidade que tem aquele mix de bucolismo com agito que tanto faz bem. Vem que tem, daí!

7h30 – Café da manhã em São José dos Pinhais

Sol raiando e a gente quer o quê? Um cafezão, claro. Se jogar num café da manhã super completo para começar o dia é sempre boa ideia e garantia de energia para turistar numa boa.

Café de hotel é um luxo só e a gente ama, né? E para sorte dos viajantes, o hotel Mercure Curitiba Aeroporto fica em São José dos Pinhais e tem aquela mesa farta que todo mundo adora. Tem jeito mais delicioso de começar a viagem? É vida boa garantida. E você também pode ver outros hotéis em São José dos Pinhas para se se jogar! 😉

E outra opção para fazer um belo desjejum cheio de sabores locais é uma das padarias da rede Balaio de Pão. Pães especiais, tortas, croissants, salgados, bolos e mais delícias te esperam em vários endereços espalhados pela cidade.

9h – O que conhecer em São José dos Pinhais

As praças e parques são boas opções para dar uma caminhada matinal e curtir o clima ameno da região de São José dos Pinhais. Além das pistas esportivas, o Parque São José dos Pinhais tem uma infra completa: campo de futebol, churrasqueira, academia ao ar livre e muita natureza.

Parque São José

A Praça Verbo Divino é uma das áreas de lazer coletivo mais queridinhas da cidade. Tem pista de skate, espaço kids com balanço e escorregador, academia ao ar livre e rola até jogar futebol de areia. 

Praça Verbo Divino

Mais uma alternativa para passeios ao ar livre, a Praça Getúlio Vargas tem um belo espelho d’água, chafariz e uma caixa d’água, que ganham uma iluminação especial à noite.

Praça Getúlio Vargas

E pra quem gosta de museus, pode aproveitar para conhecer o Museu do Boneco Animado, pertinho da Praça Getúlio Vargas. Marionetes, fantoches, bonecos de vara, bonecos de luva, bonecos de dedo, bonecos gigantes e bonecos de manipulação fazem parte do acervo.

Dica do Bomde:

Uma semana antes do Carnaval sempre acontece o tradicional desfile dos bonecos por lá. Super fofo!

O Museu Municipal Atílio Rocco é um espaço com exposições com uma programação voltada a valorizar a história e as tradições de São José dos Pinhais. Vale conferir!

Museu Municipal Atílio Rocco

10h30 – Compras em São José dos Pinhais

Nas proximidades da Rua XV de Novembro, no Centro, a concentração de lojas, supermercados e shopping é o paraíso para quem não vai embora sem uma lembrancinha na mala. O Shopping São José vai facilitar a sua vida pela praticidade de reunir vários serviços no mesmo lugar: lojas, praça de alimentação, cinema e programações como exposições e eventos temáticos.

12h – Partiu almoço!

Gastronomia em São José dos Pinhais

São José dos Pinhais tem forte influência italiana devido à colonização. Ou seja, não vão faltar opções de restaurantes com massas, pizzas e delícias da gastronomia da mamma.

Bambino Mio – especializado em cozinha italiana, o restaurante tem um cardápio à la carte que inclui massas, carnes e frutos do mar.

Bambino Mio

Dulce Restaurante – restaurante com ares do campo, com a proposta de culinária rural, serve pratos regionais e carnes assadas, além da opção farta de café colonial. Delícia!

Takê Comida Japonesa – comida japonesa no almoço pode? Claro que pode!

Foto de várias peças diferentes de sushi e dois hashis

Takê Comida Japonesa

Churrascaria Velha Napolitana – aquele velho e bom churrasco para colocar no roteiro gastronômico.

Pierogarnia – restaurante que segue à risca as tradições gastronômicas polonesas. Um luxo!

Santa Vaca Burger – pra quem não resiste a um suculento e saboroso hambúrguer.

14h – Passeios turísticos em São José dos Pinhais

Caminho do Vinho

O Caminho do Vinho é uma rota turística na área rural de São José dos Pinhais que cultiva as tradições italianas trazidas pelos imigrantes da região.

