Carregando...
18/08/2016
Escrito por:Juliana Silveira
Street Art para todos
topo

Imagina um museu que fica aberto todos os dias, durante 24 horas, sem cobrar nada do visitante. Demais, né?

 

 

Agora, imagina que neste mesmo lugar você consegue visitar Brasil, Estados Unidos, México, Espanha, Israel, Índia, Cuba, Austrália (só pra citar alguns países) ao mesmo tempo, apreciando obras de artistas de quase todos os continentes? Parece impossível, mas não é.

 

 

Essa maravilha existe e você pode conhecê-la neste momento, independente de onde esteja. Quer ir com a gente? O Inspira vai te levar para uma viagem pelo mundo da arte urbana, com o Google Art Project – Street Art. Aqui você pode ficar horas admirando os mais de 4 mil incríveis painéis de arte urbana disponíveis na plataforma.

 

 

Quem sabe depois dessa inspiradora trip virtual você não planeje conhecer as obras ao vivo? Um belo jeito de explorar o mundo, hein?! 😉

 

 

destaque_v2

Viaje com a gente e explore arte urbana do mundo inteiro, onde e como você quiser

 

 

O projeto inovador da gigante da internet faz parte do Instituto Cultural Google, que reúne conteúdo de mais de mil museus, acervos de renome e projetos próprios (como o recém-lançado Rio: Além do Mapa), para disponibilizar online esses verdadeiros tesouros da humanidade.

 

 

Você pode escolher fazer uma visita guiada, e enquanto navega pelas ruas de Buenos Aires, ouve as histórias sobre os grafites ali expostos. No mesmo dia, se preferir, pode passear por Nova York ou Malmo (na Suécia) sem gastar nada com isso. Ah, os áudios são em inglês! Mas mesmo pra quem não domina o idioma, vale muito a visita. o/

 

 

Outra opção super legal é explorar as muitas exposições dos principais nomes do Street Art. São tantas coleções que dá até pra se perder. E pra quem quer fazer uma visita rápida pelos continentes, um mapa indicando obras em todo o planeta permite que com apenas um clique você veja os grafites de qualquer um desses lugares, escolhendo por local ou pelo nome do artista. Obras dos famosos brasileiros Eduardo Kobra e dOs Gemeos estão por lá.  <3

 

 

Parte das imagens do Street Art Project foram registradas através do Google Street View (recurso de mapa e imagens que normalmente usamos para pesquisa de endereços), porém, todas elas só são exibidas mediante registro legal das organizações que possuem direito das obras.

secundario

PRA VER DE PERTO

 

 

Já deu pra perceber que somos loucos por arte, não é?

 

 

E quem segue O Bom de Viajar sabe bem disso. Acompanhamos de perto e vimos nascer (e crescer) o mais alto live painting da Cidade Maravilhosa, feito pelo artista Toz Viana, na fachada do hotel Marina Palace Rio Leblon. Então, pra quem tá pelo Rio, pode aproveitar pra apreciar essa bela obra, enquanto passeia pela charmosa orla do Leblon.

 

 

E já que ainda estamos no clima olímpico, outra dica de passeio e uma das grandes atrações na capital carioca durante os jogos (e que também ganhou nosso coração) é o mural Etnias, assinado pelo Eduardo Kobra (craque das tintas, com trabalhos em mais de 20 países). Esse painel é o maior grafite do mundo, com 2500 m², e foi inspirada nos aros olímpicos que representam os 5 continentes. Não quer perder essa? Dá uma passada no Boulevard Olímpico. Tá lindo demais!

 

 

E dizer que já houve uma época em que Street Art era manifestação da contracultura e não era reconhecida como manifestação artística. Ainda bem que esse jogo virou, não é mesmo?!

 

 

Agora fala pra gente, ficou inspirado? Nós também!

 

Não existe viagem sem arte! Então, aproveite pra se inspirar e planejar o próximo roteiro. 😉

 

extra_v2