Carregando...
19/04/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

Estevam Pelo Mundo

 

Profissão: turista.

 

Quem nunca sonhou em sair pelo mundo e fazer disso o seu business, o seu trabalho, hobby e vida? Assim, tudo junto. Com certeza, os loucos por viagem já pensaram nisso, pelo menos uma vez.

 

Lucas Estevam, mais conhecido como Estevam Pelo Mundo, é o que podemos chamar de um turista de carteirinha, um louco pela estrada, um travel lover de longa data ou, simplesmente, viajante profissional.

 

E como será o dia a dia de quem passa mais tempo em salas de embarques do que na sua própria casa? Tantos aeroportos, voos, conexões, turbulências, falando outros idiomas, comendo todo o tipo de comida, ou seja, totalmente sem rotina. E será que tudo isso compensa? Vale a pena tanto esforço?

 

O Que tipo de mala você é? voltou pra contar um pouco das histórias desse cara que parece ter nascido predestinado a estar por aí (sem lenço e com documento) pra inspirar todo mundo e mostrar que uma vida sem viajar não tem graça.

 

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

“Não me imagino fazendo outra coisa a não ser rodando o mundo e inspirando pessoas a fazerem o mesmo.” – Estevam

 

 

Aos 16 anos, ao embarcar para uma viagem de estudos no Canadá, o garoto de Campinas se apaixonou pela estrada de um jeito que não teria mais volta.

 


Foi quando o mundo se abriu pra mim e vi como viajar é incrível!– Estevam

 

 

Mas só anos depois, durante um intercâmbio na Alemanha, na trip que abriria as fronteiras desse mundão para ele, que a brincadeira se transformou em realidade. E o que começou como um hobby se transformou em trabalho muito sério. Assim nasceu o Estevam Pelo Mundo – para a nossa alegria! 🙂

 

 

É fácil ficar horas e horas viajando com ele nos seus canais no Instagram, Youtube ou site. São tantos lugares, destinos, paisagens, dicas e histórias incríveis que rapidinho já ficamos íntimos e a única vontade é estar on the road.

 

Apertem os cintos, que o Que tipo de mala você é? vai decolar!

 

 

 

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

O Bom de Viajar: Já são mais de 70 países visitados, nos mais diferentes destinos e continentes: África, Austrália, Bélgica, Caribe, Espanha, Estados Unidos, França, Chile, Colômbia… Estevam, quando tudo começou, há mais ou menos 6 anos, dava pra imaginar tudo isso? Você imaginava que pegaria a estrada assim, sem parar?  

  

Estevam Pelo Mundo: Jamais! rsrs Tudo começou como um hobby. Na verdade, confesso que nunca imaginei que blogueiro pudesse ser uma profissão, mas hoje não me imagino fazendo outra coisa a não ser rodando o mundo e inspirando pessoas a fazerem o mesmo.

 

Bomde: O sonho de viajar o mundo começou com uma brincadeira, quando você ainda morava na Alemanha. Conta um pouquinho dessa história pra gente? Como nasceu a ideia de ser um viajante por profissão? E como esse sonho virou realidade?

 

Estevam: Desde pequeno minha família sempre me incentivou a correr atrás do que eu acreditava. Após morar fora do país, minha vida mudou tanto para melhor que precisava compartilhar isso com outras pessoas.

 

Assim surgia o Estevam Pelo Mundo. O blog começou exatamente na Alemanha, com dicas de algumas viagens que fazia aos finais de semana e alguns roteiros de viagens de países europeus, tentando incentivar brasileiros que viajar era sim possível.

 

Após voltar ao Brasil, decidi investir mais tempo no blog e muita coisa foi acontecendo. O Estevam Pelo Mundo entrou para o r7.com, virou um programa de televisão exibido pela VTB SBT e hoje virou também um canal no Youtube. Tudo para poder ter certeza que as pessoas um dia descobrirão o quão incrível é fazer uma viagem!

 

Bomde: Sabemos que você morou na Alemanha. Fale um pouquinho desse período da sua vida, estamos curiosos. Como é viver em um lugar com cultura, clima, idioma… Tudo bem diferente do nosso país? Foi fácil a adaptação? Depois ou antes disso, você morou em algum outro lugar fora do Brasil?

