Carregando...
23/02/2017
Escrito por:Juliana Silveira
Alô, Cuiabá!

Um roteiro com dicas bem locais pela capital do Mato Grosso

Conteúdo atualizado em 06 de agosto de 2019.

Localizada exatamente no centro da América do Sul, Cuiabá é um desses destinos que a gente tem que visitar pelo menos uma vez na vida. Engana-se quem pensa que só de agronegócio vive a região: Cuiabá é cultura, é gastronomia, é beleza natural e é mais um dos encantos desse nosso Brasil. ☺

E pra você se apaixonar de vez pelo destino, nós preparamos um roteiro bem diferentão e insider sobre o que fazer em Cuiabá, pra curtir o melhor da cidade como um verdadeiro cuiabano. ? Vem com o Bomde!

Cuiabá reserva muita coisa boa: da gastronomia típica às belezas do Pantanal, é impossível não se apaixonar!

Principais pontos turísticos em Cuiabá

Viagem que vai render belos cliques para você arrasar no Instagram

É impossível turistar sem tirar uma única selfiezinha, né? Aliás, fotografar é uma das inúmeras coisas bacanas pra se fazer durante uma viagem (nós inclusive já demos várias dicas por aqui pra você arrasar nas fotos de viagem). E em Cuiabá existem vários pontos turísticos bem legais que vão garantir vários likes no Instagram. 😉

Por @cuiabacool

Vista de Cuiabá

Por @cuiabacool

Vista aérea de Cuiabá

Por @aurivandomaciel

Bora lá!

O Centro Geodésico da América do Sul é o primeiro deles. O monumento é um obelisco que marca exatamente o ponto central da América do Sul. Visita que não pode faltar durante a sua viagem. 

Outra construção lindona que vale a visita – e a foto! – é a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus. No interior dela há diversas imagens do século XVIII, além da cripta onde estão enterradas autoridades locais, como o próprio fundador de Cuiabá. A Catedral também possui o maior Mosaico do mundo do Cristo Rei, feito pedrinha por pedrinha por crianças carentes. ❤

O Museu do Morro da Caixa D’água Velha também é um espaço de arte incrível e super diferente que vale conhecer. Ele funciona em uma caixa d’água beeem antiga, inaugurada em 1882, e foi transformado em museu em 2007. Além do ambiente, que por si só já é bem legal, a mostra fixa reúne obras diversificadas.

A Casa do Artesão vale a visita não só pelas belezas do artesanato, mas também pela própria estrutura do prédio, que foi tombado como patrimônio histórico em 1983. A Casa do Artesão é um dos pontos mais legais de Cuiabá, e certamente lá você vai encontrar um belo souvenir pra levar pra casa.

Obelisco do Centro Geodésico

Centro Geodésico por @rmaffezoli

Casa do Artesão

Casa do Artesão por @samara.valencio

Museu da Caixa D'água

Museu da Caixa D’água por @gledsonraymundo

Museu da Caixa D'água

Museu da Caixa D’água por @rafaelwendel

Outro lugar que vale a pena conhecer é o bairro Porto, que passou por uma grande revitalização recentemente: tem um calçadão com ciclovia, áreas de contemplação, a Vila Cuiabana (local destinado a quem quiser conhecer mais da história de Cuiabá), espaço para bares, além do Museu do Rio e do Aquário Municipal.

Muita coisa pra conhecer, hein? 😉

Parques em Cuiabá para curtir a natureza

O Parque Mãe Bonifácia é uma área verde cheia de trilhas e pistas de caminhada. Lá é possível observar animais silvestres típicos da região do Cerrado, como macacos e cotias. O parque também conta com um mirante, de onde é possível enxergar boa parte do centro da cidade.

O apelido de Cuiabá de Cidade Verde não é à toa: existem dois parques na capital mato-grossense que você pre-ci-sa conhecer. Um deles é o Parque Tia Nair, que tem pista de caminhada, tirolesa e pedalinho. O outro é o Parque das Águas, que além da pista de caminhada e ciclovia, também conta com o Túnel da Água (um túnel com 14 metros de extensão, cheio de água, que vai mudando de cor graças a um jogo de luzes) e o Splash Zone (jatos de água que saem do chão e sobem até 10 metros de altura). É demais! \o/

Parque Tia Nair

Parque Tia Nair por @memanoel

Parque das Águas

Parque das Águas por @cuiabacool

Lugares incríveis para conhecer/visitar perto de Cuiabá

A Chapada dos Guimarães  fica nos arredores de Cuiabá – a 69 km da cidade – e é um dos passeios que você precisa incluir no roteiro quando estiver por lá. 

Os paredões de arenito alaranjado são clássicos e certamente vão te deixar de queixo caído. Lá fica um dos cartões-postais da Chapada dos Guimarães: a cachoeira Véu de Noiva. Com 86 metros de queda, a vista do alto é sensacional e inesquecível. Todo o caminho até o mirante da cachoeira é feito na companhia de monitores, e a trilha até lá tem 550 metros de extensão.