Adegas e vinícolas, restaurantes com comidas típicas, os famosos cafés coloniais, artesanato e espaços especiais para festas e eventos integram a rota com 34 propriedades rurais na Colônia Mergulhão.

Uma linha turismo está à disposição de quem quiser um passeio acompanhado com guia, feito com mais calma. Vale reservar um dia inteiro só para aproveitar todas as coisas boas da rota. Salute!

Caminho das Colônias

Outra rota turística rural da região é o Caminho das Colônias. Também com opções de restaurantes, cafés coloniais, pesque e pague, artesanato e muita natureza.

Na rota está a Colônia Murici, importante comunidade de imigrantes poloneses que também cultivam as tradições do país europeu em terras brasileiras. Na Casa da Cultura Polonesa a história e memória desse povo estão preservadas.

Colônia Murici

Casa da Cultura Polonesa

Dica do Bomde:

Nos restaurantes, é a sua oportunidade de experimentar o pirogue (um pastel cozido recheado com batata, ricota e nata) ou um golabki (charuto de repolho recheado com carne, frango ou porco), típicos cozinha polonesa. Delícias!

Igreja ucraniana

Dica para quem estiver próximo à Colônia Marcelino: na região está a recém-inaugurada Igreja da Santíssima Trindade, para atender a comunidade ucraniana da região. É um dos maiores templos desse estilo no Paraná e levou 9 anos para ficar pronta. Vale uma visita!

Igreja ucraniana

17h – Hora da aventura!

Antes de partir para o happy hour ou balada, que tal se jogar bungee jump? Isso mesmo!

Para os mais radicais, basta agendar o salto com a galera do Master Jump e garantir os seus minutos de pura adrenalina. Uhu!

19h / 23h – Happy Hour + baladinha

Batata da Vila – batata suíça combina com chope gelado, produção? 😀 Melhor ainda com música ao vivo!

Viniguthi – quer terminar o dia com pizza? Aqui tá liberado. \0

Baggio Pizzeria – mais uma opção de pizzaria na cidade que pura tradicional italiana.

Armazém Universitário – a galera em São José dos Pinhais adora um sertanejo e a casa é uma das mais badaladas da cidade para curtir o estilo.

The Ed Music Pub – um barzinho para exaltar as coisas boas da vida ao som de bandas de pop-rock.

Millenium Club – casa noturna com programação de música eletrônica e funk.

Foto de uma pizza calabresa com algumas folinhas de tempero

Baggio Pizzeria

+ São José dos Pinhais

Cachoeira dos Ciganos

A Cachoeira dos Ciganos fica a 50 km do Centro de São José dos Pinhais, sendo 26 km de saibro, na estrada da Usina da Guaricana. São 15 minutos de caminhada do acesso até a cachoeira, entre trilhas e rios.

Dica insider: como o rio se divide em dois durante a trilha, para chegar à cachoeira deve-se seguir sempre à direita. O rio da esquerda não leva à cachoeira. E na trilha na mata também seguir à direita. É necessário agendamento da visita.

Todo o esforço é recompensado pelas lindas piscinas naturais e queda d’água de aproximadamente 10 metros.

Aeroporto Internacional Afonso Pena

Quem vai para Curitiba e chega pelo moderno Aeroporto Internacional Afonso Pena na verdade vai desembarcar em São José dos Pinhais.

Ótima oportunidade para já ficar hospedado na cidade e aproveitar o nosso roteiro, hein?

Já falamos antes, mas vale reforçar: o hotel Mercure Curitiba Aeroporto fica perto de tudo e tem todos os serviços e mordomias que tanto amamos. E o melhor: está a 5 min de carro do aeroporto. Fica a dica!

Fotos do hotel em sequência.

Quer ver outros hotéis em São José dos Pinhas? Clica aqui! 

Tá com tempo e quer aproveitar para curtir Curitiba também? Temos mais roteiros para você. Confira a seguir:

De passagem rápida ou não, São José dos Pinhais não vai te deixar na mão.
Roteiro pronto, agora bora turistar! Boa viagem!