 

Estevam: Eu sempre fui muito fã de fazer intercâmbio! Já havia morado um ano no Canadá e também estudado espanhol na Argentina, mas nunca nem sonhava em aprender o alemão! Rsrs. Foi a língua mais difícil que já estudei, mas a adaptação ao país foi tão rápida que tenho saudades todos os dias de lá! O frio é intenso no inverno, mas como o país é preparado para isso, passei menos frio lá do que passo nos invernos brasileiros.

 

Bomde: Morar no exterior foi um ensaio pra cair na estrada pra sempre? Quando começou a paixão por esse mundão?

 

Estevam: Com certeza foi! A paixão começou quando eu tinha 16 anos e fui fazer o ensino médio no Canadá. Foi quando o mundo se abriu para mim e vi como viajar é incrível! É fantástico sair da sua zona de conforto, evoluir, fazer novos amigos de países que você nunca escutou falar, provar novas comidas, sentir cheiros diferentes e experimentar sensações até então desconhecidas.

 

 

 

Bomde:Atualmente, você mora no Brasil, certo? Como você faz para organizar a vida e o dia a dia com tantas viagens?

 

Estevam: Moro sim! Sou de Campinas, mas fico uma média de 9 meses por ano viajando e 3 em casa. Tudo acontece de acordo com meus projetos, ações com empresas e convites de hotéis, marcas e destinos. Eu sempre quis viajar o mundo e quando eu trabalhava em horário comercial – antes do blog – todo o dinheiro que juntava era para curtir uma viagem nas férias. Hoje, quando vou tirar férias, a meta é tentar ficar em casa! Coisa que nunca imaginei! rsrs.

 

 

 

Bomde: Agora, conta pra gente, qual o segredo para organizar tantas viagens? Como faz para escolher o destino? E claro, como faz para organizar a bagagem? Segredo de amigo, conta aí.

 

Estevam: Contar sobre destinos é fácil! O difícil é falar da bagagem! rsrs Até hoje me perco nisso! Apesar de já ter viajado muito, ainda restam inúmeros lugares que quero conhecer e, muitas vezes, peço ajuda aos “viajantes” (nome dado aos meus seguidores) que acabam sempre me ajudando a decidir para onde ir. Outras vezes, recebo convites de empresas ou destinos e se acho interessante (na maioria dos casos) caio de cabeça no destino!

 

Bomde: É possível escolher um destino favorito ou aquele que mais te impressionou? Por quê?

 

Estevam: Acho que a Jordânia foi o país até hoje que mais me impressionou. Quando cheguei em Petra meus olhos se encheram de lágrimas. Um lugar mágico.

 

Bomde:Alguma decepção na estrada? Algum lugar que não voltaria jamais?

 

Estevam: Nunca diga nunca, né? rsrsr, mas acho que a cidade de Caracas não ofereceu muitas opções quando estive por lá. Não pretendo voltar tão em breve, mas quem sabe para outras cidades da Venezuela? Dizem que o mar de lá é sensacional!

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

 

Que tipo de mala você é? Por Lucas Estevam

 

 

Bomde: Uma viagem dos sonhos que você ainda não fez?

 

Estevam: Japão! Estudei anos de japonês e até hoje não consegui chegar lá! Será que O Bom de Viajar não me ajuda a realizar esse sonho? rsrs

 

Bomde: Lucas ou Estevam, (como você prefere ser chamado?), qual o seu próximo destino? Que trip vem por aí?

 

Estevam: Estevam, sem dúvidas! Às vezes até esqueço que me chamo Lucas! Rsrs

 

O próximo destino é Alemanha! Estou em um quarto de hotel em Londres hoje, mas amanhã sigo para Stuttgart.

 

Bomde: É possível pensar em parar de viajar algum dia? Você tem essa intenção?

 

Estevam: Nunca! Para mim, parar de viajar é parar de viver.

 

Bomde: E pra fechar, o que é O Bom de Viajar pra você?

 

Estevam: O Bom de Viajar pra mim é entender que sua casa pode estar em qualquer lugar do mundo, basta fazer uma viagem.

 

 

 

Para nós, nada melhor que ser um verdadeiro cidadão do mundo.

Todas as fotos deste post são cliques do Estevam, que vocês podem conferir aqui.