Chapada dos Guimarães por @lucianourbancic1975

Véu de Noiva por @davilizc

E é claro que a gente não deixaria de falar no Pantanal, né? Há várias razões pelas quais esse é um clássico que sempre vem à mente assim que falamos na região do Mato Grosso, mas a biodiversidade é certamente uma das principais. A fauna e a flora da região são riquíssimas, e as belezas naturais são de encantar os olhos. 

Melhor época para visitar o Pantanal

A melhor época para turismo no Pantanal é durante o período da seca, de julho a dezembro. É possível alugar barcos e fazer um passeio por toda a extensão do Pantanal, e também há vários lugares pra apreciar uma boa comida típica. Ah, e não se esqueça de passear pela Transpantaneira, a Rodovia MT-060, que corta o pantanal do Mato Grosso ligando a pequena cidade de Poconé ao distrito de Porto Jofre, já na divisa com Mato Grosso do Sul. 

Outra experiência bem bacana é viver um dia de pantaneiro, que é basicamente montar em um cavalo e andar pelas áreas alagadas da região. Uma experiência super autêntica, que a gente recomenda!

Bela arara azul no Pantanal

Pantanal por @cuiabacool2

Estrada sobre lagoa no Pantanal

Pantanal por @zenrumo

Lagoa, barco e vitórias-régias.

Pantanal por @cuiabacool

O melhor da gastronomia de Cuiabá

Pacu, Pintado e Piraputanga

Os peixes Pacu, Pintado e Piraputanga são atração da gastronomia regional (@regionalissimo)

A culinária cuiabana é bem diversificada, saborosa e usa muitos ingredientes regionais, como os peixes de água doce. Pacu, Pintado, Piraputanga (chamada pelos cuiabanos de Pêra) ganham destaque em pratos como Piraputanga Assada, Mojica de Pintado (uma espécie de moqueca feita com pintado em cubos, mandioca e temperos) e filé de pintado empanado e frito, a Ventrecha de Pacu (nome dado à Costela do Pacu por lá).

Na região, é possível ainda se deliciar com carnes exóticas, como a carne de jacaré. Apesar da fama dos peixes, outras delícias que merecem destaque são a farofa de banana e a paçoca de pilão (carne de sol frita preparada no pilão com farinha de mandioca). Já dá fome só de falar! 

Restaurantes imperdíveis em Cuiabá

Dona Eulália – pra quem quiser experimentar um tradicional “tchá cô bolo”, a nossa dica é visitar o restaurante Dona Eulália. Ele é referência em Cuiabá há vários anos e começa a servir o café da manhã a partir das 5:30 da manhã! Os pratos campeões são o bolo de arroz e o bolo de queijo, assados no forno à lenha que fica no próprio salão onde são servidos. O local é ponto de encontro dos que estão começando o dia e terminando a noite. 

Mahalo – já quem prefere um ambiente mais descolado e badalado, o Mahalo é o point ideal. Comandado pela chef Ariani Malouf, a proposta do restaurante é unir ingredientes e receitas das gastronomias francesa, italiana e libanesa, e o ambiente é um misto entre o rústico e o contemporâneo.

Mahalo, da chef Ariani Malouf, por @mahalocozinhacriativa

Lélis Peixaria – pratos típicos da cozinha mato-grossense, com peixes como pacu e piraputanga, além de comidas com carne de jacaré. 

Lélis Peixaria

Lélis Peixaria, famosa por seu rodízio, por @saboreie

Restaurante Cacalo – super tradicional na cidade, o restaurante tem no menu caldo de piranha e pintado frito e pastéis, farofa e mais, em casa com tijolo aparente, varanda e arte. 

Pra curtir um happy hour em Cuiabá

Ditado Popular – petiscos, cerveja gelada e até opções de churrasco: não faltam opções para curtir um happy hour bem animado no Ditado Popular, uma das opções favoritas dos cuiabanos. O bar inclusive já foi eleito pelo Veja Comer & Cober Cuiabá 2017/2018 como o melhor happy hour da cidade! 

Bar do Jarbas – ambiente descontraído, comidinha de boteco e música ao vivo fazem do Bar do Jarbas uma opção imperdível para o happy hour em Cuiabá.

Hookerz Beer Club – com uma pegada mais rock n’ roll, o Hookerz é ideal para quem quer aproveitar drinks, cervejas artesanais e hambúrgueres em um ambiente estilo pub.

Chuvisco Bar – uma ótima opção para curtir com a família, tem ambiente acolhedor, espetos deliciosos (o de picanha é um dos favoritos!) e aquela cervejinha gelada para acompanhar.

Bebida gelada e sanduíche de boteco.

Bebida gelada e sanduíche de boteco são atração do Ditado Popular

Hookerz Beer Club

E aí, já ficou com vontade de arrumar as malas e conhecer cada cantinho de Cuiabá em uma experiência bem insider? Então vem! ?

Clique aqui e confira os hotéis recomendados pelo O Bom de Viajar, escolha o seu e reserve aqui mesmo de forma rápida e segura.

Ah, e o nosso obrigado especial pela colaboração e pelas dicas super insiders deste post vão para o Paulo Henrique Soares Gatto, nosso amigo, viajante de plantão e cuiabano da gema!